Hosta Fortune Albopicta: descrição, fotos, comentários

Hosta Albopicta é popular entre profissionais e pessoas que estão dando os primeiros passos no caminho da jardinagem. A planta destaca uma cor contrastante das folhas contra o fundo geral, e uma de suas vantagens é a capacidade de cultivar a variedade em áreas sombreadas do jardim.

Descrição dos hospedeiros Fortune Albopicta

Nos livros de referência botânica do mundo, o hospedeiro "Albopicta" é referido em latim como "Hosta fortunei Albopicta". Esta cultura é conhecida desde o século XIX, graças a dois botânicos: Nikolaus Host e Heinrich Funk. Cada um dos cientistas estudou a planta, porém, a primeira descrição da hosta "Albopikta" foi feita pelo Host austríaco, em cuja homenagem a variedade recebeu o seu nome. Inicialmente, o hosta era cultivado apenas em grandes jardins botânicos, mas com o tempo entrou em coleções particulares de criadores. Hoje você pode encontrar o anfitrião "Albopikta" em dachas e em lotes familiares da Rússia central, apesar de o sudeste da Ásia, o Japão e o Extremo Oriente serem considerados seu habitat.

A cultura é uma erva perene, atingindo uma altura de 40 a 70 cm e crescendo em diâmetro até 80 cm.As placas foliares da Albopikta hosta são alongadas, em forma de coração, brilhantes, com uma estrutura foliar ligeiramente ondulada. De comprimento, podem atingir 35-30 cm. Inicialmente, as folhas são caracterizadas por uma tonalidade verde-amarelada com uma borda mais escura ao longo da borda da placa. No final do verão, as folhas adquirem uma tonalidade esverdeada mais uniforme.

As folhas da planta podem mudar de cor

Comente! O nível de luz afeta a intensidade da cor das folhas.

As inflorescências da hosta "Albopicta" apresentam-se na forma de sinos de uma paleta púrpura pálida, que se localizam sobre um pedicelo alto. A altura deste último é de 60-70 cm. O início da floração é na primeira década de julho. O fim são as últimas semanas de agosto.

As inflorescências Hosta, em forma de sinos e funis, têm cores diferentes

O hospedeiro é classificado como um tipo de planta tolerante à sombra com baixa necessidade de iluminação. Uma das vantagens da variedade é o cuidado despretensioso. Hosta "Albopikta" é uma cultivar com crescimento lento. Nos primeiros 2 anos, a cor das lâminas foliares da variedade não apresenta cor específica própria. As folhas adquirem a textura original apenas no 3º ano.

As plantas das espécies "Fortune" são conhecidas por sua boa resistência à geada. Toleram facilmente baixas temperaturas até -35 ° C, o que, aliado à sua despretensão, os torna uma opção ideal para a zona média e regiões setentrionais.

As seguintes vantagens dos anfitriões Albopikt podem ser destacadas:

  • requisitos de iluminação baixos;
  • despretensão;
  • grau relativamente alto de supercrescimento;
  • decoratividade;
  • simplicidade da tecnologia agrícola.

As desvantagens incluem uma floração modesta na forma de sinos pálidos e uma altura média das plantas.

Aplicação em paisagismo

O hospedeiro "Albopikta" pode se encaixar muito organicamente no "interior" do jardim, que é usado por paisagistas.

Os arbustos com mais de 60 cm de altura são plantados isoladamente. Eles são totalmente autossuficientes e não requerem ambientes adicionais. As plantas também ficam bem na zona de reservatórios artificiais (lagoa, piscina), coexistem harmoniosamente com outros tipos de culturas que gostam de umidade.

Comente! Variedades hospedeiras, de tamanho pequeno (20-30 cm), são plantadas em jardins ornamentais e ao longo da linha das bordas.

Ao escolher "parceiros" para os hospedeiros, deve-se focar não apenas nos requisitos agrotécnicos, mas também na cor das plantas.Composições contrastantes de "Albopicta" verde-amarelo e peônias rosa brilhante parecem especialmente impressionantes. Um conjunto bem-sucedido é criado por anfitriões com astilbe em flor em tons de lavanda ou vinho. A alvenaria ligeiramente áspera dos canteiros de flores apenas enfatiza o charme e a simplicidade desta planta. A cultura é orgânica e em combinação com gerânios de jardim brilhantes.

A planta é usada com sucesso para decorar meios-fios, caminhos e caminhos de jardim.

A partir de hosts subdimensionados, você pode criar um belo ambiente para um hemerocallis variegado. Folhas com um gradiente no fundo de coníferas parecem ótimas. Em áreas sombreadas, "Albopiktu" pode ser combinado com samambaias e thuja.

O hospedeiro é plantado separadamente ou em grupos perto de reservatórios criados artificialmente e em canteiros de flores

O hospedeiro desta espécie freqüentemente atua como uma planta de cobertura do solo. Para obter um efeito semelhante, "Albopicta" é plantada na proporção de 4-5 mudas por 1 m².

Métodos de criação

Você também pode propagar o host. Para isso, via de regra, são utilizados 3 métodos:

  • reprodução por sementes;
  • divisão;
  • enxerto.

O primeiro método é mais trabalhoso e é usado na maioria dos casos pelos criadores. As sementes são embebidas em um estimulador, após o qual são colocadas em solo fortemente compactado a uma profundidade de 5-7 mm e cobertas com perlita. A temperatura ideal para os hospedeiros de sementeira e germinação "Albopikta" é de +20 ° С. Os primeiros rebentos podem ser observados no 14º ao 15º dia.

A forma mais popular é a divisão. Use este método por 4-5 anos após o plantio da planta no solo. Divida os arbustos na primavera, selecionando o número necessário de "divisões". Nesse caso, você nem precisa cavar a planta principal. A principal condição é não danificar a mata-mãe. O material de plantio é plantado na mesma profundidade que o hospedeiro principal e regado ativamente até criar raízes.

Você pode plantar estacas ou "estacas" ou usar material de plantio comprado

As estacas são realizadas de meados de maio a julho. Para isso, são selecionados brotos jovens, bem separados e com folhas pequenas. Placas de folha muito grandes podem ser cortadas em cerca de um terço. São plantadas à sombra e bem regadas até criarem raízes.

Algoritmo de aterrissagem

A plantação é realizada nos últimos meses da primavera ou nos primeiros dias do outono. Hosta "Albopikta" não é exigente na composição do solo. No entanto, cresce melhor em margas leves, ligeiramente úmidas, com muito húmus. Ao mesmo tempo, a umidade muito alta afeta negativamente o crescimento da cultura.

Comente! No arenito, a hosta cresce mais lentamente, porém, a intensidade da cor das folhas da planta é maior.

Hosta se sente bem na sombra e sombra parcial, não tem medo de correntes de ar. O material de plantio pode ser comprado em viveiros especializados ou feito por você dividindo a planta-mãe.

O algoritmo de desembarque dos anfitriões de "Albopikt" é o seguinte:

  1. Forme poços de pouso de até 22-25 cm de profundidade.
  2. Preencha cada buraco com uma mistura de solo fértil e fertilizantes (superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio).
  3. Plante a cultura de forma que o colar da raiz fique na superfície.
  4. Cubra tudo com turfa ou serragem.
Importante! Solo argiloso requer uma camada de drenagem adicional na parte inferior da cova de plantio.

Regras de crescimento

Os cuidados básicos do hospedeiro "Albopicta" não são muito diferentes da tecnologia agrícola padrão. Um arbusto exuberante também requer água, alimentação e poda.

A variedade Albopikta é classificada como uma variedade que ama a umidade. No entanto, é muito importante não sobrecarregar os hosts. A melhor saída nesta situação será uma irrigação por gotejamento bem organizada. Regue a cultura debaixo do mato, tentando não molhar as folhas, que têm uma fina camada cerosa. Após a rega, o solo é suavemente solto.

Após o plantio, o hospedeiro continua se desenvolvendo por mais 2 anos, e somente no 3º ano adquire todas as características da variedade.

Comente! O hospedeiro é capaz de "sinalizar" a falta de umidade abaixando as folhas até o solo.

O aparecimento da cultura depende de uma alimentação competente: a cor das folhas, a sua elasticidade, a massa verde total.

Os fertilizantes são aplicados sob o arbusto em 3 estágios:

  1. Na primavera, a cultura é fertilizada com um grande número de complexos nitrogenados que estimulam o crescimento e o desenvolvimento.
  2. No verão, são introduzidos complexos minerais, por exemplo, "Osmokot" e quelatos de fácil digestão, que afetam a intensidade da cor das folhas.
  3. No outono, antes do inverno, a variedade Albopikta é alimentada com fósforo e potássio.

A cobertura morta é necessária para regular a umidade do solo e criar boas condições de ar para o sistema radicular do hospedeiro.

Usado como cobertura morta:

  • casca picada;
  • agrotêxtil;
  • folhas e grama seca;
  • agulhas;
  • cones triturados;
  • turfa.

A cobertura morta fornece nutrição à planta e evita que o solo seque

Cuidar do hospedeiro Albopikta é simples e não consome muito tempo.

Se preparando para o inverno

A variedade Albopikta é resistente à geada. Porém, nas regiões do Norte, ainda é necessário realizar medidas de abrigamento da planta.

A maioria dos especialistas tem certeza de que não há necessidade de aparar os arbustos antes do inverno. No entanto, alguns jardineiros ainda fazem a poda assim que todas as folhas das hostas ficam amarelas.

A planta é transplantada apenas no final da primavera.

No final do outono, a última alimentação é organizada. Os fertilizantes usados ​​devem conter fósforo e potássio. Complexos minerais prontos ou uma mistura de sulfato de potássio com superfosfato são boas opções. A agricultura orgânica usa farinha de osso natural e cinza de madeira.

Na faixa do meio, não é necessário cobrir completamente o hospedeiro "Albopikta". É o suficiente para cobrir o solo na área adjacente ao mato. Nas regiões do norte, a agrofibra pode ser usada.

Doenças e pragas

No calor, o "Albopiktu" costuma ser atacado por um ácaro-aranha. As folhas enroladas são um sinal da sua presença na planta. Como meio de luta, você pode usar drogas como Fitoverm, Actellik ou Akarin.

Outro inimigo dos hospedeiros de "Albopict" são os caracóis. O combate é feito com o auxílio de mini-cercas, cascas de cevada, freixo de madeira e farinha de pedra. De biopreparações "Bioslimax" é adequado.

Para evitar ataques de insetos, você pode polvilhar os arbustos com tabaco ou cinzas na primavera.

Hospedeiros desprotegidos são propensos a infecções com oídio ou antracnose. Para prevenção, as folhas são tratadas com "Quadris", "Skor", "Match" e "Aktara".

Em 1996, o vírus HVX foi descoberto no estado de Minnesota (EUA), infectando todas as variedades de hospedeiros. É transmitido através da seiva da planta, pólen ou insetos, e o período de incubação leva vários anos. O vírus não pode ser tratado, então a cultura doente é simplesmente destruída.

Conclusão

Hosta Albopikta é uma planta despretensiosa e luxuriante que pode decorar qualquer terreno doméstico. A alta resistência à geada permite cultivá-la não só na faixa do meio, mas também nos Urais e na Sibéria.

Testemunhos

A maioria dos comentários sobre a variedade Albopikta são positivos.

Oksana Petrova, 38 anos, Yekaterinburg
Hosta "Albopikta" é muito despretensioso. O principal é regar na hora certa. Cresce, o que é importante para mim, à sombra e à sombra parcial, por isso é muito fácil de usar para enobrecer o local.
Elena Gavrikova, 45 anos, Murom
Plantei o hospedeiro não apenas nos canteiros de flores, mas também ao longo dos caminhos como bordas naturais. A variedade é bem adaptável, despretensiosa e não exige muitos cuidados, o que é extremamente importante para os veranistas.
Natalia Trofimova, 52 anos, Moscou
Um amigo me deu o hospedeiro Albopikta. Depois de pousar no local, fui gradualmente dividindo-o, criando uma paisagem incomum, mais europeia. O que eu amo é que os hospedeiros inibem o crescimento de ervas daninhas e não precisam ser removidos. Geralmente são extremamente fáceis de cuidar.

https://www.youtube.com/watch?v=AhIb2rVYc30&feature=emb_logo

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção