Como o pão de abelha é comido

Os produtos apícolas são populares desde a época em que o homem primitivo descobriu pela primeira vez uma cavidade com mel. No início, apenas mel doce era usado. Gradualmente, a civilização se desenvolveu, e cera de abelha bem queimada foi usada. As velas feitas com ele eram as mais caras. Mais tarde, a própolis começou a ser procurada como remédio. Hoje, a abelha perga está ganhando popularidade. Em termos de propriedades medicinais, não é inferior à própolis e à geleia real e supera-as no sabor.

O que é abelha perga

Quem assistiu à coleta de néctar pelas abelhas notou que nas patas traseiras do inseto às vezes há tubérculos amarelos incompreensíveis. As abelhas coletam mais do que apenas néctar, que mais tarde transformam em mel. Eles também retiram o pólen das flores. Eles o dobram nas patas traseiras, criando pequenas bolas amarelas. Se você pegar uma abelha, tirar o pólen coletado e saboreá-lo, dificilmente conseguirá sentir nada. Esse caroço, coletado por um trabalhador, é muito pequeno.

Mas as abelhas coletam pólen como o mel: um pouco de cada vez. E, no final do verão, uma quantidade significativa desse material se acumula na colmeia. Tendo levado o pólen para as colmeias, as abelhas compactam-no em favos de mel e o enchem de mel. Eles socam o pólen com suas mandíbulas, temperando-o simultaneamente com o segredo de uma glândula especial.

Regado com mel, sem acesso ao ar e com regime especial de humidade, o pólen fermenta, transformando-se em pão de abelha. No inverno, o mel com perga coletado em favos serve como principal alimento para as abelhas, ajudando a sobreviver até a primavera.

Parte de suas reservas é retirada das abelhas. Como qualquer produto de mel, o pão de abelha tem um efeito antibacteriano e pode ser usado como um antibiótico natural. O pólen fermentado tem gosto de pão de centeio embebido em mel.

Qual é a aparência do perga?

Natural, de colmeia, o pão de abelha não parece muito apresentável. Sua cor depende do pólen que as abelhas coletaram para seu "pão". O pólen das flores pode ser escuro ou claro, e a cor do produto acabado muda de acordo. A variabilidade de cor do "pão de abelha" vai do amarelo claro ao marrom escuro.

O favo de mel de Perga parece escuro. O cheiro deve ser de mel comum, sem impurezas. A maneira mais fácil de obter um produto valioso é cortar o favo de mel. Mas esse tipo contém uma grande porcentagem de cera. No entanto, isso nem sempre é uma desvantagem. Esse produto terá de ser mastigado até que o pólen e o mel se dissolvam na saliva. A cera pode então ser cuspida. Mas o produto ficará muito tempo guardado no favo de mel lacrado pelas abelhas.

O pólen fermentado purificado na forma de pasta já foi extraído do favo de mel e moído. Mas o uso desse pão de abelha não é adequado para todos devido à grande quantidade de mel. A alergia ao mel é generalizada.

E a terceira opção é o pólen de abelha em grânulos sem cera e excesso de mel.Para fins de marketing e para enfatizar que se trata de produtos apícolas, os grânulos são hexagonais, como um favo de mel. É impossível produzir esse “pão” em casa, então quem prefere produtos naturais é obrigado a comprar a primeira opção.

Composição de abelha

O pólen nas flores é o equivalente ao sêmen masculino nos mamíferos. Por isso, o produto acabado contém uma quantidade significativa de proteínas: 21,7%.

Importante! Nos ovos de aves, considerados os mais ricos em proteína animal, o teor desse elemento é de apenas 13%.

Como as abelhas colocam mel no pólen, o teor de açúcar no produto acabado é de 35%. Isso significa que este produto não é adequado para perda de peso. O teor de gordura no produto acabado é de 1,6%. Além disso, a composição química do pão de abelha inclui:

  • ácido lático;
  • potássio;
  • magnésio;
  • cálcio;
  • manganês;
  • fósforo;
  • ferro;
  • cobre;
  • iodo;
  • zinco;
  • cromo;
  • vitaminas A, K, C, E, P;
  • aminoácidos;
  • carotenóides;
  • ácido graxo;
  • fitohormônios;
  • ácidos orgânicos;
  • enzimas.

O pergu, junto com o mel, é usado no tratamento de doenças.

Por que o pão de abelha é útil?

A medicina oficial nada diz sobre perge. No povo, como sempre, esta é outra panaceia para todas as doenças, incluindo o adenoma de próstata. Mas o tratamento da abelha com tudo em sequência, começando com acne no rosto e terminando com tumores benignos, acabará por levar a um estágio irreversível da doença. Na ausência de alergia a produtos apícolas, o pólen fermentado pode ser usado para estimular o sistema imunológico. Devido ao conjunto de vitaminas.

Graças ao seu alto teor de potássio, é benéfico para o sistema cardiovascular. Mas as bananas são mais baratas e acessíveis.

A medicina tradicional também acredita que o "pão de abelha" é capaz de estimular o metabolismo e melhorar a absorção dos alimentos. Mas ninguém conduziu pesquisas sobre este assunto. E a recepção do pão de abelha, segundo as instruções de uso, costuma ocorrer em doses homeopáticas em que o principal efeito no corpo é a auto-hipnose.

Propriedades úteis da abelha para mulheres

Como um produto apícola, o pão de abelha encontrou aplicação na cosmetologia. As máscaras de mel são usadas há muito tempo em salões de beleza. Os Pergovs têm um propósito semelhante.

O magnésio tem um efeito calmante no sistema nervoso e reduz a dor durante a menstruação. A vitamina E não só melhora a qualidade da pele, mas também contribui para a normalização dos processos reprodutivos.

Os benefícios da abelha para os homens

Nesse caso, os apiterapeutas usam os postulados medievais "gosto de gostar", ou seja, o leite com fraturas deve ser bebido não para obter cálcio, mas porque tanto o osso quanto o leite são brancos. O "pão de abelha" é feito de sementes de flores, o que significa que ele simplesmente tem que melhorar a qualidade do esperma nos homens.

O pólen fermentado é ainda recomendado para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (adenoma), prometendo cura milagrosa. Embora com o adenoma seja necessário regular o equilíbrio hormonal, e os proctologistas oficiais, aparentemente, não sabem tudo sobre a milagrosa abelha perge. Caso contrário, a doença já teria passado para a categoria de esquecida.

Mas o "pão de abelha" pode realmente fazer maravilhas, desde que a impotência seja uma consequência da neurose ou da sugestionabilidade elevada. Nesse caso, a droga ajudará se o homem acreditar nas propriedades benéficas do pólen extraído da colmeia.

Propriedades medicinais do pão de abelha durante a gravidez e lactação

Os apiterapeutas afirmam que o pólen fermentado tem um efeito muito positivo no corpo feminino durante a gravidez. Devido à grande quantidade de ferro, o pão de abelha previne a anemia, que costuma ocorrer durante a gravidez.

Importante! O apiterapeuta não está incluído na lista das profissões atuais, embora até um cosmetologista esteja presente lá.

Se uma mulher não for alérgica a produtos apícolas, o medicamento a ajudará a fortalecer seu sistema imunológico e a manter uma boa saúde.

“Ficou feio durante a gravidez” não é uma ficção.Isso realmente acontece com algumas mulheres devido a mudanças hormonais no corpo. O alto teor de vitamina E contribui para a melhora da pele e dos cabelos nesse período. Algumas mulheres, por outro lado, prosperam sem o uso de drogas externas.

Durante a lactação, o pão de abelha melhora a qualidade do leite materno. Pode ser usado se a criança não for alérgica a produtos apícolas.

Mas tome "pão de abelha" durante a lactação com cautela. Melhor começar com 1-2 g por dia. Se a criança não tiver uma reação alérgica, a dose pode ser aumentada para 10 g por dia.

Benefícios para crianças

As crianças geralmente não apresentam condições médicas que exijam tratamento. Mas a imunidade é adquirida e fortalecida com a idade. Esta é a razão pela qual as crianças frequentemente ficam doentes. Possuindo a capacidade de aumentar a imunidade, o pão de abelha será útil para uma criança como agente profilático no outono.

A dose diária para crianças é inferior à dos adultos. Para fins preventivos, uma criança de 3 a 12 anos não recebe mais do que 5 g de pão de abelha por dia. Se a criança for mais jovem, a dose é reduzida para um máximo de 2 g por dia.

O que perga cura

Como qualquer medicina tradicional, a comida de inverno para abelhas cura muitas doenças não relacionadas:

  • doença isquêmica;
  • aterosclerose;
  • anemia;
  • úlceras estomacais, incluindo exacerbação com sangramento;
  • gastrite;
  • hepatite;
  • doença hepática;
  • pneumonia;
  • bronquite;
  • astenia;
  • depressão;
  • menopausa;
  • infertilidade.

É estranho que antes da invenção dos antibióticos e da fertilização in vitro, a infertilidade e a alta mortalidade estivessem tão disseminadas no mundo. Afinal, as abelhas vêm produzindo perga há muitos milhões de anos.

Como obter pão de abelha do favo de mel

Existem várias maneiras de tirar o pão de abelha do favo de mel em casa:

  • com água;
  • secagem;
  • congelando;
  • usando um vácuo.

Todos os métodos têm suas próprias vantagens e desvantagens. Ao extrair o pão de abelha a vácuo, todas as propriedades úteis do produto são preservadas ao máximo. Mas este método requer equipamento especial e não é lucrativo para um pequeno apicultor.

Na coleta do pão de abelha, os favos são embebidos em água e, a seguir, sacudidos várias vezes para que o "pão de abelha" embebido caia. Depois disso, o pão de abelha é coletado e seco novamente. A desvantagem deste método é que a utilidade do pólen de abelha é significativamente reduzida. Um grande número de nutrientes se dissolvem na água.

Nos outros dois métodos, o método de obtenção do pão de abelha é o mesmo, mas no preparo da matéria-prima, em um caso, utiliza-se a secagem em favo de mel, no outro - congelamento. Depois de passar pela fase preliminar, o favo de mel é triturado e peneirado em duas peneiras. Na primeira peneira fica o pão de abelha comercializável, a partir do conteúdo da segunda pode-se fazer uma pasta.

Importante! O congelamento é considerado o melhor método de pré-preparação.

Em condições naturais, as abelhas são expostas a geadas bastante severas e devem reter todas as suas qualidades e nutrientes benéficos para que possam sobreviver. Por esse motivo, o pólen fermentado pode ser resfriado com segurança.

Como pegar uma abelha

O modo de administração e as doses do pão de abelha dependem da idade e da doença em que é ingerido. Além disso, as doses profiláticas e terapêuticas são diferentes. Você pode tomar o remédio antes das refeições ou depois, dependendo das indicações. Às vezes é necessário pré-dissolver o "pão de abelha" na água. Ou, inversamente, dissolva sem beber.

Como tirar pão de abelha para imunidade

Para aumentar a imunidade, o pão de abelha é ingerido no outono, com surtos de infecções respiratórias agudas e infecções virais respiratórias agudas, e no inverno e na primavera, para repor oligoelementos e vitaminas na dieta. É aconselhável usar em combinação com geléia real e mel:

  • 250 g de mel;
  • 20 g de pão de abelha;
  • 2 g de leite.

Todos os ingredientes são misturados e armazenados na geladeira. Tome 1 colher de chá por um mês. Em um dia.

Perga para o fígado

Doenças hepáticas para as quais o pão de abelha é usado:

  • cirrose;
  • colecistite;
  • degeneração gordurosa;
  • hepatite.

Tome o remédio por 1-1,5 meses, uma colher de chá 2-3 vezes ao dia. Em seguida, faça uma pausa de 2 semanas e repita o curso, se necessário.Tome após as refeições e não beba água. Você pode fazer uma mistura de mel + pão de abelha. Os ingredientes são consumidos em partes iguais.

Perga para anemia

No “pão de abelha” existe uma grande quantidade de ferro e vitamina K, que promove a coagulação do sangue. Para a prevenção da anemia, o pólen fermentado é ingerido até 16 g duas vezes ao dia. A primeira vez antes do café da manhã, a segunda vez antes do almoço. Não é recomendável usar o produto antes de deitar, pois pode ocorrer insônia.

O curso dura 1 mês, após um intervalo de 2 meses. Em caso de anemia, eles vão ao médico.

Como usar o pão de abelha para doenças gastrointestinais

Na gastrite, os produtos apícolas são freqüentemente consumidos em uma composição complexa. Na maioria das vezes, o pólen fermentado é consumido com mel em uma mistura de 1: 1. Neste caso, coma 1 colher de sobremesa 3 vezes ao dia. Pão de abelha puro - 1 colher de chá. 3 vezes ao dia.

A ferramenta elimina a dor, ajuda a restaurar a mucosa intestinal e melhora a eficácia dos medicamentos.

Com baixa acidez, o "pão de abelha" é dissolvido em água fria junto com o mel e tomado antes das refeições. Quando elevado, dilua em água morna.

Na colite, o pólen fermentado é retirado em um curso de 1 a 1,5 meses, meia colher, 3 vezes ao dia.

O uso do pão de abelha para o sistema cardiovascular

O uso do pão de abelha para manter o CVS na medicina tradicional é justificado. Se os meios oficialmente reconhecidos não forem negligenciados. O "pão de abelha" pode ser usado em um conjunto de ajudas. A droga é útil para o sistema cardiovascular devido ao seu alto teor de potássio. Mas se o preço for muito alto ou o pão de abelha não estiver disponível, bananas ou damascos secos podem substituí-los.

Importante! Perga é adequado para a prevenção, mas não para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Ao se recuperar de um ataque cardíaco ou derrame, o "pão de abelha" também será útil. Mas não vale a pena se iludir de que o potássio é melhor absorvido por um produto apícola do que por preparações farmacêuticas. Ninguém conduziu pesquisas.

