Contente
Rooting campsis é uma das melhores trepadeiras para a jardinagem vertical. Tem uma taxa de crescimento muito rápida e grande altura. As flores são de cor brilhante: do amarelo rico ao púrpura escuro e carmesim. Quando cultivada na faixa do meio, a planta precisa de abrigo adicional para o inverno.
Descrição do kampsis de enraizamento
Rooting campsis (Campsis radicans) é uma erva perene da família Bignoniaceae. É uma liana com floração de 5–7 m de comprimento com raízes aéreas aparecendo no caule. Eles têm ventosas especiais que se agarram ao suporte, brotos de outras árvores ou arbustos. A planta se enraíza em vários pontos, por isso recebeu esse nome. Os floristas também costumam chamar kampsis de enraizamento de tekoma ou tykoma, com menos frequência de bignonia.
Liana com camada lenhosa, forte, cresce bem na vertical. Folhas de um tipo complexo com uma borda serrilhada, verde brilhante, parecem muito bonitas. Em cada rebento, 7–11 placas de folhas pinadas são formadas. As flores são tubulares, laranjas, vermelhas e corais. Eles têm 7 cm de comprimento e 3 cm de largura.
Em condições naturais, o enraizamento dos kampsis ocorre na parte central dos Estados Unidos. De lá, ele foi levado para os países da Europa Ocidental, após o que acabou na Rússia. A planta tem uma robustez moderada no inverno - pode resistir a geadas de até -25 ° C. Isso permite que você cresça não apenas no sul, mas também nas regiões da faixa do meio.
As melhores variedades
Campsis forma o gênero de mesmo nome (Campsis), que inclui 3 espécies, incluindo o enraizamento. Diversas variedades decorativas também foram cultivadas. Eles diferem na cor das flores, resistência de inverno e outras características.
Flava
O enraizamento de Campsis Flava (Campsis radicans Flava) dá flores de cor amarelo brilhante, laranja, cujo comprimento chega a 12 cm. Liana cresce até 3 m. Pode ser colocada tanto ao sol como à sombra parcial. Resistência média no inverno - cria raízes apenas nas regiões do sul da Rússia.
Flamenco
A variedade Flamenco é uma planta muito bonita com flores vermelhas e escarlates. O comprimento da videira é de 3-5 m. A resistência invernal da cultura é média. As inflorescências do Flamenco Campis (foto) aparecem no início de julho. Seu comprimento é de 12 cm. A floração do acampamento de enraizamento é contínua.
Judy
Judy é uma variedade de Kampsis enraizada com flores interessantes. As pétalas são amarelas brilhantes, o núcleo é marrom claro. Característica da cultura: o cipó cresce até 10 metros, portanto, com sua ajuda, você pode decorar até as estruturas mais altas, por exemplo, uma cerca ou uma casa de dois andares.
Atropurpurea (roxo escuro)
O enraizamento da variedade Atropurpurea Kampsis produz flores vermelho-escuras com um tom rosado. As cores suaves não são imediatamente evidentes. A planta é usada para criar sebes e decoração de paredes.
Gabor
Gabor (Gabor) é outra cultivar vigorosa de kampsis enraizados. Liana cresce até 8-10 m, ganhando rapidamente massa verde. Rooting campsis Gabor produz as primeiras flores na segunda estação. A cor é carmesim saturado, às vezes um tom de coral mais claro.
Verão indiano
O verão indiano é uma liana de crescimento rápido com inflorescências amarelo-pêssego brilhante. Nesta cultivar de kampsis enraizados (foto), o núcleo das flores é laranja brilhante e as folhas estão mais próximas do verde escuro.
Aplicação em paisagismo
A cultura é usada para decorar quaisquer estruturas e estruturas verticais.
A planta é ideal para criar uma sebe.
Métodos de reprodução
O enraizamento campsis é fácil de propagar por métodos vegetativos: estacas, brotos de raízes, estratificação. Os métodos são igualmente eficazes, então você pode usar qualquer um deles.
Ao enxertar no início do verão, cortam-se rebentos com três folhas (sem botões). Cada chapa é cortada ao meio. No corte, é feita uma incisão oblíqua inferior e plantada em um ângulo de 45 graus em uma mistura umedecida de turfa e areia (1: 1). Cultivado até o final do verão, depois transplantado para um lugar permanente e coberto com folhagem.
Os brotos das raízes são formados no círculo próximo ao caule. Ao escavar o solo, danificam inevitavelmente os rizomas, provocando o aparecimento de novos rebentos. Os brotos são transplantados para um novo local no início da primavera ou no final do outono.
O método de estratificação é o seguinte: em abril, uma haste forte e semilignificada do campus é pressionada para a superfície e borrifada com solo. Para maior confiabilidade, eles são fixados com um grampo de cabelo ou estacas de madeira.
Os espécimes jovens são transferidos para um local permanente e regados abundantemente.
Além disso, mudas de enraizamento de kampsis podem ser cultivadas a partir de sementes. São semeadas para mudas na primeira quinzena de maio. O material de plantio não precisa de estratificação preliminar. As sementes de enraizamento de Kampsis podem ser armazenadas em condições normais. Eles são plantados em solo fértil e solto a uma profundidade rasa (5 mm). A mistura de solo pode ser composta pela camada superficial de terra, húmus e turfa na proporção de 2: 1: 1.
O recipiente (recipiente geral ou caixa) é coberto com papel alumínio e encaminhado para local aquecido (temperatura +25 ° C). Ventile e hidrate periodicamente. Após o aparecimento de cinco folhas, as mudas dos kampsis enraizantes mergulham e, em seguida, aplicam um complexo fertilizante mineral. Eles são plantados no solo na segunda quinzena de maio.
As plantas obtidas a partir de sementes podem não herdar características varietais. Portanto, a cultura é recomendada para se propagar vegetativamente.
Plantar e sair
Até mesmo um jardineiro amador pode plantar e cuidar do enraizamento do Flamenco Campis e outras variedades. A planta é despretensiosa, ganha massa verde rapidamente, ocupa espaço ativamente. Para que a floração seja exuberante e duradoura, você deve seguir as regras básicas de cuidado.
Tempo recomendado
No sul, Kampsis enraizantes podem ser plantados já no início de maio. Na faixa do meio, é melhor esperar até a segunda quinzena do mês.Mudas jovens podem sofrer de geadas recorrentes, por isso a previsão do tempo precisa ser esclarecida. Em casos extremos, o plantio é feito mais perto do início de junho.
Seleção e preparação do local
A maioria das variedades de kampsis enraizados preferem áreas ensolaradas ou sombra parcial fraca. Você pode escolher um ou outro. É aconselhável plantar a planta no lado sul ou sudeste do jardim (isto é especialmente importante na decoração das paredes da casa) para que a floração seja abundante. O solo deve ser solto, fértil. Para o enraizamento de Kampsis, solo franco-arenoso ou argiloso é adequado. Devem ser excluídas as terras baixas com umidade estagnada.
Como os Kampsis são plantados na segunda quinzena de maio, eles começam a preparar o terreno no outono. Precisa ser limpo e desenterrado, fertilizado. Húmus ou composto são adequados - 3-5 kg por 1 m2. Você pode usar um fertilizante mineral complexo - 30–40 g por 1 m2. Se o solo for argiloso, areia ou serragem de 500-700 g são embutidos nele para a mesma área.
É melhor colocar a cultura longe de janelas e áreas de lazer abertas.
Algoritmo de aterrissagem
A cova de plantio pode ser preparada no outono ou com 2 a 3 semanas de antecedência. Se você colocar um kampsis de enraizamento próximo a uma casa ou outra estrutura, você precisa recuar pelo menos 50 cm.
Cave um buraco com um diâmetro de 50 cm, a profundidade pode ser de 45–55 cm. Coloque uma muda, endireite as raízes. Polvilhe com solo leve e fértil com turfa e húmus. Um pouco compactado e regado. Coloque uma camada de cobertura morta.
Programa de rega e alimentação
O enraizamento do acampamento requer uma rega regular e uniforme. Se chover, nenhuma umidade adicional é necessária. Quando ocorre a seca, a água deve ser fornecida pelo menos duas vezes por semana. A camada superficial do solo deve sempre permanecer ligeiramente úmida.
Se o solo foi fertilizado antes do plantio, não há necessidade de alimentar a planta no primeiro ano. A partir da terceira safra, os fertilizantes são aplicados mensalmente (de abril a agosto inclusive). É ideal usar um curativo mineral complexo. Em julho e agosto, apenas superfosfatos e sal de potássio podem ser administrados, e os compostos de nitrogênio devem ser excluídos.
O abrigo protegerá as raízes das geadas noturnas e impedirá o crescimento ativo de ervas daninhas.
Corte e modelagem
A cultura cresce muito bem, por isso precisa de podas periódicas. Liana é rejuvenescida a cada 5 anos por meio do encurtamento de todos os caules. O caule foi formado desde a primeira temporada. Na primavera e no verão, remova todos os ramos da parte inferior (até uma altura de 70–100 cm). O broto principal é amarrado a um suporte e, quando o caule é finalmente fixado, pode ser retirado.
Preparando-se para o inverno
No Território Krasnodar, nas regiões do Norte do Cáucaso e em outras regiões do sul, o enraizamento dos kampis não requer preparação especial para o inverno. As raízes são cobertas com cobertura morta e a planta é bem regada.
Noutras regiões, na preparação para o inverno, os rebentos do enraizamento dos Kampsis são retirados do suporte, cuidadosamente colocados no solo e polvilhados com folhagem, palha, serradura. Em seguida, cubra com agrofibra ou ramos de abeto. Muitos produtores instalam suportes removíveis que podem ser facilmente dobrados com a planta.
Pragas e doenças
O acampamento de enraizamento raramente sofre de doenças. Mas se você regar com muita frequência, ele pode sofrer de podridão radicular.Neste caso, você precisa remover a cobertura morta e soltar completamente o solo.
Dos insetos de Kampsis, os pulgões costumam parasitar, e o aparecimento dos mesmos pode ser provocado por clima quente e excesso de fertilizantes de nitrogênio. Para combatê-lo, a videira é tratada com uma solução de sabão com cinzas, infusão de alho, casca de cebola ou mostarda em pó. Você também pode usar inseticidas: Sabonete Verde, Biotlin, Aktara, Confidor, Fitoverm e outros.
Conclusão
O acampamento de enraizamento é uma das melhores vinhas, indicada não só para as regiões do sul, mas também para a zona média. É o suficiente para a planta fornecer alimentação adequada e abrigo no inverno. Uma longa liana com numerosas flores brilhantes não precisa de adições. Ela decora gazebos, cercas, pérgulas e outras estruturas verticais.