Contente
- 1 O que significa "peônia leitosa"
- 2 Descrição completa da peônia com flor de leite
- 3 Variedades de peônias com flor de leite
- 4 Aplicação em paisagismo
- 5 Características de reprodução
- 6 Plantando uma peônia com flores lácticas
- 7 Cuidado e cultivo de peônias com flores de leite
- 8 Pragas e doenças
- 9 Propriedades curativas de peônias com flor de leite
- 10 Conclusão
- 11 Avaliações de peônias com flores lácticas
A peônia com flores de leite é uma planta perene herbácea. Pertence ao gênero Peony e à família Peony. A planta é ativamente usada em projetos paisagísticos. A maioria das peônias de jardim originou-se dessa espécie, e o número de suas variedades totaliza várias centenas.
O que significa "peônia leitosa"
Seu nome deve-se à peônia de flores leitosas aos tons de branco e creme das flores. Foi nesta faixa que eles estavam em estado selvagem na planta e permaneceram em muitas de suas variedades cultivadas e híbridas.
Em alguns híbridos, a cor acabou sendo brilhante, mas todos são chamados de flores igualmente lácticas.
Descrição completa da peônia com flor de leite
Na natureza, a flor cresce principalmente na Ásia - China, Coréia, Mongólia, Japão, a parte asiática da Rússia. Ele prefere encostas rochosas secas e abertas, vales, margens de rios, arbustos. As características da peônia leitosa são as seguintes:
- caules nus com ranhuras, altura 0,6-1,2 m, ramificam-se no topo;
- sistema radicular central, nos rizomas espessamentos castanhos em forma de fusos;
- a formação de raízes ativas é realizada duas vezes - o estágio 1 ocorre no início da primavera simultaneamente com o crescimento dos brotos, ciclo 2 - no final de agosto, o processo para no calor, retomando a 10-15 ° C;
- o comprimento das folhas duplo-triplas é de 20-30 cm, a largura é quase a mesma, são elípticas ou lanceoladas, mais frequentemente pontiagudas;
- a folhagem é escura, de um verde intenso;
- a parte superior das lâminas das folhas é lisa e brilhante; a parte inferior é mais clara, áspera e não pubescente;
- as brácteas são em forma de folha, inteiras;
- em brotos de floração 3-6, menos frequentemente 9 botões;
- as flores são grandes, com diâmetro de 8-16 cm;
- as pétalas são brancas, rosa, bordô, em algumas variedades vermelhas, talvez um ponto borrado de um carmesim brilhante na base;
- os estames de cor amarelo dourado chegam a 200 peças;
- em cada flor de 5-10 pétalas;
- a floração ocorre em maio-junho, o momento depende da variedade, que pode ser precoce, médio, tardio,
- a frutificação ocorre em setembro;
- folíolos de fruta de parede espessa carnuda de couro de 3-6 peças são formados, a princípio retos, então em forma de gancho;
- as sementes da peônia com flores lácticas têm forma oval e cor marrom-amarronzada ou preta.
Peônia com flores de leite é resistente a altas e baixas temperaturas, suas mudanças. Na Rússia, é cultivado na latitude de Arkhangelsk e mais ao sul. Devido à resistência do inverno, o abrigo para o inverno é necessário apenas para plantas jovens no primeiro ano de plantio.
A planta é popular por suas propriedades decorativas. Possui folhagem bastante exuberante e bonita, de modo que os arbustos ficam atraentes mesmo fora do período de floração.
Qual é a diferença entre uma peônia herbácea e uma peônia de flor leitosa
Muitos jardineiros estão interessados em saber qual é a diferença entre peônias com flor de leite e peônias herbáceas. Primeiro você precisa entender que existe todo um gênero Paeonia. Seus representantes são herbáceos ou arbóreos.De acordo com o banco de dados da Lista de Plantas, a peônia com flor de leite é uma das 36 espécies do gênero Paeonia. É herbácea junto com a peônia medicinal (comum), evasiva, de folhas estreitas, da Criméia.
Variedades de peônias com flor de leite
O número de variedades de peônia com flores de leite é estimado em centenas. Esta é uma variedade de tons, diferentes esplendores e volumes de flores, formas híbridas. Existem algumas variedades particularmente interessantes:
- Bowl of Сream se distingue por sua aparência espetacular. A variedade foi criada em 1963. Pode atingir 0,8 m de altura, tempo médio de floração. As flores têm 18 cm de diâmetro e, além do tom das pétalas, são atraentes com um magnífico aroma com notas de mel. Bowl of Сream é o campeão do US National Show.
- François Ortegat atrai com flores vermelhas profundas. A altura dos arbustos é de até 1 m, as inflorescências são turcas, hemisféricas. O diâmetro das flores chega a 14 cm, o aroma é delicado. Floração abundante, prazos médios.
- Blush Queen, criado em 1949, possui uma coloração interessante. A "Ruddy Queen" é representada por um arbusto perfurado, altura 0,8-0,9 m. Grandes inflorescências duplas com um diâmetro de 15 cm com um aroma requintado. As pétalas externas são grandes e largas, de cor creme. A camada do meio é amarelada e as pétalas estreitas centrais são rosa claro.
- Um representante marcante das peônias com flores de leite é a variedade Red Charm. Muitas pétalas estreitas emolduradas por várias largas criam um grande volume. Flores semi-duplas com um diâmetro de 20-25 cm vermelho profundo, não desbotam ao sol. A altura da bucha é de 0,8-0,9 m.
- A cor creme rosada das pétalas de Coral Beach é uma verdadeira reminiscência das mais belas praias de coral. A altura do arbusto chega a 1 m, o diâmetro das flores é de 17 a 20 cm, o miolo é amarelo cremoso. A variedade é híbrida.
- Outra variedade original é o Sorbet. Foi chamado de Sherbet por seu aroma doce e foi criado na Holanda. A altura é de até 1 m, o diâmetro das flores é de 18 a 20 cm. A variedade é interessante pela sua estrutura de 3 camadas - alternância de pétalas rosa claro e branco-creme.
- A variedade Yellow tem o nome por suas flores duplas amarelas cremosas, lindamente realçadas por estames laranja-avermelhados e folhagem entalhada verde-escura. O tempo de floração é médio, a altura do arbusto é de 0,7-0,9 m.
Aplicação em paisagismo
As espécies culturais da peônia com flores lácticas são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos. As flores volumétricas e a bela folhagem ficam ótimas tanto em plantações individuais quanto em grupos. Devido à variedade de variedades e períodos de floração, você pode criar um mix interessante em um canteiro de flores, que irá deliciá-lo com seu efeito decorativo por até 2 meses.
Exuberantes peônias com flores de leite ficam lindas na água. Estas flores podem ser plantadas na entrada da casa, junto aos miradouros e bancos.
As peônias com flores de leite podem ocupar todo o canteiro de flores e se tornar um excelente centro do arranjo floral.
A peônia com flores de leite é efetivamente combinada com o gerânio perfumado. Deve ser plantado próximo a variedades brancas, creme e rosa claro.A peônia com flores de leite também vai bem com outras flores: astilbe, godetia, íris, catnip, açafrão, lírios, narcisos, petúnias, tulipas, floxes, zínias.
Peônias com flores de leite podem ser lindamente emolduradas com ásteres, heuchera, punhos, prímulas, violetas. Você pode plantar flores da mesma escala ou brincar com contrastes.
Características de reprodução
As peônias com flor de leite podem ser propagadas de diferentes maneiras. A opção mais popular é a divisão dos rizomas. Na foto das raízes da peônia com flor de leite, percebe-se que a ramificação é forte. Os olhos são postos sobre eles, a partir dos quais novos brotos se desenvolvem. O arbusto pode ser dividido quando tem 3-4 anos.
Existem outros métodos de criação:
- estacas;
- camadas;
- sementes.
A reprodução por estacas é atraída pelo resultado máximo, mas o desenvolvimento é lento porque a floração é observada apenas por 5 anos. Parte do rizoma com botão dormente é separado em julho, até setembro em que cria raízes.
Os criadores preferem cultivar uma peônia com flores lácticas a partir de sementes. Este é um processo longo, as mudas podem aparecer somente depois de um ano e a floração começará em 4-5 anos. As sementes são semeadas em agosto. O solo deve estar úmido e solto. O material recém-colhido germina na primavera, e o material estragado pode dar resultados apenas por 2 a 3 anos.
As sementes da peônia com flores lácticas são enterradas 5 cm. Primeiro, elas precisam de uma temperatura de 15-30 ° C, depois de 5-10 ° C por 1,5-2 meses. Graças a este tratamento, a maior parte do material germina na primavera, e o resto - depois de um ano.
Plantando uma peônia com flores lácticas
Para o cultivo bem-sucedido de peônias com flores lácticas, as seguintes condições são importantes:
- um lugar iluminado, na sombra não haverá floração boa;
- solo argiloso;
- acidez neutra, se o solo for muito ácido, então a calagem salvará a situação - 0,25 kg de cal em cada cova de plantio;
- boa drenagem e aeração, a peônia com flores de leite não gosta de solo encharcado, úmido e encharcado;
- o afastamento das águas subterrâneas é de pelo menos 0,9 m, caso contrário é necessário fazer um leito alto ou cuidar de valas de drenagem.
Se o solo for argiloso, deve-se adicionar turfa, areia e húmus. Cinzas de madeira, areia e matéria orgânica são adicionadas ao solo de turfa. O solo arenoso é otimizado com turfa, húmus e argila.
É melhor planejar o plantio e o transplante no final de agosto. Eles fazem assim:
- Cave um buraco quadrado com 0,6 m de lado, deixe 0,1 m entre as plantas.
- Organize a drenagem no fundo - areia grossa ou cascalho fino.
- Faça uma camada de nutrientes de 0,3 m - 0,3 kg de cinza de madeira, 0,2 kg de superfosfato, 0,1 kg cada de cal e sulfato de potássio, húmus e composto.
- Cubra o buraco com terra, espere uma semana.
- Plante arbustos, aperte levemente o solo.
Atenção! É impossível aprofundar profundamente as peônias com flor de leite, caso contrário a floração será pobre.
O plantio de primavera não é recomendado. É permitido se o material for de alta qualidade. No início da primavera, é melhor manter uma peônia com flores de leite em um porão escuro e úmido em um vaso de flores e, no início de maio, plantá-la em um terreno aberto com um vaso. O arbusto é colocado em um lugar permanente no outono.
Cuidado e cultivo de peônias com flores de leite
A agrotécnica da peônia de flor láctica envolve as seguintes etapas:
- Rega regular. Deve ser bastante raro, mas abundante. Na segunda metade do verão, a planta precisa de mais umidade - 8 a 10 litros por arbusto.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas.
- Curativo superior - realizado 3 vezes ao ano. Em meados de maio, os arbustos são fertilizados com uréia, dissolvendo 50 g do produto em 10 litros de água.No início do verão, antes da floração, eles usam, mas acrescentam fertilizantes com micronutrientes. Eles também são usados pela 3ª vez quando as peônias vão desbotar. Os curativos minerais devem ser usados com cuidado, pois seu excesso prejudica o desenvolvimento dos botões.
Ao cortar, você deve deixar pelo menos metade das flores e 2 folhas inferiores. A parte acima do solo do arbusto não deve ser cortada antes de setembro. Faça isso antes da geada, retire os caules e as folhas. Folhagem forte pode ser deixada, mas protegida para o inverno.
Pragas e doenças
Alguns problemas podem surgir durante o cultivo de peônias com flores de leite. Um deles é a podridão cinzenta. Geralmente aparece em meados de maio. As plantas afetadas devem ser removidas e queimadas, o restante deve ser pulverizado com sulfato de cobre (50 g por balde) ou infusão de alho (0,1 kg de alho por 10 l de água).
Outro problema da peônia com flores lácticas é a mancha. Pode ser circular (mosaico), marrom. O primeiro se manifesta em listras, anéis, meios-anéis de várias formas, verde-claro, verde-amarelo ou amarelo nas folhas. A mancha marrom aparece na primeira metade do verão e se expressa em grandes manchas em tons de marrom, marrom ou roxo escuro.
Outra doença comum da peônia lactobacillus é a ferrugem. Mais freqüentemente se manifesta após a floração, é expressa por manchas marrons, marrom-amareladas ou marrons na parte externa das folhas. Para combater a doença, utiliza-se líquido bordalês, preparações de enxofre coloidal e uma solução de sabão de cobre.
As peônias com flores de leite e as pragas sofrem. Entre eles, as formigas são um problema comum. Eles aparecem em botões e flores não abertos. Para combater a praga, são utilizadas iscas venenosas, armadilhas, preparações especiais - Karbofos, Intavir, Thunder, Tamanduá, Kapkan.
Outro inimigo da peônia com flores de leite é o bronze dourado. Acima, o besouro é verde-dourado e a barriga é vermelho-cobre. Colete as pragas manualmente. Isso deve ser feito no início da manhã.
Peônias com flor de leite e tripes são prejudiciais. Eles são muito pequenos em tamanho, a praga sobrevive bem ao inverno. É necessário tratá-lo com uma solução de karbofos (0,2%), tintura de mil-folhas, dente de leão.
As peônias com flores de leite também são prejudicadas pelos nematóides das raízes. As plantas danificadas por esses vermes devem ser destruídas, não podem mais ser salvas. Após esta medida, a desinfecção da terra é necessária.
Propriedades curativas de peônias com flor de leite
A peônia com flores de leite tem propriedades medicinais. É usado na medicina tradicional chinesa popular, japonesa. Os benefícios da planta são em grande parte devido à pioniflorina em sua composição. As propriedades de cura são as seguintes:
- diminuição da temperatura;
- aliviar a dor, espasmos;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- parar o sangramento;
- prevenção de doença cardíaca coronária, demência;
- eliminação de pigmentação, acne;
- efeito positivo no sistema cardiovascular, prevenção de suas patologias.
Conclusão
A peônia com flor de leite é uma planta herbácea perene cultivada há vários séculos.Existem muitas variedades em vários tons, formas e tamanhos de pétalas. A peônia com flor de leite é usada em projetos paisagísticos e suas propriedades curativas têm aplicação na medicina popular e oriental. Cultivar uma planta é fácil se você seguir certas regras.