Badan Bressingham (Bressingham): variedades de salmão (salmão), rubi (rubi), branco (branco)

Badan Bressingham White é uma planta exuberante com folhagem verde brilhante que imediatamente chama a atenção em um canteiro de flores. Ao mesmo tempo, não requer cuidados especiais, por isso mesmo um jardineiro novato pode cultivá-lo.

Descrição

A erva perene Badan pertence à família Saxifrage. Ele também tem outro nome não oficial - "Orelhas de elefante", que recebeu graças às suas grandes folhas carnudas.

Uma das variedades populares é a Bressingham White. O sistema radicular é bem desenvolvido e localizado próximo à superfície do solo. Durante o período de floração, formam-se longos pedúnculos com uma altura de 20-50 cm com numerosos botões em forma de vidro. O diâmetro das flores é de 2-3 cm, e a cor, dependendo da variedade de bergenia, pode ser do branco ao rico rosa-lilás. A floração começa no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve, e dura cerca de 1,5 meses.

Para bergenia, sombra parcial é preferível

Com o início do outono, as folhas da flor adquirem uma coloração avermelhada. As placas de folhas escuras de badan deixadas após o inverno podem ser usadas para fazer chá aromático com várias propriedades úteis. É usado para normalizar a pressão arterial, melhorar o funcionamento do sistema digestivo, limpar os vasos sanguíneos e estimular a imunidade.

História híbrida

Na natureza, o badan é mais freqüentemente encontrado na Ásia - ele cresce na Mongólia, Cazaquistão, China, Altai e em várias outras regiões. Muitas variedades são encontradas apenas em uma área limitada e estão listadas no Livro Vermelho.

O interesse dos criadores por esta flor surgiu no século XVIII. A maioria dos híbridos foi obtida com base na bergenia de folhas grossas de crescimento selvagem. Como resultado, os botânicos conseguiram criar espécimes com folhagem mais exuberante e flores maiores do que a planta original.

A variedade Badan "Bressingham", que foi criada por cientistas ingleses e recebeu seu nome em homenagem a um viveiro de plantas no condado de Norfolk, onde o trabalho de criação foi realizado, não é exceção.

Variedades de Badan Bressingham (Bressingham)

O híbrido "Bressingham" badan inclui diversas variedades que se distinguem por seu tamanho compacto e inflorescências grandes e densas. A principal diferença entre eles é a cor das flores e das folhas.

Branco

A variedade "Bressingham White" (Bressingham White) - uma das badans mais populares e comuns, plantada em canteiros de flores. Tem cerca de 30 cm de altura e as folhas de cor verde profundo formam uma roseta densa. As flores são de cor branca e são coletadas em inflorescências exuberantes. O período de floração é de maio a junho. Possui alta resistência ao gelo.

As flores brancas de Bressingham têm inflorescências em forma de sino

Rubi

Badan "Ruby" tem esse nome devido às inflorescências rosa brilhante e à cor das folhas - é verde brilhante no centro e se transforma em vermelho nas bordas. Planta com altura de 35-40 cm. O rizoma é espesso acima do solo, com cerca de 1 m de comprimento. No início da primavera, aparecem pedúnculos verticais, nos quais flores exuberantes florescem um pouco mais tarde. A floração dura cerca de 3 semanas.

A variedade Ruby se sente mais confortável em áreas ligeiramente sombreadas.

Salmão

O tipo "Salmon" (Salmão) atinge uma altura de 25-35 cm. Tem grandes folhas coriáceas, que no verão têm uma cor verde brilhante, e no outono tornam-se púrpura-bordô.As flores são rosa salmão, localizadas em hastes vermelho-escuras.

Bressingham Salmon floresce no final de abril

Beleza

A variedade Beauty é um híbrido com cerca de 30 cm de altura. Como outras variedades, Bressingham prefere áreas sombreadas com solo bem drenado. A cor das pétalas é rosa escuro.

Período de floração da beleza de Bressingham - maio a junho

Abundante

Outro híbrido não muito comum, mas muito bonito, é Bountiful. A sua altura pode atingir os 40 cm As flores localizadas nos pedúnculos altos apresentam uma coloração rosa pálido.

