Contente
- 1 Características do uso de daylilies em paisagismo de jardins
- 2 Quais variedades de lírios são usados no paisagismo do jardim
- 3 Tipos de composições com daylilies em paisagismo
- 4 Com que flores são lírios combinados com
- 5 Cuidados diários em paisagismo
- 6 Foto de flores em paisagismo de jardim
- 7 Conclusão
Os lírios no projeto paisagístico de uma casa de campo de verão, um jardim e até mesmo uma pequena horta estão no auge da popularidade entre os cultivadores de flores modernos. Quando a maioria das plantas floresce na primavera, essas variedades encantam os olhos com uma grande variedade de cores e formas durante todo o verão. Também é importante que as plantas sejam despretensiosas para cuidar, invernem bem e resistam ao sol com firmeza no meio do verão. Uma combinação habilidosa de lírios com outras plantas tornará o local inesquecivelmente belo.
Características do uso de daylilies em paisagismo de jardins
Daylily, ou Krasodnev, é uma bela planta herbácea que não requer manipulações complexas em seu cuidado. É considerado decorativo, muito utilizado em paisagismo e desenho de jardins, quintais, logradouros públicos. Diferentes tipos de plantas crescem independentemente na natureza, principalmente no Extremo Oriente - na China, Coréia, Japão. O hemerocallis também foi capaz de se adaptar às condições do clima russo, suas espécies selvagens crescem nas regiões do sul da Sibéria até o curso superior do rio Ob no oeste.
Possui boa resistência a doenças e intempéries. Ela cresce à sombra, sombra parcial e, ao sol, floresce mais abundantemente. Requer pelo menos 6 horas de exposição ao sol por dia.
Daylily é uma erva perene. De todas as variedades, apenas uma é perene - Hemerocallis aurantiaca. As raízes são em forma de cordão, espessadas, às vezes formando processos de curta duração. A folhagem larga é organizada em duas fileiras, dependendo da variedade - reta ou curva em arco. Flores grandes e brilhantes são a principal característica do hemerocallis. A gama de cores vai do amarelo ao marrom avermelhado. Em forma de funil, com seis pétalas. Eles estão dispostos em inflorescências de 2 a 10 flores.
Pedúnculos atingem 1 m de altura. Para fins decorativos, eles são convencionalmente divididos em espécimes baixos (até 30 cm), médios (30-60 cm), semi-altos (60-90 cm) e altos (acima de 90 cm). Frutos em cápsulas triangulares com poucas sementes.
Quais variedades de lírios são usados no paisagismo do jardim
Existem muitas variedades de hemerocallis, cada uma com características de aparência, época de floração, etc. Entre elas estão:
- terry - decorativo, caracterizado pelo esplendor;
- multiforme - uma combinação de várias características únicas em uma variedade;
- lírios comuns - mais como espécies selvagens que podem ser encontradas na natureza;
- original - tem uma cor não padronizada, uma forma incomum;
- aracnídeos - pétalas com um formato especial, que lembra mais as longas pernas de aranha.
As variedades mais comuns:
- O marrom-amarelo é um dos espécimes mais incomuns em termos de cor entre os daylilies. É considerada uma variedade terry. Ela floresce no meio do verão, fica bem em sombra parcial e em primeiro plano em composições de grupo.
- Amarelo hemerocallis. Mais conhecido entre os paisagistas.A planta atinge 1 m de altura. Floresce do início de julho até o outono. Possui um agradável aroma adocicado que atrai as abelhas. Vale ressaltar que tolera firmemente um excesso de umidade no solo, que é utilizado pelos floricultores e plantam um arbusto nas baixadas, decorando as zonas de movimentação dos jardins.
- Limão amarelo. É diferente porque o caule cresce mais de 1 m (cerca de 130 cm) de altura. Ela floresce no meio do verão e tolera a seca e o calor. Entre as qualidades positivas desta variedade de hemerocallis, destaca-se o seu aroma agradável.
- Middendorf. Um baixo daylily que floresce mais cedo do que outras variedades. Os botões amarelos são mais parecidos com uma cor dourada. Emite um aroma agradável sutil.
- Night Bacon. Uma variedade particularmente decorativa devido à sua tonalidade púrpura profunda com um coração amarelo brilhante. Botão grande, até 8 cm de diâmetro, turco. Separadamente, existe uma alta resistência à luz solar direta - a planta não desbota.
Tipos de composições com daylilies em paisagismo
Os lírios ficam harmoniosos em qualquer paisagem e combinam bem com outras plantas. E o lugar e a composição certos ajudarão a criar uma verdadeira obra de arte. As tênias (plantações únicas) e "mixborders" mistas são plantadas aproximadamente nos seguintes padrões:
- Variedades baixas são plantadas em colinas alpinas e lugares rochosos.
- A partir do hemerocallis, sebes são criadas ao longo de meios-fios, cercas e cercas.
- Composições separadas são instaladas no meio dos prados, no gramado e nas cristas.
- Eles decoram pátios, nas laterais de degraus, terraços - com potes, banheiras e recipientes.
- Dado o aroma agradável que emana das plantas com flores, muitas vezes são cultivadas perto de bancos e em torno de gazebos.
Os lírios baixos são plantados individualmente ao longo dos caminhos. Composições de diferentes variedades de plantas são plantadas ao longo dos becos, quando altos representantes da flora e arbustos em miniatura na frente estão ao fundo. Os lírios e os hospedeiros são notados no design paisagístico, quando os primeiros têm botões grandes e brilhantes que contrastam com arbustos.
Tendo uma variedade de daylilies com um botão redondo ou em forma de estrela, é plantada em um grupo com flores de forma piramidal ou esférica, por exemplo, diferentes tipos de hortênsias.
Existem esses tipos de daylilies, que têm um núcleo esverdeado, que muitas vezes é usado pelos jardineiros em uma combinação de tons brilhantes e contrastantes de flores de outros representantes da fauna.
Os daylilies vermelhos são plantados principalmente com tons amarelos de outras flores.
Excluindo o uso de outras flores e arbustos, os daylilies combinam bem entre si ou em uma única composição.
A cor dominante é escolhida aquela que tem um tom mais claro, ela fica no centro. Ao seu redor são decoradas com flores ligeiramente mais escuras e, afastando-se do meio, as cores tornam-se mais escuras e ricas.
Você pode usar um efeito de múltiplas camadas, quando arbustos altos e densos são plantados no fundo, arbustos médios na frente deles e assim por diante tudo abaixo. A cor dos botões pode ser monocromática e em muitos tons.
E se houver um riacho, um lago, uma cachoeira artificial no local, então para eles existem variedades especiais de hemerocallis que toleram bem o excesso de umidade. Além disso, perto do reservatório, eles terão uma harmonia especial com lírios, phlox, astilbe.
Com que flores são lírios combinados com
Uma boa opção seria combinar flores com os seguintes tipos de plantas:
- Agapanthus. Esta união faunística é considerada bastante invulgar, dadas as cores vibrantes que as diferentes variedades de ambas as plantas possuem. Vale a pena escolher os tons com sabedoria, por exemplo, dando preferência aos daylilies quentes ou escuros. Uma composição fresca e vibrante pode ser composta por agapanthus amarelo, laranja ou marrom e hemerocallis.
- Íris e lírios no projeto paisagístico requerem atenção especial. Combinam-se não só na cor, mas também na época da floração, o que faz deste par uma excelente opção para a decoração do sítio. Ambos começam a florescer em junho, finalmente florescendo no final de agosto.
- Phlox. Os lírios em combinação com esta planta são cultivados em chalés de verão e jardins. Os tons lilás, rosa e branco do flox têm a vantagem. O importante é que floresçam ao mesmo tempo, por isso esta composição é considerada um grande sucesso.
Cuidados diários em paisagismo
Antes de plantar os daylilies, você precisa conhecer uma série de regras menores e condições para sua manutenção. Vale lembrar que apenas algumas variedades florescem bem sob a luz solar direta, e a maioria deve fornecer sombra parcial. Quase qualquer solo é adequado para eles, mesmo com uma reação ácida. É permitido o uso de calagem, que tornará o solo adequado para o posterior desenvolvimento da flor. Após o desbotamento do hemerocallis, no final do verão, a planta é alimentada com sulfato. A rega é feita por “aspersão” durante a noite, ou seja, é necessário um sistema de rega.
O Daylily é propagado dividindo o arbusto, de preferência no início da primavera ou outono. Para que a planta se adapte mais rápido, é preciso remover toda a folhagem. Ao plantar, a cova é fertilizada com sulfato de potássio, nenhum transplante adicional é necessário.
Portanto, vale a pena planejar cuidadosamente as possíveis composições, cores e combinações com outras plantas com antecedência. Vale a pena pensar em qual plano plantar o hemerocallis, que lugar ele ocupará nas mudas do grupo, pois esse momento tem regras próprias.
Foto de flores em paisagismo de jardim
Para ter uma ideia da aparência de certas composições, para se inspirar em ideias, você pode primeiro estudar suas imagens em fotografias:
- As plantas são escolhidas para infundir a área com verdes ricos e flores de cores vivas. Os lírios vão bem com as flores decorativas mais simples.
- As composições de daylilies em jardins rochosos são mencionadas separadamente. Uma fauna vibrante anima cercas de pedra e alvenaria, deixando espaço para um visual único.
- Vale ressaltar que esta planta não precisa de nenhuma outra espécie. Você pode decorar um jardim, um gramado inteiro com lírios de diferentes variedades, o que implica uma profusão de cores, tamanhos diferentes e floração faseada.
- Os lírios não crescem apenas em terreno amplo, mas também podem florescer em grandes vasos, banheiras ou recipientes, ao mesmo tempo que se sentem confortáveis.
- Algumas variedades se relacionam calmamente com o excesso de umidade, portanto, são usadas para decorar locais próximos a reservatórios, lagoas, riachos. A foto abaixo mostra uma composição de hemerocallis, lavanda perfumada e zimbro.
- Vale a pena prestar mais atenção ao hemerocallis próximo ao reservatório. Especialmente em combinação com lariço, salgueiro, zimbro, alfazema, cortiça, Victoria cinzenta e hortênsias.
- Já foi observado mais de uma vez que os daylilies são pacientes com a luz direta do sol, e algumas variedades são capazes de suportar o clima mais abafado.
Conclusão
Os lírios no projeto paisagístico de uma casa de campo de verão são uma escolha fácil, mesmo para fito-designers novatos. Aproveitando as regras simples de plantar uma planta e a combinação habilidosa com outras, você pode criar uma paisagem excepcionalmente bela que será atualizada ano a ano.