Badan: transplante para outro lugar, quando e qual a melhor forma de transplantar

Para uma vegetação adequada, muitas plantas ornamentais com flores precisam mudar periodicamente seu local de crescimento. É necessário transplantar o badan em novas covas de plantio a cada 5-6 anos. Isso permite rejuvenescer canteiros de flores, bem como obter uma grande quantidade de novo material de plantio.

Quando é melhor transplantar Badan para outro lugar

Jardineiros e paisagistas experientes notaram há muito tempo que o crescimento de longo prazo das plantações de flores em um local afeta negativamente a saúde da planta. Com o tempo, a floração e a vegetação ativa de primavera-verão diminuem - isso é uma consequência da diminuição da fertilidade do solo. Para conservar o fruto, aconselha-se enraizá-lo em novo local, rico em fertilizantes e minerais.

Importante! Uma cultura de floração é transplantada a cada 5-6 anos, dependendo do estado atual da planta.

A melhor época para mudar o lugar de Badan é o outono. Imediatamente após o término da brotação, a planta começa a se preparar para o inverno. Durante este tempo, os processos de vegetação são minimizados, então o transplante causará danos mínimos. Dependendo do clima da região de cultivo, o tempo pode mudar significativamente. Nas regiões do sul do país, o badan é transplantado no final de outubro ou próximo ao início do calendário de inverno.

A época ideal para o transplante de Badan é o final de setembro.

O procedimento também pode ser realizado na primavera e no verão. Nesses casos, vale a pena entender que a planta está crescendo ativamente, então você precisa ter o máximo de cuidado possível com ela. Após o plantio em covas preparadas e preenchimento com terra, a baga é tratada com cobertura morta por 1 semana com uma espessa camada de serragem e regada abundantemente - isso fornecerá às raízes um suprimento de umidade suficiente para aclimatação em condições críticas para a planta.

Preparação e algoritmo do transplante

Antes de replantar a baga em um novo local, ela deve ser desenterrada. Dada a copa bastante grande de uma planta com flores, é recomendável cortar a fileira de folhas de baixo para sua conveniência. Em seguida, o fuste principal é cavado com uma pá, recuando 20 cm de cada lado, retirando-o junto com um pedaço de terra, tentando não danificar as raízes. Em seguida, eles são cuidadosamente retirados do solo e lavados com água.

A troca de local por badan não ajuda apenas na melhoria dos processos da vegetação, mas também na possibilidade de obtenção de grande quantidade de material de plantio. O arbusto escavado é desmontado em 4-6 partes, dividindo uniformemente o sistema radicular com uma faca afiada. O rizoma antigo é removido na maioria das vezes.

Uma baga inteira ou uma planta dividida em várias partes é plantada em reentrâncias pré-preparadas. É melhor fazer covas de plantio alguns meses antes do transplante - isso vai melhorar a aeração do solo. Independentemente do método de assentamento escolhido, a distância entre as covas de plantio deve ser de pelo menos 50-60 cm. O algoritmo adicional de ações é o seguinte:

  1. Cada muda é tratada com uma solução leve de permanganato de potássio para desinfecção.
  2. A depressão é preenchida até a metade com solo solto.
  3. O incenso preparado é colocado em covas de plantio, espalhando suavemente as raízes.
  4. As raízes são completamente cobertas com solo folhoso até o nível do colo da raiz.

Imediatamente após o transplante, o solo ao redor da baga é compactado. Uma mistura especial de solo do armazém é despejada na depressão resultante, de modo que ela forme uma pequena colina acima do colo da raiz. Você mesmo pode preparar esse solo.Para isso, o solo foliar é misturado com composto e turfa na proporção de 2: 1: 1 por mês antes do transplante. Solo fértil melhorará significativamente a taxa de sobrevivência da planta e acelerará sua aclimatação.

Cuidados pós-transplante

Muitos jardineiros apreciam o badan por sua despretensão em relação às condições de cultivo em relação a outras plantas com flores. Requer manutenção mínima - irrigação periódica, alimentação ocasional e tratamento de insetos e pragas. No entanto, no primeiro ano após o transplante, você precisa ajudar ativamente na estação de crescimento para que uma planta saudável traga menos problemas no futuro.

A cobertura morta imediatamente após o transplante permitirá que a baga retenha a umidade necessária para as raízes.

Uma planta jovem precisa de cobertura vegetal abundante. É produzido com serragem ou agulhas de abeto. Imediatamente após o período de inverno, as folhas restantes são totalmente removidas com tesoura de poda. No final do primeiro verão após o transplante, é necessário cortar as inflorescências floridas.

