Contente
Criar íris não é grande coisa. Começam a florescer no ano seguinte, tornando-se imediatamente a principal decoração do jardim. As íris se reproduzem facilmente, elas criam raízes rapidamente após a separação e o plantio.
Características da reprodução de íris
As ferramentas de trabalho devem estar limpas. O local é desenterrado e livre de ervas daninhas, pois oprimem as flores e bloqueiam a luz solar, o que contribui para o mau crescimento.
A íris é propagada 2-3 semanas após a floração. O procedimento é realizado em tempo seco. Os fragmentos separados são plantados em solo bem drenado. As íris não gostam de solo rico e não florescem nele, e o solo excessivamente úmido leva à decomposição dos rizomas.
Recomenda-se colocar as mudas na cova com as raízes voltadas para o sul para que sejam aquecidas pelo sol o máximo possível. Isso contribui para o aparecimento de botões jovens, que podem ser usados para propagar a íris em alguns anos.
Como as íris do jardim se reproduzem
Ao escolher um método para criar íris, é importante considerar o propósito do procedimento. Para o cultivo de flores, é melhor usar o método vegetativo, pois a cultura florescerá no próximo ano. O método generativo (semear) é usado para criar uma nova variedade ou para domesticar espécies de crescimento selvagem. Neste caso, a floração virá em 2-3 anos.
A via vegetativa inclui:
- divisão do rizoma;
- brotamento;
- propagação por brotos e estacas de raízes.
Reprodução de íris dividindo o arbusto
O arbusto pode ser propagado dividindo seu rizoma, bulbos ou brotos verdes.
Tendo desenterrado o rizoma, ele é cortado em várias partes grandes, que incluem pelo menos um leque de folhas e dois ou três elos de raiz. Cada uma das parcelas deve ser examinada cuidadosamente, áreas podres e obsoletas devem ser eliminadas. As raízes pequenas são cortadas com um comprimento de 10-11 cm, depois a parte da folha é encurtada para 15 cm. As folhas são cortadas obliquamente.
O rizoma é colocado em uma solução de permanganato de potássio por 1,5-2 horas, seco, os locais de corte são tratados com carvão triturado. Após 2-3 dias, quando o excesso de umidade das raízes evapora, as mudas são plantadas no solo.
Para a propagação de variedades valiosas, os criadores recomendam o uso de brotamento. Este método de reprodução dá cerca de 50 unidades de material de plantio.
O rizoma da planta mais desenvolvida é cortado com uma faca afiada em segmentos que têm 2 raízes e 1 botão, e são plantados em um recipiente. O recipiente é transferido para uma sala iluminada e quente. Água conforme necessário. Após o aparecimento das três primeiras folhas, as íris são plantadas em um jardim de flores.
Pequenos brotos que sobraram do velho arbusto não devem ser jogados fora. Eles são usados tanto quanto possível para a propagação de íris, cortando um caule com várias raízes do rizoma principal. Após a secagem do corte, a muda é plantada no solo.
O método mais confiável de reprodução é separar do arbusto-mãe um broto sem floração com um pequeno segmento de rizoma. Faça isso na época da floração. O rebento é plantado à sombra, pulverizado conforme necessário. A vantagem desse método é que a planta-mãe não é danificada e os brotos criam raízes bem.
Algumas variedades de íris são propagadas pela divisão dos bulbos.Eles são cuidadosamente separados pelas mãos.
Este tratamento promove a floração abundante das íris. Antes do plantio, os bulbos são desinfetados com solução de permanganato de potássio. O furo de 1/3 é coberto com areia. Os bulbos não são enterrados, caso contrário, as raízes não terão calor e luz suficientes. Após o término do plantio, a íris deve ser regada.
Tempo recomendado
A melhor época para reproduzir íris dividindo o arbusto é o verão e o início do outono. Eles terão tempo para criar raízes antes da geada, sobreviver bem ao inverno e deliciá-los com flores no próximo ano. Realizar o evento no final do outono pode matar as plantas.
Nas regiões do norte, é preferível propagar íris na primavera, nas regiões do sul - no outono.
A reprodução da íris por divisão dos rizomas é feita em julho, quando faz calor. Em solo quente, o crescimento e o desenvolvimento dos brotos laterais e do sistema radicular são inibidos, e a suscetibilidade ao apodrecimento é drasticamente reduzida.
Os produtores recomendam a reprodução por botões até o final de julho para que tenham tempo de amadurecer. As sementes são semeadas no início de setembro.
Como cavar e dividir um arbusto
Para evitar danos às raízes, as plantas são retiradas do jardim de flores com um forcado de jardim. Anteriormente, o arbusto era cuidadosamente cavado com uma pá - isso enfraquecerá as raízes e será mais fácil removê-lo do solo.
As íris bulbosas são separadas manualmente, as íris de rizoma - com uma faca afiada, que é repetidamente desinfetada em uma solução de manganês. É permitido quebrar o rizoma com a mão, a porcentagem de danos neste caso é bem menor.
A reprodução das íris por brotamento é feita com auxílio de uma faca. O rizoma é cortado em vários segmentos com botões, que são então plantados em um recipiente de plantio.
As estacas são separadas com uma faca, escolhendo pequenos brotos da planta. Corte-os, pegando um pedaço do rizoma com várias raízes finas.
Os rebentos são obtidos durante a floração, cortando-se um fragmento do arbusto que não tenha botão com um pedaço de rizoma. O material de plantio é plantado em 5-7 dias, quando as seções cicatrizam.
Pouso em lugar permanente
As íris são plantadas em áreas ensolaradas. Se o solo for argiloso, os canteiros devem ser erguidos. As raízes da flor crescem fortemente, por isso os buracos são formados a uma distância de 40-60 cm. O fundo é preenchido com areia.
Antes do plantio, as folhas são cortadas com leque e plantadas no solo, certificando-se de que estejam direcionadas no sentido do movimento do sol. O rizoma deve ser posicionado um pouco acima do nível do solo para trazer o botão à superfície.
As mudas ligeiramente borrifadas com terra são regadas. Para fornecer acesso de oxigênio às raízes, o solo é solto.
A formação de um leque líquido de folhas nas plantas após a reprodução indica a fraqueza dos botões florais, o que significa que a íris não florescerá na próxima primavera.
As mudas são plantadas em um buraco raso, no fundo do qual as cinzas misturadas com a terra são despejadas. O caule é colocado em uma cova, regado e borrifado com terra, batendo-o levemente de cima para baixo.
Os rebentos e bolbos de íris são plantados em solo misturado com areia. O buraco é coberto com terra e esmagado ao redor do caule. As mudas são regadas e soltas.
Reprodução de íris por sementes
A íris se reproduz não apenas vegetativamente, mas também semeando, mas este é um processo mais longo e menos confiável. O método de semente pode ser usado para todas as variedades de íris.
Colete-os da planta você mesmo.A cápsula da semente, formada após o florescimento da íris, é envolta em uma bolsa de gaze e deixada até a maturação.
O material resultante é usado no mesmo outono ou na próxima primavera. Deve ser armazenado em local seco e fresco.
Antes do plantio, as sementes de íris são embebidas por 2-3 horas em uma solução fraca de permanganato de potássio ou em um agente antifúngico para proteger as plantas de doenças. Em seguida, são semeados em vasos ou recipientes preparados.
Desvantagens do método de sementes:
- quando propagada por sementes em casa, não há garantia de que a íris herdará características varietais;
- as plantas vão se deliciar com flores em 2-3 anos, e com o método vegetativo, elas florescem na próxima primavera.
Semeando sementes diretamente no solo
As sementes maduras são semeadas em um jardim de flores em setembro, em solo ligeiramente umedecido. Observe a distância entre as linhas - 20-25 cm, e entre as plantas 10-11 cm. A profundidade de semeadura é de 2 cm. As plantações não são regadas. Para o inverno, é recomendável cobrir o jardim de flores com folhas secas ou fiadas.
Método de muda
A vantagem do método de reprodução de mudas de íris é que não há necessidade de desbastar as mudas.
Algoritmo do processo:
- Em janeiro, o material de plantio da íris é retirado do armazenamento, embrulhado em um pano úmido, colocado em um recipiente lacrado e armazenado na geladeira por 1 mês.
- Em fevereiro, eles são semeados em vasos de turfa, depois de os embeber em água por 3-5 dias.
- 30 minutos antes da semeadura, a água é drenada e as sementes são secas.
- O solo de plantio é preparado: turfa, perlita, composto esterilizado na proporção de 2: 1: 3.
- As sementes de íris preparadas são semeadas em recipientes com uma profundidade de 2 cm.
- O recipiente é levado ao ar livre. Antes do tempo frio, as sementes são regadas regularmente (mas não muito). Solo excessivamente úmido contribui para o apodrecimento do sistema radicular da íris.
- Para o inverno, as colheitas são deixadas em uma sala sem aquecimento. As baixas temperaturas não os prejudicam, apenas hibernam e brotam na primavera.
- Após o surgimento das mudas, os recipientes são movidos para uma área ensolarada, onde a planta terá bastante calor e luz, e em maio as mudas são transplantadas para um jardim de flores.
Cuidado com as íris durante a reprodução
Depois de terminar o processo de criação, as íris são regadas. A próxima umidificação do solo é organizada após 3 dias, permitindo que o solo seque um pouco. A terra é regularmente solta, evitando o aparecimento de uma crosta. As ervas daninhas são eliminadas para não interferir no desenvolvimento do sistema radicular.
Em agosto, recomenda-se borrifar as íris com sulfato de cobre (na proporção de 50 g por 5 litros de água). O tratamento evita o escurecimento da massa foliar das plantas.
Antes do inverno, as raízes nuas da íris são polvilhadas com turfa e solo de jardim. Variedades sensíveis ao frio são protegidas para o inverno. Quando a neve derrete, o isolamento é removido.
Conclusão
As íris se reproduzem de várias maneiras. Eles usam os métodos de dividir o arbusto, semear sementes para mudas ou diretamente em terreno aberto. Sujeito às regras de plantio e cuidado, até mesmo um iniciante em jardinagem vai lidar com o processo de criação.