Própolis em álcool: propriedades medicinais e contra-indicações

A própolis com álcool auxilia no combate a muitas doenças e também é uma excelente ferramenta para fortalecer o sistema imunológico. Este produto apícola é valorizado pelo seu alto teor de substâncias biologicamente ativas. Os benefícios da tintura de própolis sobre o álcool são confirmados pela medicina popular e tradicional. O produto é uma substância resinosa de consistência viscosa de tonalidade esverdeada ou marrom.

É possível beber própolis com álcool

Dentro da própolis, a tintura de álcool é usada para quase todas as doenças. É usado principalmente no tratamento de doenças do trato gastrointestinal, coração, vasos sanguíneos, sistemas respiratório e reprodutivo. Este é um excelente remédio para fortalecer o sistema imunológico.

O curso do tratamento e a dosagem dependem da doença específica. É necessário estudar cuidadosamente as indicações do uso da tintura alcoólica de própolis para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Por que a tintura de própolis com álcool é útil?

As propriedades medicinais da tintura de própolis no álcool são reconhecidas não só pela medicina tradicional, mas também pela medicina tradicional. O produto contém uma grande quantidade de oligoelementos e vitaminas necessárias para o funcionamento normal do corpo humano.

A tintura de álcool no álcool tem as seguintes propriedades medicinais:

  • alivia a inflamação;
  • tem um poderoso efeito antiviral e anti-séptico, está comprovado que os microrganismos não são capazes de se adaptar à própolis;
  • suprime a reprodução e o desenvolvimento de estafilococos, estreptococos e outros agentes causadores de doenças perigosas;
  • cura feridas rapidamente;
  • é um poderoso antibiótico natural, várias vezes mais forte do que a penicilina;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • tem um forte efeito analgésico;
  • alivia espasmos vasculares;
  • o antioxidante mais forte que retarda o processo de envelhecimento;
  • normaliza os processos metabólicos;
  • restaura as células do fígado e protege o órgão dos efeitos das toxinas.

O que ajuda a infusão de própolis no álcool

O extrato alcoólico de própolis é usado como anestésico, aumenta as funções protetoras do organismo, inibe o crescimento de células malignas e remove toxinas do organismo. Possuindo um poderoso efeito antiviral, mata microorganismos patogênicos.

A própolis com álcool é usada para tratar:

  1. Doenças de pele. A tintura alivia o inchaço e a inflamação. Impede a decomposição em tegumentos e membranas mucosas danificados. Estimula a regeneração das células epidérmicas.
  2. Doença cardiovascular. A própolis é usada junto com o álcool para o tratamento da distonia vascular-vegetante. Previne a formação de coágulos sanguíneos.
  3. Infecções bacterianas e virais. O efeito terapêutico da droga no álcool é baseado em propriedades imunoestimulantes, antibacterianas e antivirais.
  4. Doenças do trato gastrointestinal. A ferramenta suprime a atividade de patógenos e remove toxinas.
  5. Doenças urológicas e ginecológicas. Graças às propriedades regenerativas e desinfetantes da própolis, ela lida perfeitamente com o tratamento da erosão uterina, miomas e prostatites.
  6. Doenças dentárias.A propriedade vasoconstritora da tintura de álcool permite que ela seja usada para sangramento gengival, bem como após cirurgia. Aumenta a duração da anestesia local.

A tintura de própolis em álcool para tratamento é usada externa e internamente, dependendo da doença para a qual é utilizada.

Como fazer própolis com álcool em casa

Para o tratamento, uma tintura de 10% ou 20% é usada. Uma solução a 10% é preparada a partir de 90 ml de álcool 70º e 10 g de própolis, para uma solução a 20% a quantidade de ingredientes é aumentada em 10 ml e 10 g, respectivamente.

Existem duas maneiras de preparar a tintura de própolis em casa usando álcool.

Opção 1

Ingredientes:

  • 100 ml de álcool medicinal;
  • 10 g de própolis.

Preparação:

  1. Coloque um pedaço de própolis do tamanho certo na geladeira para que congele um pouco. Moa o produto apícola num ralador ou embrulhe com papel alumínio ou papel e bata com um martelo até obter uma migalha fina.
  2. Transfira a migalha resultante para um prato de vidro escuro e adicione álcool. Fechar bem com uma tampa e retirar em local escuro durante 2 semanas, agitar a solução periodicamente.
  3. Filtre a tintura de álcool. A migalha restante pode ser usada para a preparação secundária da tintura, mas deve-se ter em mente que será muito mais fraca.

Guarde o medicamento em um frasco de vidro escuro na geladeira.

opção 2

Ingredientes:

  • 100 ml de álcool medicinal a 70%;
  • 10 g de própolis.

Cozinhar própolis com álcool:

  1. A quantidade especificada de produto apícola é colocada em álcool. O recipiente é colocado em fogo baixo e aquecido a 50 ° C. Ao mesmo tempo, são constantemente misturados e não fervem.
  2. Retire do fogão e filtre em qualquer filtro. Pode ser gaze, algodão ou tecido fino. A solução finalizada é colocada em um frasco de vidro escuro e deixada por uma semana em um local escuro.

Como tirar tintura de própolis para álcool

A posologia e o tratamento dependem da doença, para o tratamento que se utiliza a tintura de própolis com álcool.

Para fortalecer o sistema imunológico

A própolis satura o corpo com vitaminas e minerais úteis, fortalecendo o sistema imunológico. O produto pode ser consumido puro com mel. A tintura de própolis com álcool é utilizada no outono-inverno, quando as funções protetoras do organismo são reduzidas.

Para manter a imunidade, uma colher de sopa é adicionada a bebidas ou alimentos três vezes ao dia durante uma semana.

As crianças recebem um copo de leite aquecido, adicionando 2 gotas de tintura a ele.

Com infecções respiratórias agudas e infecções virais respiratórias agudas

Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, a infusão de álcool é ideal para o tratamento de quase todas as doenças respiratórias. Ajuda a acelerar a recuperação de rinite, gripe, bronquite e sinusite.

A infusão é administrada por via oral, adicionando 20-30 gotas ao chá, três vezes ao dia.

Para dor de garganta: enxágue três vezes ao dia com um copo de água morna, dissolvendo 10 ml de solução em álcool. Antes de enxaguar com tintura, é aconselhável enxaguar a garganta com soro fisiológico.

Com o nariz escorrendo, 3 gotas de tintura são instiladas no nariz duas vezes ao dia. O enxágüe é feito da seguinte maneira: dissolver ½ colher de chá em um copo de água. sais e tinturas.

Para o tratamento da bronquite crônica, adicione 30 gotas de tintura de álcool a um copo de bebida quente. Consumido 3 vezes ao dia antes das refeições por 10 dias.

Na amigdalite, são usados ​​inalação e enxágue, e um pedaço de produto apícola é absorvido por 10 minutos várias vezes ao dia.

Para o tratamento de infecções respiratórias agudas virais e gripe, é usado um remédio que é preparado de acordo com a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa. eu. óleo de milho, mel e tintura de própolis em álcool.

Inscrição:

Misture os ingredientes até ficar homogêneo. Consumido com o estômago vazio pela manhã, 5 ml por duas semanas.

Importante! Você pode usar óleo de girassol ou azeite de oliva em vez de óleo de milho.

Ao tossir

A tosse e suas complicações são tratadas com o seguinte remédio: uma colher de manteiga, 1 colher de chá.Misture mel natural e uma colher de tintura alcoólica, aqueça e leve quente. O curso do tratamento é de uma semana. Faça a inalação três vezes ao dia: dissolva ½ colher de chá em um copo de água. sal e uma gota de tintura de álcool.

Com doenças do trato gastrointestinal

A ingestão regular de tintura de própolis em combinação com a terapia principal permitirá que você cure rapidamente úlceras estomacais, colite, gastrite ou infecções bacterianas. A cola de abelha normaliza as fezes, desinfeta e previne aderências intestinais.

O produto apícola é infundido com álcool medicinal a 95% na proporção de 1: 5 por dois dias. Em seguida, a tintura é diluída com água fria 3:10. Consumido diluindo 5 ml do produto em um copo de leite morno ou água três vezes ao dia uma hora antes das refeições. O curso do tratamento é de 10 dias. Com úlcera - 2 meses.

No tratamento da pancreatite, 20 gotas de tintura de álcool são adicionadas a um copo de leite morno e tomadas 3 vezes ao dia antes das refeições, durante três semanas.

Com doenças do sistema cardiovascular

A tintura de própolis dilui o sangue, por isso é frequentemente usada no tratamento de hipertensão ou hipotensão. O produto da apicultura regenera os tecidos do músculo cardíaco, renova as células e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos. Após consulta com o cardiologista, a própolis é ingerida regularmente ao longo do mês, alternando com intervalo de 30 dias. O remédio fortalecerá o coração, reduzirá a fragilidade dos vasos sanguíneos e aumentará sua permeabilidade.

Prescrição para o tratamento de doenças cardiovasculares:

Ingredientes:

  • 50 g de mel;
  • 200 g de álcool;
  • 30 ml de tintura alcoólica de própolis a 10%.

Inscrição:

O alho descascado é despejado em álcool e deixado em local fresco e escuro por 2 semanas. Mel e tintura de própolis são adicionados à composição filtrada. Homogeneizar. Tome o remédio três vezes ao dia antes das refeições, 25 gotas. Seis meses depois, o curso do tratamento é repetido.

Para doenças ginecológicas

No tratamento de doenças e inflamações ginecológicas, são realizadas duchas higiênicas ou banhos.

  • Rreceita 1. Para duchas higiênicas, 10 ml de tintura de álcool são adicionados por litro de água. O curso do tratamento é de 10 dias.
  • Receita 2. A banana-da-terra, a camomila e a mil-folhas são consumidas em quantidades iguais. 3 colheres de sopa da mistura de ervas são colocadas em meio litro de água fervente e aquecidas em fogo baixo por um quarto de hora. Insista 2 horas, filtre, adicione 30 gotas de tintura de própolis 20% no álcool.
  • Receita 3. Misture em partes iguais a própolis e a tintura de calêndula. Uma colher da mistura de álcool é dissolvida em meio litro de água morna.

Com patologias de pele

A tintura de própolis com álcool é usada topicamente no tratamento de várias patologias da pele: acne, líquen, eczema, psoríase ou lesões leves. A ferramenta, ao contrário do iodo, age suavemente e não seca a pele. Acelera a cicatrização de queimaduras, cortes e feridas.

Usado no tratamento de feridas purulentas e de longa cicatrização, bem como úlceras tróficas resultantes de complicações no diabetes mellitus.

Com herpes pela manhã com o estômago vazio, tome meio copo de água, depois de dissolver 20 gotas de uma solução alcoólica nele, durante um mês. A erupção é esfregada com uma tintura limpa várias vezes ao dia.

Eficaz no tratamento de furúnculos. Eles são limpos regularmente com tintura de própolis com álcool.

A cola de abelha tem propriedades antifúngicas, portanto é usada para micoses de unhas e mãos. A tintura de álcool é combinada com o óleo da árvore do chá em proporções de 1: 5. Um algodão é umedecido com a solução resultante e aplicado nas unhas afetadas. O procedimento é repetido duas vezes ao dia. O curso do tratamento é de um mês.

Para o tratamento da psoríase, são utilizados curativos de lona embebidos em uma mistura de própolis e cera de abelha neutra. As placas, aderindo ao tecido, são removidas com facilidade e sem dor. A fraca imunidade é uma das razões para o desenvolvimento da psoríase, portanto, a tintura para esta doença é recomendada por via oral para fortalecê-la.

Com patologias articulares

As articulações são tratadas com álcool própolis por duas semanas.Para isso, 100 g de gordura animal fundida são combinados com 10 ml de tintura de própolis. A massa resultante é derretida em banho-maria até ficar homogênea, resfriada e espalhada com uma camada espessa na articulação dolorida. Rebobine com uma atadura e fixe com um pano. Isole a parte superior com um lenço de lã. Deixe o produto por uma hora.

Para o tratamento da ciática, utiliza-se uma composição de óleo de girassol, mel e tintura de própolis 30% em álcool, tomando uma colher de todos os ingredientes. Mexa bem e aplique sobre o emplastro de mostarda, que é aplicado na área doente do corpo, fixando com um curativo.

Para dor de dente e doença gengival

A tintura de álcool da própolis ajudará a lidar com a dor de dente aguda, reduzir o sangramento nas gengivas, acelerar a cicatrização após a cirurgia e tratar a estomatite. Use para enxaguar ou aplicar tampões. Os especialistas recomendam adicionar a solução à pasta ao escovar os dentes.

  • Receita 1. Em um copo de água morna, diluir 5 ml da solução de própolis com álcool, adicionar a mesma quantidade de tintura de cálamo. Enxaguar a boca, segurando por 10 segundos na área afetada. O procedimento é repetido 5 vezes ao dia durante duas semanas.
  • Receita 2. A tintura é misturada com água na proporção de 1: 3. A solução resultante é impregnada com um tampão e aplicada na área doente. Este método é usado duas vezes ao dia para dor de dente aguda.

Com diabetes

A tintura de álcool da própolis é indispensável no tratamento do primeiro e segundo tipos de diabetes mellitus.

A terapia é realizada de acordo com o seguinte esquema:

  1. 1º dia - uma gota de tintura de própolis é diluída com álcool em uma colher de leite. Tome 20 minutos antes das refeições, três vezes ao dia.
  2. Todos os dias, aumente a dosagem em 1 gota, elevando a quantidade para 15. Então, a contagem regressiva começa na mesma ordem.

Tome o remédio para o álcool de acordo com o esquema por seis meses. Em seguida, eles pausam por 3 meses e repetem o tratamento.

Precauções

Não se deve aumentar a quantidade de tintura de própolis no álcool indicada na receita para o tratamento de uma determinada doença. A sobredosagem pode causar um aumento ou diminuição acentuada da pressão, distúrbios do ritmo cardíaco, perda de força, tonturas. Nesse caso, o consumo do medicamento pelo álcool deve ser interrompido imediatamente.

Antes do tratamento, é recomendado tomar uma pequena dose da solução e observar a reação do organismo por um tempo. A consulta de um especialista é imprescindível.

Contra-indicações

Alergias e intolerâncias individuais são contra-indicação estrita ao uso da tintura de própolis no álcool para tratamento. É proibido tomá-lo durante a gravidez, amamentação e também em crianças pequenas.

É usado com cautela em patologias hepáticas e neoplasias malignas.

O remédio é contra-indicado para pessoas com intolerância ao álcool.

Termos e condições de armazenamento

A tintura de própolis em álcool é armazenada por no máximo dois anos em local fresco e seco. A geladeira é o lugar perfeito para isso. A solução é colocada em recipientes de vidro escuro e bem selados. Isso protegerá a tintura alcoólica da umidade elevada e impedirá que ela absorva odores estranhos.

Conclusão

A própolis com álcool ajuda na maioria das patologias e fortalece o sistema imunológico. A ferramenta é amplamente utilizada para tratamento na medicina popular e tradicional. Para obter o efeito máximo, antes do uso, é necessário estudar cuidadosamente as propriedades medicinais e as contra-indicações da tintura de álcool de própolis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção