Contente
- 1 Descrição geral das íris bulbosas
- 2 Variedades e variedades de íris bulbosas
- 3 Aplicação em paisagismo
- 4 Métodos de reprodução de íris bulbosas
- 5 Regras de plantio para íris bulbosas
- 6 Como cultivar íris a partir de bulbos
- 7 Preciso desenterrar íris bulbosas para o inverno
- 8 O que fazer se a íris bulbosa subir no outono
- 9 Forçando íris bulbosas em casa
- 10 Doenças e pragas
- 11 Conclusão
As íris bulbosas são perenes curtas com flores muito bonitas que aparecem no meio da primavera. Eles decoram bem o jardim em combinação com diferentes flores, principalmente prímulas. Ao crescer, atenção especial deve ser dada às características da variedade de íris bulbosa: se for resistente ao inverno, você não precisa desenterrar o bulbo para o inverno. Em outros casos, é retirado do solo e armazenado na geladeira.
Descrição geral das íris bulbosas
Dependendo do tipo de sistema radicular, dois grupos de íris são distinguidos:
- Bulboso.
- Rizoma.
Em ambos os casos, a planta não tem raízes como tal: tanto o bulbo quanto os rizomas são brotos espessados.
As íris bulbosas são curtas prímulas perenes. Começam a florescer abundantemente do final de abril aos últimos dias de junho (nas regiões do sul - mesmo a partir do final de março). Ao mesmo tempo, as flores têm a forma parcial de uma orquídea. Eles podem ter uma cor única ou dois tons. Vários tons:
- Branco;
- creme;
- roxo;
- azul;
- azul;
- amarelo.
Como são as lâmpadas de íris
O bulbo da íris é um broto encurtado, em forma de botão. Se você fizer um corte vertical, poderá ver a flecha da flor em seu estado embrionário. Em volta dele, em camadas (como cebolas), estão os rudimentos das folhas. Eles armazenam nutrientes e proporcionam o desenvolvimento da planta e um rápido ganho de massa verde.
Botões axilares e centrais podem ser vistos entre os embriões. A última camada são as escamas que funcionam como uma capa. A largura não é muito grande - 20-35 mm.
Variedades e variedades de íris bulbosas
As íris bulbosas têm várias centenas de variedades; cerca de 60 variedades são cultivadas na Rússia. Os mais comuns são 3 tipos - Juno, Iridodictium e Xyphyum.
Juno
As espécies de Juno incluem cerca de 50 variedades diferentes de íris bulbosas. Essas variedades são especialmente atraentes:
- Juno Caucasiano - uma flor pequena e compacta (25 cm de altura) crescendo a partir de um bulbo plano e raso. As flores são amarelo claro, assimétricas, aparecem no final de março. O diâmetro das flores é de 5-7 cm.
- Juno Foster - outra íris bulbosa compacta com uma altura de 15-20 cm, que dá vários brotos, cada um dos quais floresce até 4 flores. Uma variedade muito interessante e bastante rara. Flores de uma cor incomum de dois tons: amarelo-violeta.
- Juno de Warile dá rebentos relativamente altos até 30 cm com folhas verdes claras (nas restantes espécies são escuras). As flores são roxas, em diferentes tons - claras e saturadas.
Flores roxas harmonizam-se perfeitamente com folhas verdes claras
Iridodictium
Esta é uma íris bulbosa, também chamada de malha.Floresce por duas a três semanas, principalmente no final de abril e início de maio. Difere em uma rica variedade de cores - do monocromático ao bicolor, com listras, manchas e outros padrões.
A íris bulbosa (foto) produz pequenas flores (5-6 cm de diâmetro) na cor azul.
Entre as variedades de Iridodictium, existem variedades de íris bulbosas:
- Kantab - flores azuis claras, altura do pedúnculo até 20 cm, variedade resistente ao gelo, a floração inicia-se no início de abril (simultaneamente com os pingos de neve) e prolonga-se até ao final do mês.
- Harmony e Joyce - desabrochar imediatamente após a neve derreter. O pedúnculo é baixo - até 10-11 cm, às vezes até 20 cm. As pétalas são coloridas em tons de azul e azul. A variedade se distingue por sua alta robustez no inverno, o que permite que seja cultivada em diferentes regiões da Rússia. Muito exigente quanto à fertilidade e estrutura do solo.
- Alida - outra íris resistente à geada, dando belas flores azul-azuladas com um padrão amarelo. Na região sul, começa a florescer no final de março. Reproduz bem. Apesar da sua pequena altura (10-15 cm), tem flores bastante grandes, até 8-9 cm de diâmetro.
Xifyum
De acordo com várias fontes, Ksifium se refere às íris em si ou é uma planta aparentada. As flores têm cores pastel com uma combinação de várias cores - azul, roxo, amarelo, claro. As flores são muito atraentes, aparecem em maio e junho, mas vivem apenas uma semana.
Existem 6 variedades desta íris bulbosa. Os mais populares são:
- Xyphyum filamentous - planta bastante alta (até 45 cm) com flores roxas. O diâmetro das flores é de 7 a 9 cm.
