Contente
Planta de mel contusão ou contusão comum é erva daninha, que é utilizado para a produção de alguns medicamentos e na apicultura. A planta é uma boa planta de mel que as abelhas gostam de festejar. Ao mesmo tempo, é uma erva venenosa que pode prejudicar seriamente a saúde humana. Pela mesma razão, os arbustos não são usados como ração na pecuária.
Descrição da planta de mel contusão comum
É uma erva da família da borragem, que cresce até 0,5 m, e às vezes até 1,8 m. No primeiro ano após a semeadura, não floresce. Ovários em botão aparecem após 2 anos. Atualmente, outras espécies de equimose comum já foram criadas, que florescem no primeiro ano após o plantio.
Os caules longos e eretos são pontilhados com pequenas flores azul-centáurea, no início da floração são de cor rosa pálido. Os botões não têm mais de 2 cm de tamanho e têm a forma de um sino. Durante o verão, cerca de 1,5 mil deles aparecem em uma haste. A fase de floração de cada uma delas é de 2 dias.
Após o hematoma, erva da planta do mel, floresce, no lugar dos botões de centáurea, os frutos aparecem em forma de pequenas nozes. Eles estão cheios de sementes leves com as quais a planta se reproduz.
Em toda a superfície das hastes existem pequenos espinhos pontiagudos, mais parecidos com cerdas duras e densas. Eles ajudam a cultura a sobreviver à seca, retendo umidade nas folhas e caules.
A raiz é em forma de bastão, longa e profunda no solo. No primeiro ano após a semeadura, a planta pode enraizar 0,6 m de profundidade. Isso permite que o hematoma comum cresça mesmo em solos muito áridos, para receber umidade de suas camadas profundas.
A erva cresce em toda a Europa, Ásia e sul da Sibéria. O hematoma é encontrado em terrenos baldios, prados, campos. A planta prefere solos secos e densos e um clima quente.
Em pequenas doses, o Bruise comum é usado na medicina popular e farmacêutica como sedativo, analgésico e expectorante.
Há quantos anos a planta erva-mel Bruise cresce?
A planta do mel começa a florescer em meados de junho. Este processo dura 2-3 meses antes do início da primeira geada. O ciclo de vida da planta é de 2 anos a partir do momento da semeadura, pois apresenta alta viabilidade.
Produtividade de mel
Devido à cor brilhante das flores, as abelhas encontram a planta melífera nos campos. Para coletar o néctar de um prado de um hectare, 4 colônias de abelhas devem estar envolvidas. Uma dessas famílias pode trazer até 8 kg de mel por dia de um campo de 1 hectare semeado com hematoma. Após o processamento, as abelhas recebem até 15 ml de mel de cada flor.
Há néctar nas flores da planta do mel comum a qualquer hora do dia e sob quaisquer condições climáticas. O pico do fluxo de mel é ao meio-dia. Em termos de produtividade de mel, Bruise só perde para a conhecida planta melífera - a tília.
O mel tem uma textura opaca e densa. Sua cor é bege claro.O mel azul também é chamado de branco, variedade considerada extremamente rara e útil. O produto não é cristalizado por muito tempo e é armazenado na forma líquida, o que permite manter uma cor e um aroma ricos. Com o tempo, o mel começará a se cristalizar e engrossar.
Produtividade do néctar
As flores da planta melífera comum produzem néctar intenso na primeira fase da floração, embora ainda sejam rosa pálido. Cada botão contém de 10 a 15 mg de néctar. As abelhas preferem esta planta a outras, devido à cor viva e ao aroma denso das flores.
O pólen nos botões também é azul brilhante. O apicultor pode observar como os favos e as molduras são brevemente pintados nesta cor após a caça ao mel da abelha.
Outras qualidades positivas da erva da planta do mel:
- A planta é pouco exigente para a qualidade do solo.
- A planta de mel não requer manutenção.
- Hematoma comum cresce bem em todas as condições climáticas e meteorológicas.
- Não precisa ser regado, capinado, fertilizado.
- A planta apresenta altos índices de produtividade de mel.
- O mel obtido pela coleta do pólen da hematoma comum possui propriedades medicinais.
- A grama pode crescer em um lugar por muitos anos sem alimentar e arar o solo.
- A melífera atrai as abelhas, mesmo que esteja a poucos quilômetros das colmeias.
- Um hematoma comum, plantado em 1 hectare de terra, em sua produtividade pode substituir 4 hectares de outras plantas melíferas.
Agrotecnologia para o cultivo de plantas melíferas Synyak
Esta planta tem crescido em um lugar por muitos anos. Seu ciclo de vida é curto - apenas 2 anos, mas as sementes do velho arbusto caem no solo e novas mudas aparecem na primavera. A planta é muito despretensiosa, por isso o crescimento jovem aparece em todas as condições meteorológicas e climáticas.
Nos apiários e nos campos ao redor deles, agrônomos cultivam novas espécies de hematoma. Para que a grama tenha bons indicadores de produtividade do néctar, são criadas certas condições para o seu crescimento. Para fins industriais, para a produção de mel, a planta de mel Sinyak é cultivada em Altai.
Qual solo é adequado para o cultivo
Hematomas comuns crescem em qualquer solo, até mesmo estepe, areia e argila. Para obter uma floração abundante e intensa, as plantas melíferas são semeadas em solos férteis e férteis. Escolha áreas abertas e sem sombra sob a luz solar direta. Além disso, a planta se enraíza bem nas margens dos reservatórios, em ravinas. Mas o excesso de umidade e sombreamento ainda devem ser evitados, pois isso pode afetar a abundância da floração.
Para obter plantas com flores melhores e mais fortes, o solo é cultivado e fertilizado com esterco antes da semeadura. Depois disso, a terra é deixada por algumas semanas. Depois disso, as sementes são semeadas. Em solo cavado e fertilizado, eles são rapidamente aceitos e germinados, o número de pedúnculos aumenta.
Tâmaras de semeadura para plantas de mel Equimose comum
Para obter plantas fortes desde o início, as sementes são semeadas antes do inverno, uma semana antes do início da primeira geada. Se a semente for lançada ao solo mais cedo, ela germinará na geada e morrerá. Se o clima permitir, você pode semear Bruise no final da primavera ou início do verão. As mudas jovens terão a oportunidade de se adaptar ao calor do verão e às geadas do inverno. Para a próxima primavera, você pode obter plantas fortes e resistentes à temperatura.
Em geadas severas e invernos sem neve, o hematoma comum é semeado no início da primavera. As sementes são colocadas no solo superficialmente - não mais do que 3 cm, polvilhadas com uma pequena camada de solo solto.
Em regiões de clima frio, o hematoma é semeado coberto. Em seu papel pode ser aveia ou outra planta erva melífera: phacelia, alfafa. No meio do verão, as plantas de cobertura são cortadas e o hematoma tem a oportunidade de liberar hastes de flores adicionais.
As sementes são semeadas em solo solto e ligeiramente compactado. Não plante a planta de mel contusão densamente O material da semente é colhido a uma taxa de 5-5,5 kg por 1 hectare de terra. Sulcos rasos são feitos no solo e pequenas sementes são espalhadas uniformemente neles.A semente é muito fina e leve, por isso deve ser coberta com terra imediatamente após o plantio.
Para uma germinação rápida de mudas, a temperatura do ar não deve cair abaixo de + 10 Сᵒ. Temperaturas acima de + 20 Cᵒ são ideais para o aparecimento de hematomas.
Regras para o cuidado da planta de mel contusão
A planta do mel não requer rega, amontoamento e remoção de ervas daninhas. Esta erva daninha sobrevive, cresce bem e se desenvolve junto com outras culturas. Mesmo que o hematoma comum seja densamente semeado, isso não afeta sua floração.
Propriedades úteis do mel machucado
O mel opaco e amarelo claro de Bruise vulgaris não tem um aroma forte, mas tem um sabor maravilhoso e profundo. Não há amargor, não é doce-açucarado. O produto é armazenado por muito tempo e não cristaliza. É considerado o tipo de mel mais valioso depois do mel de tília. É a única variedade considerada hipoalergênica.
Esse produto não requer condições especiais de armazenamento. Basta colocar os potes de mel em local escuro e seco, protegido da luz solar direta.
Pessoas que usaram mel obtido de hematoma comum notaram suas qualidades positivas:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- melhorando a digestão;
- fortalecimento do sistema cardiovascular;
- suporte de vitaminas e minerais para o corpo;
- fortalecimento do sistema nervoso;
- eliminação de toxinas, toxinas do corpo;
- normalização do sono;
- redução dos níveis de colesterol no sangue;
- efeito analgésico e antibacteriano;
- estabilização do sistema geniturinário;
- tratamento de bronquite e tosse seca.
Em cosmetologia, o mel machucado é usado para combater rugas e celulite, para fortalecer o cabelo e para tratar lesões inflamatórias da pele. Já se notaram as propriedades anti-envelhecimento do mel, que previne o envelhecimento do corpo.
Efeito anti-helmíntico e antiinflamatório também foi observado com o uso do mel da Bruise comum.
Conclusão
A planta melífera contusão é uma bela planta do campo, comum na área de estepe. É um excelente fornecedor de pólen e néctar para as abelhas. O capim Bruise é a planta de mel mais produtiva entre outras culturas agrícolas e hortícolas. A sua semeadura e proximidade com o apiário justificam-se para a apicultura. Os produtos derivados da erva com sinos azuis são ricos em vitaminas e minerais.