Flor de saponaria (saboneteira): foto e descrição, onde cresce, crescendo a partir de sementes

Plantar e cuidar das minhocas ao ar livre exige um esforço mínimo. Esta é uma das plantas mais despretensiosas que podem ser cultivadas na maioria das regiões da Rússia. O leite com sabão é obtido a partir de sementes (em campo aberto ou por muda), após o que é plantado em local permanente. Apenas ocasionalmente a flor precisa ser regada, bem como soltar o solo.

Qual é a aparência da pedra-sabão e onde ela cresce?

Mylnyanka é um gênero de plantas herbáceas da família Clove. Inclui gramíneas anuais, bienais e perenes. O gênero Mylnyanka também é chamado de Saponaria (latim Saponaria), que é associado à palavra "sapo" - "sabão". Se você desenterrar as raízes e colocá-las na água, elas formam uma mistura que parece espuma.

De acordo com a descrição, a saboneteira (na foto) é uma planta de tamanho baixo ou médio com rebentos rastejantes ou ascendentes altamente ramificados. Freqüentemente, eles são lisos, com menos frequência cobertos por uma camada de canhão; a cor é verde ou marrom-avermelhada. As folhas são lanceoladas, opostas, têm a ponta pontiaguda, afinando em direção à base.

As flores de sabão consistem em cinco pétalas. São pequenos, não ultrapassam 3 cm de diâmetro e se combinam em numerosas inflorescências paniculadas de cores diferentes (dependendo da espécie e da variedade):

  • Branco;
  • creme;
  • cor de rosa;
  • lilás suave;
  • roxo;
  • vermelho.

O florescimento da saponária é abundante, de longa duração, podendo durar de junho a agosto

A cultura cresce na Eurásia, e os países mediterrâneos são considerados a área principal. A soapwort também é encontrada no território da Rússia em várias regiões:

  • banda média;
  • Kuban, Cáucaso do Norte;
  • Sibéria Ocidental.

A planta pode ser encontrada em locais abertos e sombreados: entre arbustos, prados, nas margens das florestas, bem como ao longo das margens dos rios. Mylnyanka é despretensiosa, portanto, sua área de distribuição é bastante ampla.

Tipos e variedades de saboneteira

Existem 15 espécies de saponárias conhecidas e várias dezenas de variedades, consumidas especificamente para cultivo no jardim. As variedades mais populares o ajudarão a escolher uma planta para todos os gostos.

Olivana's Soapy

Saponaria olivana também é chamada de Inspiração. A saboneteira se distingue por atraentes flores de delicada tonalidade lilás. Cresce bem em locais ensolarados, em solo franco-arenoso claro. Adequado para cultivo na faixa do meio e no sul - resiste a geadas de inverno até -29 ° C.

Saponaria Olivana floresce de junho a julho

Medicinal com sabão

Outro nome para a espécie é sabão comum (Saponaria officinalis). Ele se enraíza bem na faixa do meio, no sul e na Sibéria Ocidental. Atinge uma altura de 30–90 cm, enquanto as folhas são muito grandes - até 12 cm de comprimento.

O sabonete comum é valorizado por suas propriedades medicinais e belas flores rosa pálido.

As seguintes variedades são especialmente populares entre os jardineiros: Rosea Plena, Bressingham, Dazzler, Variegata.

Rosea Plena

Mylnyanka Rosea Plena é uma das representantes da série Cativeiro junto com Alba e Rubra. Eles diferem na cor das flores:

  • Os de Alba são brancos;
  • Rubr tem vermelho escuro;
  • na saboneteira Rosea Plena (Saponaria officinalis Rosea Plena) - rosa, por tipo - dupla, ou seja, consistem em várias camadas de pétalas.

A variedade Rosea Plena distingue-se por flores atraentes e um grande arbusto (até 100 cm de altura)

Soapyanka Bressingham

A variedade Bressingham saponaria é representada por pequenos arbustos com cobertura vegetal (até 40 cm de altura). Dá belas inflorescências de um rico matiz rosa. Recurso - floração longa. Numerosas flores criam um aroma muito agradável à sua volta.

Bressingham é uma das variedades de sabonetes mais atraentes, florescendo de junho a agosto.

Dazzler

Dazzler é uma planta variada que produz flores grandes e exuberantes em um tom rosa brilhante.

As flores contrastam bem com um fundo verde e são visíveis de qualquer lugar no canteiro. Floresce de julho a agosto.

Variegata

Variegata é outra saponária variegada. Nas folhas da cultura, faixas de tom de salada, que se alternam com ricas verdes.

A variedade variegat é decorativa não só com flores, mas também com folhagem variegada.

Cobertura do solo com sabão

Variedade de cobertura do solo de saponárias de baixo crescimento em altura não excede 30 cm

As folhas são lanceoladas, estreitas, de superfície lustrosa. As flores são rosa pálido, exalam um aroma agradável. Na natureza, a cultura é encontrada no sopé dos Pirenéus. Na Rússia, os representantes desta espécie de saponária podem ser cultivados na faixa do meio e outras regiões.

Soapyka Pink Lawn

O gramado Mylnyanka Pink é uma planta ornamental perene, uma cobertura do solo (altura de até 20 cm). Travesseiros aparecem no corpo da planta, de onde são formados os brotos. As folhas são estreitas, as inflorescências são do tipo guarda-chuva.

O gramado da Saponaria Pink produz inúmeras flores

Soapyanka Pumila

Saponárias relativamente altas (até 40 cm). Forma grandes inflorescências rosadas-bordô.

Mylnyanka Pumila floresce de junho a agosto

Sabonete perene

Saponaria perene é uma planta alta (até 100 cm) com folhas ovais verde-escuras e flores rosa claro, coletadas em inflorescências umbeladas. Eles dão um aroma agradável. Começa a florir na primeira quinzena de julho. Em agosto, forma numerosas vagens de sementes, podendo se espalhar por auto-semeadura.

A erva-sabão perene floresce de julho a agosto

Basilikolistnaya com sabão

Esta espécie de saponária (Saponaria Ocymoides) também é chamada de poeira lunar. Planta de baixo crescimento e cobertura do solo, com rebentos rastejantes de até 20 cm de altura, folhas estreitas, ovais, de um verde intenso, a superfície é opaca. Na aparência, eles se assemelham à folhagem de uma basílica, daí o nome correspondente.

As inflorescências são em forma de guarda-chuva, as flores são em forma de estrela (5 pétalas), numerosas. Eles dão um aroma agradável. Coloração de rosa a vermelho. A erva-sabão Basilikolistnaya se distingue por sua alta robustez no inverno, portanto, mesmo que congele em um inverno rigoroso, é facilmente restaurada devido à auto-semeadura de sementes (em caixas de frutas).

Camilla

Saponários de crescimento baixo (até 15 cm), folhagem verde, pubescente. As flores são pequenas, de cor rosa.

A variedade Camilla é usada como planta de cobertura do solo

Rubra Compact

Rubra compacta cerca deTem flores rosas brilhantes. A cultura é usada para decorar colinas alpinas.

Rubra Compact cresce bem em solos pedregosos

Slendens

A cor das flores não é tão brilhante quanto a de Rubr Compact. Splendens significa luxo.

Splendens é valorizada por suas flores delicadas de cores delicadas

Tipo de neve

Snow Tip é uma bela saboneteira de tamanho reduzido. Forma muitas flores brancas.

O tipo de neve é ​​usado para o plantio em áreas rochosas

Lemperdzhi com sabão

A espécie saponaria Lempergii veio da Península Balcânica.Planta de baixo crescimento - até 40 cm com caules arqueados. As folhas são lanceoladas, verde-escuras, a superfície é opaca. As flores são em forma de estrela, pintadas em tons lilás-rosa, agrupam-se em cachos no topo dos rebentos.

Lemperji produz flores atraentes em um tom lilás pastel

Soapyanka Yellow

A espécie saponaria Lutea é uma espécie anã com 5–12 cm de altura, que produz numerosas flores amarelas. Eles parecem imperceptíveis, mas são capazes de criar um belo fundo.

As flores desta variedade de saboneteira são de cor amarela pálida.

Métodos de reprodução

A saponária pode ser cultivada em casa, obtendo-se mudas de sementes. Na estufa, as mudas crescem por 2 meses, após os quais são transplantadas para um terreno aberto. Uma erva-sabão adulta pode ser propagada por cortes e divisão do arbusto. Nesse caso, as plantas reterão totalmente as características da mata-mãe.