- Xiphium sitnikovidny cresce a partir de um grande bulbo, atinge uma altura de 30 cm. Floresce principalmente no final de abril - início de maio, com menos frequência no início de junho.
- Folha larga Xyphyum - uma variedade muito alta (para íris), crescendo até 45-50 cm de altura. Ela floresce abundantemente, dá 2-3 flores com um diâmetro de 6-7 cm.
Aplicação em paisagismo
Para que as íris bulbosas caibam no jardim, você precisa prestar atenção a vários pontos importantes:
- As combinações de cores, por exemplo, amarelo e azul, sempre parecem atraentes.
- Camadas - as íris são de tamanho médio, portanto podem ser combinadas com plantas mais altas ou mais baixas.
- Período de floração - quase todas as íris da cebola são prímulas, por isso é apropriado combiná-las com snowdrops, açafrões, jacintos, erantis, narcisos, tulipas e outros.
Quanto ao local de plantio, as íris podem ser usadas para decorar qualquer canto do jardim - em canteiros, canteiros, mixborders e outras composições.
Métodos de reprodução de íris bulbosas
Essas plantas são propagadas por bulbos. Após 2-3 anos, eles dão grandes ninhos, que contêm bulbos grandes e pequenos. O arbusto deve ser escavado no início ou no meio do verão e classificado:
- os grandes devem ser secos ao sol e armazenados até o outono em um quarto escuro e fresco, e então plantados;
- as pequenas devem ser plantadas imediatamente em um novo lugar: elas criarão raízes rapidamente, mas as primeiras flores só darão em 2-3 anos.
A íris pode ser cultivada tanto como bulbos quanto como sementes. Elas são plantadas para mudas já em fevereiro, e as mudas crescem bem em condições normais de ambiente.
Regras de plantio para íris bulbosas
Um florista novato também pode cultivar uma íris a partir de um bulbo. Ao mesmo tempo, é importante não apenas escolher o lugar certo e preparar o terreno, mas também determinar o momento.
Quando plantar íris bulbosas ao ar livre
O prazo depende das características climáticas da região. Em qualquer caso, é ideal plantar íris bulbosas no final do verão ou outono:
- Na região de Moscou e outras regiões da faixa do meio, eles são plantados no final de agosto ou início de setembro.
- No sul, as íris podem ser plantadas na segunda quinzena de outubro.
- Na Sibéria e nos Urais, a época ideal é a segunda quinzena de agosto.
Em alguns casos (por exemplo, o material de plantio foi comprado com antecedência), é permitido plantar íris com bulbos na primavera. Mas, neste caso, primeiro você precisa mantê-los na geladeira por várias semanas, antes de transferi-los para um terreno aberto (final de abril - início de maio).
Seleção do local e preparação do solo
As íris gostam muito de luz, por isso o local deve ser aberto, sem sombra. É bom se estiver localizado em uma pequena colina e em um abrigo de correntes de ar, por exemplo, não muito longe de uma casa, uma cerca, arbustos e árvores fortes (embora não devam lançar uma grande sombra). As flores preferem solo leve e bastante fértil com uma reação neutra. Se o solo estiver esgotado, o fertilizante deve ser selado na cova de plantio.
Como plantar íris bulbosas
Anteriormente, as lâmpadas devem ser mantidas por várias horas em um agente de corrosão especial ou em uma solução fraca de 1% de permanganato de potássio. O algoritmo de aterrissagem é o seguinte:
- Limpe e desenterre a área.
- Faça covas de plantio com profundidade rasa de até 8 cm (3 vezes a altura do bulbo) a uma distância de 10 cm um do outro (3 vezes o diâmetro do bulbo).
- Coloque uma pequena camada de drenagem - pequenas pedras, seixos, argila expandida.
- Cubra com solo fértil pré-preparado (você pode adicionar superfosfatos e sal de potássio).
- Mudas de raiz
- Água em abundância.
Como cultivar íris a partir de bulbos
Crescer e cuidar de íris bulbosas não é muito difícil. Como outras plantas com flores, é importante para elas assegurarem irrigação e alimentação regulares.
Regar e alimentar
Íris bulbosas gostam de rega regular, mas moderada. Se houver precipitação, não é necessária umidade adicional. E se vier uma seca, deve-se dar água de 1 a 2 vezes por semana. Após a floração, não é necessário regar a cultura.
Para uma floração exuberante, a planta deve ser alimentada:
- Pela primeira vez, o fertilizante de nitrogênio é aplicado imediatamente após a remoção do material de cobertura.
- Na fase de formação do botão, são produzidos sal de potássio e superfosfatos.
- Imediatamente após o término da floração, é necessário repetir a alimentação com potássio e fósforo.
Depois disso, você não precisa adicionar nada - as íris não florescerão mais e a muda precisa ser preparada para o período de dormência.
Poda
A primeira poda é feita no final da primavera.
Se isso não for feito, a íris bulbosa pode sofrer qualquer tipo de infecção. As inflorescências mortas continuam a tirar alguns dos nutrientes e interferir com outras flores.
A segunda poda deve ser feita em setembro ou outubro, 2 semanas antes da primeira geada. Para isso, as folhas são cortadas ao meio (deve estar a 15 cm do solo) e queimadas.Em seguida, polvilhe com terra.
Se preparando para o inverno
Se a variedade for resistente ao inverno (por exemplo, a íris bulbosa Kantab ou Alida), não há necessidade de cobri-la para o inverno. Tudo que você precisa fazer é aparar. Se a espécie não tiver boa resistência de inverno, é coberta com uma camada de folhas secas, ramos de abeto e coberta com fiado no topo. Não é necessário obstruí-lo fortemente - caso contrário, o bulbo começará a apodrecer e pode apodrecer.
Preciso desenterrar íris bulbosas para o inverno
A resposta a esta pergunta depende das características da variedade e do clima da região:
- Se o inverno for quente e com neve o suficiente (regiões do sul), você não precisa desenterrar os bulbos - basta cobri-los com ramos, folhagens e ramos de abeto.
- Se o inverno for gelado (Noroeste, Ural, Sibéria), os bulbos devem ser desenterrados e armazenados em local seco e fresco.
Nas regiões da faixa do meio, eles são guiados pelas características da variedade - se for resistente ao inverno, não é necessário desenterrá-la. No entanto, se o outono for muito chuvoso, é melhor retirar os bulbos de íris e armazená-los até a próxima temporada em condições mais favoráveis.
Como desenterrar íris bulbosas
Desenterrar lâmpadas de íris exige que certas regras sejam seguidas. A instrução é a seguinte:
- Os bulbos são cuidadosamente desenterrados e limpos de resíduos de terra.
- Enxaguar abundantemente com água da torneira.
- Guarde por um mês em local escuro em temperatura ambiente (para secar).
- Guarde em um recipiente (tampa com furos), polvilhe com serragem ou areia com turfa, leve à geladeira.
Armazenamento de lâmpadas de íris
As lâmpadas são armazenadas em local seco e escuro a uma temperatura de 3 a 8 graus Celsius. Para fazer isso, use:
- frigorífico;
- porão;
- varanda isolada;
- loggia.
A principal condição para armazenar íris bulbosas é evitar o surgimento de umidade. Portanto, é aconselhável armazená-los na geladeira separados de líquidos e alimentos.
O que fazer se a íris bulbosa subir no outono
Neste caso, cubra o bulbo com turfa, areia ou serragem o mais rápido possível e coloque na geladeira ou em outro lugar escuro e fresco. Mas isso nem sempre é possível, então um bulbo de íris germinado pode ser plantado em um vaso de flores e cultivado como planta de casa. Se esta opção não for adequada e o bulbo continuar a crescer ativamente, você terá que separá-lo. Felizmente, esses casos raramente são observados se as condições de armazenamento forem observadas.
Forçando íris bulbosas em casa
Forçar é a aceleração intencional do crescimento da flor para que a planta ganhe rapidamente massa verde e o aparecimento das primeiras flores. No caso da íris de cebola, o procedimento começa com a preparação dos próprios bulbos. Após desenterrá-los, eles são armazenados em uma temperatura especial:
- Durante o primeiro mês 30-35 graus.
- Os próximos 1,5 meses - 15-20 graus.
- Então, dentro de 2-3 semanas, a temperatura é reduzida para 10 graus.
Os bulbos devem ser plantados 2-2,5 meses antes do período de floração desejado. Eles começam a crescer em uma estufa a uma temperatura confortável de 10-12 graus. Em seguida, é aumentado gradualmente para 18 graus. Constantemente iluminado com um fitolamp para que a duração do dia seja de pelo menos 14 horas. Para acelerar o crescimento (se necessário), o indicador é aumentado para 16-18 horas.
Doenças e pragas
A íris bulbosa pode ser afetada por doenças fúngicas. Na maioria das vezes, eles revelam:
- septoria;
- fusarium;
- ferrugem;
- heterosporíase e outros.
Para evitar que isso aconteça, na primavera devem ser tratados com qualquer fungicida, por exemplo, Quadris, Fundazol, Fitosporin. Os tratamentos repetidos são opcionais - eles só serão necessários quando aparecerem sinais de doença. Além disso, como medida preventiva, as íris bulbosas são fortemente alimentadas com uma mistura de superfosfato e sal de potássio.
Entre os insetos, mariposas, tripes e brocas causam danos específicos.Você pode destruí-los com um inseticida. Para processar íris bulbosas, Karbofos, Aktara, Decis, Karate e outros são adequados. A invasão de lesmas também é freqüentemente observada. Neste caso, lascas de pedra ou cascas de ovo esmagadas são espalhadas ao lado do jardim de flores.
Conclusão
A íris bulbosa é uma das primeiras a se deliciar com belas flores. Em muitas regiões da Rússia, as lâmpadas precisam ser desenterradas e armazenadas em casa. Na faixa do meio e no sul, isso é opcional. Cuidar dessas flores não é muito difícil, portanto, se desejar, um amador novato pode cuidar disso.