Contente
A ipoméia é uma planta anual trepadeira que pode ser cultivada em uma varanda. A trepadeira é despretensiosa, mas existem algumas nuances que você precisa saber se a ipoméia não estiver florescendo na varanda. O artigo será dedicado ao plantio e às regras de cuidado de uma planta na forma de uma cultura em vaso.
Características da crescente ipoméia na varanda
Ipomoea pode ser cultivada não apenas em campo aberto, mas também em sacadas e galerias. As plantas se desenvolvem rapidamente e depois de um tempo vão ocupar parte do espaço. O principal é escolher as condições adequadas, escolher os recipientes e as variedades certas.
É muito bom se a varanda estiver no lado sul, oeste ou leste. Nesse caso, a ipoméia terá iluminação e calor suficientes. Ao crescer flores encaracoladas nas loggias do norte, as plantas tornam-se claras, são fortemente alongadas, portanto, não é possível obter um aspecto decorativo. E a floração será escassa.
Que variedades de ipomeia podem ser cultivadas em uma loggia ou em uma varanda
Nem todas as variedades de ipomeia são adequadas para o cultivo em maconha. É por isso que você primeiro precisa descobrir quais sementes são melhores para comprar. Na varanda ou loggia, as trepadeiras só crescem por uma temporada, já que são anuais.
Ipomoea roxo
Uma planta com rebentos longos (até 4 m). As folhas são grandes, de 7 a 10 cm de diâmetro, em forma de coração. Eles estão localizados de forma bastante densa ao longo de todo o comprimento dos caules.
As flores são semelhantes a funis, o arranjo é único. Os botões azuis, roxos e brancos de diâmetro atingem 6 cm. A ipomeia começa a florescer em junho. Nas condições da varanda, a floração é longa.
Ipomoea ivy
Esta ipomeia deve ser cultivada em solos ligeiramente alcalinos ou neutros. Fotografa até 4 m de comprimento, o que permite criar incríveis "cortinas" que protegem o ambiente da luz solar. As folhas são de comprimento médio, em forma correspondente à planta hera, daí o nome. Flores de azul celeste, escarlate, rosa ou roxo parecem originais contra o fundo da folhagem verde.
Um dos híbridos é muito interessante - "Roman Kandy". Tem uma tonalidade vinho. Nas pétalas - listras brancas longitudinais, nas folhas - manchas brancas.
Ipoméia Nilo
Esta variedade foi criada por criadores japoneses. O originador é Kaikyo-zaki. Esta planta tem folhas verdes escuras em forma de coração. Eles têm pubescência densa. Listras amarelo-esbranquiçadas estão localizadas em toda a superfície das folhas.
Ipomoea se distingue por grandes flores duplas de cor azul, púrpura e carmesim. Cada estrela tem listras brancas que se estendem da borda ao centro.
Glória da manhã Kvamoklit (cipreste cipreste)
Este tipo de trepadeira é apreciado pelas suas suculentas folhas verdes esculpidas. O comprimento dos rebentos é de até 5 m. São tão potentes que podem subir de forma independente a qualquer altura. Os botões em forma de estrela têm tubos longos. A cor pode ser vermelha, escarlate, rosa ou branca, dependendo da variedade.As flores abrem de manhã cedo e após o pôr-do-sol, no calor os botões fecham-se.
Ipomeia azul
Apesar do caráter decorativo da planta, não se deve cultivá-la na varanda nas famílias onde há crianças pequenas, pois esta ipomeia contém substâncias psicotrópicas.
A planta atrai com flores azul-celeste incomuns, brotos poderosos. Uma excelente opção para cultivo em varanda ou loggia.
Plantando ipomeias na varanda
Cultivar ipomoea em vasos na varanda é divertido. Normalmente, os floricultores não têm nenhuma dificuldade especial. O principal é escolher a nota certa. As sementes devem ser adquiridas na loja. Na hora de comprar deve-se prestar atenção ao prazo de validade da semente, pois após 2 anos a germinação está perdida.
Datas de desembarque
É aconselhável semear as mudas no final de março ou início de abril para obter plantas com flores. Claro, este é um tempo aproximado, pois tudo depende das condições climáticas da região. É necessário plantar flores na varanda após o estabelecimento de temperaturas positivas.
Quando a temperatura média diária de + 10-15 graus é estabelecida na varanda, as flores podem ser retiradas ou transplantadas.
Preparação de recipientes e solo
Para cultivar ipomeias em uma loggia ou varanda, você precisa cuidar dos recipientes. É melhor escolher vasos que cabem no mínimo 3 litros de solo se uma flor for plantada, ou sacada, caixas longas em que vários arbustos sejam plantados.
Como as plantas não gostam de água estagnada, são feitos furos no fundo do vaso para drenagem. Em seguida, a drenagem de pequenas pedras é colocada. Depois disso, os recipientes são preenchidos com solo preparado.
A flor crespa cresce em quase qualquer substrato. Solos arenosos são a única exceção. Neste caso, adicione terra preta ou composto. Se o solo for fértil no jardim, então é bastante adequado para o plantio. O principal é que ele é solto, permeável ao ar e à água.
Algoritmo de aterrissagem
Como as sementes de ipomeia são difíceis de germinar, devem ser embebidas em água morna por 24 horas antes da semeadura para acelerar a germinação.
Regras para cultivar e cuidar de mudas:
- O solo em recipientes é regado com água morna, é feito um aprofundamento e as sementes são semeadas a uma profundidade não superior a 1 cm.
- Depois disso, um saco plástico é puxado sobre o recipiente para criar um efeito estufa. Isso irá acelerar a germinação. Você precisa manter os recipientes em um local quente a uma temperatura de + 18-20 graus.
- Os primeiros brotos aparecem em 7-12 dias. O abrigo é imediatamente removido e os recipientes são colocados em uma janela bem iluminada. Se não houver luz suficiente na sala, é aconselhável instalar uma luz de fundo para que as mudas não se esticem.
- Se as mudas forem cultivadas em um recipiente comum, depois do aparecimento de 2 a 3 folhas verdadeiras, uma colheita será necessária. Como a ipomeia não gosta desse procedimento, então você precisa escolher mudas com um bom torrão de terra para não danificar o sistema radicular.
- Para obter um arbusto exuberante, belisque as mudas a uma altura de 15 cm para provocar a formação de novos brotos laterais. Ao mesmo tempo, você precisa fazer suportes para as plantas, de modo que elas comecem a se agarrar a eles.
- Mudas de ipomoea na varanda (foto abaixo) são regadas conforme necessário. Mas deve-se lembrar que a água seca e estagnada são igualmente destrutivas para a ipomeia.
- Quando a temperatura na varanda permite, as plantas em recipientes são levadas para as janelas ou estandes. Deve haver pelo menos 20-30 cm entre os recipientes (plantas).
Regras de cuidado de flores
Se você tem as habilidades necessárias para cuidar de plantas em campo aberto, não haverá dificuldades com o plantio de sacadas.Você precisa saber como regar adequadamente, alimentar a ipomeia, protegê-la de doenças e pragas.
Horário de rega
Deve ser entendido que ao crescer trepadeira em sacadas ou galerias, a precipitação natural não participa da irrigação de forma alguma. Portanto, a ipomeia deve ser regada com freqüência. Como regra, todos os dias. Você precisa regar os arbustos com água morna e estável. É necessário irrigar de forma que a água não estagnasse, caso contrário começará a deterioração do sistema radicular.
Top dress of morning glory
As plantas trepadeiras cultivadas dentro de casa exigem alimentação, pois absorvem rapidamente todos os nutrientes. É por isso que os fertilizantes minerais serão necessários: misturas de potássio e fósforo. As plantações em vasos são alimentadas mensalmente, combinando-as com a rega.
Não é necessário superalimentar as plantas, caso contrário, elas se desenvolverão de maneira desigual. Em alguns casos, os botões podem não aparecer ou as plantas vão reagir com o amarelecimento da folhagem. Todos os fertilizantes minerais são diluídos de acordo com as instruções.
Instalação de suportes
Para criar uma composição encaracolada, se a ipomeia for cultivada em uma loggia ou varanda, serão necessários suportes. São instaladas no centro do vaso quando a altura é de pelo menos 15-20 cm, então, quando as mudas são levadas para a varanda, é preciso puxar a linha ou fio de pesca para direcionar os caules na direção certa. Se desejar, em vez de fios, você pode construir uma estrutura de varas de bambu.
Como alcançar ipoméia florescendo na varanda
Para que a ipomeia floresça abundantemente, você precisa cuidar dela adequadamente:
- água, pulverize corretamente e em tempo hábil;
- alimente-se regularmente.
Os botões secos não precisam de ser cortados, pois não são visíveis devido ao verde.
Que problemas podem surgir
Apesar da despretensão, os floristas novatos que começaram a cultivar as plantações podem ter dificuldades:
- A chuva lá fora torna o ar da varanda muito úmido, e os botões podem apodrecer.
- No calor extremo, as folhas podem amarelar e cair. Em dias especialmente quentes, as janelas devem ser sombreadas.
- Você não deve plantar petúnia no mesmo vaso com ipomeia, pois esta planta é um antagonista em relação à trepadeira.
- Você precisa escolher recipientes profundos para o plantio para que o sistema radicular se desenvolva bem.
- Das pragas, o ácaro-aranha afeta mais frequentemente a ipomeia. No interior, você precisará processar plantações usando Actellika ou Fitoverma.
- Para a destruição de pulgões, as plantas são pulverizadas com "Aktara", "Karbofos", "Fitoverm", "Aktellik".
Por que as folhas de ipomoea ficam amarelas na varanda
Este problema pode surgir por vários motivos:
- mudanças bruscas de temperatura dia e noite: a decomposição das raízes começa na terra fria;
- rega inadequada;
- um vaso muito apertado, o sistema radicular não se desenvolve bem;
- falta de ferro no solo.
Por que ipomeia não floresce na varanda
A floração pode não começar se você superalimentar a ipomeia com fertilizantes de nitrogênio. Nesse caso, a massa verde começará a crescer abundantemente. A segunda razão pela qual não há formação de botões é um vaso muito grande. Por isso é aconselhável escolher vasilhames de 3 litros.
Conclusão
Muitos cultivadores de flores ficam envergonhados porque a ipomeia não floresce na varanda, não importa o que façam. O artigo contém recomendações que o ajudarão a cultivar lindas plantas com botões brilhantes.