Contente
Rose Black Magic (Black Magic) pertence às variedades de chás híbridos de elite com uma cor escura dos botões, o mais próximo possível do preto. Foi criada uma variedade para corte, adequada para forçar em estufas. A rosa é cultivada em jardins de rosas e jardins em todo o mundo. As características varietais permitem que a magia negra seja cultivada tanto no sul como na zona temperada da Rússia.
História de criação
Com base na empresa alemã "Tantau" Hans Jürgen Evers em 1995 criou uma nova variedade de cultura de chá híbrido. Foi baseado em rosas com flores escuras Cora Marie e TANorelav. A variedade de cores das pétalas revelou-se muito mais escura do que as espécies tomadas como base, por isso o originador chamou a rosa de Magia Negra, que significa magia negra.
A cultura foi registrada em 1997. A variedade estreou em uma exposição em Baden-Baden, onde recebeu o prêmio Rosa de Ouro (2000). Em 2001, a empresa americana Jackcon & Perkins adquiriu uma patente e se tornou a única detentora dos direitos autorais e distribuidora do Black Magic.
A cultura recebeu o título de "Rainha do Show".
Descrição da rosa de magia negra e características
A variedade foi criada para o corte - esta é a variedade mais popular e difundida para cultivo comercial na Europa, bem como na América e Austrália. Na Rússia, a variedade Black Magic apareceu em 2010 e entrou no top 5 das rosas-chá híbridas mais populares em floricultura e jardinagem ornamental.
Black Magic é uma planta resistente ao estresse. A cultura não tem medo de baixar a temperatura para -25 0C e pode ficar muito tempo sem regar. Não tolera água parada no solo. A alta umidade afeta negativamente o efeito decorativo das flores, elas congelam, as pétalas perdem a elasticidade. Somente com um suprimento suficiente de luz ultravioleta a rosa revela totalmente a peculiaridade varietal da cor. Na sombra, Black Magic forma botões menores com uma cor vermelha escura sólida. As pétalas não desbotam ao sol, não aparecem queimaduras nas folhas.
A magia negra floresce 2 vezes por temporada. Os primeiros botões abrem no final de junho ou início de julho, dependendo do clima da região de cultivo. No Sul, a floração começa mais cedo, e na faixa Central e do Meio, 7 a 10 dias depois. Um mês após a floração da primeira onda, começa a segunda, não menos abundante, que se estende até outubro.
Características externas da rosa de magia negra:
- O arbusto é denso, compacto, a folhagem é fraca. Ela cresce até 1,2 m, largura - 80 cm.
- Os caules são eretos, duros, estáveis, não caem, terminam com um, raramente dois ou três botões. Se a rosa for cultivada para corte, os pedúnculos laterais são removidos.
- Na primavera, os caules são castanhos, na altura da floração tornam-se verdes claros, nus na parte inferior. A superfície é lisa, o arranjo de espinhos é raro.
- As folhas são compostas por três placas de folhas, dispostas alternadamente em pecíolos curtos. A superfície é brilhante com um tom fosco. Na primavera, a cor é bordô, no verão é verde escuro, podendo aparecer uma borda avermelhada ao longo da borda.
- Os botões são de forma cônica, quase pretos, até 25 botões por temporada no mato.
- Flor de taça com diâmetro de até 15 cm Pétalas de até 50 unid. Os inferiores estão localizados horizontalmente, as bordas são dobradas, formam cantos agudos. O núcleo está fechado. A superfície é aveludada.
A parte superior das pétalas é marrom, ao sol parece preta. Localizadas no meio, estão entreabertas, em um rico escarlate, com um tom mais escuro ao redor da borda. No meio do botão, as pétalas são de um vermelho escuro.
Vantagens e desvantagens da variedade
A magia negra não é uma variedade rara, mas encontrar uma rosa não é fácil. Uma muda comprada de um vendedor duvidoso pode não corresponder à descrição da variedade na cor. Este fator é considerado a principal desvantagem da rosa.
Vantagens da magia negra em comparação com outras rosas de chá híbridas:
- duração da floração;
- flores grandes de cor escura;
- um grande número de botões;
- o arbusto mantém sua forma, não se desintegra com o vento;
- cultivado para corte e paisagismo;
- um bom indicador de resistência à geada;
- reage calmamente à deficiência de umidade;
- não desbota ao sol;
- fica em um buquê por um longo tempo.
Métodos de reprodução
A rosa fornece um material de plantio completo para reprodução generativa. As sementes são semeadas no solo ou em vasilhame para a obtenção das mudas. Um ano depois, as mudas mergulham em recipientes separados, para a próxima safra são determinadas no local.
Você pode propagar a variedade por camadas. Na primavera, o caule perene é fixado ao solo e coberto com terra. O material estará pronto para corte em um ano, no outono.
O método de criação mais eficaz para a magia negra são as mudas. O material é retirado de um caule perene e determinado em solo fértil. No Sul, eles plantam uma estaca em campo aberto e fecham com uma garrafa de plástico ou fazem uma miniestufa. Em climas temperados, as mudas são colocadas em um recipiente e levadas para dentro para o inverno.
É melhor comprar uma muda com o logotipo do detentor dos direitos autorais. Uma planta que cresceu sozinha não garante que as flores terão a cor desejada.
Crescendo e cuidando
Uma área em local aberto, protegida do vento norte, sem água estagnada, é alocada para uma rosa. O requisito mais importante para o solo é um bom arejamento e uma composição ligeiramente ácida. Se os solos são escassos, a frequência da fertilização é aumentada.
A magia negra é plantada na primavera ou no final da temporada, o tempo de trabalho depende do clima da região. A rosa é plantada em um poço com drenagem e um substrato de base orgânica fértil.
Agrotécnica Magia Negra:
- Se não chove, na primavera rega-se a 15 litros durante 10 dias e durante a brotação da segunda vaga de acordo com o mesmo princípio. A maior parte da rosa chove o suficiente.
- Após o plantio, a muda é coberta com matéria orgânica misturada com turfa.
- As ervas daninhas são removidas, se o solo não for coberto, elas são constantemente afrouxadas, a compactação da camada superior do solo não deve ser permitida.
- Eles alimentam Black Magic pela segunda temporada após serem colocados no site. O nitrogênio é usado na primavera, o superfosfato é adicionado durante a floração e o potássio é necessário no outono. O fertilizante líquido orgânico de rosas pode ser usado regularmente.
- Corte a rosa no outono (até 35 cm), remova os brotos velhos e fracos, afine o arbusto. Na primavera, os caules são encurtados para quatro botões mais baixos. No verão, as flores murchas são removidas.
Pragas e doenças
Devido à sua imunidade estável, Black Magic é infectado com oídio somente em alta umidade. É aconselhável transplantar a rosa para uma área seca. Se isso não for possível, no outono o solo ao redor do arbusto é desenterrado e a parte danificada da copa é removida. Na primavera, são tratadas com um agente à base de cobre, durante a formação da massa verde, são aspergidas com "Topázio" ou "Skor".
Dentre as pragas, os pulgões causam danos significativos à rosa. Aplicar "Fitoverm", "Karbofos", "Confidor". No outono, o solo é cultivado com Iskra.
Aplicação em paisagismo
Uma variedade com flores de cor escura é cultivada em jardins, em parcelas pessoais. Rose reage com calma à poluição do ar na cidade.É cultivada em canteiros de flores, com a ajuda de arbustos decoram praças e áreas de lazer. Mais frequentemente, eles usam Black Magic em um único patamar. Nos rosários, eles são colocados ao lado das variedades brancas ou creme para enfatizar a cor da cor. A rosa vai bem com todas as plantas com flores que não têm botões vermelhos. Black Magic está incluído em composições com coníferas anãs e arbustos decorativos de baixo crescimento.
Abaixo estão alguns exemplos com fotos de como você pode usar a rosa Black Magik em paisagismo.
Conclusão
Rosa Black Magic é uma variedade de melhoramento criada na Alemanha. Seu distribuidor é uma empresa americana. A variedade de chá híbrido é caracterizada por uma longa floração. Rosa com flores grandes, cor marrom com uma tonalidade preta ao redor da borda. A cultura é cultivada para corte e projeto paisagístico.
Críticas com uma foto sobre Rose Black Magic