Contente
As íris são plantas ornamentais de rizoma perenes. Existem mais de 800 variedades da família, distribuídas em todos os continentes. A cultura necessita de cuidados e alimentação periódica, que deve ser realizada levando-se em consideração a época do ano, a região de cultivo e uma série de especificidades. A cobertura das íris na primavera garante um rápido crescimento vegetativo e uma floração abundante sem demora.
Tipos de curativos para íris
Os complexos minerais e orgânicos são usados para alimentar a íris na primavera e no verão. A planta precisa dos seguintes fertilizantes:
- Cinza de madeira. É uma excelente fonte de fósforo e potássio, bem como uma gama completa de oligoelementos que apoiam a imunidade da planta. Os microrganismos do solo se alimentam de cinzas de madeira, o que melhora a qualidade do solo.
- Composto. Fonte de húmus e nutrientes. A consistência frouxa do húmus melhora a permeabilidade do solo ao ar.
- Húmus. Apresente na forma líquida (não mais do que duas pás por balde de água). Se o sistema radicular foi danificado durante a introdução do húmus, é necessário tratar essas áreas com cinza seca ou uma solução de permanganato de potássio.
- Farinha de ossos. Demora para se dissolver completamente, por isso é recomendável enchê-lo com água quente e esperar até que esfrie completamente. Depois de despejar a solução no solo, as bactérias começam a processar gradualmente os resíduos orgânicos.
- Sulfato de potássio. Usado para apoiar pedúnculos.
- Enxofre necessário para o metabolismo celular completo e aumentar a resistência a infecções fúngicas e patógenos de várias doenças.
- Sulfato de amônia usado para acidificar o solo. É usado em áreas com solo neutro e alcalino. Em solos ácidos, além do sulfato de amônio, é necessário adicionar um pouco de giz moído.
Termos de alimentação de íris na primavera, verão e outono
Cuidar da maioria das variedades envolve o seguinte tempo de cobertura:
- o primeiro procedimento é realizado após a cobertura de neve ter derretido completamente. Em algumas regiões, a neve derrete no final de fevereiro - início de março, em outras - apenas em meados de abril;
- a segunda alimentação é feita durante a formação ativa dos botões, a terceira - no verão, quando as plantas se preparam para o inverno.
Como alimentar íris
Você precisa selecionar fertilizantes com base na estação, tipo de solo e outros fatores. Para alimentar as íris na primavera no país, utilizam-se misturas de minerais, por apresentarem uma taxa de absorção superior às orgânicas. No caso do uso de fertilizantes orgânicos no início da primavera, o solo é preparado borrifando-se com uma solução de ureia. Além de ser rico em nitrogênio, também previne a reprodução de pragas.
Como alimentar íris na primavera após o inverno
A fertilização da íris após o inverno é baseada em fertilizantes de nitrogênio, que são necessários na primavera para a formação ativa da massa verde. A planta precisa de magnésio para saturar as células com clorofila. As íris também requerem os seguintes fertilizantes durante o início da primavera:
- nitrato de potássio ou amônio;
- composto;
- complexos minerais equilibrados.
Os fertilizantes com predominância de nitrogênio são aplicados na proporção de 1 colher de sopa. eu. para cada planta. Para melhorar a digestibilidade, o curativo de cobertura é diluído em água ligeiramente aquecida e suavemente regado com a solução resultante ao redor da íris. Solos arenosos são muito pobres em reter nitrogênio. Ele se instala na camada inferior do solo, de onde as raízes da íris não conseguem extraí-lo.
Como alimentar íris na primavera para uma floração abundante
Em maio, ocorre a formação ativa de botões, portanto, no final da primavera, antes da floração, as íris precisam de fertilizantes potássio-fósforo, que fornecem à planta energia e substâncias necessárias. A farinha de ossos e os superfosfatos duplos obtidos no processamento industrial são considerados boas fontes de fósforo. Eles se distinguem pela pior solubilidade do que a fertilização com nitrogênio, portanto, são introduzidos em sulcos de pouca profundidade.
Para uma floração exuberante no jardim, você precisa alimentar as íris na primavera com fertilizante de potássio. Você pode começar a se alimentar depois que os primeiros botões se formarem. A proporção de potássio para fósforo no fertilizante deve ser de aproximadamente 1: 3. Para a próxima cobertura, que é realizada um mês depois, são necessários fertilizantes com fósforo e potássio em proporções iguais. Os superfosfatos aumentam a acidez do solo, pelo que só podem ser utilizados em franco-arenoso com baixo pH.
As fatias devem ser polvilhadas com uma pequena quantidade de carvão amassado.
Top dress de íris no verão
A cobertura no verão, diretamente durante o período de floração, não é praticada. A fertilização só pode ser necessária se a íris crescer em solo pobre. Os sinais de falta de nutrientes no solo são um tom não natural de folhagem, assim como botões abertos insuficientemente e falta de flores exuberantes. A última alimentação é realizada no final de agosto - após o final da floração. Utilizam-se fertilizantes com predominância de potássio e fósforo, necessários para o inverno normal.
Quando a floração termina, começa um período de calma, caracterizado por uma desaceleração acentuada do crescimento. Após algumas semanas, inicia-se o crescimento vegetativo secundário, acompanhado de intensa formação de raízes, brotamento e formação de botões e formação de novos brotos. Durante este período, as íris precisam urgentemente de fertilização com fósforo. Para cada metro quadrado, são adicionados 22-30 g de sais de potássio e 55-60 g de superfosfatos.
Como fertilizar íris no outono
A alimentação de outono não é praticada, pois a planta tem tempo para estocar os nutrientes necessários para a primavera e o verão. Se você alimentar as íris no outono, com o início do inverno, a condição das flores só pode piorar. No caso de um excesso de nitrogênio introduzido no final da estação de crescimento, as plantas sofrem de teor de gordura e se distinguem por um início tardio da floração.
Como alimentar íris adequadamente
Se as íris não foram protegidas durante o inverno, grânulos de fertilizante são espalhados sobre a cobertura de neve antes que ela derreta. A cobertura em solo seco não é praticada, pois pode queimar o sistema radicular. O composto é espalhado diretamente sob a folhagem em uma camada fina. Para uma distribuição uniforme de nutrientes, as íris são regadas. A cinza de madeira é uma boa cobertura para as íris desabrocharem na primavera. Três colheres de sopa de cinzas por arbusto são suficientes para reduzir significativamente a probabilidade de doenças e estabilizar a acidez do solo.
Aconselhamento profissional
Há uma opinião entre os produtores de flores de que o esterco é o melhor fertilizante para a maioria das culturas ornamentais. No entanto, não é absolutamente adequado para íris, pois pode inibir muito o crescimento e provocar o apodrecimento do sistema radicular. Após a fertilização com esterco, as íris adoecem, secam e se desprendem da folhagem, e a floração torna-se curta e rara. Essa alimentação atrai várias pragas, portanto não é recomendável usá-la.Jardineiros experientes dão as seguintes dicas para fertilizar íris:
- Use substâncias orgânicas com muito cuidado, diluindo-as em água na proporção de 1:20.
- É preferível aplicar um curativo seco, garantindo que as flores fiquem bem regadas.
- Ao alimentar com composto de folhagem, espalhe ao redor das raízes e, em seguida, solte o solo.
Se a floração for atrasada, mas houver crescimento abundante de massa verde, o problema pode ser a acidificação excessiva da área do jardim. Nesse caso, é necessário na primavera, antes mesmo da floração, alimentar as íris com farinha de fosforita, que aumentará o pH do solo para um estado ideal.
Conclusão
Alimentar íris na primavera é um processo que requer conhecimento e extremo cuidado. Não superalimente a planta com fertilizantes e suplementos minerais. É melhor adicioná-los gradualmente, começando com uma concentração baixa.