Contente
Os lírios são uma das flores mais comuns cultivadas em qualquer parte do país. Tudo graças à sua simplicidade e beleza, porém, e precisam de uma manutenção mínima. Um lugar especial é ocupado pela preparação do hemerocallis no outono para o inverno.
Características da preparação de lírios para o inverno
O processo preparatório é um conjunto de medidas que permite ao rizoma perene suportar com sucesso condições de frio e congelamento. Isso o leva ao florescimento subsequente.
Existem vários estágios de preparação:
- rega no final do outono;
- alimentação e transplante;
- poda;
- abrigo ou cobertura morta.
Tudo isso é simples, mas existem nuances que todo jardineiro deve conhecer.
Para que os daylilies suportem com sucesso o período de inverno, eles devem ser preparados adequadamente. Para fazer isso, você precisa saber quais variedades crescem no local, os indicadores de sua robustez no inverno e o período de floração. Afinal, cada espécie específica é tratada com cobertura morta de maneiras diferentes. É suficiente cobrir algumas plantas perenes com um material não tecido para que não congelem, outras precisam de uma camada alta de cobertura morta.
Quando começar a preparar os daylilies para o inverno
Independentemente das especificidades da variedade, em cada região da Rússia, os daylilies são preparados para o inverno em uma determinada época. Assim, as plantas toleram melhor o frio e florescem abundantemente.
Os lírios são perenes resistentes à geada, portanto, no sul do país, eles não precisam de abrigo adicional e preparação especial. Basta cortar as folhas. Isso deve ser feito antes do tempo frio, para que uma nova cobertura de folhas não tenha tempo de crescer.
Na faixa do meio e na região de Moscou, a preparação dos daylilies para o inverno começa em meados de outubro e continua até novembro. Você pode determinar uma data mais precisa pelas condições meteorológicas. Quando a temperatura cai abaixo de 0 ° C, é hora de começar a trabalhar.
Na Sibéria, recomenda-se que os daylilies sejam cavados, mas se isso não for possível, os preparativos para o inverno começam quando a temperatura média diária cai abaixo de 3 ° C. No entanto, deve-se ter em mente que geadas fortes e prolongadas podem destruir até mesmo as variedades perenes mais resistentes ao inverno.
Nos Urais, o inverno é longo, então é melhor preparar os lírios no início de outubro. As plantas perenes precisam de um bom abrigo multicamadas.
Existe mais uma regra que você pode seguir ao preparar os daylilies para o inverno. Todos os procedimentos devem ser concluídos uma semana antes da geada prevista, independente da variedade e tipo de perene.
Como preparar lírios para o inverno
O cuidado do outono e a preparação do hemerocallis para o inverno no campo é uma questão simples, até um jardineiro novato pode cuidar disso. Existem muitas dicas e atividades por aí, mas com a experiência, cada um vem com seu próprio plano de ação.
Rega
No verão, os daylilies precisam de rega regular. O solo é umedecido 1-2 vezes com um intervalo de sete dias. No outono, a irrigação geralmente não é realizada, principalmente em regiões com chuvas prolongadas e torrenciais. Haverá umidade suficiente para a planta. No entanto, se o tempo estiver seco, os arbustos também precisam ser regados. É importante lembrar que a água deve saturar toda a massa terrestre, já que as raízes das perenes vão mais fundo.
Top curativo
A floração abundante esgota muito uma planta perene, então a preparação para o inverno inclui alimentação. Antes do frio, os rizomas devem receber nutrição máxima para resistir bem às geadas que se aproximam.
O último curativo de cobertura costuma ser aplicado na segunda década de setembro. Você pode usar fertilizantes minerais e matéria orgânica. Deve ser dada preferência a:
- misturas de fósforo-potássio;
- húmus;
- composto maduro;
- cinzas.
Depois de aplicar todos os fertilizantes, a planta é regada em abundância.
Os complexos de fósforo mineral são mais bem aplicados a seco, diretamente sob os arbustos. O solo é preliminarmente solto, após o que os grânulos são espalhados e misturados ao solo. Esses alimentos preparam os rizomas para o inverno, ajudam as plantas transplantadas a se adaptarem melhor a um novo local.
É melhor adicionar matéria orgânica na forma seca, mas você também pode usar soluções. Para isso, devem ser feitos sulcos ao redor da planta, é bom derramar fertilizantes e depois adormecer. Na preparação para o inverno, a matéria orgânica é necessária para o hemerocallis, pois aumenta sua resistência às doenças.
Poda
Os lírios de todas as variedades devem ser podados para o inverno, apesar da região de cultivo. Este preparo é feito para evitar infecções fúngicas da planta. A folhagem restante começa gradualmente a apodrecer, o que leva ao desenvolvimento de microflora patogênica. Uma planta perene sem poda tolera pior inverno, muitas vezes fica doente e pode até morrer. Além disso, pragas e outros microorganismos se reúnem para o inverno sob os restos da folhagem.
Os pedúnculos são cortados imediatamente após a floração, sem esperar que sequem. Isso estimula o surgimento de novos botões. Nas variedades tardias de hemerocallis, os últimos caules das flores são cortados junto com a folhagem em algum ponto no início de outubro-novembro.
As folhas perenes são cortadas somente depois de estarem completamente secas. O processo de fotossíntese ainda ocorre nos tecidos vivos, e todas as substâncias úteis descem para o rizoma, que é muito importante para a planta. Como regra, na preparação para o inverno, os daylilies são podados pouco antes da geada ou nos primeiros dias. Todos os resíduos da planta são cuidadosamente removidos do canteiro de flores e queimados, especialmente se a planta estiver doente.
Como cobrir um daylily para o inverno
Nem todas as variedades de daylilies requerem uma preparação cuidadosa para o inverno e abrigo. No entanto, na região de Leningrado, nos Urais e na Sibéria, é melhor prestar atenção especial a isso. Se o inverno na região é com pouca neve e a temperatura cai abaixo de -20 ° C, é necessário um abrigo adicional.
As variedades mais resistentes à geada são preparadas por último. Isso pode ser feito depois que a temperatura do ar cair abaixo de 0 ° C. Mais variedades termofílicas recebem cobertura morta antes mesmo do início da geada.
Você pode cobrir os daylilies para o inverno com vários materiais improvisados. Bom para usar:
- turfa;
- folhagem seca;
- serragem;
- ramos de abeto;
- Palha;
- húmus.
As variedades cultivadas na América do Sul precisam de uma capa de não tecido.
Todas as plantas transplantadas também precisam de um abrigo confiável, pois ainda não tiveram tempo de se adaptar a um novo local. Para proteger os rizomas das rajadas de vento frio, eles são previamente cobertos com uma camada espessa de húmus. Altura - cerca de 10 cm Em regiões com invernos pouco nevados, um abrigo adicional é instalado, lutrasil ou spunbond é puxado. Se houver neve suficiente, ela é jogada nos arbustos e socada nas bordas. O procedimento é repetido durante todo o inverno para que a altura da cobertura de neve fique no mesmo nível. Além disso, os arbustos com cobertura morta podem ser cobertos com uma caixa de madeira.
Na primavera, quando a temperatura sobe acima de 0 ° C e dura vários dias, qualquer abrigo é removido. Se isso não for feito, o hemerocallis pode desaparecer. Isso é especialmente perigoso em regiões onde o degelo costuma ocorrer no inverno.Toda a cobertura morta do ano passado deve ser queimada, já que podem haver pragas sob ela. Se todos os procedimentos forem feitos corretamente, a planta cresce rapidamente.
Dicas de jardinagem experientes
Os jovens daylilies precisam de abrigo adicional obrigatório para o inverno, mas as plantas adultas toleram ondas de frio bem sob a cobertura de neve. Eles não precisam de preparação especial e isolamento, basta cortá-los.
Nos Urais e na Sibéria, é melhor desenterrar e armazenar rizomas de variedades valiosas de hemerocallis no porão, em uma loggia envidraçada ou varanda. São plantadas em local permanente com a chegada da primavera.
A preparação para o inverno envolve a poda das folhas do hemerocallis. Aqui é necessário seguir uma regra simples para não provocar o crescimento de folhagem jovem. Todos os pedúnculos e caules são cortados para que fiquem pequenos tocos, não se pode cortar pela raiz. Para o trabalho, use uma ferramenta afiada, corte as folhas com um leque.
A poda de plantas jovens e plantas replantadas resulta no crescimento das folhas. Isso é inaceitável, pois os rizomas enfraquecem e perdem alguns dos nutrientes antes do inverno. Portanto, no outono quente, a preparação pode ser adiada.
Para cobertura morta, não se utiliza esterco fresco, pois contém fungos que provocam o apodrecimento do colo da raiz.
Antes de cobrir os daylilies para o inverno, certifique-se de verificar a previsão do tempo. Se o aquecimento for esperado, os arbustos podem secar, você terá que esperar com cobertura morta.
Os materiais para cobertura morta são preparados com antecedência, bem secos para que o frio não seja apanhado de surpresa.
Todos os fertilizantes são aplicados estritamente de acordo com as instruções para não danificar os rizomas. Os fertilizantes de nitrogênio não são usados no outono, pois provocam o crescimento de botões dormentes. Se a folhagem verde crescer, as plantas sairão despreparadas para o inverno. Isso os enfraquece, os torna suscetíveis a doenças e pragas.
Conclusão
Preparar um daylily no outono para o inverno é um procedimento importante que não deve ser negligenciado. O clima da Rússia é tão instável que, em diferentes regiões, a abordagem das plantas perenes será diferente. No entanto, o cuidado adequado garante uma floração exuberante e longa, fortalece a imunidade do hemerocallis.