Temperatura e umidade

Tendo visto Badan pela primeira vez, é seguro notar que esta planta adora umidade. Para preservar a suculência das folhas, eles precisam de pulverização periódica com um borrifador. Em dias secos, você pode aumentar a frequência do tratamento.

Importante! A condição ideal para uma planta recém-transplantada é um clima subtropical - vale a pena tentar manter a umidade.

Quanto à temperatura, a vegetação ativa ocorre apenas no período quente. Apesar do inverno bastante fácil a -20 graus, badan requer aquecimento durante as geadas da primavera. Para não danificar as folhas frescas, são cobertas com uma película especial à noite, antes do início do tempo quente estável.

Rega

Uma planta que ama a umidade precisa de muita água imediatamente após o transplante. Uma vez que uma camada de drenagem especial não é criada para a bergenia, a umidade sai rapidamente, mesmo com cobertura abundante. Quando plantados na primavera ou verão, os canteiros de flores são regados abundantemente durante toda a estação de crescimento.

Importante! Em nenhum caso a camada superior do solo deve secar - isso pode levar à violação do sistema radicular e à morte da planta.

A rega abundante é garantia da saúde da muda imediatamente após o transplante

Se o transplante ocorreu próximo ao período de inverno, rega abundante é realizada apenas nos primeiros 2-3 dias após. Neste caso, é importante que as raízes tenham tempo para se enraizarem em um novo local sem iniciar um novo ciclo da vegetação. A rega abundante e frequente na véspera do inverno pode provocar um crescimento ativo do sistema radicular - nessas condições, a morte da muda torna-se inevitável.

Top curativo

Imediatamente após o transplante, uma bergenia frágil precisa de uma grande quantidade de fertilizantes adicionais para acelerar os processos vitais. No outono, os arbustos são tratados com uma solução de superfosfato na proporção de 20 g por balde de 12 litros de água por metro quadrado. m de solo. Se o badan foi transplantado na primavera, imediatamente depois vale a pena tratar as mudas com fertilizantes complexos para as plantações de flores.

Doenças e pragas

Badan tem excelente imunidade à maioria das doenças graves, que enfrentam os proprietários de chalés de verão e paisagistas. Se você seguir todos os cuidados, não poderá se preocupar com a saúde dos arbustos após o transplante. A falta de umidade ou fertilizante pode provocar tais problemas:

  1. Mancha da folha. Ocorre quando o lugar errado para a transferência Neste caso, a parte inferior das folhas é coberta por uma flor branca sólida. Na parte externa, as lâminas das folhas são coloridas com manchas claras com bordas pretas distintas.
  2. A podridão da raiz aparece com umidade excessiva. Na maioria das vezes associada a deixar a cobertura morta por mais tempo.
  3. A umidade excessiva após o transplante também leva ao aparecimento de ácaros e pulgões.

Se, algum tempo após o transplante, forem encontrados vestígios de danos ou colônias de insetos no badan, é necessário agir o mais rápido possível - trate-o com um fungicida ou inseticida. Como medida preventiva, pode-se pulverizar as mudas com água e sabão a cada 7 dias.

Conselho

Todo florista deve se lembrar que badan, como qualquer outra cultura de floração, não gosta de transplantes. Na maioria das vezes, esses procedimentos são causados ​​pela necessidade urgente de preservar a atividade vital correta da flor. A mudança de local deve ser levada o mais seriamente possível, tentando não ferir a bucha novamente. Jardineiros experientes tentam usar o transplante o menos possível. Com um crescimento lento de raízes, badan vive facilmente em um lugar por até 10 anos.

Badan não gosta de transplantes muito frequentes

O período mais perigoso para uma muda jovem é o primeiro inverno. Além de cobertura abundante após o transplante, a baga pode ser coberta com ramos de abeto ou palha. Essa abordagem funciona melhor em temperaturas abaixo de zero e sem neve. Depois que a neve cair, vale a pena remover toda a camada de cobertura morta e isolamento. Isso ajudará a evitar o apodrecimento das raízes durante um longo inverno.

Conclusão

Não é recomendado transplantar Badan mais frequentemente do que uma vez a cada 5-6 anos. O procedimento permite rejuvenescer significativamente as plantas, bem como obter uma grande quantidade de novo material de plantio. Com a abordagem certa para o procedimento e cuidados adicionais para as plantações jovens, você pode aumentar facilmente a área do jardim de flores devido ao rápido crescimento das mudas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção