Contente
O sorvete de peônia, apreciado pelos floricultores, deve seu nome à famosa sobremesa de frutas. A sua extraordinária popularidade deve-se à sua floração única e facilidade de tratamento. O cumprimento das regras básicas de cultivo aumenta o efeito decorativo da peônia e a protege de doenças.
Descrição do sorvete de peônia com flor láctica com foto
O tipo "Sorvete" pertence às espécies de flores leitosas de peônias herbáceas perenes. Os rebentos fortes crescem rapidamente e durante a estação de crescimento o arbusto atinge uma altura de 80-100 cm. As folhas são grandes, dissecadas e pontiagudas, de cor verde escuro. Eles não perdem seu efeito decorativo original até o final da temporada de cultivo, mudando de cor no final da temporada para carmesim. O arbusto é compacto - cresce em largura até 80-90 cm. Para evitar que os ramos se quebrem, use um suporte em forma de anel.
Classificar "Sorvete" é resistente à zona 3, o que indica alta resistência ao gelo. O sistema radicular é capaz de sobreviver a temperaturas tão baixas quanto 40 ° C, mesmo sem alta cobertura de neve. O "sorvete" de peônia pode ser cultivado praticamente em toda a Rússia. É tolerante à seca e tolerante a sombras claras. As áreas ensolaradas são ideais para o cultivo desta variedade. A maior decoratividade da planta se manifesta quando cultivada em solo nutritivo e bem drenado.
Características de floração
As flores de peônia sorvete são duplas e têm uma estrutura interessante de três camadas. No exterior existe uma fila de grandes pétalas rosa, no meio há um grande número de pétalas estreitas de cor bege, dentro as largas pétalas rosa estão reunidas em uma coroa. Esta variedade impressiona não só pelas flores únicas, mas também pelo agradável aroma persistente.
A floração começa na primeira quinzena de junho e dura 2 semanas. Durante este período, as pétalas perdem gradativamente o brilho original, tornando-se rosa pálido na véspera de murchar. O diâmetro máximo das flores é de 20 cm, cujo tamanho e número dependem, em primeiro lugar, da iluminação. Na sombra profunda, uma peônia não pode lançar um único botão.
Aplicação em design
A resistência da peônia Sorbet a tornou uma cultura indispensável para o embelezamento de jardins e parques públicos. Arbustos compactos parecem espetaculares perto de uma casa ou lagoa, bem como uma cerca viva em zoneamento de um espaço. O sorvete é ideal para plantar ao longo de paredes, parques e vielas. Os belos arbustos verdes escuros combinam bem com a maioria das plantas ornamentais.
Opções de sucesso para usar a variedade Sorbet em plantações em grupo:
- com pequenas safras de coníferas ou decíduas;
- na vizinhança de plantas com flores pequenas;
- no centro de um jardim de flores redondo;
- no fundo de um longo canteiro de flores;
- como um elemento de um canteiro de flores em várias camadas.
A vantagem das peônias Sorbet é que, após a floração, sua bela copa se torna um fundo adequado para a floração de outras plantas. Para a vizinhança, é melhor selecionar culturas com uma vegetação exuberante. Thuja, bérberis, hemerocallis, madressilva, sálvia, cravo, íris, floxes e ásteres funcionam bem.
Métodos de reprodução
A peônia leitosa do sorvete é propagada de três maneiras:
- camadas;
- estacas;
- dividindo o mato.
Os primeiros dois métodos são muito trabalhosos e demorados. Normalmente são aplicados a novas variedades com material de plantio inacessível ou caro. A propagação por estratificação e estacas dá um grande número de mudas com características varietais preservadas.
Dividir um arbusto é uma forma simples e segura de propagar peônias herbáceas. É assim que o material de plantio é produzido para venda. O melhor período para dividir as raízes da peônia Sorbet é considerado o início do outono, quando os botões estão dormentes.
Regras de pouso
Na hora de escolher um local para o plantio de peônia Sorbet, a prioridade é dada à iluminação. Ideal quando a luz solar direta incide sobre o mato o dia todo. A sombra parcial é permitida por várias horas. Se a peônia ficar ao sol por menos de 6 horas, ela não florescerá.
Recomenda-se planejar o plantio da peônia sorvete no início do outono. Condições naturais favoráveis e botões dormentes irão ajudá-lo a criar raízes rapidamente. O plantio é feito imediatamente após a divisão ou compra de uma raiz. Não há podridão e manchas no material de plantio de alta qualidade, mas há 3-5 botões vivos. É preparado por imersão em uma solução bioestimulante.
O plantio de peônia sorvete é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Cave um buraco com 50 cm de profundidade e largura.
- Coloque uma camada de drenagem.
- Encha a terra misturada com composto e húmus.
- Uma semana depois, a raiz é plantada, aprofundando o botão superior em 5 cm.
- Regue a planta abundantemente.
- Aplique cobertura no local de pouso.
A distância entre as peônias Sorbet vizinhas deve ser de pelo menos 1 m. O solo derrubado pode ser solto com turfa e areia. Folhas secas, grama, serragem ou turfa são usadas como cobertura morta.
Cuidados de acompanhamento
O valor da variedade Sorbet está em sua facilidade de manutenção. A planta raramente é regada, mas abundantemente. De cada vez, use 2-3 baldes de água previamente decantada. As folhas devem permanecer secas após a rega. Periodicamente, o solo sob a peônia felpuda é afrouxado e coberto com cobertura morta. As flores murchas são imediatamente cortadas para não provocar doenças.
No primeiro ano após o plantio, a planta tem nutrientes suficientes. Então, pelo menos três curativos adicionais são feitos por ano:
- Organics - na primavera.
- Mistura de minerais - durante o período de brotamento.
- Alimentação complexa - imediatamente após a floração.
As peônias herbáceas podem viver em um lugar por até 7 a 10 anos. Mas os floricultores experientes aconselham dividir e replantar os arbustos a cada três anos. Isso promove o rejuvenescimento das plantas e a proteção contra doenças. O material de plantio danificado é descartado. A pulverização preventiva de peônias contra pragas e doenças fúngicas deve ser realizada anualmente.
Preparando-se para o inverno
O início de setembro é a época da introdução da fertilização com potássio-fósforo, se a peônia for cultivada em solo infértil. Isso irá preparar a planta para o inverno. Em meados de outubro, antes do início da geada, as peônias Sorbet são podadas. Deixe 2-3 cm do comprimento de cada broto. Uma planta adulta não precisa de abrigo para o inverno. Em regiões com climas adversos, os jardineiros recomendam a cobertura morta do local de plantio.
Uma planta jovem precisa de abrigo no inverno. É feito de ramos de abeto, serragem, turfa, composto não maduro ou material de cobertura. Na primavera, assim que o solo descongela, o abrigo é retirado para que os botões “acordem” mais rápido.
Pragas e doenças
Na maioria das vezes, as peônias sofrem de vírus transmitidos por insetos sugadores. Quando os primeiros sintomas são detectados, as medidas devem ser tomadas imediatamente, pois a infecção ocorre instantaneamente. As peônias infectadas com vírus tornam-se presas fáceis para vários fungos. A flor pode ser infectada por pepinos, tomates, feijões, batatas e outras culturas de jardim.
A principal doença das peônias Sorbet é o vírus do chocalho do tabaco. Ele se manifesta em um padrão de mármore brilhante ou listras nas folhas.Não há cura para os vírus, então tudo o que resta é cuidar bem e isolar as plantas doentes das saudáveis. É importante pulverizar regularmente contra doenças causadas por fungos e pragas.
Doenças fúngicas de peônias | Sinais |
Podridão cinzenta | Os caules estão cobertos de manchas cinzentas, apodrecem |
Ferrugem | As folhas cobrem manchas amarelas ou marrons |
Cladosporium | Manchas marrons ou marrons escuras aparecem nas folhas, caules e botões |
Septoria | As folhas de ambos os lados são cobertas com manchas amarelo-acastanhadas |
Podridão radicular | Raízes e caules apodrecem |
O sorvete de peônia herbácea tem poucas pragas: besouros de bronze, formigas, nematóides de vermes, pulgões. Eles são especialmente irritantes para as plantas plantadas em áreas sombreadas. As formigas são perigosas pela disseminação de pulgões, que carregam o vírus. Os fungicidas e inseticidas modernos ajudam a combater com sucesso doenças fúngicas e pragas de peônias.
Conclusão
Todos os anos, a peônia sorvete ganha mais e mais admiradores. As suas graciosas flores de três camadas surpreendem a imaginação e deliciam com um aroma delicado. A vegetação luxuriante permanece decorativa até o final da temporada, criando o cenário perfeito para outras plantas com flores. Arbustos compactos são facilmente combinados com a maioria das plantas ornamentais. Para o pleno desenvolvimento da peônia Sorbet, você precisa de boa iluminação e irrigação abundante e infrequente. É extremamente afetado negativamente por sombras profundas e estagnação de umidade no solo. A alimentação regular é necessária para uma peônia para uma floração exuberante e proteção contra doenças. Mesmo em um inverno rigoroso, ele tolera bem sem abrigo.
Críticas sobre sorvete de peônia
A variedade Sorbet recebeu um grande número de críticas positivas de produtores de diferentes regiões. Em primeiro lugar, eles notam a despretensão e a floração deslumbrante.
Os amantes de peônias têm apreciado a variedade única de Sorbet. É fácil para ele encontrar um lugar na trama pessoal, porque vai bem com muitas culturas. Todo o potencial da planta é revelado com a abundância de luz solar e a adesão a regras de cuidado simples.