Por que as abelhas precisam de mel?

O mel é um produto útil da apicultura, necessário para a vida não só dos humanos, mas também das abelhas. As operárias desgrenhadas começam a coletar ativamente o néctar na primavera, quando as primeiras flores aparecem, e continuam até o final do outono. Nesse período, as abelhas produzem mel, necessário para um inverno seguro.

Por que as abelhas precisam de mel?

O mel é um produto nutritivo essencial para o pleno desenvolvimento da colônia de abelhas. É o principal alimento com carboidratos para adultos e crias. As abelhas coletoras podem se alimentar de mel e pólen, mas elas precisam de mel o tempo todo, e o pólen é um suplemento. Com uma quantidade insuficiente de guloseimas ou ao usar iscas artificiais, as colônias de abelhas morrem rapidamente ou saem de casa, levando comida por vários dias.

O produto também é usado para alimentar larvas de cria. Os insetos jovens no 4º dia de vida começam a consumir uma mistura de nutrientes composta por mel, água e pólen. Abelha após o nascimento, uma mistura doce também é necessária para o pleno desenvolvimento e procriação.

As abelhas produzem mel e favos, pois esses produtos são uma fonte inesgotável para a colônia de abelhas, parte integrante da criação de cria.

As abelhas produzem um produto natural da primavera ao final do outono, para fornecer alimento para suas famílias durante todo o inverno. Após o início da primeira geada, os insetos destampam a cera e comem uma guloseima com grande quantidade de calorias, o que permite suportar o frio do inverno.

Como as abelhas obtêm mel

Uma colônia de abelhas consiste em uma abelha rainha que põe ovos, batedores, guardas, coletores, recepcionistas e drones.

Trabalhadores árduos coletam uma guloseima doce de plantas de mel - podem ser flores, arbustos, árvores que florescem do início da primavera ao final do outono. Antes de iniciar a coleta de mel, as abelhas batedoras voam para fora da colmeia para determinar o local de coleta. Uma vez descobertos, eles voltam para a casa das abelhas e transmitem informações às abelhas que trabalham. Os insetos transmitem o néctar gota a gota às abelhas para determinar a qualidade e fazer movimentos ao longo do favo de mel, mostrando a direção do vôo.

Após a dança de sinalização, os batedores vão até o local onde foi encontrado o néctar, arrastando consigo as abelhas coletoras.

Onde as abelhas coletam mel?

Depois que os insetos encontram as plantas melíferas, pousam na flor e começam a reconhecer se há néctar na flor ou não, usando as papilas gustativas localizadas nas patas.

Quando o pólen é detectado, eles começam a coletá-lo usando um bócio especial, enviando-o ao estômago. Em um vôo, a abelha transfere para a colmeia até 45 g da substância doce, mas quanto maior a distância das plantas melíferas à colmeia, menos pólen a abelha operária trará. Isso porque, durante o vôo, o inseto come uma parte insignificante do néctar para repor energia.

Em um dia, trabalhadores peludos podem voar até 8 km, mas voos de longa distância são perigosos para eles. A distância mais produtiva é considerada 2 km. Ao coletar pólen a essa distância, um trabalhador é capaz de coletar néctar de 12 hectares de um campo florido.

Conselho! É melhor instalar apiários nos campos de mel.

Como as abelhas fazem mel

Para obter 1 kg de uma guloseima, uma abelha precisa voar em torno de 10 milhões de flores. Ao voltar para casa, o lavrador peludo se livra do néctar, transferindo-o para a abelha receptora para processamento.

Ela, por sua vez, processa o néctar no estômago, após a finalização do processo, ele começa a estender e abaixar a tromba, liberando e escondendo uma gota de mel. A abelha realiza este procedimento 130 vezes. Em seguida, a abelha encontra uma célula livre e coloca cuidadosamente uma gota da guloseima. Terminada a fase preparatória do preparo do mel, resta apenas às abelhas se livrarem do excesso de umidade e enriquecerem o produto com enzimas.

Qual é o nome da expansão do esôfago da abelha, onde se forma o mel

O néctar coletado pelas abelhas está localizado na colheita do mel. O néctar coletado pelas operárias peludas entra no bócio pelo esôfago e permanece lá até que o inseto retorne à colmeia. Entre o bócio do mel e o sistema digestivo, existe uma válvula que impede o produto do mel de entrar no trato digestivo. Ao voltar para casa, o inseto regurgita uma parte do néctar do bócio do mel.

A quantidade de doce que uma abelha pode trazer depende da flor de mel. Se, depois de visitar 100 flores, houver muito pólen, ela volta para casa com uma colheita de mel recheada, com uma carga de 35 mg. O peso de uma abelha trabalhando é de 10 g, portanto o peso da carga pode chegar a metade do peso corporal de um inseto.

Como o mel é obtido das abelhas

As abelhas obtêm mel do pólen das plantas melíferas. A coleta de mel é um trabalho árduo que envolve mais de mil abelhas. O processo de preparação de uma guloseima ocorre em várias etapas:

  1. Após coletar o pólen, a abelha operária mastiga o néctar por um longo tempo e exaustivamente, adicionando enzimas que transformam o açúcar em glicose e frutose. Durante o processamento, o inseto acrescenta saliva, que tem efeito antibacteriano, por meio da qual o mel é desinfetado, não azeda e fica armazenado por muito tempo.
  2. Depois que a abelha operária traz o néctar para a colmeia, ela o transfere para a abelha receptora.
  3. O favo de mel preparado é preenchido com o produto acabado em 2/3 de seu volume.
  4. Para diminuir a umidade na colmeia, aumentar a temperatura do ar e transformar o produto em um xarope viscoso, as abelhas começam a bater as asas intensamente.
  5. Quando chega um novo lote, as abelhas receptoras colocam o néctar em pequenas gotas nas paredes superiores das células.
  6. Após o trabalho feito, o favo de mel é selado com cera, criando uma hermeticidade. No vácuo criado, o mel atingirá a prontidão total.

Processo de amadurecimento

Amadurecer o mel é um processo árduo e demorado que transforma o néctar em um produto saudável. O pólen coletado contém cerca de 92% de umidade, e o mel de alta qualidade não deve conter mais do que 20% de água.

Quando o produto do mel amadurece, a cana-de-açúcar é convertida em frutose e glicose, que fornecem alto valor nutricional. Além da quebra do açúcar, durante o amadurecimento da iguaria, ocorre a síntese de polissacarídeos, devido à ação de enzimas produzidas pelo corpo do inseto.

No processo de amadurecimento de iguarias doces, outros processos bioquímicos também ocorrem, saturando o produto com bom gosto, aroma e substâncias úteis. O tempo de maturação do mel depende da força da família e das condições climáticas. Em tempo nublado, devido à alta umidade, o processo é atrasado.

Quais fatores afetam as propriedades benéficas e a qualidade do mel

As abelhas fazem o mel do néctar, por isso a qualidade do produto é influenciada pela umidade do ar, o tipo de planta, o clima e a estação do ano. O sabor e o conteúdo das propriedades úteis do mel dependem do teor de umidade: quanto menos líquido, mais saboroso e saudável será o produto de mel.

A qualidade e a quantidade do produto melífero dependem diretamente da localização do apiário e das plantas melíferas localizadas ao seu redor. O conteúdo total de açúcar no néctar varia de 2 a 80%.Trabalhadores desgrenhados preferem coletar pólen de plantas que contenham pelo menos 15% de açúcar. Além do açúcar, a flor, dependendo da variedade, contém compostos de nitrogênio e fósforo, vitaminas e ácidos orgânicos, que conferem ao mel preparado suas características.

Conclusão

As abelhas fazem mel não só para agradar uma pessoa com um produto saboroso e saudável, mas também para apoiar a atividade vital da colônia de abelhas. Toda a família está envolvida no processo de fabricação do mel, se uma parte significativa dele for retirada, os insetos podem morrer ou deixar a colmeia.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção