Contente
O cravo alpino é uma planta despretensiosa que cria raízes bem em solo rochoso e pobre. A floração abundante começa no início do verão. As variedades mais comuns de cravos que produzem inflorescências rosa.
A flor é perene, tolera condições climáticas desfavoráveis sem problemas. Plantar e cuidar dos cravos alpinos inclui um conjunto mínimo de atividades, incluindo a escolha de um local iluminado e a rega periódica.
descrição geral
O cravo alpino é um representante das plantas dicotiledôneas pertencentes ao gênero Carnation. A flor é conhecida desde o século XVIII. Em condições naturais, ocorre nos Alpes a uma altitude de mais de 1000 m, na Áustria, Itália e Eslovênia. A planta prefere solo calcário.
Cravo é uma planta perene com 25 cm de altura, resistente ao frio. As folhas são cinzentas, finas e alongadas. Flores de 5 cm de diâmetro, consistem em cinco pétalas com bordas recortadas. As plantas selvagens são de cor escarlate e roxa, as espécies domesticadas são rosa.
O sistema radicular fundamental garante o desenvolvimento da flor em solo pedregoso. Numerosas raízes absorvem umidade e nutrientes. A vida útil da planta é de até 5 anos.
Após o fim da floração, os frutos amadurecem nos arbustos em forma de caixa comprida. No outono, os frutos se abrem e sementes esféricas são espalhadas pelos arbustos.
As formas naturais da planta não toleram bem o transplante, são exigentes na composição do solo e no cuidado. Para o cultivo em parcelas de jardim, híbridos despretensiosos foram criados: Cravo Rosa e Gramado Rosa.
O cravo rosa produz flores grandes de 4 cm de tonalidade rosa escuro, no centro da flor existe uma mancha escura.
A variedade Pink Lawn é caracterizada por uma floração abundante. As pétalas são recortadas, o centro da flor é circundado por um círculo roxo, o núcleo é branco.
Foto de uma variedade rosa alpina:
A flor cresce rapidamente e preenche o espaço livre do jardim. A planta é adequada para plantio único como alternativa ao gramado.
No chalé de verão, o cravo vai decorar escorregadores alpinos, jardins ornamentais, canteiros de flores em várias camadas, bordas, mixborders. É plantada ao longo de cercas e paredes de edifícios, para decorar caminhos e becos de jardins.
A planta cresce bem entre pedras que são aquecidas ao sol. Como resultado, o solo aquece melhor e a flor fica mais confortável.
Crescendo a partir de sementes
Os cravos alpinos são cultivados a partir de sementes. A maneira mais confiável é plantá-los em casa. As mudas resultantes são plantadas em campo aberto. Ao usar o método de mudas, a floração começa no primeiro ano.
Preparação de solo e sementes
O plantio de sementes para a obtenção de mudas é realizado de janeiro a março. O substrato para as plantas é preparado no outono. Para ele, retiram solo da horta, acrescentam cinza de madeira e areia.
O uso de terrenos comprados é permitido. Os principais requisitos para o substrato são neutralidade, leveza e fertilidade.
O solo é vaporizado em banho-maria ou regado com uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção. Antes do plantio, o solo é regado abundantemente com água morna.
Caixas ou recipientes separados são preparados para mudas de cravos alpinos. É conveniente usar cassetes com um tamanho de malha de 3-5 cm.Então você pode fazer sem colher mudas.
O substrato é derramado em recipientes ou cassetes. As sementes das plantas são colocadas em incrementos de 2 cm. Ao plantar em cassetes ou copos separados, 2-3 sementes são colocadas em cada um deles. O material de plantio é aprofundado em 1 cm e por cima é colocada uma fina camada de areia.
Os recipientes são cobertos com filme plástico para criar um efeito estufa. Quando em um lugar quente, os brotos de cravo aparecerão em 10-14 dias. Durante esse tempo, é preciso garantir que o solo permaneça úmido e também virar o filme para arejar as plantações.
Cuidado de mudas
Mudas de cravo alpino fornecem uma série de condições:
- umedecer o solo à medida que seca;
- arejamento regular da sala com plantas;
- temperatura de cerca de 20 ° C;
- iluminação por 14 horas.
As mudas são regadas com água morna e estável. É importante monitorar o teor de umidade do solo. A planta não tolera o excesso de umidade, o que também provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Com um dia de luz curto, as mudas fornecem iluminação adicional. Os fitolampos são instalados a uma distância de 30 cm das mudas, que são acionados conforme a necessidade.
Com o desenvolvimento de 2-3 folhas, os cravos são mergulhados em recipientes separados. Antes da colheita, as plantas são regadas abundantemente.
3 semanas antes de serem transferidas para o solo, as mudas são deixadas várias horas ao ar livre. Para isso, abra a janela ou transfira a plantação para a varanda. Antes do plantio, as plantas devem ser mantidas ao ar livre ao longo do dia.
Aterragem no solo
Os cravos alpinos são transferidos para uma área aberta quando o solo e o ar estão bem aquecidos. Isso geralmente é o início - meados de maio, dependendo da região de cultivo.
O cravo alpino prefere áreas iluminadas. Floração menos intensa quando cultivada em sombra parcial. Um solo argiloso não ácido é preparado para plantas.
Antes do plantio, o solo é desenterrado e fertilizado com húmus. A composição do solo pesado é melhorada com a introdução de areia grossa de rio.
As mudas são regadas e retiradas do recipiente junto com as raízes. As plantas são colocadas em covas de plantio, as raízes são cobertas com terra e a umidade quente é introduzida.
As sementes são plantadas em campo aberto em maio. O material de plantio fica enterrado no solo úmido por 1 cm. Após o surgimento dos brotos, é necessário desbastar os cravos.
Outros métodos de criação
Os cravos alpinos perenes são propagados vegetativamente. As estacas são obtidas a partir de rebentos laterais, que são utilizados para o plantio. O procedimento é realizado em maio.
Estacas de cravo:
- Grandes ramos com comprimento de 10 cm são escolhidos da planta.
- Os brotos são cortados em ângulo, uma incisão é feita na parte inferior. Como resultado, a haste é dividida em 2 partes por no máximo 1/3 do comprimento.
- O caule é colocado em solo úmido.
- Após 2 semanas, a muda criará raízes e poderá ser transplantada para um local permanente.
Ao propagar por camadas, um longo e forte rebento é retirado do arbusto-mãe. Na parte inferior da haste, é feita uma incisão de 4 cm de comprimento e, ao lado do cravo-da-índia, é feito um orifício de 15 cm de profundidade, as estacas são colocadas em uma depressão e cobertas com terra. No ano seguinte, a planta jovem é plantada em um novo local.
No início da primavera, antes do início da estação de crescimento, o cravo é propagado dividindo o arbusto. A planta é desenterrada e cortada com faca para se obter o número necessário de mudas. Você pode plantar qualquer parte que tenha brotos e raízes.
Cuidado de cravo
Um cravo alpino perene precisa de manutenção mínima. Periodicamente, o jardim de flores é regado e alimentado. Quando cultivado em climas frios, o cravo é coberto para o inverno. Durante a estação de crescimento, a planta permanece resistente às ondas de frio.
Regar e alimentar
Com rega abundante, o cravo alpino desenvolve-se lentamente, a sua resistência ao gelo e a sua vida útil diminuem. É importante evitar a estagnação da água e o encharcamento do solo.
Foto de uma variedade de cravo alpino Pink Lawn:
A planta é regada durante a seca e é usada água quente. A umidade é aplicada na raiz pela manhã ou à noite.
Para alimentar a flor, não se utiliza matéria orgânica fresca: excrementos de pássaros ou verbasco. Curativos moderados são suficientes para a planta.
Um mês após o plantio, as plantas são alimentadas com um complexo fertilizante floral contendo nitrogênio, potássio e fósforo. Em meados do outono, são introduzidas substâncias potássicas para que a flor aguente melhor o inverno.
Doenças e pragas
Sujeitos às regras de plantio e cuidados, os cravos alpinos raramente ficam doentes e não são muito suscetíveis a ataques de pragas.
Com excesso de umidade, a flor sofre de Fusarium, que se espalha por esporos de fungos. As folhas do cravo começam a amarelar e surgem inchaços nas hastes. As plantas afetadas são removidas e o solo é tratado com Karbofos.
O mais perigoso para uma flor é a filoforose viral. Quando se espalha, as plantas murcham e estrias marrons se formam no corte dos brotos. A desinfecção do solo e do material de plantio ajuda a evitar doenças.
O cravo alpino atrai lagartas, tripes e nematóides. As pragas se alimentam da seiva da planta. Para se livrar dos insetos, os inseticidas Aktillik ou Aktar são usados semanalmente. Para a profilaxia, o tratamento uma vez por mês é suficiente.
Wintering
No final do outono, após o final da floração, os arbustos são cortados e deixados não mais do que 10 cm acima do nível do solo. Para fazer com que a planta resista melhor às geadas de inverno, ela é coberta com folhas secas e turfa.
Em regiões frias, canteiros com cravos são isolados com agrofibra. Você precisa cobrir as plantas quando a temperatura cair para zero. Na primavera, quando a neve derrete, o material de cobertura é removido.
Se o arbusto estiver crescendo em um local por mais de 5 anos, é recomendável substituí-lo. A flor é desenterrada da raiz e queimada para evitar o desenvolvimento de doenças.
Conclusão
O cravo perene é uma solução ideal para lancis e lâminas alpinas. A flor é despretensiosa no cuidado, precisa de um mínimo de água e alimentação. Para o inverno, os arbustos são cortados e cobertos com palha. Os cravos alpinos são cultivados a partir de sementes. Estacas ou estacas são retiradas de uma planta adulta, que rapidamente criam raízes em um novo local.