Glória da manhã: plantio e cuidados em campo aberto

Plantar e cuidar de uma ipomeia anual não é difícil. Graças à floração longa e abundante, botões brilhantes e grandes e seu cuidado pouco exigente, a planta ganhou grande popularidade na Rússia.

Descrição geral da ipoméia anual

Ipomoea cresce na forma de um arbusto, grama, liana ou uma árvore pequena. É uma planta que se destaca pelo rápido crescimento dos rebentos que atingem os 5 m de comprimento. Como você pode ver na foto da ipomeia anual, com sua ajuda, a trepadeira se agarra a vários suportes, transformando objetos indefinidos em elementos únicos de decoração country.

As flores em forma de funil crescem em pedicelos finos, seu tamanho, dependendo da espécie e variedade, varia de 5 a 15 cm de diâmetro. Existem flores monocromáticas e padronizadas que podem ser pintadas em uma ampla variedade de tons: como branco, azul, azul claro, vermelho, rosa ou roxo.

A ipoméia tem um longo período de floração. Quando os botões velhos caem, novas flores aparecem em seu lugar quase imediatamente e caixas com sementes são formadas. Em climas temperados, para a maioria das variedades, a floração começa em junho e termina em setembro, algumas variedades continuam a deliciar os olhos até a primeira geada de outubro.

Liana pode ser freqüentemente encontrada em climas tropicais e subtropicais. Em tais condições, a trepadeira pode se desenvolver e florescer por muitos anos. No entanto, devido aos invernos rigorosos na Rússia central, a ipomeia é cultivada apenas como planta anual.

Ipomoea é considerada uma planta termofílica e amante da luz, que se desenvolve bem em solo com cal e prefere locais iluminados pela luz solar em uma pequena elevação. Reage mal a correntes de ar, geadas, chuvas prolongadas.

Plantar e cuidar da ipomoea anual ao ar livre é bastante simples. Regar, afrouxar e limpar o solo em tempo hábil é importante para ela. A liana precisa de suporte, que pode ser usado como fio esticado ou fio. A trepadeira é alimentada com fertilizantes que contêm potássio e fósforo.

Importante! A ipoméia é venenosa. Só pode ser cultivada para fins decorativos em áreas abertas.

Espécies Ipomoea

O gênero da ipomeia é considerado um dos maiores da família da trepadeira e tem cerca de 450 a 500 espécies de plantas. Deste grande número, apenas 25 são usados ​​para fins decorativos.O artigo apresenta os tipos mais populares.

Ipoméia roxa

Uma das variedades mais populares de Ipomoea nativa da América do Sul e Central. Dependendo da variedade, seus brotos podem atingir até 8 m de comprimento. Em média, o diâmetro das flores em forma de funil é de cerca de 7 cm. Os botões podem ser vermelhos, roxos, violetas, lilases e azulados.A trepadeira é comumente usada para decoração em paisagismo.

Variedades populares de ipomeia:

  • Giselle;
  • Framboesa capricho;
  • Scarlet O'Hara;
  • Céu azul;
  • Firmamento;
  • Ultravioleta.

Glória da manhã do Cairo

É uma espécie de ipomeia que cresce na forma de uma videira herbácea perene com raízes tuberosas. Sua pátria é a África e a Ásia; na Rússia, a ipomeia do Cairo é cultivada anualmente.

A trepadeira cresce até 4 m de altura. Os caules da planta podem ser trepadores ou reclinados, com folhas elípticas verde-escuras que variam em tamanho de 3 a 10 cm, localizadas em longos pecíolos. As flores são em forma de funil, com 3 a 6 cm de diâmetro, vermelhas, lilases, roxas ou brancas. Coletado em inflorescências de várias peças.

A floração abundante ocorre de julho a setembro. A planta pode resistir a geadas de até -7 oC, gosta de solo bem úmido e lugares iluminados pelo sol.

Ipomoea Moonflower

Ipomoea Moonflower é uma das mais belas trepadeiras herbáceas recomendadas para a jardinagem vertical. A planta recebeu esse nome devido às suas características biológicas. Grandes botões brancos como a neve abrem somente após o pôr do sol e fecham novamente quando o sol aparece pela primeira vez.

Importante! As baixas temperaturas da manhã podem atrasar a floração por algumas horas.

A trepadeira atinge 3 m de altura. Nos rebentos que se espalham, há uma densa folhagem verde-escura e flores com cerca de 10 cm de diâmetro, com a forma de gramofones.

O período de floração principal é em julho e agosto, mas algumas plantas podem florescer até o início do frio. O plantio em campo aberto é realizado no início de maio. Os primeiros brotos das sementes aparecem em 5 - 9 dias. Prefere solo franco arenoso neutro ou solo argiloso.

Ipoméia Nilo

A ipoméia Nilo na natureza é uma planta perene, mas na Rússia central é cultivada como planta anual. Brotos encaracolados, fortemente ramificados e com pubescência característica atingem uma altura de até 3 m. As flores são rosa, vermelho, azul, roxo ou lilás. Diferencia-se das outras espécies pela estrutura em forma de estrela da flor, a presença de uma borda branca ao longo da borda e pequenas "rugas" nas pétalas. A floração vai de meados do verão a outubro.

Este tipo de ipomeia é comum no Japão, variedades populares:

  • Kiyosaki;
  • Pikoti;
  • Bem-aventurança azul.

Hera da ipomeia

Hera ipomeia é nativa da América tropical. Os caules ramificados têm 2 - 3 m de comprimento. As folhas grandes em forma de coração são semelhantes à folhagem de hera. As flores são afuniladas, de cor azul-celeste, até 5 cm de tamanho, mas também com botões bordô, rosa e vermelho. A floração vai de julho a meados de outubro. A espécie é famosa por sua alta resistência à geada de até -7 oC.

A variedade mais popular é o doce romano. Devido ao fato de a planta ser considerada maliciosa erva daninha, recomenda-se cultivar exclusivamente pelo método ampel, em vasos suspensos.

Ipoméia tricolor

A corriola tricolor se parece muito com o roxo, mas tem flores maiores e folhas mais lisas e sem pelos. O nome de cipó "tricolor" ganhou, pois no processo de formação as flores mudam de cor três vezes. Os botões ainda não totalmente desenvolvidos serão roxos-avermelhados. As flores abertas tornam-se azuis ou azuis e, após murchar, tornam-se rosa pálido. Exemplos de variedades comuns são Flying Saucer, Blue Star.

Variedades populares de ipomeias com fotos e descrições

Existem inúmeras variedades de ipomeias, e cada residente de verão pode facilmente escolher uma trepadeira de sua preferência. Todos eles diferem em suas características biológicas, altura da planta, formato da folhagem, cor e tamanho da flor.

Conselho! Ao escolher uma variedade, é importante levar em consideração a época de plantio e floração, os requisitos da planta para o solo e as condições climáticas.

Glória da manhã Giselle

A variedade Giselle, uma das variedades de Ipomoea Purple, foi cultivada por criadores da agrofirma russa "Aelita".A altura de uma planta anual chega a 2,5 m. A trepadeira é caracterizada por uma folhagem verde exuberante e flores de tonalidade azul-celeste, com cerca de 15 cm de diâmetro.

A floração abundante vai de junho ao final do outono, pelo menos até o final de setembro. O plantio em local permanente é feito em maio com sementes ou mudas. Os primeiros rebentos aparecem após 1 - 2 semanas. A germinação das sementes é de 92%. A variedade Giselle, como a maioria dos representantes deste gênero, é pouco exigente para a composição do solo e não necessita de cuidados especiais.

Disco voador da corriola

Produtor de sementes de Ipomoea Disco voador - agrofirma "Aelita". A variedade pertence à espécie Tricolor. As flores grandes da planta atingem cerca de 15 cm de diâmetro. Os botões se abrem com o nascer do sol para dar as boas-vindas ao início de um novo dia. O comprimento dos rebentos é de 2,5 m. A folhagem é densa, em forma de coração. Perfeito para proteger varandas, terraços e gazebos ensolarados.

O disco voador floresce de julho até o início da geada. O plantio é feito por meio de mudas ou sementes. As mudas começam a aparecer uma semana após o plantio no solo. Precisa de rega e alimentação regulares. Cresce bem em climas quentes, em solo drenado sem excesso de fertilizantes orgânicos.

Glória da ipoméia com framboesa

Outra novidade, cultivada pela empresa "Aelita". Raspberry Caprice é uma variedade de Ipomoea Purpurea. A principal característica distintiva da planta é considerada uma cor invulgarmente brilhante de flores com cerca de 7 cm de tamanho. A altura do cipó é de 2 m. As folhas são verde-escuras, em forma de coração.

O capricho da framboesa é uma das variedades despretensiosas e resistentes que cresce bem em climas temperados e floresce continuamente desde meados do verão até a geada. As sementes são plantadas em campo aberto no final de maio. A planta adora luz e não tolera geadas, é despretensiosa no cuidado, o principal é alimentar, regar e soltar o solo na hora certa.

Ipoméia azul celeste

Ipomoea Sky Blue é uma variedade pertencente à espécie Ipomoea Purpurea. Lindas flores em forma de funil localizadas nos brotos, coletadas em inflorescências de 3-4 peças. O diâmetro das flores é de 8 - 10 cm. A altura dos rebentos é de até 2 m. Folhas em forma de coração de cor verde escura cobrem densamente os caules.

A floração em regiões com clima quente de outono é muito longa, vai do início de julho a outubro. No entanto, a planta não tolera geadas severas, a temperatura está abaixo de 0 oC já será crítico. Ama o calor e a luz do sol, prefere solos soltos, nutritivos e com cal. Reage mal à água estagnada. O plantio em campo aberto é realizado em maio.

Glória da manhã

Sementes da empresa agrícola "Gavrish". Os rebentos da planta têm cerca de 2 m de comprimento Flores em forma de funil com um diâmetro de 5 a 6 cm em várias tonalidades. A variedade Ipomoea Nenaglyadnaya é popular devido ao fato de que botões de vários tons diferentes podem aparecer em uma planta ao mesmo tempo. Floresce de julho a setembro, não tolera geadas leves. Para o plantio, em locais bem iluminados e ligeiramente elevados, recomenda-se solo nutritivo e sem excesso de fertilizantes.

Importante! Se esta recomendação não for seguida, o sistema radicular da trepadeira começará a se desenvolver em detrimento do processo de floração.

A semeadura das mudas começa em abril. O pouso em terreno aberto é recomendado no início de maio. Os primeiros rebentos aparecem após 6 a 14 dias. Excelente para cultivo de varanda.

Glória da manhã

Variedade de Ipomoea Roxo. O cipó atinge uma altura de 3 m, o comprimento dos brotos reclinados chega a 8 m. Como pode ser visto na foto, Ipomoea Heaven floresce com grandes flores azul-celeste em forma de funil do início de julho ao início de outubro.

Planta que adora luz e resistente à seca, que prefere solos soltos e nutritivos. Ipomoea O firmamento ama tanto o sol que durante o dia os pedicelos giram constantemente em sua direção. Graças a isso, as flores não fecham aos primeiros raios de sol, mas podem permanecer abertas até o anoitecer e, em alguns casos, até a manhã seguinte.

A semeadura em campo aberto é realizada em maio a uma temperatura de +15 oC, mudas em vasos de turfa começam a crescer a partir de abril. Os primeiros tiros devem ser esperados em 6 a 14 dias.

Ipoméia pikoti

Uma das variedades de Ipomoea Nilo. Uma característica distintiva são as graciosas flores semi-duplas de até 10 cm de diâmetro, pintadas de vermelho-framboesa ou azul-violeta, com a faringe interna branca e contornando as bordas. A altura da videira é 2,5 - 3 m.

Começa a florir cedo, no final de junho os primeiros botões são formados. A floração termina em outubro. Adora locais com sol, mas também se desenvolve bem à sombra parcial. Pode ser cultivado na varanda. O plantio em campo aberto é realizado em maio, os brotos devem ser esperados em 1 - 2 semanas. Para a planta, a rega regular é importante à medida que o solo seca e a introdução periódica de curativos minerais complexos.

Luzes de rubi da corriola

Variedade Ipomoea Kvamoklit. Trepadeira com folhas verdes brilhantes perfuradas e flores pequenas (2 - 3 cm) de uma rica tonalidade carmesim. Os rebentos crescem até 3 m de altura.

O período de floração é considerado um dos mais longos e vai de junho ao final de outubro. Em climas temperados, as lâmpadas Ipomoea Ruby são recomendadas para serem plantadas ao ar livre em maio. As mudas aparecem no 5º - 10º dia a uma temperatura estável de cerca de 20 oC. A planta precisa de suporte vertical, prefere sombra parcial leve, solo moderadamente fértil e bem drenado. É caracterizada por um cuidado despretensioso e baixa resistência ao gelo.

Morning Glory Terry Serenade

Terry Serenade é uma das variedades mais inusitadas que encanta os residentes de verão e os jardineiros. Nas hastes trepadeiras da Serenata de Ipomoea, existem flores grandes, simples, duplas ou semiduplas, de tonalidade rosa-púrpura com faringe interna branca. O diâmetro das flores é de 8 cm, brotos fortes podem subir no suporte a uma altura de até 2 me decorar com um tapete brilhante e exuberante de arcos, cercas e gazebos.

A floração abundante da planta dura do final de julho às primeiras geadas de outono. O plantio de sementes em vasos de turfa começa em março, em campo aberto - no final de maio. Os primeiros tiros aparecem a partir da segunda semana.

Importante! A temperatura confortável para o desembarque é +18 oC.

Estrela azul da corriola

A Blue Star é uma das variedades de Ipomoea Tricolor. Cresce na forma de uma videira herbácea com rebentos que variam de 3 a 5 m de comprimento, cobertos por grandes flores de tonalidade azul-celeste com riscas roxas que lembram o formato de uma estrela. A faringe interna é branca. Caules encaracolados, fortes, com folhagem exuberante.

A época ideal para o plantio de trepadeiras em terreno aberto é a terceira semana de maio, a temperatura do ar deve ser de pelo menos +18 oC. Os brotos aparecem após 1 a 2 semanas. As mudas podem ser cultivadas a partir de fevereiro. Liana é despretensiosa no cuidado, se desenvolve bem em climas quentes, adora lugares ensolarados. Picos de floração em julho e junho.

Glória da manhã Scarlet O'Hara

A foto mostra Ipomoea Scarlet O'Hara, que pertence à espécie de Ipomoea Purpurea. A trepadeira atinge rapidamente uma altura de até 2 me abraça o suporte que lhe é oferecido. Floresce abundantemente de junho até a geada. Possui grandes flores rosa carmesim de até 10 cm de diâmetro e folhagem verde em forma de coração.

O plantio de Ipomoea Scarlet O'Hara em campo aberto é realizado no final de maio. Os rebentos brotam do 8º ao 14º dia. Para uma floração abundante, é necessário proporcionar à planta um local coberto e ensolarado em uma colina e um solo leve e nutritivo sem excesso de fertilizantes. Como outras variedades, precisa de suporte.

Ipomeia ultravioleta

Como você pode ver na foto, as flores de Ipomoea Ultraviolet se distinguem por uma cor púrpura incomumente brilhante. O produtor de sementes é a empresa Aelita. A liana atinge 3 m de altura, o diâmetro das flores ronda os 10 cm.Esta é uma planta anual, que se caracteriza pelos períodos de floração mais longos, ocorrendo no início de junho e no final de setembro.

Plantar e cuidar da Ipomoea Ultraviolet é bastante simples.As sementes são plantadas em campo aberto em meados de maio, no futuro, a trepadeira necessita de rega moderada e regular e fertilização com o auxílio de fertilização complexa, garantindo a manutenção do necessário equilíbrio de nutrientes no solo.

Plantando e cuidando da ipomeia

A ipoméia é uma das trepadeiras mais despretensiosas de se cuidar. Após um curto período de tempo após o plantio, os brotos começam a crescer rapidamente, torcendo-se em todos os suportes que cruzem o caminho. Os cuidados de acompanhamento incluem fertilização do solo e irrigação regular.

Ao escolher o local de pouso, deve-se dar preferência a áreas calmas e elevadas. Você também precisa escolher um solo nutritivo e solto. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 20 cm.

Quando plantar sementes de ipomeia

Para formar mudas fortes até maio, as sementes da ipomeia começam a ser semeadas em vasos de turfa no final de março. As sementes germinam em cerca de 10 dias a uma temperatura de cerca de +18 oC.

A melhor época para plantar mudas no solo é no início de junho. Ao transplantar, um pedaço de terra da raiz é deixado sem falha.

Conselho! Antes de semear as sementes, é recomendável mergulhá-las em água morna por um dia. Se alguns deles não incharem após esse período, devem ser picados com agulha e deixados na água por mais 24 horas.

O plantio de sementes em campo aberto, via de regra, começa em maio. As sementes em três partes são colocadas em covas pré-preparadas.

Cuidado de ipoméia

Em primeiro lugar, é necessário dar um bom suporte às vinhas: o arame esticado também é adequado, mas alguns jardineiros preferem as redes instaladas na vertical. Recomenda-se verificar constantemente o sentido de crescimento dos caules para que seja possível corrigi-lo em tempo hábil, se necessário.

A irrigação sistemática e moderada é extremamente importante. A trepadeira não tolera a seca ou água estagnada. De maio a agosto, a planta é regada sem esperar que a camada superficial do solo seque completamente.

Como alimentar ipomeia para floração abundante

Ao aplicar curativos, você deve ter cuidado para não exagerar. Um excesso de fertilizante pode levar ao efeito oposto e provocar um superdesenvolvimento do sistema radicular, do qual o processo de floração sofre em primeiro lugar. É melhor usar fertilizantes complexos com um nível equilibrado de nutrientes.

Para tornar a floração abundante e vigorosa, a aplicação sistemática de curativos com alto teor de fósforo e uma pequena quantidade de nitrogênio ajudará.

Possíveis problemas de crescimento

Problemas com o cultivo de ipomeias podem ser influenciados por muitos fatores, como irrigação inadequada, água subterrânea estagnada, fertilização excessiva do solo ou local incorreto. Para evitar tais dificuldades, é importante familiarizar-se com as informações e recomendações fornecidas pelos produtores de sementes antes do plantio.

Por que ipomeia não floresce?

O principal motivo pelo qual a ipomeia não floresce é o solo muito nutritivo e pesado. Apesar da falta de floração, a própria planta está se alongando ativamente e coberta por uma folhagem densa. Nesse caso, é recomendável interromper temporariamente a alimentação e observar o estado da trepadeira.

Comente! Outro motivo para a ausência de inflorescências pode ser várias doenças e pragas.

Por que a ipomeia só floresce de manhã

Devido às características biológicas, as flores da ipomeia abrem de manhã cedo, antes que o sol forte apareça, e fecham mais perto da hora do almoço. Com tempo chuvoso e nublado, eles podem ficar abertos o dia todo.

Os botões murcham assim que fecham. Sua vida útil é de apenas 1 dia, mas novas flores se abrem imediatamente para substituí-las na manhã seguinte.

Pragas e doenças da escalada da ipomeia

O cipó não atrai insetos muito ativamente, pois é uma cultura venenosa. Na maioria das vezes, a ipomeia pode ser afetada por pragas:

  1. Whitefly. As larvas desta borboleta sugam a seiva das folhas, danificando sua estrutura.Produtos químicos especializados e armadilhas podem ajudá-lo a se livrar da mosca-branca.
  2. Pulgões, um sinal característico de aparecimento é a formação de manchas amarelas nas folhas. Você pode lidar com insetos com inseticidas.
  3. Ácaro-aranha que aparece com irrigação insuficiente. Primeiro, junto com as partes da planta afetadas pela teia de aranha, o carrapato deve ser removido, a seguir a trepadeira pulverizada com um inseticida e a rega aumentada.

Entre as doenças, notam-se frequentemente a formação de patologias virais e fúngicas, ferrugem branca e vários tipos de podridões. Na maioria dos casos, não é possível salvar a trepadeira, portanto, para evitar a contaminação das plantas vizinhas, ela deve ser retirada do local e queimada.

Glória da manhã em paisagismo + foto

A trepadeira é muito utilizada em paisagismo, com a ajuda de ipomeias, elas decoram canteiros de flores, diversos edifícios, sebes, cercas e paredes de casas.

Uma excelente opção seria cultivar ipomeias ao ar livre em uma panela ou plantador suspenso.

Ipomoea também parece interessante em cima do muro.

Se você plantar uma trepadeira ao lado de outra árvore, com o tempo ela trançará lindamente os galhos e o tronco.

Conselho! Diferentes variedades com flores de tons contrastantes, plantadas nas proximidades e trançando uma superfície comum, parecerão incomuns.

Após a floração, o denso tapete de folhagem adquire uma tonalidade vermelho-amarelada, o que torna a planta não menos atraente.

A espécie vai bem com coníferas devido ao contraste, bem como com outras culturas de trepadeiras. Plantar perto de árvores frutíferas particularmente valiosas não é recomendado, pois a ipomeia pode ser usada como suporte.

Conclusão

Plantar e cuidar da ipomeia anual é muito simples, a planta é completamente pouco exigente para as condições de cultivo e composição do solo. No entanto, o resultado supera todas as expectativas possíveis, como evidenciado pelas muitas críticas positivas de residentes de verão e jardineiros profissionais.

Testemunhos

Nina Georgievna, 67 anos, região de Moscou:
Extraordinariamente bela e fácil de cultivar trepadeira. Sempre fico surpreso com sua vitalidade, mas costumava me perguntar por que apenas flores rosas aparecem em meu arbusto. Eu nunca teria pensado que havia tantas variedades de ipomeias.
Anton, 40 anos, Sochi:
No meu trabalho, costumo usar ipomeias para fazer paisagismo em parques e vários locais públicos. É importante considerar que chuvas intensas e prolongadas prejudicam esta cultura. Minha variedade favorita é Ruby Lights.
Anastasia Martynova, 39 anos, Território de Altai:
E aqui a ipomeia é frequentemente encontrada na natureza, especialmente nas montanhas. Esses fonógrafos brilhantes sempre fascinaram a atenção. No ano que vem comprarei sementes e tentarei usá-las para decorar as paredes de uma casa de campo.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção