Contente
Clematis é uma das plantas populares que muitos jardineiros preferem cultivar. Ganhou popularidade devido ao seu crescimento a longo prazo, despretensão e floração abundante. As flores desta planta são muito interessantes e bonitas, com uma cor invulgar. É especialmente interessante que esta planta de jardim tenha muitas variedades que diferem significativamente umas das outras. Clematis Change of Heart é um bom representante.
Descrição de Clematis Change of Hart
Clematis Change of Hart é uma cultivar polonesa caracterizada por uma floração bastante longa e rica. Foi criado na Polônia em 2004 pelo criador Shchepan Marczynski. Recebeu o nome de Mudança de Coração em 2014, que significa “mudança de coração”. À venda, foi lançado em 2016.
A planta está subindo, atingindo 1,7-2 m. Não é necessária uma liga, já que a própria videira se enrola nos suportes.
Floresce por um longo período: de maio a julho em novos brotos e no ano passado, muitas vezes a cultura da variedade floresce novamente. Uma flor simples com 6 sépalas. Tamanho médio - cerca de 10-13 cm, difere das outras pela sua cor interessante, que durante o período de floração muda de vermelho púrpura para rosa claro. Quando as flores aparecem, são vermelho-púrpura, no pico da floração são rosa-avermelhadas e no final brilham. Sépalas também têm uma borda rosa claro, ligeiramente azulada e uma luz, quase branca na base, uma faixa no meio. No coração da flor existem estames com anteras amarelas sobre fios verdes e com colunas amarelas.
Floração abundante desde a base até ao extremo da videira. As folhas são simples, em forma de coração, trifolioladas, de um verde sólido com uma superfície brilhante. As folhas novas são ovais, pontiagudas.
De acordo com as avaliações da maioria dos jardineiros, assim como na foto e na descrição, Clematis Change of Hart floresce lindamente. Suas flores são incríveis, mudando constantemente, tornando a clareira do jardim muito bonita.
Clematis Pruning Group Change of Hart
Para Clematis Change of Hart, é necessária a poda do grupo 3, que envolve uma forte poda da planta para rebentos não mais do que 50 cm acima do solo e com 2-3 pares de botões. Devido a esta ação, a clematis ganha força mais rapidamente, o que leva a uma floração abundante.
O grupo de poda Clematis Change of Hart 3 não requer cuidados especiais, basta podá-lo corretamente no início da primavera ou outono. É importante não deixar mais do que 3 brotos, caso contrário as flores serão menores.
Plantando e cuidando da clematite híbrida Change of Hart
O plantio de Clematis Change of Hart pode ser feito das seguintes maneiras:
- sementes;
- mudas.
O método de plantio mais comum ainda é o método de mudas com material de plantio comprado (mudas), por ser menos trabalhoso.
Jardineiros mais experientes usam o método de sementes com sucesso. Mas como a variedade Clematis Change of Hart é híbrida, o processo é mais trabalhoso e nem todas as sementes podem brotar. Apenas sementes compradas em lojas devem ser usadas.
Certifique-se de realizar a estratificação das sementes. Este processo ajuda as sementes a germinar mais rapidamente e promove uma germinação uniforme.É realizado no início da primavera e dura de 1 a 3 meses, dependendo do tamanho das sementes. Quanto maiores forem as sementes, mais longo será o processo de estratificação.
A estratificação é realizada da seguinte maneira:
- Prepare um recipiente para o plantio com solo (turfa, areia, terra a uma taxa de 1: 1: 1).
- As sementes são semeadas a uma profundidade de 2 cm - grande e 1 cm - média.
- O recipiente é colocado em local com temperatura de 0 a 5 graus, resiste ao período exigido, após o qual é realizado um transplante.
Após a germinação das sementes, quando aparecem várias folhas, é necessária a colheita das mudas. A escolha é realizada imediatamente em um pote separado. Depois de concluído este procedimento, os cuidados subsequentes com as mudas são reduzidos a rega e soltura superficial. O plantio de mudas em terreno aberto depende do método de plantio:
- Método kivistik - as sementes são semeadas em um recipiente, a seguir borrifadas com areia e cobertas com filme plástico. Depois o container é enviado para uma sala com temperatura de pelo menos 20 graus. As mudas cultivadas por esse método são plantadas no final de agosto.
- Método de Sharonova - em setembro, as sementes são semeadas em recipiente de plástico, coberto com polietileno e encaminhado para local aquecido. As sementes germinadas, quando aparecem várias folhas, são transplantadas para recipientes separados. As mudas são plantadas em julho a uma distância de 1 cm uma da outra.
- Método de Sheveleva - implica semear por estratificação, após o que as sementes são transplantadas na primavera. E quando as mudas aparecem, elas são transplantadas para um terreno aberto. A germinação de sementes com este método é a mais alta.
Um local para transplante em terreno aberto deve ser escolhido com menos sol e vento, uma vez que Clematis Change of Hart não tolera ventos e o sol escaldante. O solo deve ser nutritivo e leve. O plantio das mudas deve ser feito a uma distância de pelo menos 20 cm entre elas.
Preparando-se para o inverno
Preparando-se para o inverno Clematis Change of Hart começa com a poda.
Via de regra, a poda deve ser feita no final de outubro ou início de novembro, dependendo da região. Este procedimento deve ser realizado em tempo seco. No caso da variedade Clematis of the Change of Hart, só devem ser aparados rebentos velhos até 30 cm de altura.
Além disso, no final da primavera, é necessário tratar o solo sob a planta cortada com uma solução antifúngica (solução de Fundazol 0,2%). Também é recomendado cobrir o solo ao redor com uma mistura de areia e cinzas (10: 1).
Além disso, esta planta requer acondicionamento para facilitar a sobrevivência no inverno.
Reprodução
Para reproduzir a clematite, mudança de coração, você pode usar 2 métodos:
- estacas;
- camadas.
A reprodução desta planta de jardim só pode ser efectuada por estacas quando atinge os 3 anos de idade. As estacas mais adequadas são aquelas que exteriormente parecem ser lenhosas. A época ideal para o enxerto é o último mês da primavera ou início do verão. Os rebentos são podados, em nenhum caso deve haver botões, mas pelo menos um nó deve estar presente. Depois, os brotos são divididos em estacas, que são plantadas em solo de turfa arenosa e colocadas em casa de vegetação.
A reprodução por camadas é um método mais longo, o que implica 2 métodos ao mesmo tempo:
- O arbusto é fertilizado e cimentado até o aparecimento da terceira folha. Em seguida, o broto é levado ao solo, onde deve criar raízes em 2 anos. Assim que as raízes são fortalecidas, ele é separado do arbusto principal, a parte superior é cortada e transplantada para um local permanente.
- O rebento horizontal da planta é enterrado no solo no início da primavera e durante todo o verão. Neste caso, a ponta do broto é deixada acima do solo pelo menos 20 cm, neste caso os brotos devem ser pinçados.
Também existe um método de propagação por divisão do arbusto, mas só é adequado para plantas com mais de 5 anos.
Doenças e pragas
Um perigo particular para Clematis Change of Hart carrega uma doença fúngica como perna preta.Esta doença afeta principalmente as mudas. Existe um fungo no solo, por isso deve ser desinfetado antes de plantar esta planta.
Conclusão
Clematis Change of Hart é uma planta de jardim, despretensiosa e bastante bonita. Com plantio e poda adequados, é garantida uma clareira luxuosa de flores que mudam de cor.