Virusan para abelhas

Como os humanos, as abelhas são suscetíveis a doenças virais. Para o tratamento de suas enfermarias, os apicultores usam a droga "Virusan". Instruções detalhadas para o uso de "Virusan" para abelhas, as propriedades da droga, especialmente sua dosagem, armazenamento - mais sobre isso depois.

Aplicação na apicultura

O Virusan é usado para fins profiláticos e medicinais. É utilizado no tratamento de doenças de natureza viral: citrobacteriose, paralisia aguda ou crônica, entre outras.

Composição, forma de liberação

Virusan é um pó branco, às vezes com uma tonalidade cinza. É dado às abelhas como alimento. Um pacote é suficiente para 10 colônias de abelhas.

A composição do medicamento inclui as seguintes substâncias:

  • iodeto de potássio;
  • extrato de alho;
  • vitamina C ou ácido ascórbico;
  • glicose;
  • vitamina A;
  • aminoácidos;
  • biotina,
  • Vitaminas B.
Atenção! Graças a uma grande quantidade de ingredientes ativos, a droga é eficaz contra a maioria dos vírus que infectam as abelhas.

Propriedades farmacológicas

As propriedades benéficas do Virusan para as abelhas não se limitam à sua atividade antiviral. Este medicamento também tem os seguintes efeitos:

  • estimula o crescimento de insetos;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • aumenta a resistência das abelhas a microorganismos patogênicos e outros fatores ambientais prejudiciais.

"Virusan": instruções

Virusan é usado como alimento para insetos. Para fazer isso, ele é misturado com um solvente quente (xarope de açúcar). A temperatura do xarope deve ser de aproximadamente 40 ° C. Para 50 g de pó, são necessários 10 litros de solvente. A mistura preparada é despejada nos alimentadores superiores.

Dosagem, regras de aplicação

O remédio é usado no momento em que as famílias se multiplicam ativamente e se fortalecem, antes da coleta principal do mel. O Virusan é mais eficaz em abril-maio ​​e agosto-setembro. O procedimento é repetido 2-3 vezes. O intervalo entre os tratamentos é de 3 dias.

A dose é calculada pelo número de famílias. 1 litro de xarope é suficiente para 1 colônia de abelhas. Após a alimentação, o mel resultante é usado de forma geral.

Efeitos da cortiça, contra-indicações, restrições de uso

É proibido o uso do medicamento menos de 30 dias antes do início da coleta principal do mel. Além disso, não é recomendado o uso de "Virusan" para as abelhas no outono, antes de bombear o mel para a venda de mercadorias. Ao aderir a essas regras, você pode ter certeza de que o medicamento não entre no produto.

Se as instruções foram seguidas, nenhum efeito colateral foi observado nas abelhas. Ao preparar a solução, os apicultores devem usar luvas e cobrir completamente o corpo para que o Virusan não entre em contato com a pele. Caso contrário, pode ocorrer uma reação alérgica.

Prazo de validade e condições de armazenamento

Armazene o "Virusan" separadamente de outros feeds e produtos. O pó é empilhado em local escuro e seco, longe do alcance das crianças. A melhor temperatura de armazenamento é de até 25 ° C.

Importante! Sujeito a todas as regras acima, o medicamento tem duração de 3 anos.

Conclusão

As instruções de uso do "Virusan" são conhecidas por todos os apicultores experientes. Afinal, é amplamente utilizado não só para tratar doenças virais, mas também para melhorar o estado geral das famílias. A vantagem do medicamento é a ausência total de efeitos colaterais, desde que as instruções sejam seguidas.

Testemunhos

Popov Anton Viktorovich, 47 anos, Oryol
Eu uso o Virusan para as abelhas 2 vezes por ano - em maio e setembro. Um remédio muito eficaz! Meus pupilos nunca tiveram uma infecção viral.Além disso, após alimentar as abelhas se reproduzem mais ativamente, a qualidade da geléia real melhora.
Zaichenko Alexander Borisovich, 60 anos, Moscou
Por cerca de 15 anos, tive um apiário na região de Moscou. Quantas drogas não experimentei durante esse tempo! Mas o mais eficaz para mim foi "Virusan". Vale a pena alimentar as abelhas várias vezes e o vírus desaparece. Para fins de prevenção, também funcionou bem.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção