Contente
- 1 Benefícios do uso de xarope invertido na apicultura
- 2 Qual é a diferença entre xarope de abelha invertido e açúcar
- 3 Como fazer xarope de abelha invertido
- 4 Como inverter xarope de açúcar para abelhas
- 5 Como fazer xarope invertido de abelha
- 6 Xarope de açúcar invertido para abelhas com ácido cítrico
- 7 Como fazer xarope invertido de abelha com invertase
- 8 Como fazer xarope de abelha invertida de ácido láctico
- 9 Regras para alimentação de abelhas com xarope invertido
- 10 Conclusão
O xarope de açúcar invertido para abelhas é um suplemento nutricional artificial rico em carboidratos. O valor nutricional dessa ração só perde para o mel natural. Os insetos são alimentados com xarope de açúcar invertido principalmente nos meses de primavera - a introdução dessa alimentação na dieta estimula a postura de ovos na abelha rainha. No outono, comê-lo ajuda as colônias de abelhas a se prepararem melhor para o inverno.
Benefícios do uso de xarope invertido na apicultura
Em seu habitat natural, o mel natural serve como fonte de carboidratos para as abelhas. É rico em vários nutrientes:
- ácidos orgânicos;
- aminoácidos, glicose;
- frutose;
- minerais.
O produto é capaz de fornecer energia suficiente à colônia de abelhas e ajuda os insetos a sobreviverem ao inverno. Se não houver mel ou se não for suficiente para alimentar o enxame, ele pode morrer.
A falta de mel causa na maioria das vezes a falta de plantas melíferas, mas às vezes o déficit é causado artificialmente devido à coleta de mel pelo apicultor. Nesse caso, para o funcionamento normal da família, é necessário fornecer aos insetos outra fonte de alimento. Para isso, várias rações e substitutos artificiais do néctar são introduzidos na dieta das abelhas no apiário, que os insetos posteriormente transformam em mel. Em particular, a inversão de açúcar é comumente usada para alimentar as abelhas.
As seguintes vantagens deste método de alimentação de colônias de abelhas podem ser distinguidas:
- a composição química dessa alimentação é a mais próxima possível do mel natural, pelo que a substituição de um produto natural não perturba os processos digestivos das abelhas;
- no processo de processamento da mistura, não há desgaste dos indivíduos que trabalham, o que muitas vezes leva à sua morte prematura;
- depois do inverno, as abelhas alimentadas no outono vivem muito mais tempo do que suas congêneres, que comiam xarope de açúcar comum;
- o produto é amplamente utilizado para fortalecer colônias de abelhas enfraquecidas e seu posterior desenvolvimento;
- o xarope de açúcar invertido é o melhor substituto para o mel de melada de baixa qualidade, que é produzido no final do verão devido à diminuição na produção de mel;
- ao contrário de muitos outros tipos de cobertura, o açúcar invertido retém suas propriedades úteis por muito tempo, de forma que você pode colher imediatamente grandes porções do produto, consumindo gradualmente o material mais tarde;
- o mel obtido do invertido não sofre cristalização e, portanto, é sempre adequado para o consumo de insetos - as colônias de abelhas passam bem nesse tipo de alimento.
Qual é a diferença entre xarope de abelha invertido e açúcar
O processo de fazer xarope invertido para alimentar as abelhas envolve a inversão do açúcar. Esse produto difere do xarope de açúcar comum porque a sacarose é decomposta no nível de glicose e frutose.Para isso, ácidos alimentares (lático, cítrico), mel ou invertase industrial são adicionados à massa de açúcar.
Acredita-se que essa alimentação com carboidratos tenha um efeito extremamente benéfico na vida de um enxame de abelhas. Isso se deve ao fato de que os insetos gastam menos esforço para digerir o produto - o açúcar invertido é absorvido com rapidez suficiente. Além disso, comer xarope de açúcar puro causa depleção prematura do sistema enzimático nas abelhas. Isso leva a uma rápida diminuição do volume do corpo gorduroso dos insetos e sua morte rápida.
Quando o açúcar invertido com vários aditivos alimentares é introduzido na dieta de uma colônia de abelhas, os insetos vivem mais e se distinguem por sua melhor resistência a muitas doenças.
Como fazer xarope de abelha invertido
O xarope para abelhas é invertido de diferentes maneiras: com adição de mel, invertase industrial, ácido lático e cítrico, etc.
- Açúcar para a preparação de mel invertido é usado de acordo com GOST. Açúcar amarelo ou mascavo (cru) não é adequado, nem açúcar de confeiteiro. Nesse caso, pequenos grãos de açúcar não conseguirão afundar e acabarão se transformando em centros de cristalização invertida, ou seja, o produto ficará mais suscetível à açucaração.
- Todos os aditivos para rações devem ser de alta qualidade.
- O mel utilizado como aditivo ao produto deve ser colhido no máximo um ano antes da confecção da ração.
- Não use mel que tenha sido exposto a altas temperaturas no passado.
- Da mesma forma, o mel, no qual existem impurezas estranhas, é impróprio para o preparo de cobertura invertida.
- É especialmente importante respeitar as proporções dos ingredientes usados na preparação do invertido de abelha. Os insetos não respondem bem à alimentação com mel muito espesso, pois neste caso consomem grande quantidade de umidade adicional para quebrar o produto a uma consistência mais diluída. Por outro lado, o mel muito líquido também é de pouca utilidade para a alimentação de colônias de abelhas. O fato é que esses alimentos são mais difíceis de digerir pelos insetos, sua assimilação é demorada, o que enfraquece muito o enxame. Em alguns casos, a colônia de abelhas pode até morrer.
- O mel invertido não deve conter nenhum agente infeccioso, ou seja, deve ser estéril.
Dependendo de qual substância é usada para preparar o xarope invertido para a colônia de abelhas, o produto final pode variar muito em sua utilidade para os insetos. Os seguintes aditivos para inverter são os mais populares:
- Ácidos alimentares. Esta é a versão clássica. O ácido cítrico, acético ou láctico é adicionado ao xarope de açúcar. Esse alimento destaca-se pelo seu baixo custo, disponibilidade e facilidade de preparo, porém, seu valor nutricional é significativamente inferior ao do açúcar invertido, criado a partir da invertase industrial ou do mel.
- Mel-açúcar invertido é mais útil do que alimentar com adição de ácidos devido ao alto teor de invertase natural no mel, que os insetos adicionam ao néctar. Além dos carboidratos, este alimento também contém aminoácidos, vitaminas e componentes minerais.
- O xarope de açúcar, invertido com a ajuda da invertase industrial, é considerado a opção de mais alta qualidade para a alimentação de colônias de abelhas, perdendo apenas para o mel natural em sua utilidade. O produto distingue-se, entre outros tipos de rações, por um elevado teor de nutrientes e um nível mais profundo de decomposição de todos os seus componentes constituintes.
Como inverter xarope de açúcar para abelhas
A proporção da solução é de grande importância no processo de inversão. O xarope de açúcar de abelha invertido pode ser preparado com as seguintes porcentagens:
- 40% (relação açúcar / água 1: 1,5) - esta alimentação é adequada para estimular a postura do útero;
- 50% (1: 1) - um invertido com esta concentração é usado nos meses de verão na ausência de suborno;
- 60% (1,5: 1) - o produto é despejado em comedouros no outono para preparar melhor o enxame de abelhas para o inverno;
- 70% (2: 1) - a alimentação é introduzida em casos excepcionais no inverno.
Independentemente da substância utilizada como aditivo no açúcar invertido, o método de sua preparação praticamente não muda. Água potável leve é levada para ferver e a quantidade certa de matéria-prima é adicionada a ela. Em seguida, a solução é mexida até que os grãos de açúcar estejam completamente dissolvidos.
Como fazer xarope invertido de abelha
O mel é um dos suplementos dietéticos mais comuns usados no processo DIY de fazer xarope invertido de abelha. Com a adição do mel, o xarope é invertido de acordo com o seguinte esquema:
- 7 kg de açúcar são colocados em 2 litros de água.
- Em seguida, a mistura bem agitada é diluída com 750 g de mel e 2,4 g de ácido acético.
- Além disso, a solução é mantida a uma temperatura não inferior a 35 ° C ° C durante 7 dias. Todo esse tempo, o produto é agitado 2 a 3 vezes ao dia.
- Quando a espuma diminui e a quantidade de açúcar cristalizado é reduzida ao mínimo, o invertido pode ser colocado em recipientes.
Xarope de açúcar invertido para abelhas com ácido cítrico
Esta receita de xarope invertido para abelhas é bastante popular:
- 7 kg de açúcar são colocados em 6 litros de água quente.
- A mistura resultante é cuidadosamente agitada e 14 g de ácido cítrico são adicionados a ela.
- Em seguida, a solução é mantida por 80 minutos em banho-maria.
Como fazer xarope invertido de abelha com invertase
A receita para xarope invertido para alimentar as abelhas com base na invertase é a seguinte:
- 7 g de invertase são misturados com 7 kg de açúcar.
- 750 g de mel são diluídos em 2 litros de água potável.
- Todos os ingredientes são bem misturados e 2,5 g de ácido acético são adicionados à mistura resultante.
- A massa doce é infundida por uma semana a uma temperatura de 35 ° C. É importante mexer a mistura periodicamente, pelo menos 2 vezes ao dia.
- Quando nenhum grão de açúcar permanece no fundo do recipiente e a quantidade de espuma diminui significativamente, isso significa que o processo de inversão está chegando ao fim.
Como fazer xarope de abelha invertida de ácido láctico
Com a adição de ácido láctico, o açúcar das abelhas é invertido de acordo com o seguinte esquema:
- Deita-se 5 kg de açúcar numa caçarola esmaltada com 2,8 litros de água.
- 2 g de ácido láctico são adicionados à solução.
- A mistura resultante é fervida até ferver, após o que é mantida em fogo baixo por mais meia hora. Nesse caso, a mistura deve ser mexida de vez em quando para evitar o engrossamento da massa de açúcar.
Depois que o curativo de cobertura está pronto, é ligeiramente resfriado e colocado nos comedouros do apiário.
Regras para alimentação de abelhas com xarope invertido
Depois de preparar o xarope de açúcar invertido para as abelhas, é preciso cuidar do fornecimento correto de carboidratos na alimentação. O produto é introduzido na dieta das abelhas de acordo com as seguintes regras:
- Se está prevista a introdução de ração no apiário em grandes porções, pela primeira vez é vertida 0,5-1 litro por colônia de abelhas.
- Algumas colônias de abelhas não respondem bem a essa alimentação - absorvem lentamente o produto, o que o torna estagnado e se deteriora. Isso indica que as porções são muito grandes. Para evitar a deterioração do produto, as porções são reduzidas.
- Para aumentar a resistência às doenças, é recomendável não sobrecarregar os ninhos das apicultores com alimentos. Melhor alimentar os insetos na primavera - substitua quadros, etc.
- O enxame de abelhas come o xarope invertido resfriado com relutância. A temperatura recomendada do produto é 40 ° C.
- Para evitar o roubo de abelhas, o curativo superior é derramado à noite.
- No outono, a mistura é colocada em comedouros especiais, na primavera - em sacos plásticos, que são lacrados e colocados na colméia em armações. Neste caso, é necessário fazer 3-4 furos com um diâmetro de 0,3 mm neles. As abelhas levarão comida pelos buracos durante vários dias.
Conclusão
O xarope de açúcar invertido para abelhas pode ser difícil de preparar - é necessário observar rigorosamente todas as proporções, selecionar matérias-primas de alta qualidade e também garantir que a temperatura do produto durante o cozimento não ultrapasse as normas estabelecidas. Além disso, o preparo da alimentação com açúcar invertido é demorado - o processo pode levar vários dias. Por outro lado, os esforços despendidos na produção de tais alimentos são totalmente compensadores - tais alimentos são apenas para o benefício das abelhas.
Para mais informações sobre como fazer xarope de açúcar invertido em casa, veja o vídeo abaixo:
Olá, diga-me quais pratos são adequados para fazer xarope invertido em uma panela de aço inoxidável, você pode
Boa tarde, Kurban!
Dado que os ingredientes contêm ácidos, o melhor é cozinhar a calda invertida exclusivamente numa tigela esmaltada. Infelizmente, a qualidade das panelas de aço inoxidável não tem sido animadora nos últimos anos. Pode:
• estragar os pratos
• matar as abelhas (a oxidação em tais recipientes ainda ocorre, apesar de todas as garantias dos produtores).
Não vale a pena arriscar a saúde das abelhas.