Contente
Heliopsis variegada é uma planta perene comum que é cultivada para fins decorativos. Esta flor ganhou grande popularidade entre os jardineiros devido ao seu cuidado despretensioso, resistência à geada, seca. A heliopsia variegada pode crescer em quase todas as condições. Além disso, ela floresce regularmente e por muito tempo, decorando o local.
Descrição da heliopsia variegada
Planta herbácea da família Asteraceae. A altura média é de 80-90 cm. Alguns exemplares chegam a 160 cm. A planta é ereta, com numerosos rebentos.
A diferença entre a heliopsia variegada de outras espécies está na cor e no arranjo das folhas. Na maioria dos representantes deste gênero, são verdes escuros, opostos ou alternados. Na heliopsia variegada, são de cor clara, algumas variedades com pequenas vilosidades, devido às quais aparece um brilho prateado.
As flores da planta costumam ser amarelas. Raramente há variedades com botões alaranjados, vermelhos, roxos ou lilases. Heliopsis, pertencente ao grupo variegado, floresce no final de junho ou julho.
A forma e o tamanho dos botões variam dependendo da variedade de heliopses variegadas. Existem cestos duplos e simples, bem como inflorescências paniculadas complexas.
Tipos e variedades
Ao escolher uma heliopsia variegada para o plantio em um local, várias características importantes da planta devem ser levadas em consideração. A afiliação varietal é de importância primordial. Existem muitos tipos.
Heliopsis variegada
Planta herbácea, até 90 cm de altura, possui vários caules eretos com folhagem densa e franjada. As inflorescências são simples, em forma de cestos. Seu diâmetro chega a 10 cm.
A floração dura do início do verão ao outono. A cor das pétalas é amarelo brilhante. A parte central da flor é laranja.
O valor decorativo reside na cor única da folhagem. Na foto da heliopsia variegada, veias verde-escuras em placas claras são perceptíveis.
O representante mais proeminente da heliopsia variegada é a variedade Lorain Sinshine. Tem uma bela folhagem que mantém o seu efeito decorativo até ao final do outono.
Terry
Alguns tipos de heliopses variegadas apresentam inflorescências complexas, consistindo em um grande número de pétalas. As variedades de Terry são normalmente representadas por Summer Night e Goldenfieder.
São plantas com caules altos e eretos, folhagem densa e numerosas flores arredondadas.
A flor cresce bem em áreas iluminadas pelo sol. O pouso em sombra parcial é permitido.
A planta é resistente a fatores adversos. É praticamente insensível a doenças e raramente atrai pragas.
Girassol
Semi-arbusto ramificado ereto, até 1 m de altura.Consiste em um grande número de hastes, abundantemente recobertas por grandes folhas ovais de bordas recortadas. Cestos de inflorescências até 9 cm de diâmetro.
A floração da heliopsia do girassol continua durante todo o verão. Em condições favoráveis, a planta começa a murchar apenas em outubro.
Duro
É considerada a espécie mais numerosa. Inclui muitas variedades com flores duplas e semi-duplas.
Entre os mais populares:
- Sol de verão
- Reluzente;
- Golden Plume;
- Corações Ardentes
- Sonnen Child.
A planta floresce em meados do verão. No sul e nas regiões da faixa do meio, a floração continua até as primeiras geadas.
Outras variedades
As heliopses variegadas são subdivididas de acordo com a altura da planta. No projeto paisagístico, geralmente são utilizadas variedades de tamanho médio.
Esses incluem:
- Bailarina (Bailarina);
- Asahi;
- Tuscan Sun;
- Summer Green.
Esses espécimes crescem até 70 cm. Alguns jardineiros preferem cultivar heliopses altas e variadas.
Entre eles:
- Golden Plum;
- Midwest Dream (Midwest Dream);
- Vênus (Vênus);
- Cavaleiro de verão (noite de verão).
Variedades de baixo crescimento de heliopsis são usadas como plantas de cobertura do solo. Muitos deles não são projetados para o plantio em campo aberto.
Aplicação em paisagismo
A heliopsia variegada é usada para plantio individual e em grupo. A flor é despretensiosa, portanto, diferentes variedades podem ser combinadas e plantadas nas imediações.
A heliopsia variegada vai bem com outras plantas ornamentais:
- ásteres;
- crisântemos;
- gladíolos;
- delfínios;
- phlox;
- hortênsias.
Freqüentemente, a heliopsia é usada para criar um arranjo de flores em tons de amarelo-laranja. Para um jardim monocromático, eles são combinados com outras plantas com uma cor semelhante.
Heliopses variegadas são adequadas para o plantio em jardins ornamentais, jardins de pedras. Eles geralmente são incluídos em mixborders, o que lhes dá uma posição central no jardim de flores.
Reprodução de heliopses variegadas
Você pode obter uma nova planta dividindo o arbusto. Também permite a possibilidade de crescer a partir de sementes.
Ao dividir o arbusto
O procedimento é realizado na primavera ou no outono. A mãe arbusto deve ser saudável, 4-5 anos de idade.
Estágios de divisão:
- Cave a planta e remova-a do solo.
- Limpe as raízes de torrões duros de solo.
- Separe vários brotos com raízes do arbusto.
- Retorne a planta-mãe ao solo.
Delenki é desinfetado e embebido em um estimulador de crescimento. Em seguida, são plantadas em campo aberto ou em contêiner.
Cultivo de mudas a partir de sementes
A semeadura é realizada no inverno, em fevereiro. A estratificação é necessária primeiro. Para o plantio, use cassetes de mudas, vasos ou recipientes.
As sementes são semeadas a uma distância de 4-5 cm, são ligeiramente polvilhadas com solo solto, pulverizado. O recipiente é coberto com um filme, que é removido periodicamente. Os brotos aparecem após 2 a 3 semanas. Quando 3 folhas aparecem, uma escolha é feita.
As mudas são mantidas no parapeito da janela para que recebam luz. Um mês antes de pousar no solo, eles começam a endurecê-lo, levando-o para o ar livre.
Plantar e cuidar de heliopses variegadas
Para que a planta se desenvolva normalmente e floresça anualmente, é necessário observar a tecnologia de cultivo. O procedimento de plantio no solo requer atenção especial.
Tempo
Mudas cultivadas no final do inverno são plantadas no início até meados de maio. A temperatura do ar à noite não deve ser inferior a 8 graus.Plantar no início de junho é aceitável, mas há o risco de que a heliopsia variegada não floresça no primeiro ano.
Seleção de local
O arbusto é plantado em uma área com solo solto de nutrientes. O local deve ser bem iluminado pelo sol, protegido do vento. Recomenda-se a mistura de envasamento padrão para plantas ornamentais.
Isso consiste de:
- terra frondosa;
- território;
- turfa;
- areia de rio;
- composto.
A mistura é feita 2-3 semanas antes do plantio. Se possível, deve ser esterilizado por tratamento térmico.
Algoritmo de aterrissagem
O local precisa ser limpo de ervas daninhas, remover outros restos de plantas. O plantio é melhor feito à noite.
Como plantar heliopsis:
- Cave uma cova de plantio com 35-40 cm de profundidade.
- Coloque uma camada de drenagem de argila expandida ou seixos no fundo.
- Polvilhe com terra.
- Remova a muda do recipiente.
- Coloque-o na cova.
- Cubra com terra e água.
Após o desembarque, a heliopsia variegada requer líquido. Deve ser regado a cada 3-4 dias.
Quando e como replantar
Arbustos de heliopses variegadas crescem em um lugar por até 20 anos. Nem sempre é necessário um transplante. Só é realizado se o arbusto tiver um crescimento forte e ocupar muito espaço. A divisão da raiz é executada ao mesmo tempo.
Programa de rega e alimentação
Heliopsis é tolerante à seca. No verão basta regar uma vez por semana. Em caso de chuvas fortes, a frequência pode ser reduzida. No outono, a água é fornecida uma vez a cada 12-14 dias. O líquido é derramado por baixo da raiz, tentando não entrar nas folhas.
O top dress é introduzido a partir do segundo ano. Basta aplicar fertilizantes uma vez por mês. Use formulações minerais complexas para plantas com flores. A heliopsia variegada pode ser fertilizada com matéria orgânica na primavera.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A estagnação do líquido no solo é destrutiva e pode provocar o apodrecimento das raízes. À medida que o solo é compactado, deve-se soltá-lo até uma profundidade de 10-12 cm, procedendo-se com cuidado para não tocar nas raízes superficiais.
As ervas daninhas que crescem perto da heliopsia precisam ser removidas periodicamente. As mais perigosas são as plantas semelhantes a cipós, que podem se enroscar nos caules.
Outras atividades
Variegadas variedades de heliopsis se prestam bem à poda. Para fins preventivos, é realizado na primavera e no outono. Pedúnculos, brotos secos, folhas são removidos da planta.
Para formar um arbusto e floração abundante, você pode beliscar. Durante o procedimento, a parte superior das hastes jovens é removida. Isso estimula o crescimento de brotos laterais.
Wintering
A preparação envolve poda completa. As hastes são removidas ao nível do solo. Para proteger as raízes que ficam próximas à superfície, elas são cobertas com folhagem seca ou agulhas. Esses procedimentos devem ser realizados antes do início da primeira geada. Não é recomendado aplicar fertilizantes minerais.
Doenças e pragas
A tecnologia de plantio e cuidado da heliopsia variegada prevê medidas adicionais voltadas para a prevenção de doenças. A planta é resistente a muitas infecções. No entanto, o risco de doença não está totalmente descartado.
Possíveis doenças:
- ferrugem;
- oídio;
- podridão cinzenta;
- fusarium.
O tratamento envolve a remoção dos brotos afetados e pulverização do arbusto com uma mistura bordalesa ou uma solução de sulfato de cobre. O processamento é realizado 2 a 3 vezes com um intervalo de 2 dias.
O pulgão preto é comum entre as pragas da heliopsia. Você pode se livrar dele com inseticidas ou remédios populares. O mais eficaz é a infusão de tomate com celidônia ou absinto. Eles são borrifados com uma flor, adicionando água com sabão.
Conclusão
Heliopsis variegada é uma planta perene ornamental apreciada pelos jardineiros por sua floração brilhante e duradoura e facilidade de tratamento. A planta não requer condições especiais de crescimento, sente-se bem ao sol e à sombra parcial. Heliopsis é tolerante à seca e, se devidamente preparada, tolera o inverno normalmente.