As folhas de "Bantiful" são verdes escuras no verão e adquirem uma tonalidade avermelhada no inverno.

Crescendo a partir de sementes

Cultivar badan "Bressingham White" a partir de sementes é um processo simples que requer conformidade com certas regras. Em primeiro lugar, você precisa saber que as sementes da planta precisam de estratificação. Para tal, as sementes são semeadas em recipientes especialmente preparados, polvilhadas com uma camada de neve e, se possível, enterradas num monte de neve durante 3 meses ou colocadas no frigorífico durante o mesmo período (a temperatura não deve ultrapassar 3 ° C). O cultivo de mudas a partir de sementes de bagas brancas de Bressingham inclui vários estágios:

  1. No início de março, os recipientes são retirados da geladeira para um local aquecido. A uma temperatura de cerca de +20 ° C, os rebentos devem aparecer dentro de 20 dias.
  2. Após a formação dos rebentos, devem ser pulverizados regularmente e, em caso de espessamento, desbastados retirando os rebentos mais fracos com uma tesoura.
  3. A partir do início de maio, as mudas podem ser endurecidas levando-as ao ar livre, aumentando gradativamente o tempo.

Badan "Bressingham White" é transplantado para campo aberto após o fim das geadas noturnas e a temperatura à noite não cai abaixo de +12 ° C.

Pouso em terreno aberto

Bressingham White é uma variedade muito despretensiosa que pode crescer em quase qualquer região de nosso país. Ao mesmo tempo, na escolha do local para o seu plantio, deve-se levar em consideração as condições climáticas de uma determinada área. Quando se trata de regiões áridas, uma área sombreada sob as árvores ou perto de edifícios é o melhor. Ao plantar na faixa do meio, onde o verão raramente é quente, um local ensolarado também é adequado. Em ambos os casos, uma excelente solução seria a proximidade da usina ao reservatório.

Badan "Bressingham White" cresce bem em solo leve e solto. Isso se deve às peculiaridades de seu sistema radicular - o rizoma está localizado próximo à superfície do solo e, por ser frouxo, recebe umidade e nutrientes no volume necessário. Muitas vezes é possível notar que o rizoma saiu, então o solo ao redor da flor precisa ser coberto com cobertura morta, especialmente em áreas ensolaradas e sem sombra. Ao mesmo tempo, a composição do solo para Bressingham White não é tão importante - a umidade desempenha um papel mais significativo, que não deve ser excessivo.

O desembarque a céu aberto começa em junho, quando não há mais a ameaça de geadas noturnas. As mudas são colocadas em covas pré-preparadas com 7 a 8 cm de profundidade e areia ou seixos podem ser despejados no fundo dos buracos para drenagem.

Após o transplante, a baga deve ser regada abundantemente

Conselho! Badan "Bressingham White" cresce fortemente em largura, então a distância entre os furos deve ser de pelo menos 40 cm.

Pela primeira vez após o transplante, as flores podem ser cobertas com um material não tecido para protegê-las do vento e da luz solar.

Cuidado

Cuidar de "Bressingham White" é muito simples por causa de sua despretensão. Deve ser lembrado que a flor não cresce bem em solo sobresecado, portanto requer regas regulares.

As folhas inferiores que perderam seu frescor não devem ser removidas - elas ajudarão a reter a umidade no solo e cobrirão as raízes que estão perto da superfície para que não sequem. Se as folhas ainda estragam a aparência da planta e você deseja removê-las, o solo ao redor da baga deve ser polvilhado com cobertura morta.

Após o término da floração no início do verão, os pedúnculos são cortados, caso não esteja prevista a coleta de sementes.Em condições climáticas favoráveis, a floração é possível no final do verão.

Crescendo, a baga Bressingham White cobre o solo densamente ao redor com folhagem. Portanto, praticamente não há ervas daninhas nas proximidades, o que significa que não é necessário remover as ervas daninhas.

Não há nenhuma necessidade especial de aplicar fertilizantes - com um excesso de fertilizantes, as folhas começam a ficar mais fortes e a floração não ocorre. A única exceção pode ser uma única alimentação complexa após o final da floração.

Badan "Bressingham White" não reage bem a transplantes, por isso não deve ser transferido sem uma necessidade urgente. Em um lugar, o badan pode crescer bem por mais de 10 anos. Deve-se apenas ter em mente que, se expandindo em largura, pode deslocar outras plantas do canteiro. Para evitar isso, é recomendável limitar a área com pedras ou lancis.

Doenças e pragas

Badan é uma planta com forte imunidade, por isso praticamente não sofre de doenças e todo tipo de pragas. O único e comum problema é a invasão de caracóis e gorgulhos, que podem danificar gravemente a folhagem. Para evitar isso, você deve monitorar o estado da planta e, se aparecerem pragas, removê-las em tempo hábil.

Poda

No final do outono, antes do início da geada, as folhas velhas e mortas devem ser removidas - é melhor não cortá-las, mas arrancá-las junto com as estacas. Após o inverno, é necessário retirar a folhagem seca para que não interfira no desenvolvimento da folhagem fresca.

Após o final da floração, se a tarefa de colher as sementes não valer a pena, pode-se cortar imediatamente as inflorescências murchas.

Abrigo para o inverno

Badan pertence a culturas resistentes à geada e pode facilmente suportar temperaturas de até -30-40 ° C. Mas deve-se ter em mente que badan pode sobreviver bem ao inverno apenas na presença de neve. Se houver previsão de inverno com pouca neve, as raízes de badan, localizadas próximas à superfície, podem congelar. Portanto, é melhor cuidar do seu abrigo - folhagem seca e ramos de abeto são adequados para isso.

As folhas de Badan começam a ficar vermelhas no inverno

Se no inverno a temperatura não descer abaixo de 10 ° C, não é necessário cobrir o fruto.

Reprodução

É muito fácil propagar o Badan de Bressingham White. Existem várias maneiras, entre as quais você pode escolher a mais adequada:

  1. Dividindo o mato - na primavera ou no outono, a planta é dividida em várias partes e plantada em diferentes locais. Este método também é muito conveniente, pois não permite que a baga cresça e encha todo o canteiro de flores. Recomenda-se que esta divisão seja realizada periodicamente - uma vez a cada várias temporadas.
  2. Estacas de raiz - o rizoma "Bressingham White" é dividido em várias partes de 2-3 cm e enraizado em recipientes preenchidos com uma mistura de areia e turfa. Depois que os brotos aparecem, eles são colocados em vasos separados.
  3. Estacas - no início do verão, as rosetas com uma parte do rizoma e várias folhas são cortadas e enraizadas no solo.
  4. Sementes - eles precisam de estratificação, então são plantados em recipientes preparados. As mudas são transferidas para o campo aberto no início da primavera, após o fim da geada.
Conselho! Os métodos mais convenientes são a divisão e a enxertia, pois ao cultivar a bergenia a partir das sementes existe o risco de as mudas perderem algumas das características da planta original.

Foto na paisagem

Badan "Bressingham White" e outras variedades são ótimas para decorar canteiros de flores e jardins. Eles parecem espetaculares tanto no plantio único quanto na composição da paisagem.

Badan se sente bem em áreas elevadas e ensolaradas

Badan cresce bem entre pedras

Contra o pano de fundo das coníferas, badan será um sotaque brilhante

"Bressingham White" é adequado para criar soluções de paisagismo em degraus, ocupando a camada inferior sob os arbustos. Graças à sua grande folhagem exuberante, não se perde perto de edifícios e cercas de jardim.

Badan está em perfeita harmonia com hosta e samambaias

Conclusão

Badan Bressingham White é uma planta ornamental despretensiosa que é ótima para decorar jardins e terrenos de casa.São necessários cuidados mínimos, praticamente não sofre de doenças e pragas e até tolera geadas severas. Além disso, fica ótimo tanto em arranjos de flores quanto quando plantadas separadamente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção