Contente
Entre as clematis, valorizam-se as variedades de floração tardia, que decoram o jardim por muito tempo. A "Princesa Diana" é uma flor forte e muito bonita.
Este é o representante mais famoso do grupo de jardineiros do Texas. Para crescer no site “Princesa Diana”, certifique-se de se familiarizar com as nuances do plantio e do cuidado com a clematis.
Descrição
Clematis da variedade "Princess Diana" foi criada em 1984 por criadores britânicos, como você pode facilmente adivinhar pelo nome da planta. Difere em facilidade de cuidado, despretensão, floração longa e beleza extraordinária.
As flores são o orgulho da clematite.
Por sua causa, os jardineiros estão constantemente cultivando novos itens para enriquecer o local com cores inesperadas. "Princesa Diana" tem flores rosa brilhante com estames amarelos de diferentes tons, do creme ao amarelo rico brilhante. O diâmetro de uma flor de liana é de 5-7 cm, a forma é em forma de funil em forma de tulipas direcionadas para cima. Cada flor tem 4 pétalas pontiagudas. As flores parecem originais e incomuns, então os jardineiros ficam felizes em usar a variedade "Princesa Diana" para decorar gazebos, terraços, cercas e pérgulas.
Além disso, as flores de clematis exalam um aroma leve e delicado que satura suavemente o ar.
Uma característica muito interessante da variedade clematis - no período de outono e inverno, ela é decorada com mudas decorativas.
Liana "Princesa Diana" mantém-se bem com suportes e cresce bem.
A altura do arbusto é de 1,0 m - 1,5 m. A planta é compacta e versátil. É totalmente pouco exigente para a composição do solo. Frequentemente cultivado em recipientes.
A duração da floração é de junho a setembro, durante todo o verão nas parcelas há uma profusão de cores das luxuosas flores de clematite originais.
A “Princesa Diana” prefere um local protegido do vento para o plantio, com boa iluminação e permeabilidade à umidade. Para a "Princesa Diana", você precisa fornecer luz solar suficiente - pelo menos 6 horas por dia.
Variedade de liana "Princesa" pertence a plantas perenes. Portanto, além dos cuidados habituais, é necessário manter a regularidade das podas e cobrir os arbustos para o inverno. Após a poda competente das vinhas, o número de rebentos aumenta anualmente.
Os jardineiros gostam de clematis desta variedade pela conveniência da poda.
Pousar
Para qualquer planta, o plantio é um evento muito importante. Liana "Princesa Diana" não é exceção. A intensidade e a duração da floração da variedade dependem das condições em que se encontra a clematis.
Escolha de local e horário para embarque
É melhor plantar clematis da variedade "Princesa Diana" no local que melhor se adequa a esta variedade. Liana precisa de um lugar ensolarado, onde não haja rajadas de vento e umidade estagnada. A variedade "Princesa Diana" aprecia muito os lados sul, sudoeste e sudeste do local. Especialmente se o sol iluminar a área por pelo menos 6 horas por dia. Ao meio-dia, a flor deve estar em sombra parcial para que as folhas não queimem.
É aconselhável plantar uma variedade de clematis em um pequeno monte, natural ou autoformado. Isso protegerá as raízes da videira dos efeitos das águas subterrâneas.
Clematis "Princesa Diana" é plantada em regiões quentes no outono (outubro), o plantio na primavera é adequado para áreas com climas frios.O algoritmo de aterrissagem é idêntico em ambos os casos, mas existem algumas diferenças:
Outono | Primavera |
Na hora de plantar as vinhas, preencha o buraco até o nível do solo | Encha o buraco até o topo gradualmente, ao longo de vários dias |
Proteja o local de pouso e cubra | Sombreie o sistema radicular da trepadeira plantando a cobertura do solo sem afrouxar mais |
Seleção de mudas
Existem duas opções de compra de mudas de clematite.
- Estacas com botões dormentes. São vendidos em sacos de turfa ou polietileno com bola de barro. Essas mudas semiacabadas são armazenadas na geladeira na prateleira de baixo. Depois que o caule da trepadeira "Diana" começa a crescer, a clematite é transplantada para um recipiente e deixada em local fresco e iluminado (por exemplo, parapeito de uma janela). A capacidade é escolhida de forma que possa ser facilmente cortada durante o transplante de clematis para o solo.
- Mudas com brotos e folhas. É necessário cuidado aqui. Você pode comprar esse material com segurança se faltarem 1 a 2 semanas para o desembarque. Também deve ser armazenado em local fresco. É melhor não levar essas mudas de clematis se o transporte estiver planejado. Liana "Princesa Diana" rapidamente se estica, se interrompe durante o transporte.
Requisitos do solo
O solo para a videira precisa ser fértil, com boa drenagem. A estrutura é argilosa e ligeiramente alcalina. Claro, não é fácil encontrar as condições ideais, mas é bem possível corrigir as existentes. Para melhorar o valor nutricional do solo, é necessário adicionar superfosfato (150 g), farinha de dolomita (400 g), 2 baldes de uma mistura de húmus, composto e solo de jardim.
Como está pousando
Requisitos gerais para o plantio de clematis "Princesa Diana":
- Cave um buraco de 60 x 60 x 70 cm. Não deve haver uma cerca em forma de cerca ou muro por perto. A distância mínima da videira à cerca é de pelo menos 30 cm.
- Colocar uma camada de drenagem com 20 cm de espessura (pedra triturada, tijolo partido).
- Encha com uma camada de solo (10 cm).
- Cubra o solo fértil.
Certifique-se de preparar um suporte para o cipó Princesa Diana com uma altura de pelo menos 1,5-2 m.
No início, a flor precisa de sombreamento para que o sistema radicular possa criar raízes.
Mais sobre o plantio de trepadeiras:
Cuidado
Para crescer uma bela clematis "Princesa Diana", você não precisará de cuidados muito difíceis. A planta precisa proporcionar um conjunto clássico de atividades para que delicie o jardineiro com sua floração.
Top curativo
No primeiro ano, não abuse dos curativos Clematis “Princesa”. A planta ainda está fraca, uma overdose de nutrientes levará ao apodrecimento das raízes. A partir do segundo ano, para a "Princesa Diana" segue-se o seguinte esquema:
- primavera - fertilizantes de nitrogênio e rega com leite de cal;
- fase de brotamento - compostos de potássio;
- após a floração - fósforo;
- após a poda de verão - fertilizante mineral completo complexo.
Durante a estação das chuvas, é necessário polvilhar o tronco da videira junto ao solo com as cinzas.
Afrouxamento e cobertura morta
A cobertura morta para a Princesa Diana substitui parcialmente a necessidade da planta de regar e soltar. Como material de cobertura morta, é bom pegar húmus ou esterco podre e polvilhar por cima com uma camada de turfa. Depois de regar e chover, a umidade é melhor retida no solo e o húmus fornecerá nutrição adicional à videira. Além disso, o mulching clematis contribui para a estruturação do solo devido à reprodução de vermes nele. No inverno, a cobertura morta serve como um abrigo para o sistema radicular da videira do congelamento.
Quando não há cobertura morta, o jardineiro terá que afrouxar a zona próxima ao caule das videiras a cada dois dias e remover as ervas daninhas ervas daninhas.
Rega
"Princesa Diana", como todas as clematis, adora umidade. Com irrigação insuficiente, as flores diminuem, as folhas murcham e caem. A frequência das clematites de irrigação varia de acordo com as condições climáticas e a idade da flor. As vinhas jovens são regadas uma vez por semana.Em tempo seco e ensolarado, é necessário aumentar a frequência para uma vez a cada 5 dias.
A necessidade da trepadeira "Princess" para irrigação é determinada pelo estado do solo a uma profundidade de 20 cm. A terra seca é um indicador de irrigação abundante de clematis. Para que a umidade penetre mais profundamente, é recomendável cavar vasos de flores ao redor da clematite, que se enchem de água durante a rega. Esta técnica melhora a qualidade da rega, a partir da qual a clematite floresce por mais tempo e com maior abundância. Após a rega, o solo é solto se não houver camada de cobertura morta.
Poda
"Princesa" pertence ao terceiro grupo de poda. Este é um grupo útil para jardineiros. Os rebentos são podados várias vezes durante a estação de crescimento. No outono, tudo é cortado quase ao nível do solo, deixando de 10 a 15 cm. Na primavera, os brotos ficam maiores, e o arbusto da "Princesa Diana" fica mais exuberante. Se você deixar brotos fortes não circuncidados, as videiras lignificadas florescerão 20 dias antes das cortadas.
Abrigo para o inverno
Os preparativos para o abrigo da clematite começam assim que começam as geadas noturnas. Primeiro, eles perfuram a base do arbusto com uma camada de 10-15 cm. Solo de jardim, húmus ou composto bastam. Em seguida, certifique-se de pulverizar o solo ao redor do arbusto com uma solução de qualquer fungicida e polvilhar com cinza de madeira. Baldes de metal não são usados como abrigo.
Controle de doenças e pragas
Clematis desta variedade é resistente ao oídio, mas não é capaz de resistir ao murchamento.
O aparecimento da doença ocorre no sistema radicular, portanto, a adesão ao esquema de rega é uma condição importante para a prevenção. Recomenda-se retirar as áreas afetadas no mês de maio, isso deve ser feito junto com parte do solo. Se a doença se exprimir pobremente, então é necessário executar a rega de raiz "Fundazol". O tratamento preventivo da vinha contra lesões com oídio e podridão cinzenta é feito pela "Azocene".
Pulverizar com oxicloreto de cobre ou líquido bordalês ajuda a prevenir o aparecimento de ferrugem na clematite.
O fim do verão é a época da possível derrota da clematite por ascoticose, necrose e cilindrosporíase. O tratamento do cipó é obrigatório, neste caso, é utilizada uma solução de sulfato de cobre.
Entre as pragas da clematis, os nematóides da "Princesa Diana" são perigosos. Eles danificam o sistema radicular da videira e levam à morte da flor. Para evitar o aparecimento de nematóides, é necessário preparar o solo adequadamente ao plantar e não interromper o esquema de irrigação.
Reprodução
Existem várias maneiras pelas quais uma variedade luxuosa pode ser propagada:
- Ao dividir o arbusto. O sistema radicular do arbusto é dividido com uma faca ou tesoura. Após o plantio, os brotos são cortados em dois botões.
- Estacas de enraizamento. O mais simples e confiável. Termo - início da primavera, quando a planta é amarrada aos suportes. Um broto de videira de alta qualidade se encaixa em um sulco de 7 cm de profundidade e é pressionado contra o solo. Não é borrifado imediatamente, é preciso esperar até que os brotos atinjam 10 cm de comprimento e o topo da trepadeira fica sem terra. Durante o período de crescimento, novos brotos são pinçados. As lianas jovens são separadas da planta-mãe na próxima primavera.
- Por estacas. A melhor época é a fase de brotamento, que ocorre no final de maio ou início de junho. Um entrenó e dois botões bem desenvolvidos são deixados nas estacas de clematis. O comprimento do caule sob o nó é de 4 cm, acima dele - 2 cm.O material é enraizado em copos plásticos ou imediatamente no solo, tendo-se preparado uma mistura de nutrientes. As condições de estufa devem ser fornecidas para a princesa Diana liana.
Aplicação em paisagismo
As variedades de clematis "Princesa Diana" são usadas no local para decorar gazebos, terraços, pérgulas. Mas, além disso, quanto à beleza, o cipó também é usado para fins práticos. Disfarça perfeitamente uma parede feia ou parte de uma construção agrícola, uma cerca velha ou uma cerca inacabada. Uma solução muito interessante é usar a videira como planta de cobertura do solo.
Se isso não for feito, a flor interromperá o sistema de drenagem ou impedirá a entrada de luz solar na sala.
Testemunhos
Conclusão
A "Princesa Diana" é uma variedade de clematis adequada para o cultivo mesmo para jardineiros novatos. Se seguir os cuidados com regularidade, durante o verão ficará encantado com a sua floração. Com a ajuda das vinhas, você pode criar uma composição inusitada, dar aconchego a um mirante ou decorar um lugar feio.