Contente
Na medicina científica, popular e alternativa, todas as substâncias produzidas pelas abelhas são utilizadas. Pão de abelha, geléia real e própolis são especialmente populares. Cada substância tem suas próprias características, propriedades. Aprender tudo sobre a própolis e suas qualidades é útil para os amantes de medicamentos naturais.
O que é própolis
É uma substância espessa e homogênea em forma de resina ou cola produzida pelas abelhas. Eles o colhem na primavera, quando o glúten se forma nos botões das árvores que se abrem. Seus insetos são tratados com suas próprias enzimas, usadas para desinfetar as colmeias internas.
Com a ajuda de uma substância pegajosa, as abelhas desinfetam os objetos estranhos da colmeia, isolando-os. Os insetos usam própolis útil para selar as fendas de suas casas, desinfetar, fortalecer seus favos de mel, regular a permeabilidade do orifício da torneira. Graças a esta substância pegajosa, a colmeia é sempre estéril. Percebendo tais características, as pessoas começaram a usar a própolis como remédio.
Qual a aparência da própolis
A cola de abelha se assemelha a uma cera turva e suja, sua consistência é semelhante. Existe uma opinião popular de que essa substância é excremento de abelha, mas isso é uma ilusão. A cola de abelha pode ser de cores diferentes: cinza, marrom-esverdeado, bege sujo, com menos frequência uma substância marrom-escura e até preta.
De acordo com suas propriedades medicinais e campo de aplicação, a própolis é dividida em 2 categorias: construção e antibacteriana. Os insetos preenchem as fendas da colmeia com um material de cera de construção; contém muita cera e poucas substâncias úteis. Não é aconselhável que as abelhas usem nutrientes para selar as fissuras.
A própolis desinfetante antimicrobiana é especialmente útil, propriedades curativas. Os insetos tratam o favo de mel com ele antes de botarem os ovos. É difícil coletar tal substância - é um trabalho trabalhoso.
O que é útil na própolis
Os cientistas trabalham há muitos anos na análise da composição e propriedades da própolis. Algumas substâncias ainda não foram estudadas. Sabe-se que a substância resinosa contém óleos essenciais, fitoncidas, ácido cinâmico, resina vegetal, cera. A maioria das vitaminas e minerais conhecidos são encontrados nesta resina natural.
Propriedades medicinais e benefícios da cola natural de abelha:
- A anestesia é uma cola útil para abelhas, várias vezes mais forte do que a novocaína. É usado topicamente como anestésico. Com a ajuda da própolis, é possível reduzir a temperatura corporal de forma rápida e eficaz.
- Propriedades anti-sépticas e antivirais. O adesivo é capaz de destruir milhões de bactérias em 2-3 horas, aumentando a imunidade na luta contra vírus perigosos.Importante! Bactérias e vírus não podem desenvolver resistência à própolis. Acredita-se que o futuro da terapia antibacteriana e antiviral está na própolis.
- Efeito antiinflamatório e cicatrizante de feridas. Com a ajuda de pomadas e cremes com extrato de própolis, é possível aliviar rapidamente a inflamação, acelerar a restauração da pele.
Tudo sobre as propriedades medicinais da própolis e a forma de uso - a seguir.
O que a própolis cura
Com a ajuda da cola de abelha, a maioria das doenças de pele e até lesões ulcerativas que não cicatrizam por muito tempo são curadas.Devido às suas propriedades regeneradoras, o adesivo é usado para doenças de pele: calvície, queimaduras solares, tuberculose cutânea, eczema, psoríase.
Doenças do trato gastrointestinal, inclusive úlceras, são tratadas com medicamentos à base de própolis. Isso ajudará com esses diagnósticos: gastrite, úlceras, pancreatite.
Com a ingestão prolongada e regular de uma substância útil, a tuberculose pulmonar é curada. A terapia dura quase um ano, mas o resultado é estável. Os médicos estão observando o efeito das preparações com cola de abelha no tratamento da tuberculose dos rins e dos gânglios linfáticos.
O tratamento com própolis em casa também é utilizado na ginecologia. É um remédio eficaz para herpes genital, erosão cervical, miomas, endometriose.
Durante o período de infecções virais, doenças respiratórias, várias tinturas com uma substância útil são usadas.
Inflamação das articulações, distúrbios do sistema esquelético, como neurite e ciática, podem ser tratados com pomadas que contêm uma substância pegajosa.
A cola de abelha ajuda com o herpes, dá força para superar a depressão e se livrar das hemorróidas.
Como existem muitos medicamentos à base de própolis, é bastante difícil entender por conta própria suas propriedades.
Como usar a própolis
Tintura alcoólica útil, pomada, mistura de leite são preparadas em casa com cola de abelha. Eles usam esses fundos para várias doenças, externa e internamente. Existem muitas receitas para fazer remédios caseiros a partir da própolis. Para fazer cada um deles, a substância de cera é derretida e então misturada com a base em certas proporções.
Como derreter própolis em casa
Para começar, eles constroem um banho-maria. Para fazer isso, coloque uma tigela média no fogo e despeje água nela. Um prato menor é colocado em cima de modo que suas laterais fiquem em contato com o recipiente inferior.
Um pedaço de própolis deve ser triturado em pequenos pedaços com uma faca ou em um pilão. Em seguida, essa migalha é despejada no pequeno recipiente superior e espera-se que o líquido ferva na primeira tigela grande. Durante o processo de aquecimento, a cola de abelha derrete. Assim que ficar viscoso e fibroso, outros ingredientes são adicionados.
Como tomar própolis pura internamente
Além do preparo de pomadas e tintura alcoólica, o remédio natural é usado em sua forma pura. Assim, você pode curar doenças dos órgãos internos, e o efeito do remédio virá mais rápido. Os benefícios da própolis pura para o corpo foram comprovados por muitos anos de pesquisas, no testemunho de milhões de seus consumidores.
Aplicação de própolis pura no interior:
- Dentes doentes: um pedaço de cola de abelha do tamanho de uma ervilha é aplicado na gengiva perto de um dente ferido ou em um buraco. Após alguns minutos, quando chega o alívio, o produto é retirado.
- Gengivas fracas, sangramento, doença periodontal, estomatite: uma ervilha feita de cola de abelha é colocada na boca e amassada com os dentes, mas não mastigada. Após 15 minutos, o caroço é cuspido.
- No caso de doenças dos órgãos otorrinolaringologistas, a cola é mastigada por no mínimo 5 horas, substituindo o caroço periodicamente. Assim que o alívio chega, após cerca de 3 horas, ele é cuspido. A substância benéfica pode ser consumida 2 a 3 vezes ao dia por no máximo 15 minutos.
Nas doenças do aparelho digestivo, a cola útil é usada da mesma forma, apenas no final é engolida. A dose diária não é superior a 5 g, dividida em 3 doses.
Chá de própolis
Aos primeiros sintomas de um resfriado, uma doença infecciosa: coriza, dor de garganta, temperatura, tintura de própolis é usada com chá. Para isso, o chá preto ou verde é adequado, mas é melhor preparar um chá de ervas curativas. Para fazer isso, prepare para 1 colher de chá. camomila, calêndula, casa da moeda, groselha ou folhas de framboesa em uma garrafa térmica.Lá, o gengibre é adicionado à água fervente, um pequeno pedaço. Quando o chá é infundido por uma hora, ele pode ser derramado em canecas. Adicione 1 colher de chá à bebida. mel e 2 colheres de chá. tintura de própolis útil. Se você beber essa bebida curativa à noite, se embrulhar e cair no sono, não haverá nenhum traço dos sintomas de um resfriado pela manhã.
Se os sinais de resfriado começarem a se preocupar no trabalho ou em uma viagem, você pode adicionar a tintura de própolis ao chá preto comum ou a qualquer outro que esteja disponível no momento. As propriedades curativas da própolis irão aliviar os sintomas da doença em um dia.
Própolis líquida
A cola líquida de abelha é uma tintura alcoólica. É bom para ela se abastecer antes do início do frio, do período de resfriados, das infecções. As propriedades benéficas da própolis "atuam" mais efetivamente em uma infusão alcoólica.
Esse remédio é fácil de preparar em casa. Para isso, coloque 0,5 litro de álcool de farmácia e esmigalhe 100 g de própolis. A mistura é bem misturada, colocada em uma garrafa de vidro escuro e removida para um local quente por 2 semanas. Depois que a tintura é usada conforme as instruções.
Assim que houver uma sensação de queimação e dor na nasofaringe, este remédio é utilizado. É instilado na garganta 5 gotas 3-4 vezes ao dia. De manhã será mais fácil e após 3 dias todas as sensações desagradáveis desaparecerão por completo.
Devido ao alto teor alcoólico, o medicamento própolis tem sabor amargo. Mas você pode agüentar, pois a ferramenta é eficaz. Externamente, tal tintura útil é usada para feridas que não cicatrizam, úlceras e outras lesões de pele. O produto pode ser aplicado na forma de fricção ou compressa.
Para se livrar do gosto amargo e desagradável, a solução pode ser usada na forma líquida com leite. Para isso, dissolva um pequeno pedaço de própolis em um copo de leite fervido morno, mexendo a mistura por pelo menos 10 minutos. O milkshake medicinal resultante é usado para resfriados, bronquite e deficiência de vitaminas.
Para aumentar o tônus geral do corpo, eles bebem 15 gotas de uma solução alcoólica pela manhã e à noite durante um mês. Você pode beber o produto com água ou leite. Um bom efeito é observado com o uso do leite com própolis natural de abelha para pancreatite. Para um resfriado, cola de abelha líquida é misturada em partes iguais com óleo vegetal, lubrificado com um meio de vias nasais duas vezes ao dia. Para resfriados, faça a inalação com tintura. Assim que a água ferver, adicione algumas gotas de infusão alcoólica. Em seguida, cobertos com uma toalha, respiram o vapor, por cerca de 10 minutos.
As propriedades mágicas da própolis
As pessoas sempre acreditaram que a cola de abelha tem propriedades mágicas. Observando as histórias de cura, as pessoas acreditaram que uma substância semelhante à cera poderia curar qualquer doença e até mesmo devolver um ente querido. Os sábios usam cola de abelha em seus rituais, e os egípcios mumificaram os faraós com ela. Cientistas modernos encontraram substâncias muito específicas na própolis: óleos essenciais, elementos químicos, resinas, que ajudam a livrar-se de uma doença específica.
Contra-indicações para própolis
A própolis traz não só benefícios para a saúde, mas também malefícios. A intolerância individual a uma substância não é a única contra-indicação ao seu uso. As alergias a alimentos produzidos pelas abelhas são comuns. Se uma pessoa tem intolerância ao mel, com 100% de probabilidade de uma substância pegajosa, também será.
Se não houver alergia ao mel, antes de usar o produto apícola externa ou internamente, ainda é necessário realizar um teste de tolerância. Para isso, uma pequena quantidade da substância é aplicada no pulso, o estado da pele é observado por 2 horas. Não deve haver vermelhidão, erupção ou outros sinais de alergia.
Antes de usar a cola de abelha, ingerir 1/4 da dose terapêutica indicada na receita. Náuseas, vômitos e cólicas abdominais são os primeiros sintomas de intolerância aos produtos apícolas.Se não houver deterioração do bem-estar, a própolis pode ser usada para fins medicinais.
Outras doenças em que o uso da própolis na medicina é proibido:
- doença hepática aguda;
- rinite alérgica;
- dermatite alérgica;
A cola de abelha é contra-indicada para pessoas proibidas de consumir produtos que contenham álcool. O uso dessa substância por mais de 30 dias pode causar dependência, supressão da imunidade. As defesas do corpo começarão a ficar inativas, dependendo das propriedades curativas da droga. E isso não deveria ser permitido.
Conclusão
A ciência moderna permite que você descubra tudo sobre a própolis, suas propriedades benéficas. Alguns deles podem se tornar descobertas em um futuro próximo. No momento sabe-se que este produto apícola pode curar mais de uma doença sem o uso de produtos farmacêuticos. Como qualquer medicamento, uma substância útil deve ser usada com cautela. É importante observar a dosagem, não excedê-la.