O jardim vai brilhar com novas cores se você plantar nele a clematite brilhante e florida Dr. Ruppel. Conhecendo os segredos do cultivo de cipós requintados, eles escolhem o local de plantio certo, em um canto protegido do calor do sol, e os alimentam regularmente. Clematis também precisa de abrigo para o inverno.
Descrição
Clematis Dr. Ruppel surpreende com incríveis flores grandes, de 15-20 cm, de uma cor alegre em dois tons de rosa: com uma faixa mais saturada no centro da pétala e uma borda clara. A intensidade da cor varia em função da localização da flor: é mais clara ao sol, mais brilhante na sombra parcial. A gama é composta por tons rosa e lilás, passando do centro da pétala ao fúcsia. Oito pétalas grandes, ligeiramente onduladas na borda, circundam o centro com longos estames bege claro. As flores são admiradas duas vezes: no final de maio e em agosto, início de setembro. A floração primaveril da trepadeira é mais poderosa: as flores são frequentemente semi-duplas.
As raízes da clematis espalham-se até 1 m para os lados e, em profundidade, dão muitos rebentos. As lianas crescem moderadamente, sobem até 2-2,5 m, em boas condições em solo fértil - até 3 m. Durante a temporada, os rebentos desenvolvem-se de 1 a 2 m de comprimento e até 1 m de largura. As vinhas têm antenas com as quais se agarra a qualquer suporte: parede, tronco de árvore, treliças. As flores são formadas nos brotos do ano passado. Os grupos de poda despretensiosos Clematis Dr. Ruppel 2 são fáceis de cultivar e são iniciantes na jardinagem.
Pousar
Antes de comprar clematis, é necessário estudar detalhadamente as condições de seu cultivo.
Escolha de local e horário para embarque
A época ideal para o plantio das videiras Doctor Ruppel é o outono. Mudas com sistema radicular fechado são movidas na primavera ou verão. Clematis não pode ser plantada ao sol, toda a planta sofre com isso e a decoratividade da videira está especialmente perdida. As flores desbotam ao sol, desbotam rapidamente, a cor das pétalas torna-se opaca. No lado sul, as vinhas de flores grandes são colocadas apenas nas regiões do norte, plantadas em vasos.
- A exposição ideal para clematis é leste, sudeste, oeste e sudoeste;
- Liana adora cantos semi-sombreados, onde não há fortes rajadas de vento ou correntes de ar;
- O sol deve iluminar a planta 5-6 horas por dia, mas não durante o calor do meio-dia;
- Nas regiões do sul, as clematis não se sentem muito confortáveis, mas com irrigação suficiente e protegidas de secar o círculo próximo ao caule, elas se desenvolvem e florescem em sombra parcial;
- Clematis não gosta de água estagnada, incluindo o escoamento da chuva.
Seleção de mudas
Jardineiros experientes preferem comprar clematis floridas de raiz fechada. Se uma muda tem raízes abertas, ela é cuidadosamente examinada no momento da compra.
- A forma fibrosa, de até 20-30 cm de volume, proporcionará melhor sobrevida;
- A muda brota até 40 cm de altura, forte, sem arranhões na casca.
Requisitos do solo
As clematites de flores grandes preferem solos úmidos, soltos e drenados com reação de acidez neutra. Barras férteis retêm melhor a umidade.Solos pesados, salinos e ácidos, ao fazer uma cova para clematis, otimizam e adicionam componentes em falta, até a reposição do solo.
Como está pousando
O tamanho do poço para clematis Dr. Ruppel depende do solo: até 70 cm de diâmetro no pesado, 50 cm no leve. A profundidade corresponde à largura da fossa. Seixos, cerâmicas, argila expandida são colocados, 5-8 kg de areia são adicionados. A camada superior do solo do jardim é misturada com 10 kg de húmus, 7-8 kg de turfa, 100-150 g de farinha de dolomita e cinza de madeira, 50-80 g de superfosfato ou qualquer fertilizante de flor complexo. É melhor instalar um suporte ao mesmo tempo que cavar um buraco, para não prejudicar o sistema radicular da planta mais tarde.
- Um balde de solução de verbasco é derramado no buraco (1: 5);
- As raízes da clematis são cuidadosamente dispostas ou uma muda é colocada de um vaso em um buraco em um substrato preparado, sem destruir um pedaço de solo;
- A muda é coberta com terra acima de 5 a 7 cm do nível que estava no vaso para criar novos botões.
Cuidado
Clematis da variedade Dr. Ruppel requer cuidados mínimos.
Top curativo
A planta é fertilizada 4 vezes por temporada, após meio mês. No primeiro ano de uma jovem liana, a fertilização da cova é suficiente.
- Clematis Dr. Ruppel na primavera, após a poda, fertilizar com uma solução de 10 litros de água 50-80 g de nitrato de amônio ou 40 g de carbamida. Despeje 10 litros para uma planta adulta, metade para uma jovem;
- A mesma composição é repetida na fase de brotamento;
- No final de julho, a clematite é alimentada com um fertilizante complexo de acordo com as instruções ou com verbasco.
Afrouxamento e cobertura morta
O solo é solto, removido ervas daninhas... Para reter a umidade, o círculo do tronco da clematite do Dr. Ruppel é coberto com húmus, palha, turfa ou grama. Letniki e coberturas baixas do solo também são plantadas, o que protegerá as raízes da videira que ama a umidade do superaquecimento.
Rega
A clematite de flores grandes da variedade Dr. Ruppel é regada uma vez por semana. No calor, a frequência de rega das vinhas é duplicada. Uma planta requer 10-30 litros de água.
Poda
Na faixa do meio, é necessário podar a clematite.
- Tendo aberto a clematis Dr. Ruppel após o inverno, corte os brotos alguns centímetros, retire as vinhas danificadas, amarre o resto ao suporte;
- Após a primeira onda de floração, as vinhas são cortadas até aos primeiros botões, dando a oportunidade de criar novos rebentos que florescerão no final do verão;
- A muda no primeiro ano é cortada bem acima do solo.
Abrigo para o inverno
Após a poda, a muda é coberta com palha, ramos de abeto, serapilheira no topo, agrotêxtil. Videiras adultas da variedade Doctor Ruppel são ligeiramente cortadas, em 20-50 cm, removidas do suporte, cuidadosamente dobradas e colocadas sobre uma cama de palha, grama seca e restos de plantas grandes. O mesmo material é usado para cobrir o arbusto.
Controle de doenças e pragas
Tendo retirado o abrigo na primavera, a clematite protege contra doenças fúngicas, especialmente contra a murcha, que afeta as plantas em solos ácidos e pesados. Derrame 1 arbusto com uma solução: para 10 litros de água 200 g de farinha de dolomita ou cal. As videiras são pulverizadas profilaticamente com uma solução de 5 g de carbamida em 10 litros de água. Percebendo a murcha, o rebento afetado é removido, 10 litros de uma solução de 5 g do biofungicida "Trichophlor" são vertidos sob a planta. A raiz não adoece, o cipó é transplantado no outono, acrescentando "Tricoflor" ou "Tricodermina" ao buraco.
No início da primavera, a planta é tratada com uma solução de sulfato de cobre a 1%. Para pulgões na clematis, use uma infusão de sabonete ou inseticidas.
Reprodução
As variedades de Clematis Dr. Ruppel são propagadas por estacas, estratificação e divisão em arbustos.
- As raízes da planta são cuidadosamente separadas com uma pá e parte do arbusto é transferida para um novo buraco;
- Para estratificação na primavera, um cipó é adicionado, deixando a parte superior acima do solo e frequentemente regada. Os brotos são transplantados no outono ou na próxima primavera;
- As estacas são cortadas de um rebento saudável para que cada uma tenha 1 nó. Eles são colocados em uma solução estimulante de crescimento, as folhas são cortadas ao meio e plantadas no substrato. As estacas enraízam-se após 16-25 dias, transplantadas após um ano.
Aplicação em paisagismo
A decoratividade das flores e de toda a planta clematite da variedade Doctor Ruppel é usada para decorar edifícios e cercas. Uma liana é plantada para jardinagem vertical do mirante, varanda, tronco de uma velha árvore. As plantas parecem espetaculares ao lado de roseiras trepadeiras ou ipomeias. No fundo das vinhas são colocados anuários, hospedeiros, punho, heuchera.
Testemunhos
Conclusão
A variedade provou-se bem na zona climática média. O cuidado com as plantas é simples. Tendo escolhido o lugar certo para uma videira em flor, você pode admirar sua beleza por anos.