Cultivo de soapwort a partir de sementes

Um dos principais métodos de melhoramento da erva-sabão Vdohnovenie e de outras variedades é o cultivo a partir de sementes. A planta pode ser obtida tanto por mudas quanto plantando sementes diretamente em terreno aberto. No primeiro caso, são cultivadas em casa à temperatura ambiente, e após o aparecimento das folhas - a 5-7 ° C. No segundo caso, as sementes são plantadas no solo no final da primavera ou início do verão. Na primeira estação de plantio, eles devem ser cobertos com turfa, serragem ou outros materiais.

Dividindo o arbusto de erva-sabão perene

As espécies e variedades de plantas perenes podem ser propagadas dividindo o arbusto. Você pode iniciar o procedimento no final de março ou no início de abril (antes dos botões incharem), ou imediatamente após o final da floração. O arbusto é desenterrado, sacudido do chão e cuidadosamente separado pela raiz da erva-sabão com uma faca afiada. Além disso, cada nova divisão deve ter vários rins saudáveis. Em seguida, eles são plantados em um local permanente, bem regados e cobertos com cobertura morta.

Importante! Ao dividir o arbusto, apenas as plantas adultas com a idade de 3-4 anos podem ser propagadas.

Estacas

Outro método de criação é com mudas. Eles são obtidos dos brotos apicais em meados da primavera, antes da floração. Brotos pequenos - 10-15 cm de comprimento. Completamente do fundo. retire as folhas, por cima - deixe. Em seguida, são plantadas na areia úmida (dá para dentro de casa) e colocadas uma jarra em cima, periodicamente umedecida em abundância. Assim que as raízes aparecem, elas são imediatamente transplantadas para um local permanente. Para o inverno, é aconselhável cobrir com folhas secas, turfa, serragem, ramos de abeto.

Plantar e cuidar de uma pedra-sabão

Mylnyanka é uma planta pouco exigente que se desenvolve em diferentes solos. Cuidar dele é simples, então qualquer jardineiro pode cuidar do cultivo.

Datas de plantio de sementes de saboneteira para mudas e em terreno aberto

As sementes de saponária podem ser plantadas diretamente no campo aberto ou as mudas podem ser obtidas primeiro. Se você cultivar saboeiras a partir de sementes no solo, elas podem ser plantadas em meados de maio ou no início de outubro (para a Sibéria e o Noroeste - a segunda metade de maio ou o final de setembro). O plantio de sementes para mudas é realizado apenas na primavera - na segunda quinzena de março.

Saponaria é conveniente para crescer em cassetes

Preparação de solo e sementes

A cultura enraíza-se facilmente mesmo em solos marginais, pedregosos e argilosos. Portanto, não é necessário um preparo especial do solo para o plantio. O canteiro de flores é limpo e cavado a uma profundidade rasa. Se o solo for muito ácido, adicione 200 g de casca de ovo esmagada ou cal apagada por 1 m2... Se for pesado, argiloso - 500-800 g de areia ou serragem para a mesma área.

Quanto ao solo para o plantio de sementes para mudas, os cultivadores novatos adquirem um solo universal. Você também pode fazer a mistura sozinho. Para fazer isso, pegue a terra do gramado (2 partes) e misture com turfa e composto (1 parte cada). Se o solo for argiloso, adicione uma pitada de areia branca. Na véspera do plantio, é regado com uma solução fraca de permanganato de potássio, inflamado no forno (150 ° C, 15-20 minutos) ou colocado no freezer por vários dias.

Semeando sementes para mudas e em terreno aberto

Para a obtenção das mudas, as sementes de saponária são semeadas em recipientes plásticos ou caixas de madeira. Instruções de plantio:

  1. As sementes de erva-sabão são pequenas, então elas são simplesmente distribuídas uniformemente na superfície com um intervalo de 2-3 cm.
  2. Em seguida, polvilhe com terra, mas não aprofundar.
  3. Umedeça abundantemente com um borrifador.
  4. Cubra com um filme ou uma tampa transparente, coloque no parapeito da janela.
  5. Além disso, a temperatura ambiente e a iluminação difusa são mantidas, periodicamente umedecidas.
  6. Após o aparecimento dos primeiros brotos (após 15–20 dias), o filme é removido e os recipientes são colocados em uma sala fria com temperatura de + 5–7 ° C.
  7. Quando a saboneteira dá o primeiro par de folhas, as mudas são cuidadosamente plantadas em vasos diferentes.

Além disso, as mudas de erva-sabão são cultivadas antes de serem transplantadas para o terreno aberto: elas mantêm uma iluminação difusa e umidade moderada.

Plantio de mudas e cuidados posteriores

Mudas de saponária são transferidas para o solo em meados de maio ou próximo ao final do mês, quando o solo aquece até + 10–12 ° C, e a ameaça de geadas de retorno será mínima. O enredo deve ser:

  • aberto ao sol, proporcionará uma floração brilhante e abundante;
  • moderadamente úmido. Melhor uma pequena colina, não uma planície.

Saponaria cria raízes em qualquer solo

Durante o transplante, eles tentam preservar a massa de terra o máximo possível (o solo é pré-umedecido). O intervalo entre as plantas é de 25-30 cm. Os cuidados adicionais com a saboneteira se resumem a alguns passos simples:

  1. Regar apenas na seca.
  2. Mulching plantações com turfa, húmus, serragem para manter a umidade do solo.
  3. Top curativo apenas em abril. Você pode aplicar um fertilizante complexo, por exemplo, azofoska.
  4. Remoção de ervas daninhas - conforme necessário.
  5. Afrouxamento - regularmente, especialmente após chuvas fortes, irrigação ou fertilização.
Atenção! Mesmo com atendimento de alta qualidade, as minhocas perenes darão as primeiras inflorescências no próximo ano após o transplante.

Pragas e doenças

Saponaria tem boa imunidade e praticamente não sofre de doenças. Às vezes, pode sofrer manchas, que estão associadas ao excesso de umidade. Neste caso, todas as folhas e caules afetados são cortados e a rega é completamente interrompida.

Das pragas da saboneteira, apenas as lagartas da colher estão ameaçadas. Eles são coletados manualmente, após o que a planta é tratada com um inseticida:

  • Fitoverm;
  • Nurimet Extra;
  • "Praticante";
  • "Phasis" e um amigo.

É melhor pulverizar a flor à noite, com tempo seco e calmo.

Poda e preparação para o inverno

Basta cortar a saponária uma vez por estação - após o final da floração (setembro). Neste ponto, é necessário remover todas as inflorescências murchas, bem como remover a folhagem e remover o terço superior dos brotos (como resultado, eles devem ter aproximadamente o mesmo comprimento).

Nem todas as variedades de saboneteira precisam de um abrigo especial para o inverno. Mas se os invernos na região são gelados e há pouca neve, a planta fica totalmente polvilhada com folhagem seca ou serragem.

Importante! Após o término da floração, as minhocas removem todas as caixas de sementes. Caso contrário, a saponaria ocupará todo o site.

Aplicação em paisagismo

Saponaria é uma cobertura de solo clássica. A planta é usada para criar tapetes de flores exuberantes ao lado do caminho, perto de árvores e arbustos do jardim, para decorar cantos distantes do jardim.

Soapyka vai bem com cores diferentes:

  • acônito;
  • phlox;
  • sábio;
  • dálias.

A planta é ideal para jardins de pedras e jardins ornamentais, pois as inflorescências abundantes parecem graciosas contra um fundo rochoso neutro. Abaixo estão algumas fotos para inspiração:

  1. Mixborder ao longo da estrada.
  2. Erva de sabão rastejante pendurada em uma pequena altura.
  3. Decoração de parede.
  4. Tapete floral ao longo da cerca.
  5. Mulher com sabão no jardim de pedras.

Conclusão

O plantio e o cuidado de vermes-sabão em campo aberto estão disponíveis para qualquer jardineiro. É uma planta pouco exigente que cresce mesmo em áreas abandonadas e ao mesmo tempo floresce abundantemente e parece normal. Um canteiro de flores bem iluminado sem estagnação de umidade é adequado para o plantio.E o cuidado se resume apenas a regas raras, uma única aplicação de cobertura e afrouxamento periódico do solo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção