Contente
Clematis pode crescer em um lugar por mais de duas a três décadas, e suas flores maravilhosas e inimitáveis adornam os lotes domésticos por 3-5 meses por ano. A floração longa e luxuosa e a despretensão da planta tornaram-se a razão do amor geral dos floricultores russos por essas flores deliciosas. Dado um período tão longo de crescimento sem transplante, é aconselhável criar imediatamente condições favoráveis ao plantar clematis na primavera em campo aberto.
Quão exigente Lomonos é
Antes de iniciar o processo de plantio da clematite, é aconselhável saber com antecedência o que esta flor ama e o que não gosta. Posteriormente, será muito difícil, e às vezes impossível, corrigir seus erros.
Escolhendo o lugar certo
Antes de plantar clematis na primavera ou no outono, é aconselhável escolher com antecedência um local adequado onde as flores sejam confortáveis. Na verdade, a condição da planta, bem como a abundância e a duração da floração, depende de quão responsavelmente você aborda este processo.
Clematis requerem muita luz. Para uma floração luxuosa e duradoura, eles devem ser suficientemente iluminados pelo sol. No entanto, sob raios diretos e abrasadores, a planta se sentirá deprimida. Essa condição invariavelmente afetará o florescimento da clematite - no sol forte, as flores perdem seu brilho, diminuindo gradativamente. Com o tempo, as características varietais da planta podem ser irremediavelmente perdidas.
Um local ideal para o plantio de clematis na primavera é uma área iluminada pelo sol até o meio-dia e por várias horas à noite.
As áreas onde o degelo ou a água da chuva estagnam, bem como os locais com lençol freático alto, são completamente inadequados para clematis. A estagnação da umidade pode provocar a ocorrência de várias doenças. O sistema radicular começa a apodrecer e as flores podem morrer.
Não é desejável plantar clematis tanto na primavera quanto no outono ao longo das paredes da casa, surdos, cercas à prova de vento ou anexos, onde as plantas vão buscar água dos telhados. A umidade e a falta de ar fresco podem causar o desenvolvimento de doenças fúngicas e o aparecimento de pragas de insetos nas videiras.
A distância mínima das paredes ou vedações deve ser de 50-70 cm, no mínimo É aconselhável cuidar dos apoios antes de plantar clematis no solo na primavera: pequenas grades, arcos, redes, treliças. Eles irão simplificar ainda mais os cuidados com as flores.
É aceitável que a clematis seja levemente soprada por uma leve brisa, mas correntes de ar e ventos cortantes são destrutivos para ele.
Preparação do solo
Uma preparação competente não é menos importante do que escolher um local para um jardim de flores. Antes de plantar clematis no solo, é necessário na primavera, uma semana antes do plantio, preparar o solo.
O solo no local deve ser verificado quanto à acidez. Clematis cresce mal e florescer muito mal em solo acidificado. Também é indesejável plantar flores em solos argilosos e arenosos.Portanto, certifique-se de que o terreno no local onde você decidiu plantar clematis na primavera está devidamente preparado.
Solo ácido é desoxidado pela adição de giz, farinha de dolomita ou cal hidratada durante o preparo do solo. Solos pesados e argilosos devem ser soltos com areia e enriquecidos com nutrientes. Húmus, húmus ou turfa são perfeitos para isso.
Como resultado, você deve obter uma mistura de solo fértil e solta, rica em minerais.
Quando plantar flores
É difícil responder à pergunta: quando é melhor plantar clematis - na primavera ou no outono, é difícil responder de forma inequívoca. A maioria dos cultivadores defende o plantio de flores na primavera, mas alguns plantam no início do outono.
Para a maioria das variedades de clematis, a primavera é a melhor época para plantar ao ar livre. Até o outono, a planta terá tempo suficiente para criar raízes e se preparar adequadamente para o inverno. Clematis plantada em campo aberto na primavera tem um sistema radicular mais poderoso e alta resistência a muitas doenças.
No início da primavera, as clematis podem ser plantadas nas regiões do sul da Rússia, bem como nas regiões centrais, onde o clima é mais ameno. Mas nos Urais ou na Sibéria antes da terceira década de abril ou da primeira década de maio, não vale a pena começar o trabalho de plantio.
O aspecto e a variedade das flores não são de pouca importância para determinar o momento do plantio da clematite na primavera. É aconselhável plantar variedades de floração precoce o mais cedo possível. Mas as vinhas que entram na fase de floração mais tarde podem ser plantadas algumas semanas depois.
Sempre que você decidir plantar clematis, na primavera ou no outono, é importante seguir as seguintes regras:
- É aconselhável concluir o trabalho de plantio da primavera até meados do final de maio. O plantio tardio é indesejável, pois as flores ficam doentes por muito tempo e é mais difícil tolerar o processo de transplante.
- O plantio de verão afeta negativamente as plantas.
- No outono, todo o trabalho deve ser concluído pelo menos 1-1,5 meses antes da geada esperada.
No transplante de clematis na primavera, o estado do material de plantação é de grande importância. Se você comprou mudas com sistema radicular aberto, as flores devem ser plantadas o mais rápido possível.
Mas se você conseguiu comprar plantas em recipientes (vasos ou vasos de flores), cujo sistema radicular está em uma mistura de solo nutritiva, então você pode plantar clematis no solo na primavera em algumas semanas, quando o tempo estiver bom fora. Nesse caso, as flores são cultivadas em casa e, assim que chega o momento certo, são plantadas no solo. Durante o cultivo, é necessário monitorar regularmente a umidade do solo nos recipientes de plantio e evitar que seque.
É indesejável chegar tarde ao plantio de clematis em terreno aberto na primavera, mas não se deve ter pressa. As geadas de retorno da primavera podem anular todo o seu trabalho.
Processo de plantio Lomonos
O processo de plantio de clematis na primavera não exige muito tempo e esforço em comparação com o trabalho preparatório.
O tamanho mínimo da cova de plantio é 60X60X60 cm .Tais grandes tamanhos se devem ao fato de que posteriormente as plantas crescerão em um local por um longo tempo sem serem transplantadas. E a sua tarefa é fornecer ao sistema radicular da clematite os nutrientes necessários.
No plantio de clematis em fileiras, é aconselhável preparar uma vala com largura e profundidade também de pelo menos 60 cm e a distância entre os arbustos mais próximos de pelo menos 1-1,5 metros. Um plantio mais próximo é indesejável, uma vez que as vinhas crescem rápida e fortemente. Literalmente, em alguns anos, eles terão que lutar entre si por um lugar ao sol, o que afetará imediatamente o florescimento da clematis.
Arranjo de covas ou valas de plantio com drenagem é um procedimento obrigatório ao plantar clematis na primavera de um recipiente ou de um vaso comprado. Em qualquer forma que você adquira a planta, a drenagem é simplesmente necessária. Seixos, tijolos quebrados e argila expandida podem ser usados como camada de drenagem.
O algoritmo de plantio de flores será semelhante a este:
- Depois de fazer a drenagem no fundo da vala ou cova de plantio, é necessário fazer uma ligeira elevação.
- Você precisa colocar uma flor neste monte. Se você comprou clematis em vasos ou recipientes, antes de plantar a planta corretamente, você deve removê-la do recipiente e colocá-la em uma elevação junto com um pedaço de terra.
- Se você está plantando clematis com um sistema radicular aberto, então as raízes são perfeitamente esticadas e localizadas em um estrado. O plantio correto pressupõe que os rizomas devem ser livres, sem dobras.
- Preste atenção ao colar da raiz das flores. Deve estar localizado ao nível da superfície do solo ou alguns centímetros abaixo. É indesejável aprofundar profundamente a base, caso contrário, pode-se provocar o aparecimento de uma doença na planta e, com isso, a morte de todo o arbusto.
- Cubra os buracos com terra, compactando-os gradualmente com as mãos. Não é necessário compactar fortemente o solo.
- Regar abundantemente após o plantio ou transplante de clematis na primavera para outro lugar e sombreamento em dias quentes são uma obrigação.
Certifique-se de que as chuvas da primavera não inundem suas flores.
Como transplantar e plantar flores
Claro, a clematis pode crescer sem transplante por mais de vinte anos. No entanto, ainda é aconselhável plantar arbustos grandes pelo menos uma vez a cada 5-7 anos. Com o tempo, o solo sob os arbustos torna-se escasso, os nutrientes tornam-se cada vez menores. O sistema radicular está crescendo, por isso é imperativo atualizar as flores.
É melhor plantar ou transplantar clematis na primavera, quando o tempo está quente lá fora. A época ideal para as operações de plantio é final de abril - início de maio. Nas regiões do norte do país, esse período pode ser alterado em 1-2 semanas depois. No outono, os arbustos de flores podem ser plantados até meados de setembro.
É aconselhável transplantar a clematite adulta no início da primavera ou no outono, no final da floração.
Mais detalhes sobre como e quando você pode transplante de clematis para outro lugar.
Acompanhamento de cuidados com flores
O cuidado competente com a clematite após o plantio na primavera é a chave para uma floração abundante e exuberante. Consiste na realização de eventos padronizados que são familiares a cada produtor:
- rega moderada e oportuna;
- afrouxamento;
- liga e cobertura morta;
- alimentação e processamento;
- poda e preparação de flores para o inverno.
Regar e soltar
Durante o primeiro ano após o plantio da clematite, a rega deve ser frequente, mas não muito abundante. Durante este período, as flores crescem no sistema radicular e nas vinhas. Portanto, uma planta precisa de muita força para um crescimento ativo.
No entanto, é impossível transbordar as plantações com água, para não criar condições para a ocorrência de doenças fúngicas e putrefativas dos rizomas. É suficiente regar as plantas no máximo 2 a 3 vezes por semana, gastando 3 a 5 litros de água por arbusto. O principal é que o solo sob os arbustos de clematis esteja sempre úmido.
É aconselhável soltar o solo após cada rega para que as raízes da clematite recebam oxigênio em quantidade suficiente. Em 3-4 meses após o plantio, o afrouxamento pode ser abandonado, pois há um alto risco de lesões no sistema radicular em crescimento.
Jarreteira e cobertura morta
Os rebentos que crescem gradualmente, à medida que crescem, são amarrados a um suporte para formar um arbusto e evitar que os ramos jovens se partam. Se o broto for único, você pode apertar a parte superior para empurrar as flores em direção ao perfilhamento.
Clematis responde bem à cobertura morta. Este evento irá proteger o jardim de flores de ervas daninhas, reduza a taxa e o horário de rega. Na verdade, sob uma camada de cobertura morta, o solo permanece úmido por muito mais tempo.
Você pode cobrir o solo sob os arbustos 7 a 10 dias após o plantio da clematite em campo aberto na primavera, quando os primeiros sinais aparecem indicando que a flor criou raízes. A espessura máxima da camada de cobertura morta é de 5-7 cm.
No outono, a velha camada de cobertura morta pode ser cuidadosamente embutida no solo, e uma nova camada pode ser colocada em cima do solo, preparando assim a planta para o inverno.
Cobertura e processamento
A cobertura é uma etapa importante no tratamento da clematite na primavera. Se o trabalho de plantio foi realizado de acordo com as recomendações acima, não há necessidade de alimentar as flores no primeiro ano.
Mas a partir do segundo ano, é necessário fornecer às plantas reposição regular de nutrientes. Na verdade, durante o período de floração violenta, as clematis precisam de muita força, e sua tarefa é repor o equilíbrio dos elementos que faltam.
Na primavera, a clematite é alimentada com fertilizantes à base de nitrogênio. Antes da floração, você pode alimentar as flores com fertilizantes à base de fósforo e potássio.
Lomonos responde bem a molhar o solo sob os arbustos com leite de cal. Esta composição desoxidiza bem o solo ácido.
Alimentar clematis necessário de acordo com as recomendações de floristas experientes.
Após o plantio na primavera e no início do verão, os brotos de clematite jovens não lignificados podem atrair insetos que causam danos irreparáveis às flores. Portanto, é aconselhável monitorar regularmente as plantas e agir imediatamente em caso de pragas.
Podando videiras e preparando a planta para o inverno
A poda é uma das etapas dos cuidados obrigatórios da clematite após o plantio em campo aberto. A poda regulamentar é realizada na primavera e no verão para formar arbustos.
Você pode fazer a planta arbusto com esta medida simples. Você pode usar a poda para direcionar as videiras de acordo com sua imaginação em uma determinada direção. A poda também ajuda a induzir uma floração mais precoce e abundante.
No outono, no final da floração, as videiras são podadas de acordo com as recomendações de cada variedade. Algumas variedades não precisam de poda e, para outras, todas as vinhas são podadas pela raiz no outono.
Na primavera, ao abrir a clematite, será possível realizar podas sanitárias das vinhas. Durante este período, rebentos congelados, velhos, secos e danificados são removidos. É aconselhável realizar este evento quando os botões já estiverem inchados e ficar claro quais brotos precisam ser removidos e quais podem ser deixados.
Você aprenderá a plantar corretamente a clematite na primavera com o videoclipe
Conclusão
Então, você aprendeu quando e como plantar clematis na primavera em terreno aberto. Como você pode ver, o processo de plantio não requer nenhuma habilidade ou habilidade especial. Basta seguir as recomendações de floristas experientes. E a recompensa por seus esforços e preocupações será um florescimento excepcionalmente luxuoso e abundante de clematite - para sua alegria e orgulho, para outros, surpreendentemente.