Contente
Plantar e cuidar de Kampsis nos jardins e parques da Europa começou no século XVII. Esta trepadeira caduca, pertencente à família Bignoniaceae, goza de climas quentes. Seu nome, traduzido do grego, significa "torcer, dobrar". Uma das características do Kampsis é a formação de inflorescências grandes e brilhantes.
Características da videira em crescimento
A Campsis é geralmente plantada em jardins domésticos, em áreas de parques para jardinagem vertical. A planta tem raízes aéreas que se agarram a suportes. E a folhagem tem uma aparência decorativa devido às placas grandes e complexas de 7-11 folhas com bordas serrilhadas. Durante o período de floração - de junho a setembro - são formadas inflorescências paniculadas com cerca de 9 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro no cipó. Sua cor pode ser rosa, carmesim, vermelho, laranja. Embora as flores da planta não exalem cheiro, atraem insetos: vespas, abelhas, moscas, formigas.
Os frutos são vagens alongadas de até 10 cm de tamanho com um grande número de sementes membranosas com asas. Os espécimes maduros racham, os grãos se espalham por uma distância considerável.
Cultivar e cuidar de Kampsis em campo aberto praticamente não preocupa os jardineiros. O único problema que enfrentam é a falta de floração. Na maioria das vezes, isso se deve à idade da planta ou à baixa temperatura do ar. Em regiões de clima frio, a videira sobrevive, mas raramente floresce.
Regras de pouso Kampsis
Ao iniciar o plantio e o cuidado de Kampsis em campo aberto, deve-se ter em mente que as mudas obtidas a partir de sementes nem sempre reproduzem as características das plantas-mãe. Apesar da boa germinação, raramente se recorre a este método de reprodução. Além disso, a primeira floração ocorre somente após 5 anos, e às vezes até mais tarde. Para que uma videira herde características varietais, ela deve ser cultivada a partir de estacas. A floração geralmente ocorre no terceiro ano de vida.
Tempo recomendado
A melhor época para transferir mudas para o campo aberto é abril e maio, ou no final de agosto e setembro. Mesmo ao plantar um acampamento no outono, ele tem tempo suficiente para se adaptar. Mas é recomendável adiar esse trabalho para o final do período de cultivo nas regiões de clima quente.
Seleção e preparação do local
A condição para a floração abundante e prolongada de Kampsis é uma quantidade suficiente de luz solar. Quando as vinhas crescem na sombra, suas inflorescências tornam-se pequenas e pálidas. Portanto, uma área aberta é considerada o local de pouso preferido para Kampsis, que é protegida do vento nos lados norte e oeste.
A Campsis não tolera muita umidade. Não deve ser cultivado em áreas com lençóis freáticos superficiais.E nas regiões do sul, onde os períodos de seca alternam com chuvas fortes, o cipó deve ser colocado em uma área plana para que a umidade flua uniformemente para as raízes da planta e não estagnar.
Como plantar Kampsis
O processo de plantio não é trabalhoso. Para eventualmente conseguir um cipó decorativo no local, você deve:
- Prepare uma cova de plantio com 50 cm de largura e cerca de 40 cm de profundidade, para o plantio na primavera, isso é feito no outono. O solo da cava é misturado com húmus, cerca de 500 g de fertilizante complexo são aplicados. Se o solo no local for pesado, adicione uma camada de drenagem de até 10 cm de espessura.
- No dia do plantio, as plantas fazem um monte baixo no fundo da cova.
- O caule Kampsis, junto com o pedaço de terra, é transferido para um novo local e colocado em um monte, as raízes são esticadas.
- Polvilhe com terra, certificando-se de que o colar da raiz da videira sobe 5 cm acima do nível do solo.
- A rega abundante é realizada. Uma planta requer 5-8 litros de água.
- Um suporte é instalado próximo, o kampsis é amarrado.
- O solo é coberto com cobertura morta.
Como cuidar de Kampsis
O cuidado de Liana inclui operações agrotécnicas padrão:
- rega;
- fertilização;
- prevenção de doenças e pragas;
- poda;
- capina;
- preparação para o período de inverno.
Programa de rega e alimentação
Sendo capaz de resistir a períodos de seca, Kampsis adora água. Você pode regá-lo imediatamente depois que a camada superficial do solo secar. Mas é melhor proteger o sistema radicular da videira de transbordamentos, pois pode apodrecer.
As videiras que crescem em solos férteis não precisam de alimentação adicional. Se o solo for pobre em minerais, no início da primavera será fertilizado com compostos de nitrogênio e fósforo. Uma única aplicação de fertilizante na planta, via de regra, é suficiente para toda a temporada.
Instalação de suportes para cápsula
As mudas precisam ser amarradas e todas as vinhas, independentemente da idade, precisam de suporte. Pode ser a parede de uma casa, uma cerca, um mirante ou estruturas arqueadas de madeira ou metal, treliças.
Alguns artesãos fazem suportes portáteis decorativos para Kampsis com ripas finas com as próprias mãos:
- Eles fazem uma moldura retangular, fixam-na com parafusos auto-roscantes. Ao longo do lado longo, as ripas são colocadas na mesma distância, correndo em uma direção diagonal paralela entre si.
- No verso da estrutura, os trilhos direcionados na direção oposta são fixados de forma semelhante. Unidos para ter força.
- O topo é coberto com verniz ou compostos que protegem a árvore da podridão.
Remoção de ervas daninhas e soltura
Esses procedimentos garantem o crescimento e o desenvolvimento ativo da videira. É especialmente importante afrouxar o círculo próximo ao tronco do Kampsis se ele crescer em solo denso e pesado.
Poda Kampsis
A poda é uma parte importante do cuidado de um cipó de crescimento rápido e amplo, uma forma de regular seu crescimento. Além disso, é uma oportunidade de obter uma floração exuberante, já que os botões se desenvolvem apenas em novos brotos.
A época da poda é a primavera, antes da formação dos botões, e o outono. Princípios do procedimento:
- Vários dos brotos mais fortes são escolhidos no cipó, o restante é cortado com tesoura.
- Essas operações são realizadas por 3-4 anos até que o tronco cresça até a altura desejada.
- Em seguida, ramos lignificados e 3-4 jovens são deixados, que são encurtados para 3 botões.
- Se o tronco principal estiver danificado, ele será removido e substituído pelo broto mais poderoso.
- No verão, os ramos desbotados da planta também são cortados em 3-4 botões. Isso permite manter uma aparência decorativa durante todo o período de floração.
As nuances do corte de primavera de Kampsis no vídeo.
Preparando Kampsis para o inverno
Em regiões com invernos amenos, a videira não precisa ser coberta. Se a temperatura do ar cair para -20 graus ou menos, a planta não pode sobreviver à geada sem proteção adicional. Tanto o sistema radicular quanto os brotos precisam de abrigo.No outono, Kampsis é podado, deixando apenas os ramos esqueléticos e principais. Em seguida, são retirados do suporte, colocados no solo, recobertos com serragem e ramos de abeto e, por cima, com polietileno.
Existe outra forma de preparar o kampsis para o inverno, sem retirá-lo do suporte vertical. Polvilhe as raízes com areia, cubra com folhagem ou ramos de abeto. Os brotos são envoltos em lutrasil dobrado em várias camadas e, em seguida, com filme plástico.
As nuances do crescimento nas regiões
Cuidar de uma videira termofílica em regiões com diferentes condições climáticas e climáticas tem características próprias. O jardineiro deve levá-los em consideração.
Nos arredores de Moscou
Para cultivo na região de Moscou, as seguintes variedades de Kampsis devem ser escolhidas:
- enraizamento;
- híbrido.
A melhor época para plantar é no final de maio ou início de junho.
Na pista do meio
Liana é resistente à geada, portanto, plantar e cuidar de Kampsis na Via Central não causa dificuldades para os jardineiros. As mudas são transferidas para campo aberto em maio. Durante a temporada, eles realizam operações agrotécnicas padrão. Para o inverno, os galhos das lianas são cuidadosamente colocados no chão e um abrigo é construído. Com os devidos cuidados, Kampsis floresce profusamente.
Nos Urais
No território dos Urais, o desembarque de Kampsis começa no início do verão. As plantas não têm calor suficiente, podem sofrer com a geada. Por esta razão, os jardineiros muitas vezes não conseguem atingir a floração. Para o inverno, a videira precisa de abrigo.
Na Sibéria
Invernos frios com temperaturas abaixo de -40 graus Celsius determinam as peculiaridades do crescente campus na Sibéria. Esta região é considerada desfavorável para a usina. Recomenda-se plantar em estufas ou jardins de inverno.
Problemas crescentes
As dificuldades em manter Kampsis estão mais frequentemente associadas à falta de floração e ao aparecimento de doenças. As pragas raramente afetam a cultura.
Lista das razões pelas quais Kampsis não floresce
Em alguns casos, os jardineiros não conseguem obter videiras com flores. Isso pode ser devido a vários motivos:
- A idade da planta. A Campsis começa a florescer 3 anos após o plantio quando se reproduz por estacas e 5 anos após a propagação da semente. E os espécimes que atingem os 10 anos geralmente param de florescer e requerem poda completa para o rejuvenescimento.
- Falta de iluminação. Contidos em áreas sombreadas, os cipós são fortemente esticados, o que tira a força necessária à formação dos botões.
- Excesso de fertilizantes de nitrogênio. Sua introdução ativa o crescimento da massa verde. Kampsis não pode florescer. Para remediar a situação, as plantas são alimentadas com compostos de fósforo ou farinha de ossos.
- Geadas de primavera. As baixas temperaturas prejudicam os botões, a partir dos quais devem formar-se novos rebentos com flores.
- Tempo de corte inválido. O "corte de cabelo" da planta deve ser realizado no final do outono ou início da primavera, antes do aparecimento dos rebentos.
- Onda de frio na primavera e no verão. Isso interfere na formação do botão.
Doenças e pragas
Liana tem um forte sistema imunológico. No entanto, cuidados inadequados muitas vezes provocam doenças.
Doenças | Razões para o aparecimento | Sinais | Tratamento |
Podridão bacteriana | Excesso de umidade ou contaminação com bactérias patogênicas | Escurecimento dos pecíolos das folhas e rebentos, amolecimento e aguado das placas das folhas da planta | Remoção de partes afetadas de Kampsis, tratamento com fungicidas |
Infeções fungais | Clima frio combinado com alta umidade | Manchas cinza-escuras e marrons nas folhas | Pulverizando videiras com líquido bordalês, fungicidas |
Infecção viral |
| Ausência de floração, manchas amareladas nas folhas de Kampsis | Remoção das partes afetadas ou de todas as plantas completamente, pulverizando com sulfato de cobre |
Entre as pragas que atacam campis, os pulgões são os mais comuns.Geralmente aparece em tempo seco ou com uso excessivo de fertilizantes de nitrogênio. Para combater pulgões, são usados inseticidas.
Como se livrar dos kampsis no site
Depois de plantar uma videira no local, muitos jardineiros após alguns anos se perguntam como destruir o sistema radicular da flor Kampsis. Tende a crescer rapidamente em uma grande área.
Para evitar o problema, é necessário delimitar o círculo próximo ao caule de cada planta. Para isso, você pode usar folhas de metal ou ardósia. Eles devem ser cavados a uma profundidade de 80 cm no solo para que o diâmetro do círculo seja de 3-4 m.
Conclusão
Plantar e cuidar de Kampsis é uma maneira fácil de decorar um local com uma trepadeira perene. Parece ótimo contra o pano de fundo de gazebos e terraços, paredes de troncos e tijolos, ao longo de cercas e em arcos. Mas, ao plantar uma planta, é necessário delimitar seu círculo próximo ao caule para que os brotos de Kampsis não inundem o local.