Da mesma forma, você deve ter cuidado ao dosar este produto. Um medicamento que reduz e aumenta simultaneamente a pressão arterial, dependendo das aspirações do paciente, não deve inspirar confiança. Muito provavelmente, ele age apenas como um placebo. A auto-hipnose fará o resto.

Mas a auto-hipnose é uma grande coisa, muitas vezes operando milagres. O principal é a observância do ritual. Para normalizar a pressão, recomenda-se ingerir pão de abelha no máximo 6 g por dia, dividindo essa dose em 2-3 doses.

Como usar abelha para diabetes

No diabetes, é aconselhável evitar produtos apícolas, mas o pólen fermentado, tanto quanto possível sem mel, é permitido para uso. Tome 2-3 vezes ao dia para uma colher de chá. Você não deve beber. Para melhor assimilação, o pão de abelha é reabsorvido. Eles consomem meia hora antes das refeições.

Como tomar pão de abelha adequadamente para resfriados e SARS

Para a prevenção de resfriados, o "pão de abelha" é retirado do outono uma vez por dia. A dose para adultos é de 2 g, para crianças 0,5 g. No tratamento de infecções respiratórias agudas, infecções respiratórias agudas virais e gripe, o medicamento é tomado 2-4 g 3-4 vezes ao dia. No total, o curso do tratamento exigirá de 60 a 100 g de "pão de abelha".

Importante! O medicamento é melhor absorvido quando absorvido, portanto, é lavado apenas meia hora após a administração.

Como levar pão de abelha para prevenção

A quantidade do produto que pode ser tomada por dia para prevenção varia, dependendo da fonte de informação e do tipo de doença:

  • apenas para prevenção - 10 g;
  • com tuberculose e infecções virais - 30 g;
  • com diabetes mellitus - 2 colheres de chá. 3 vezes ao dia.

Com exacerbações de doenças virais, a dose é aumentada para 70 g por dia.

Quanto pão de abelha você pode comer por dia

Ao usar o mel, ninguém calcula a dose em gramas. Na Rússia, até a bebida intoxicante mais popular era o hidromel. A atitude reverente em relação a outros produtos apícolas é baseada em seu valor. Em teoria, o pólen de abelha fermentado pode ser comido tanto quanto você quiser. Praticamente - seu custo é de 400 rublos. para 100 g.Este preço é 4 vezes superior ao do mel mais caro. Inevitavelmente, você terá que medir seu consumo em gramas. Mas será mais fácil mudar para outros produtos mais baratos.

Alergia a pão de abelha

O Perga, além de útil, também pode ser prejudicial. Se você é alérgico a produtos apícolas, o pão de abelha não deve ser ingerido. Acredita-se que, ao remover a camada superior do mel, o pólen fermentado torna-se seguro. Mas este não é o caso. O mel penetra profundamente e não pode ser removido. Caso contrário, "pão de abelha" não seria doce.

Também deve-se ter em mente que se trata de pólen. Se você é alérgico a esse componente, a remoção completa do mel também não ajudará. Às vezes, pode ocorrer uma alergia a um certo tipo de planta, mas você não pode perguntar às abelhas de que flor elas coletaram suas reservas.

Contra-indicações para perge

Na presença de muitas propriedades úteis, o pólen de abelha tem contra-indicações. Mas este último está mais associado à intolerância individual do corpo. Para verificar se existe alguma alergia aos produtos apícolas, basta dissolver parte do pão de abelha em água e aplicá-lo na pele dos pulsos. Na ausência de irritação após 3-4 horas, você pode usar com segurança "pão de abelha".

A segunda opção é imprevisível: nunca se sabe como em um determinado momento o corpo de uma mulher grávida pode reagir a um determinado produto e cheiro.

Termos e condições de armazenamento

Em um recipiente hermeticamente fechado, o mel pode ser armazenado por milhares de anos. Não contém água, tem uma acidez elevada.No mel puro, os organismos que decompõem os açúcares não sobrevivem. O "mel de abelha" tem uma vida útil mais curta, pois contém menos açúcar e mais água. Não se destina ao armazenamento a longo prazo e é consumido pelas abelhas dentro de um ano.

Mas, quando armazenada em um local fresco, sem acesso à umidade, a abelha também pode ficar deitada por um ano sem se deteriorar. É necessário garantir que a água e a luz do sol não caiam sobre ele. Caso contrário, as condições de armazenamento do "pão de abelha" são as mesmas do mel.

Conclusão

A abelha é um produto anunciado ativamente para todas as doenças. Mas o pólen fermentado nas doses em que se sugere que seja consumido pode ter um efeito significativo no corpo apenas em um caso: foi coletado do cânhamo indiano. Mas, neste caso, é melhor fumar o pão de abelha e não comê-lo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção