As abelhas comem mel?

Os apicultores que acabam de começar a trabalhar no apiário estão interessados ​​em saber o que as abelhas comem nas diferentes épocas do ano e do dia. É importante saber disso, uma vez que esses insetos são fornecedores de um produto útil e querido - o mel.

O que as abelhas amam

A dieta dos insetos zumbidores é bastante variada. Eles podem comer pólen, néctar, pão de abelha e seu próprio mel. A principal fonte de alimento dos insetos da primavera ao outono são as plantas melíferas.

As abelhas coletam pólen e néctar:

  • de acácia, tília, trigo sarraceno, amieiro e avelã;
  • de macieiras, peras, cerejas, cerejeiras e outras árvores e arbustos floridos;
  • com girassol, dente de leão, trevo, tremoço, colza.

Muitas lavouras são plantadas especificamente ao lado do apiário, levando em consideração o período de floração.

Após coletar o pólen, a abelha umedece-o com sua própria saliva. Em seguida, chegando à colmeia, deposita o produto coletado em uma célula específica de favos. Nele se inicia o processo de fermentação, a partir do qual se forma o pão de abelha, constituído principalmente de proteínas.

As abelhas comem seu mel

A questão de saber se a família das abelhas come seu próprio produto pode ser respondida de forma inequívoca - sim. Para cobrir as enormes distâncias que as abelhas operárias percorrem em busca de plantas de mel, elas precisam de mais nutrição. É por isso que os insetos comem ao mesmo tempo durante vários dias. As abelhas famintas simplesmente morrem durante o vôo.

O que serve como alimento proteico para a colônia de abelhas

Graças ao alimento proteico, as abelhas se desenvolvem com sucesso, devido a isso, uma ninhada de sucesso é obtida na primavera. A proteína é encontrada no pão de abelha, pólen e substitutos, que são fornecidos à família das abelhas no final do outono e no inverno.

Mas às vezes não há pão de abelha suficiente até o final do inverno, o que significa que pode ocorrer fome de proteínas. Os insetos recebem leite de vaca para compensar a falta dessa substância. A proteína deste produto natural é facilmente absorvida pelas abelhas.

No início da primavera, quando ainda não há plantas com flores, as abelhas operárias alimentam as larvas com perga. Se esta substância não for suficiente, o desenvolvimento da colônia de abelhas é suspenso, a rainha não bota ovos.

Os apicultores devem deixar uma moldura com o pão de abelha antes de transferir as colmeias para a manutenção de inverno. Se esse alimento não for suficiente para as abelhas, elas terão que usar substitutos protéicos. Isso é especialmente importante quando ainda há poucas plantas com flores e o tempo está chuvoso.

Existem muitas opções para preparar substitutos de proteínas para alimentar as abelhas, cada uma delas com suas próprias vantagens e desvantagens.

Mel, água, pólen

É melhor usar substitutos naturais, que incluem:

  • mel;
  • agua;
  • pólen do ano passado.

A composição do substituto é a seguinte:

  1. Misture 200 g de produto apícola, 1 kg de pólen seco, 150 ml de água.
  2. Essa mistura é disposta em uma moldura e coberta com tela.
  3. De vez em quando, a quantidade de comida é reabastecida.

Leite em pó

Se não houver pão de abelha, o substituto é preparado com leite em pó. Embora essa composição não seja tão eficaz em termos de qualidade quanto o pão de abelha, ela pode ser usada para evitar que a colônia de abelhas morra de fome de proteína. Prepare o molho superior de:

  • 800 ml de água;
  • 1 kg de açúcar granulado;
  • 200 g de leite em pó.

Fazer comida para insetos zumbidores é fácil:

  1. Ferva a água, acrescente o açúcar granulado, mexa até dissolver completamente.
  2. Adicione o leite em pó, mexa para que não haja grumos.
Atenção! Esse alimento é fornecido em pequenas quantidades, pois o leite azeda rapidamente.

O que as abelhas comem no inverno?

O principal alimento das abelhas no inverno é o mel. No outono, certifique-se de deixar molduras lacradas na colmeia.Este mel, adequado para nutrição de inverno, deve ser escuro. Uma moldura deve conter pelo menos 2,5 kg de produto de qualidade.

Além do mel, as abelhas precisam de água. Mas bebedouros não podem ser instalados no inverno, os insetos usam condensado que se deposita nas paredes da colmeia. Para o inverno, em nenhum caso é recomendável fechar hermeticamente a entrada. Em caso de falta de umidade, as abelhas operárias irão extraí-la fora de casa.

Importante! Se não houver umidade suficiente no inverno, a colheita das abelhas ficará obstruída com mel.

Se o verão foi seco e o outono chuvoso, os insetos não têm tempo de preparar comida suficiente para o inverno, ou ela acabará sendo de má qualidade (cristaliza rapidamente).

Em tal situação, você precisa pensar em alimentar a colônia de abelhas em tempo hábil. Alimentos, neste caso, podem ser:

  • mel velho;
  • Melaço de cana;
  • doce fudge;
  • outros suplementos nutricionais.

O xarope como alimento é dado dentro de uma semana, para cada colmeia - até 1,5 colher de sopa. toda noite.

O que a abelha rainha come?

Ao longo de sua vida, a abelha-rainha se alimenta de geleia real e raramente usa mel e pólen. O leite contém todos os nutrientes essenciais para manter o tônus ​​e a fertilização. Outros alimentos impedem que o útero ponha o número necessário de ovos.

O que as abelhas alimentam seus filhos

Os vermes larvais que acabaram de emergir dos ovos são muito pequenos, mas vorazes. Nos primeiros 6 dias de vida, um indivíduo consegue ingerir 200 mg de alimento. A dieta das larvas depende do status.

Drones futuros e abelhas operárias se alimentam de geléia real por apenas alguns dias. No futuro, sua alimentação será mel, água e pão de abelha. As abelhinhas são cuidadas por "babás". Eles voam para cada larva até 1300 vezes por dia. A própria larva aumenta de tamanho 10.000 vezes. No 6º dia, as células estão obstruídas com cera e pólen, onde a futura abelha crescerá até fevereiro.

O que acontece quando as abelhas ficam sem comida e água

Se houver comida e água suficientes na colmeia, as abelhas se comportam com calma. É fácil verificar: basta bater na casa e, em seguida, colocar o ouvido. Se as abelhas silenciam, tudo está em ordem.

Com ruído hostil, bem como com sons que lembram um gemido, pode-se determinar que não há útero na família. Em tal colmeia, as abelhas podem ser mortas, apenas algumas permanecerão nela até a primavera.

O ruído forte das abelhas é um sinal de alimentação. Para não perder o momento certo, as colmeias depois do Ano Novo devem ser verificadas 2 a 3 vezes por mês. Por esta altura, a ninhada começa nas colmeias, a temperatura dentro da casa sobe para +34 graus.

Além dos molhos comuns, você pode fazer um bolo com açúcar de confeiteiro e pólen. As famílias de abelhas adoram massa doce. Para isso, leve mel (1 kg), aqueça em banho-maria a 40-45 graus e misture com açúcar de confeiteiro (4 kg). Esse tipo de alimento é muito popular entre as abelhas. Mas antes de ser colocada em colmeias, a massa é misturada com água: 5 litros de líquido são adicionados a 5 kg.

Os alimentos são colocados em sacos, pequenos furos são feitos neles e removidos para a parte superior da colmeia.

O que os apicultores fazem

As abelhas precisam de comida e água em qualquer estação do ano. Na primavera, verão e outono, bebedouros são feitos em cada apiário, nos quais água limpa é vertida. Caso contrário, os insetos começarão a beber de poças duvidosas e podem trazer doenças para a colmeia. Ou começarão a procurar umidade longe das colmeias, no momento em que precisam voar em busca de néctar e pólen.

Via de regra, equipam bebedouros com água doce e salgada (é necessário 1 g de sal para 1 litro de água). Os insetos descobrirão para qual bebedouro voar.

O número de bebedouros dependerá das colmeias instaladas para que as abelhas possam se embriagar a qualquer momento. A água deve ser trocada regularmente, bem enxaguada antes de trocar o recipiente.

Comente! Você só pode recusar tigelas de bebida quando houver um riacho ou rio perto do apiário.

A alimentação das abelhas deve ser organizada não apenas no inverno e no outono, mas também a qualquer momento. No outono, inverno e início da primavera, enquanto não houver plantas com flores e as famílias enfraquecem após o inverno.

As misturas preparadas são colocadas em alimentadores. Os insetos recebem comida à noite.É necessário alimentar os habitantes das colmeias no verão quando, devido ao calor intenso, não há plantas com flores suficientes.

O principal alimento das abelhas é o mel natural, pois contém vitaminas e nutrientes suficientes, micro e macroelementos necessários para a atividade vital das abelhas e obtenção de crias.

No inverno, é preciso monitorar o estado das abelhas, alimentá-las para que até a primavera a família continue forte e eficiente. Verifique os quadros com mel. Se cristalizou, precisa ser mudado com urgência. Se houver mel velho, ele é derretido ou vários temperos são preparados com base nele.

Atenção! O mel pode ser substituído por xarope de açúcar, mas deve-se entender que não há nutrientes suficientes em sua composição.

Conclusão

Você precisa descobrir o que as abelhas comem em diferentes épocas do ano se quiser iniciar um apiário. Somente com a correta organização da vida dos insetos benéficos pode-se esperar receber um bom suborno. O mel natural é um produto saudável, saboroso e muito procurado.

Receita de fondant doce para alimentar as abelhas no inverno:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção