Contente
A própolis (cola de abelha) é um remédio popular eficaz feito pelas abelhas. Tem um efeito sistêmico no corpo. O principal valor do produto está na sua ação antiinflamatória e restauradora. A própolis é instilada nos olhos para melhorar a visão e eliminar o processo inflamatório do cristalino.
Os benefícios do colírio de própolis
A própolis pertence à categoria dos antibióticos naturais. A substância é usada pelas abelhas para desinfetar suas casas. Os benefícios da própolis se devem ao conteúdo de muitos componentes úteis que têm um efeito benéfico no corpo humano. Entre eles estão:
- aminoácidos;
- Vestigios;
- enzimas;
- complexo vitamínico.
O uso correto e regular de cola de abelha para fins medicinais contribui para a normalização do metabolismo e a melhoria de todos os sistemas de suporte de vida. É especialmente eficaz no tratamento de doenças virais e bacterianas. A própolis aumenta as defesas, reduzindo assim a suscetibilidade do organismo aos agentes irritantes. Para o tratamento de doenças oculares, são utilizados colírios à base de cola de abelha. As propriedades mais valiosas da própolis na oftalmologia incluem:
- alívio do processo inflamatório;
- aceleração do processo de regeneração;
- eliminação de microorganismos patogênicos;
- ação antioxidante;
- redução da síndrome da dor.
A eficácia do tratamento da visão da própolis
A água de própolis para os olhos é usada no tratamento do estágio inicial de miopia e hipermetropia. Em alguns casos, é prescrito para restaurar a visão após danos mecânicos à córnea. As gotas são usadas em conjunto com complexos vitamínicos e ginástica especial. A eficácia desse tratamento depende do grau de negligência do problema. Nos estágios iniciais dos processos patológicos, a visão é restaurada mais rapidamente.
Receitas de colírio à base de própolis
O colírio à base de própolis pode ser feito sem muito esforço em casa. Existem várias variações de gotas. Eles diferem na concentração do ingrediente ativo e no esquema de preparação. O resultado depende muito da adesão aos princípios de fabricação de medicamentos. Portanto, é importante não interromper a sequência de ações e a proporção dos componentes.
Solução aquosa de própolis para olhos
A vantagem da solução na água é a possibilidade de seu uso em crianças e gestantes. Isso se deve à ausência de álcool na composição. As gotas não são apenas instiladas nos olhos, mas também usadas para fazer compressas. A própolis à base de água para os olhos é preparada de acordo com o seguinte esquema:
- A própolis é resfriada em um freezer para endurecer, após o que é esfregada em um ralador fino até o estado pulverulento.
- 10 g de cola de abelha são colocados em 100 ml de água.
- A mistura é aquecida em banho-maria até a obtenção de uma consistência homogênea.
- Após a dissolução completa da própolis, a massa resultante é filtrada várias vezes com gaze.
Extrato aquoso de própolis para olhos
O extrato de própolis para instilação ocular é preparado à base de água. Ajuda a combater a inflamação e melhora a acuidade visual.Esta receita difere da receita anterior em sua simplicidade de execução. O processo de cozimento é o seguinte:
- A cola de abelha é diluída em água na proporção de 1:10.
- A mistura resultante é levada a ferver em banho-maria.
- A última etapa é filtrar a mistura.
Própolis em água de shungita para os olhos
Shungite aumenta a eficiência da própolis. É conhecido por suas propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes. Para fazer gotas, eles compram água shungite pronta. Receita de gotas de própolis:
- A própolis congelada é completamente esmagada até o estado de pó.
- 20 g da pasta resultante são vertidos em 100 ml de água shungite.
- Após agitação, a mistura é levada ao fogo a 80 ° C, em banho-maria.
- O tempo de cozimento é de 30 minutos. A aquisição de uma mistura de tom marrom e aroma de shungita indica prontidão total.
Regras de aplicação
Para o tratamento de doenças oculares, o remédio é instilado diariamente, 2-3 gotas em cada olho, no máximo 4 vezes ao dia. Antes de usar, a solução deve ser bem misturada agitando o frasco. A duração do tratamento é determinada pelo médico. Ele se concentra na natureza do curso da doença e no estado inicial do corpo. Em média, a duração do curso de tratamento varia de 1 a 2 meses. Após 10 dias de instilação regular, é aconselhável fazer uma pausa de cinco dias. Dependendo do resultado, o médico decide sobre outras ações.
O preparo das compressas envolve umedecimento abundante da gaze com um agente medicinal. Posicionado na horizontal, é aplicado nos olhos por 10 minutos. A duração deste tratamento é de 2 meses. Com o aumento dos níveis de pressão intraocular, o tratamento é realizado até que os sintomas desapareçam completamente. Para eliminar a conjuntivite, a freqüência de uso da própolis é aumentada para 5 a 7 vezes ao dia. Após o desaparecimento da dor e desconforto nos olhos, a dosagem pode ser reduzida ao padrão.
Precauções
Antes de usar o colírio à base de própolis, deve-se excluir a presença de reação alérgica. Para isso, é realizado um teste de alergia. Algumas gotas de água de própolis são aplicadas em uma pequena área da pele. Nas alergias, essa área é coberta por uma erupção cutânea que coça. Nesse caso, é necessário tomar um anti-histamínico e consultar um médico. Com o aumento da suscetibilidade da córnea à cola de abelha, as gotas são diluídas adicionalmente com solução salina.
Contra-indicações
Apesar de sua origem natural, a água da própolis nem sempre pode ser utilizada. As contra-indicações incluem uma reação alérgica a um produto apícola. O paciente pode não estar ciente disso, portanto, todos devem ter cuidado. Também não é recomendado o uso do medicamento para tratar crianças com idade inferior a 3 anos. Mulheres grávidas só podem usar o colírio após consultar um médico.
As reações adversas associadas ao uso do colírio de própolis são extremamente raras. Entre eles, destacam-se a dor ao mover os globos oculares e a vermelhidão da córnea. Queimar e rasgar são raros. Às vezes, ocorre congestão nasal.
Termos e condições de armazenamento
Para que o medicamento não perca a sua eficácia, devem ser observadas as condições e prazos de armazenamento. O frasco com a solução pronta deve ser armazenado em condições de temperatura não superiores a 25 ° C. A melhor opção é colocar o medicamento em um armário escuro. Recomenda-se mantê-lo afastado da luz solar. O prazo de validade das gotas em um frasco hermeticamente fechado é de 1 ano. Essa é a principal vantagem do medicamento, já que os colírios comprados são adequados para um mês após a abertura.
Conclusão
A própolis deve ser injetada nos olhos com cautela, levando em consideração as contra-indicações e possíveis reações adversas. Quando usado corretamente, o remédio ajuda a lidar de forma rápida e eficaz com sintomas desagradáveis e a causa de seu aparecimento.