Contente
Clematis Blue Explosion é uma videira com flor usada como planta ornamental. As clematis desta variedade pertencem a espécimes de flores grandes, cuja videira trança lindamente as paredes do mirante ou suporte e floresce por muito tempo durante a estação quente (de maio a setembro). A planta é usada para jardinagem vertical.
Descrição do Clematis Blue Exploited
Clematis Blue Explosion (foto) foi criada pelo criador polonês Sh. Marczynski em 1995. A planta pertence às primeiras variedades de flores grandes.
Floração abundante e de longa duração. A partir de meados de maio, os rebentos do ano passado começam a florescer, a segunda onda cai em meados de junho e dura até meados de setembro, altura em que as flores se formam nos rebentos jovens.
As flores de Clematis Blue Exploded são grandes, duplas ou semi-duplas nos rebentos velhos, simples nos ramos jovens, atingem 15 cm de diâmetro, a forma é semi-aberta, a cor das pétalas é azul com pontas rosadas.
A altura da clematite Explorada Azul atinge 2,5-3 m, portanto, ao crescer, é necessário instalar um suporte ou qualquer outra estrutura ao longo da qual a planta possa subir.
Condições de cultivo para clematite de flor grande Blue Exploited
Blue Exploded Clematis adora áreas ensolaradas, mas áreas com sombreamento periódico também podem ser usadas.
Blue Explosion pertence às variedades termofílicas de clematis, portanto as regiões do sul são adequadas para o seu cultivo. A floração prolongada da clematite implica um verão longo e quente. No inverno, a temperatura na região não deve cair abaixo de -15 ° C, caso contrário, a cultura irá congelar.
Plantando e cuidando de Clematis Blue Exploited
Para o plantio de mudas jovens de clematite, o período de primavera é adequado, quando a ameaça de geada já passou. Se uma muda com Explosão Azul for comprada no outono, ela será plantada 1,5 meses antes do início da primeira geada.
Clematis adora áreas quentes, protegidas do vento e bem iluminadas. Existem alguns requisitos para o solo: as mudas preferem solos neutros, mas podem crescer em áreas alcalinas e levemente ácidas.
Para uma muda, uma cova de plantio é preparada preliminarmente. Tamanhos de furo padrão:
- em terrenos pesados - pelo menos 70x70x70 cm;
- em solos leves, 50x50x50 cm é suficiente.
O Clematis Blue Explosion não gosta de plantações densas, por isso a distância mínima entre os arbustos deve ser de 0,7 m. É aconselhável aumentar o vão para 1 m para que as plantas não disputem os nutrientes.
Solo alagado e água estagnada podem levar à morte de clematis desta variedade, portanto, a rega deve ser estritamente normalizada.
A camada de drenagem deve ser de pelo menos 15 cm.
Para o preenchimento da cova de plantio, uma mistura de nutrientes do solo é preparada, consistindo nos seguintes componentes:
- terra do gramado - 2 baldes;
- húmus - 1 balde;
- superfosfato ou nitrofoska - 100 g.
Mudas azuis explodidas devem ser enterradas 6-8 cm no solo, um pequeno buraco deve ser formado ao redor da planta. Em diferentes solos, o grau de aprofundamento será diferente. Em solos pesados, a profundidade deve ser pequena e em solos leves até 10-15 cm.
Após o plantio, a planta precisa de poda.Nos rebentos de Blue Explosion, 2 a 4 botões são deixados de baixo, o resto do rebento é cortado. A poda de plantas jovens é essencial para fortalecer o sistema radicular e melhorar a formação das raízes. Se a muda for plantada na terra na primavera, a re-poda é feita depois de algumas semanas.
Após o plantio, a planta deve ser umedecida. Um poço formado ao redor do tronco ajudará a reter a umidade.
Após a rega, é necessário realizar o trabalho de cobertura morta. Serragem ou turfa são usados como materiais de cobertura morta. A cobertura morta de um buraco resolve vários problemas de uma vez: menos água é necessária para irrigação, além disso, as ervas daninhas não podem crescer sob uma camada de cobertura morta.
Durante o plantio ou com antecedência, é necessário cuidar do suporte para a Explosão Azul Clematis. Essas flores são bastante altas, então você não pode ficar sem estruturas de apoio. Você pode comprá-los em uma loja ou construí-los você mesmo, o principal é torná-los não só duráveis, mas também bonitos, porque a clematite não cresce instantaneamente. A altura ideal dos suportes deve ser entre 1,5–3 m.
Nos primeiros dias após o plantio, as mudas do Blue Explosion devem ser protegidas da luz solar intensa.
Você pode alimentar a clematis com compostos minerais, cinza de madeira, verbasco diluído em água. Os arbustos são fertilizados não mais do que 1 vez em 14 dias. Se forem usados fertilizantes minerais, 30 g são diluídos em 10 litros de água. Esse volume deve ser suficiente para 2 m² de área. A cinza de madeira precisará de 1 xícara para cada muda. Se você planeja usar verbasco, então 1 parte do estrume é diluída em 10 partes de água.
Para proteger as raízes da clematite Explodida Azul do superaquecimento, o solo dentro e ao redor da cova de plantio é plantado com plantas com flores anuais; as perenes também podem ser plantadas, mas com um sistema radicular raso. Calêndula, malmequeres, camomila são as melhores opções para o paisagismo da área ao redor das clematis.
Preparando-se para o inverno
Hybrid Clematis Blue Explosion refere-se a plantas que gostam de calor, portanto, no processo de preparação do jardim para o inverno, é necessário providenciar o abrigo das mudas do mau tempo e das geadas.
A melhor época para o procedimento é o outono (pouco antes do início da geada). Altura de corte - 100-150 cm do solo. Você pode cortar um pouco mais se os galhos estiverem danificados ou precisarem de um rejuvenescimento. Todos os rebentos fracos e doentes são cortados completamente. Após o procedimento, os brotos são retirados do suporte e cuidadosamente colocados no solo, sendo então cobertos com isolamento e meios improvisados: ramos de abeto, turfa, serragem.
O primeiro pinçamento do Clematis Blue Explosion é realizado a uma altura de 30 cm da superfície do solo. Na segunda vez o procedimento é repetido na altura de 70 cm, na terceira vez o pinçamento é feito na altura de 100-150 cm.
Reprodução
Clematis são propagadas de várias maneiras: por cortes, camadas, divisão do arbusto. O método de reprodução por sementes é o mais duvidoso e duradouro.
As estacas são colhidas no início das plantas com flores. Eles são cortados da parte média da videira, enquanto pelo menos 2 cm devem permanecer no topo do nó, e 3-4 cm na parte inferior. Para a formação rápida de raízes, as estacas são colocadas em uma solução de heteroauxina por um dia, que é preparado da seguinte forma: diluído em 1 litro de água 50 g do medicamento. As estacas são plantadas obliquamente em caixas. Uma mistura de areia e turfa em partes iguais é usada como solo. As estacas enraízam bem em casa de vegetação a temperaturas não inferiores a mais 22-25 ºC. Para criar tais condições, cubra o recipiente com cortes com um filme. O enraizamento leva de 1 a 2 meses, então eles são transplantados para vasos individuais. No inverno, os recipientes com mudas são mantidos a uma temperatura não superior a mais 3-7 ° C. Regando ocasionalmente, o principal é que a terra não seque. Na primavera, esta muda é adequada para o plantio em um canteiro de flores.A clematite cultivada por meio de estacas florescerá no outono.
O método de estratificação é o seguinte: o rebento jovem é dobrado ao solo e colocado em uma ranhura. Para evitar que seja arrancado do solo, no lugar dos entrenós, é preso com arame metálico e borrifado com terra. A ponta frondosa deve permanecer na superfície. As camadas são regadas regularmente. À medida que crescem, novos entrenós também são borrifados com terra, deixando apenas um pequeno topo com algumas folhas na superfície. Para o inverno, essa camada não é desenterrada, mas deixada para o inverno junto com um arbusto adulto.
Você pode usar dois métodos para dividir o arbusto:
- desenterre o arbusto completamente e divida-o em 2-3 partes, deixando pelo menos três brotos em cada raiz;
- cave as raízes de uma planta adulta de um lado, separe parte do rizoma com brotos.
Você pode usar qualquer método que desejar.
Doenças e pragas
Blue Explosion Clematis não gosta de solo alagado. Se o solo estiver muito úmido, as raízes são suscetíveis a infecções fúngicas. Folhas murchas, o aparecimento de manchas indica o desenvolvimento de um fungo. Para evitar a morte da planta, é necessário tratar as raízes com base. Solução de 0,2% é derramada sob a raiz, o que permite retardar o crescimento de fungos patogênicos.
O aparecimento de manchas laranjas nas folhas, rebentos e pecíolos indica o desenvolvimento de ferrugem. Para combater a doença, são utilizadas soluções contendo cobre (líquido bordalês, oxicloreto de cobre, poliquim).
Pragas que podem parasitar a clematite:
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- nemátodo do verme da raiz.
Ursos e ratos podem roer as raízes, o que é perigoso para a planta e pode levar à sua morte.
Lesmas e caracóis também podem prejudicar mudas jovens de clematite, por isso é necessário lidar com eles. Cobrir o círculo do tronco da árvore com agulhas de abeto pode prevenir o problema de lesmas e caracóis.
Conclusão
Clematis Blue Explosion pode decorar qualquer área de jardim. Com a escolha certa do local de plantio e os cuidados adequados, a clematite se deliciará com a floração abundante anualmente.
Avaliações sobre Clematis Blue Explosion