Reunindo colônias de abelhas no outono

Combinar colônias de abelhas no outono é um procedimento familiar e inevitável em todos os apiários. Com qualquer configuração, até o final do verão, haverá uma ou várias colônias fracas que não hibernarão. Recomenda-se unir colônias de abelhas para melhor produtividade durante a colheita do mel.

Por que a unificação das famílias de abelhas é necessária?

A observação do estado do apiário é feita da primavera ao início do outono. Se a colônia hibernou, pelo menos 6 quadros permanecem na colônia e a presença de ninhadas é de força média. Com uma rainha reprodutiva, o enxame ficará mais forte, a composição aumentará e uma forte colônia de abelhas partirá no inverno.

Colônias de abelhas fracas no início do outono não serão capazes de criar um número suficiente de indivíduos jovens para um inverno bem-sucedido. Se as abelhas pararem de aceitar subornos para aquecer os bebês, a rainha vai parar de botar ovos. As coletoras passarão para a colheita do mel, no final do outono o estoque do produto estará em excesso, e a quantidade não será suficiente para manter a temperatura exigida no ninho no inverno. A colônia de abelhas não hiberna.

A principal tarefa, devido à qual é necessário unir as colônias de abelhas no outono, é aumentar o número. Para fortalecer o ninho, é necessário combinar várias colônias de abelhas fracas em uma para maior produtividade durante a coleta de mel. Um apiário só dá lucro quando traz renda ao apicultor.

É obrigatório unir uma colônia de abelhas sem rainha com uma colônia de pleno direito no outono. Se as células da rainha não forem colocadas na ninhada ou a jovem rainha sair tarde demais e não tiver tempo para fertilizar antes do início de setembro, a coleta de mel para, tal colônia de abelhas está condenada sem medidas tomadas no inverno.

Quando os apicultores fazem a unificação das colônias de abelhas

As colônias de abelhas são conectadas dependendo do motivo. Se o objetivo é conseguir uma colônia de abelhas por um bom suborno, a união é realizada antes da colheita do mel principal. Para um inverno seguro, os apicultores com experiência em apicultura recomendam a união das colônias de abelhas em setembro. Após analisar o estado da colônia, o apicultor determina a viabilidade do evento. As colônias de abelhas promissoras atendem aos seguintes requisitos:

  • sem sinais de infecção;
  • há um útero fertilizado com boa capacidade de postura;
  • o volume do mel selado está correto;
  • força numérica em abundância.

Se um ou mais problemas forem encontrados durante o exame, as colônias de abelhas precisam ser corrigidas. Sem as medidas tomadas, a colônia de abelhas morrerá no frio. Se ele conseguir passar o inverno, na primavera ficará incapacitado.

Métodos para juntar famílias de abelhas

Cada colônia de abelhas tem um certo cheiro, que os coletores e receptores podem identificar facilmente. A fixação de estranhos com um cheiro desconhecido é percebida com agressão, principalmente se a colônia de abelhas estiver com sua rainha reprodutiva. Existem vários métodos para combinar colônias de abelhas:

  • unificação de uma colônia de abelhas fraca com uma forte;
  • reforço de uma colônia de abelhas média com uma colônia sem rainha;
  • a criação de uma colônia de plantas de mel a partir do corte da primavera;
  • combinar o enxame capturado e a velha colônia de abelhas;
  • estabelecer dois ninhos claramente defeituosos em uma nova colmeia;
  • unificação de enxames.
Importante! Antes de combinar colônias de abelhas de diferentes colmeias, elas são tratadas com uma substância aromatizada.

O tratamento irá desorientar os indivíduos responsáveis ​​pela guarda da colmeia. Antes de combinar as colônias de abelhas no outono, antes do inverno, os insetos são alimentados com o mesmo xarope com a adição de ervas ou substâncias de cheiro forte. O mel bloqueado em favos de colmeias diferentes terá o mesmo cheiro.

Como combinar abelhas

Os insetos têm um bom olfato e navegam facilmente pelo terreno. Portanto, eles sempre encontram o ninho de forma inequívoca. Para unir duas colônias de abelhas fracas, eles gradualmente aproximam as colmeias uma da outra. Se for prevista a mudança de uma colônia inferior para uma forte, a casa desta permanece no lugar, a moradia destinada à liberação é mudada.

As manipulações são feitas no outono apenas com bom tempo, quando as operárias voam para coletar o néctar. A convergência leva vários dias, o tempo depende da distância. No primeiro dia, são deslocados 1 m para a frente ou para trás, deslocados para os lados em 0,5 m, durante este tempo os catadores vão se habituando à nova localização da habitação. Quando o ponto final é alcançado, o lar da colônia de abelhas fracas é removido e a colônia é realocada. Os coletores com um suborno voarão para a nova colmeia.

Se o objetivo é unir duas colônias fracas de abelhas cujos ninhos estão localizados a uma grande distância uma da outra, o método de deslocamento não é usado. À noite, cada colônia é alimentada com xarope, depois são colocadas em um local escuro e fresco. Durante este tempo, os coletores vão esquecer a localização da antiga morada, então eles podem se unir em um novo lugar para cada família de abelhas.

Como combinar colônias de abelhas no outono

Para unir colônias de abelhas fracas e fortes no outono, os quadros com ninhada são retirados do inferior. Essa medida é necessária para controlar o número de insetos na colônia. Famílias de abelhas com número mínimo são mais fáceis de se adaptar a um novo lar.

No outono, a diferença entre a temperatura noturna e a temperatura diurna é bastante perceptível. À noite, as tampas são retiradas das duas colmeias, a colônia de abelhas, para se aquecer, vai ao clube. Pela manhã, as molduras vazias são removidas, abrindo espaço para uma fraca colônia de abelhas. A abelha rainha é retirada da colônia destinada à realocação.

As armações com o bastão são colocadas em um ninho forte, fumigado com fumaça com adição de makhorka ou incenso. A unificação no outono não causa problemas, as colônias de abelhas se acalmam rapidamente. Após um certo tempo, é realizada uma inspeção, os quadros vagos são retirados. Duas famílias de abelhas passam o inverno com segurança. Na primavera, o apicultor recebe uma colônia desenvolvida sem sinais de agressão entre os indivíduos.

Como combinar duas colônias de abelhas fracas em uma no outono

É necessário unir as abelhas de duas famílias fracas no outono se houver uma ameaça de que nenhuma delas hiberne sozinha. Depois que a temperatura cai, quando as colônias de abelhas se reúnem no clube, seus números são claramente visíveis. Os insetos localizados em quadros de 4 a 5 não serão capazes de se aquecer, mesmo se houver uma quantidade suficiente de mel.

Uma colônia com menos insetos está sujeita a reassentamento. Sequenciamento:

  1. Remova as tampas das colmeias, remova os travesseiros.
  2. À noite, eles tiram molduras vazias do ninho, para onde a colônia de abelhas se moverá.
  3. Com a ajuda de um dispositivo especial, um conjunto de armações com um taco é cuidadosamente colocado em uma colônia de abelhas mais forte ao extremo.
  4. Em uma sala, 2 tacos são obtidos com 2 rainhas e o suprimento necessário de alimentos.
Atenção! Na primavera, por seleção natural, haverá apenas um útero e uma quantidade insignificante de submarinos.

No caso em que seja necessário no outono unir colônias de abelhas igualmente fracas, recomenda-se usar uma colméia que não pertença a nenhuma delas. O princípio da transferência é o mesmo, as rainhas ficam com os dois. Na primavera, um indivíduo forte se livrará de um mais fraco.

Associação de famílias de abelhas no outono por meio do jornal

Na apicultura, o método a seguir é freqüentemente usado para unir as colônias de abelhas no outono. O evento é realizado quando a maioria das plantas de mel já desbotou, por volta de meados ou final de setembro. Sequenciamento:

  1. Mova gradualmente a colmeia na qual está localizada a colônia de abelhas que está sendo realocada.
  2. De uma fraca colônia de abelhas, a rainha é retirada 5 horas antes do momento em que os insetos se unem.
  3. Ambos os ninhos são tratados com uma solução aromatizada, podendo ser adicionado um medicamento para a prevenção da varroatose.
  4. Um jornal é colocado em cima de uma forte colônia de abelhas.
  5. Coloque o corpo por cima com um enfraquecido.

As colônias de abelhas das camadas inferior e superior irão gradualmente roer o papel e remover os restos da colmeia. O tempo gasto no trabalho conjunto será suficiente para que duas colônias de abelhas se acostumem com o bairro.

Unificação de famílias de abelhas em agosto

A associação de colônias de abelhas no outono é realizada com o objetivo de fortalecer a colônia para um inverno seguro. Em agosto, é necessário combinar colônias de abelhas insuficientemente fortes com outras fortes para uma melhor produtividade apiária. Os ninhos fracos não são lucrativos, não produzem produtos apícolas e não hibernam. A colônia de configuração média obterá pouco mel. Fortes colônias de abelhas proverão para si e para o apicultor, passarão o inverno com segurança e com um mínimo de morte.

Associação de colônias de abelhas antes da coleta de mel

Para maior produtividade, os apiários, antes da coleta principal de mel na apicultura, praticam a combinação de uma família de abelhas com outra. A camada de primavera com um útero jovem, que é suficientemente forte nesta época, é tomada como base. É reforçado com crias de uma antiga colônia de abelhas. É melhor combinar as colmeias adjacentes de uma estrutura vertical. Esquema de trabalho:

  1. Da seção inferior, todas as armações lacradas com bebês são levantadas para a parte superior, e são adicionadas armações com crias do útero antigo.
  2. Seque ou fundação é colocada em seu lugar.
  3. Ambas as partes do corpo são isoladas com uma grade.
  4. Na antiga colônia, 2 quadros com ninhada são deixados e secos.

Como resultado, verifica-se que a seção inferior com favos vazios será preenchida com ovos e mel, formando assim um outro ninho. Depois de um certo tempo, as crianças sairão da camada superior, liberando os favos para o mel. O trabalho conjunto de cortadores e jovens aumentará a produtividade do mel. O antigo enxame pode ser usado para reunir as colônias de abelhas no outono ou para fortalecer uma colônia de abelhas com uma população média de insetos.

Como combinar dois enxames de abelhas

O enxame de abelhas é um processo natural necessário para manter o tamanho da população. Os apicultores usam essa característica natural dos insetos para formar colônias de abelhas. Mais frequentemente, os jovens com uma nova rainha deixam a velha família. O principal é não perder o momento do enxame de insetos, o enxame que voou nunca mais volta ao antigo ninho.

Uma colmeia é preparada preliminarmente, o enxame é despejado em uma nova habitação, armações vazias são colocadas com fundação ou terra seca. Em um enxame, a rainha é removida de outra família de abelhas, os insetos são colocados na primeira. O procedimento é realizado à noite. Pela manhã serão desenhados favos de mel na base, e secos - com ovos. Os catadores vão fugir por causa de um suborno. Combinar dois ou mais enxames sempre é bem-sucedido. A principal condição é que os insetos sejam da mesma raça.

Atenção! Se a ninhada não for suficiente, a colônia é colocada em 4 quadros, ela é usada para fortalecer a colônia de abelhas de médio porte.

Como combinar uma colônia e um enxame capturado

Devolver o enxame à antiga colmeia é uma das tarefas mais difíceis na apicultura. Um enxame voa com um útero não fertilizado, sua tarefa é formar um novo ninho. Ele nunca mais volta para sua antiga casa. Antes de partir, os batedores encontram um lugar, os jovens não saem de casa sem um sinal definitivo. Se o enxame foi capturado, será muito difícil devolvê-lo às antigas colônias de abelhas, a velha rainha não as aceitará.

Para o teste, vários insetos enxameadores são lançados pela entrada, ao mesmo tempo que acendem o ninho com fumaça.Se, apesar da fumaça, velhos insetos atacam os enxames, você não deve uni-los. Este método raramente é usado: o útero jovem é primeiro removido, todos os insetos são colocados no enxame e tratados com um agente aromatizante, e então despejados de volta na colmeia. O método será eficaz se a raça tiver um caráter calmo. Com espécies agressivas, a união do enxame e da velha colônia é indesejável. O enxame capturado é identificado na colmeia, o útero é devolvido e as armações são substituídas.

Precauções

Para que a união de abelhas de dois ou mais ninhos tenha sucesso no outono, o trabalho é realizado levando-se em consideração as seguintes recomendações:

  1. Um enxame fraco é plantado com um forte, e não vice-versa.
  2. Uma colônia de abelhas doentes, mesmo que tratada, não pode ser combinada com uma sadia, existe o risco de propagação da infecção.
  3. Indivíduos de raças diferentes, amantes da paz a agressivos, não são colocados na mesma casa.
  4. A rainha fica mais reprodutiva e colocada sob um boné por vários dias para que representantes de uma família de abelhas estrangeiras se acostumem e não mostrem agressividade.
  5. O trabalho é realizado à noite após o retorno de todos os insetos, então os coletores, cansados ​​e inativos, aceitarão a intrusão de estranhos com mais ou menos calma.

A colônia a ser transferida deve ser bem alimentada, com rastos cheios de néctar. Então, a parte receptora não a perceberá como uma ladra.

Conclusão

A unificação das colônias de abelhas no outono é realizada para aumentar o número no enxame, colônias de abelhas fracas não serão capazes de se aquecer no inverno. Se o ninho foi deixado sem uma rainha ou ela parou de botar, os insetos não tiveram tempo de colocar as células da rainha a tempo, a jovem abelha rainha não fertilizou antes do inverno e a colônia de abelhas não hibernará sem a adição.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção