Contente
Ampel Bacopa, ou Sutera, é uma flor perene galante da família Plantain, que cresce em seu ambiente natural de pântanos tropicais e subtropicais da Austrália, África, América e Ásia. A planta é um arbusto baixo ornamental com densa "cabeça" de folhagem e inflorescências, de base larga. A floração das variedades ampelosas de Bacopa dura em ondas, durante todo o período de verão: as flores desabrocham e murcham; a planta perde a cor e, após uma breve calmaria, começa a florescer novamente. Os paisagistas modernos preferem variedades amplas de bakopa no projeto do autor de sacadas, terraços, canteiros de flores, canteiros de flores, mixborders.
Descrição
Durante a floração, o bacopa ampelous terry é pintado em tons de branco, azul, roxo e rosa. Uma espécie que cresce em largura tem as seguintes características:
- sistema radicular superficial;
- hastes finas, acamadas, rastejantes e alargadas com 0,7-1 m de comprimento;
- folhas pequenas alternadas com um arranjo linear;
- a forma das folhas é ovóide, amplamente elíptica, com uma borda serrilhada;
- cor da folha - verde ou verde oliva;
- a forma das inflorescências é em forma de sino com cinco pétalas.
Crescendo a partir de sementes: quando semear bacopa ampelosa
As sementes das variedades ampelous de Bacopa podem ser plantadas em mudas. O plantio de sementes de bacopa ampelosa para mudas é realizado em março. O período de crescimento das plantas é bastante demorado, o que explica o trabalho de semeadura precoce. Para uma floração mais precoce de Bacopa, você pode semear mudas em fevereiro, desde que seja fornecida iluminação artificial adicional.
Ao cultivar flores, os suturadores de sementes adquiridas, que são produzidos na forma de comprimidos com alguns grãos menores, devem seguir a regra estrita de umedecimento constante do solo com as colheitas. Se você permitir mesmo uma ligeira secagem durante o período de germinação, a casca da pelotização irá endurecer.
Plantar e cuidar em casa
Plantar mudas de flores de Bacopa em casa não se distingue por manipulações complexas. Deve-se escolher corretamente a capacidade, composição do solo, garantir o correto microclima, irrigação, alimentação e poda.
Semeadura
Semear sementes de variedades ampelosas de Bacopa pode ser complicado pela estrutura fina dos grãos. Não há requisitos especiais para a escolha do recipiente para mudas. Pode ser um recipiente de madeira ou plástico.
As sementes da cultura tropical de bacopa na forma de cápsulas são distribuídas uniformemente na superfície do recipiente, pressionando levemente em um solo bem umedecido, sem cobrir as sementes. As plantações são umedecidas com água de um borrifador e cobertas com papel alumínio ou vidro para criar um efeito estufa.
Após 2-3 semanas, aparecem os primeiros rebentos.À medida que as mudas de Bacopa crescem, as flores vão se acostumando à falta de abrigo, para que os jovens rebentos “aprendam” a viver num ambiente menos húmido.
Quando as primeiras 2-3 folhas aparecem, o bacopa mergulha pela primeira vez em grandes recipientes junto com um pedaço de terra para não ferir o sistema radicular. Na primeira colheita, é necessário manter uma distância de 2 cm entre os brotos de bacopa individuais e aplicar um método de plantio à superfície sem aprofundar as raízes.
Quando os rebentos crescem visivelmente, é necessário mover os arbustos de bacopa para vasos separados com boa drenagem. Esta é a segunda escolha, durante a qual a planta é enterrada no solo por 1 nó.
Brilhar
Para colocar um recipiente com colheitas de flores de bacopa ampelous, deve-se escolher locais iluminados com uma quantidade suficiente de luz natural. Ao semear flores de sutura para mudas no final do inverno, é necessário iluminar adicionalmente os brotos. A temperatura ótima para o crescimento e desenvolvimento de mudas tropicais é de + 20-23 ⁰С.
Após a primeira colheita, para o crescimento eficaz dos rebentos de bacopa, é necessário um regime especial de temperatura de + 23-26 ⁰С.
Após a segunda coleta, as mudas de Bacopa são lidas para gradualmente "se acostumar" ao desenvolvimento em temperaturas mais baixas de + 15-23 ⁰С.
Priming
Para semear mudas de flores de Bacopa, deve-se escolher um solo solto permeável à umidade, permeável ao ar e com um baixo percentual de acidez. Você pode preparar o solo sozinho:
- húmus (2 partes);
- turfa (1 parte);
- folha de terreno (1 parte);
- areia do rio (parte 2).
Os cultivadores de flores experientes observam que é mais eficaz semear sementes de suter em um substrato de turfa já pronto ou em tabletes de turfa, que devem ser constantemente umedecidos com especial cuidado.
Fertilizantes
Após a primeira colheita das mudas, a cultura tropical está pronta para a alimentação. Para fertilizar mudas de bakopa neste estágio, é melhor escolher fertilizantes minerais complexos.
Após a segunda colheita das mudas em vasos ou recipientes separados para a cultura, é necessário fertilizar com preparações contendo nitrogênio ou fósforo.
Rega e umidade
Para garantir o rápido crescimento das mudas, é necessário criar condições de estufa com alto teor de umidade para as lavouras do suter ampeloso.
Devido ao fato de que a planta pertence a culturas aquáticas, que gostam de umidade, os brotos do suter requerem uma rega cuidadosa, mas abundante.
Poda
Mudas de variedades ampelous de suters requerem manutenção simples. Para que as flores cresçam lindamente, é necessário cortar ou beliscar os brotos. A poda é realizada quando os caules individuais ao longo de todo o comprimento atingem 10 cm.
Plantar e cuidar do jardim
Agricultores experientes recomendam o plantio de bacopa ampelous em vasos suspensos ou vasos para vários arbustos (2-3 plantas em um recipiente, até 5 litros). Além de estruturas suspensas, você pode plantar flores suter:
- em potes de chão, potes, recipientes, caixas;
- em cestos de vime;
- perto de uma lagoa ou fonte;
- no canteiro do jardim como uma cultura de cobertura do solo ao lado de dálias, crisântemos ou rosas;
- para decorar arcos ou terraços;
- para criar o efeito visual de "paredes verticais em flor".
Onde plantar
No projeto paisagístico, variedades ampelous de bacopa parecem espetaculares em canteiros, canteiros de flores, mixborders, vasos de flores decorativos, recipientes, caixas, cestos, vasos, vasos pendurados. O plantio de plantas ao ar livre é realizado após o estabelecimento de um clima estável e quente.
As mudas das flores são movidas pelos suters para o terreno aberto - nos poços preparados com antecedência. As raízes, junto com um pedaço de terra, são cuidadosamente colocadas em um buraco bem umedecido, aspergidas e compactadas. Água em abundância, pela raiz.
Brilhar
Para uma cultura tropical, são escolhidos locais com um nível suficiente de luz natural. Áreas ligeiramente sombreadas protegidas de vento e correntes de ar também são adequadas. À sombra, variedades ampelous de suters se esticarão e formarão brotos folhosos menos atraentes.
O solo
O solo para a bacopa ampelosa deve ser ligeiramente ácido, saturado de nutrientes. Um pré-requisito para o solo para flores tropicais é excelente permeabilidade à água e ao ar.
Fertilizantes
As flores de bacopa ampelosa devem ser fecundadas após o plantio: em maio e junho. O período de alimentação ideal é o período de crescimento. Bacopa "prefere" fertilizantes complexos líquidos para plantas com flores e matéria orgânica natural. A cobertura deve ser feita em intervalos regulares: uma vez a cada 1-2 semanas.
Rega
Como o bacopa ampeloso é nativo de pântanos tropicais, é necessária água suficiente para seu crescimento e desenvolvimento. A rega deve ser frequente, abundante.
Poda
No início da primeira floração, quando o arbusto ampeloso de bacopa vai ganhando força, devem-se cortar os caules excessivamente longos (mais de 50-60 cm). A poda deixará o arbusto de sutra mais crespo, exuberante e dará uma aparência estética. Os arbustos simétricos e esféricos de bacopa ampelosa têm uma ótima aparência, o que também é conseguido aparando os brotos. Após serem “cortadas”, as flores dos suters reagem com o rápido crescimento de brotos centrais adicionais.
Reprodução
As flores de bacopa podem ser propagadas de duas maneiras principais:
- sementes (a semeadura das mudas é realizada de janeiro a fevereiro);
- processos apicais (as estacas são feitas em janeiro-abril).
Fotos e vídeos do método de sementeira de plantar e cuidar da bacopa ampelosa permitem avaliar regras bastante simples e compreensíveis que podem garantir o crescimento intensivo e a floração magnífica de uma planta tropical requintada.
Durante a propagação vegetativa, as estacas do suter (rebentos de até 10 cm de comprimento com dois nós principais) são enraizadas em solo úmido. Como solo, você pode escolher uma mistura solta à base de vermiculita e areia. O talo de bakopa cortado é plantado em uma mistura de solo bem umedecido a uma profundidade de 5 mm. Nesse caso, um nó saudável deve estar submerso no solo. As raízes se desenvolverão a partir do nó subterrâneo. Os tiros acima do solo se formarão a partir de um nó do solo localizado acima do solo.
Doenças e pragas
As variedades mais populares de Bacopa afetam doenças como podridão cinzenta, bolores e fungos fuliginosos:
- Podridão cinzenta (Botrytiscinerea) aparece na bacopa com manchas marrons ampelosas na superfície dos caules e da folhagem, que aumentam de tamanho com o aumento da umidade do ar. Gradualmente, a necrose marrom é formada por uma camada cinza fofa de esporos e micélio. Para combater a doença, são utilizados fungicidas, uma solução da mistura bordalesa.
- Fungos fuliginosos ou "ralé" (Capnopodium) se manifesta como uma flor negra na forma de minúsculos esporos do fungo, que obstrui os poros e interrompe o metabolismo nas células vegetais. Como tratamento para a doença bacopa ampelosa, são usados fungicidas modernos ou uma solução de sabão em pó e sulfato de cobre.
Entre as pragas mais comuns das flores da Bacopa estão os pulgões, ácaros e moscas brancas:
- Pulgão vive de flores de bacopa em enormes colônias, cujos membros sugam impiedosamente os sucos das plantas, privando-as de vitalidade. Para combater pulgões, devem ser usados inseticidas industriais ou remédios populares (sabão, tabaco, cebola, infusão de pinho, óleos essenciais).
- Ácaros de aranha manifestam-se pela formação de uma teia de aranha fina e transparente na parte inferior das folhas. Devido a perfurações no caule e nas folhas, que o ácaro-rajado faz, a planta seca, perde a cor e morre gradativamente. Para se livrar das pragas, você deve borrifar as plantas afetadas com água e sabão.
Dificuldades crescentes
Uma vez que as variedades ampelosas de flores de Bacopa são de origem tropical, muitos jardineiros europeus têm algumas pequenas dificuldades no cultivo de uma safra:
- o sistema radicular superficial da bacopa pode ser danificado por afrouxamento descuidado do solo ao redor do arbusto;
- você não pode cobrir os arbustos de bacopa, o que pode levar ao apodrecimento dos caules que se espalham pela superfície da terra;
- não há necessidade de colher inflorescências de bacopa desbotadas, uma vez que a cultura desprende a cor desbotada de forma independente;
- para que o arbusto de bacopa permaneça crespo e viçoso durante todo o verão, é necessário cortar e beliscar os brotos constantemente, em intervalos regulares;
- quando as hastes inferiores da bacopa ampelosa começam a lignificar, a intensidade da floração é significativamente reduzida; para restaurar a floração, é necessário cortar as hastes em 1/3 e alimentá-las.
Uso medicinal
Pela primeira vez, as pessoas descobriram as propriedades medicinais da planta Bacopa Monye ou "erva Brahmi" já no século 6 aC.
A “erva dourada” da medicina indiana (Bacopa Monnier) é caracterizada por uma ampla gama de propriedades úteis e está aprovada para venda como um suplemento dietético (suplemento alimentar biologicamente ativo).
Características medicinais de Bacopa monnieri:
- antioxidante;
- analgésico;
- anticonvulsivante;
- neuroprotetor;
- nootrópico;
- ação imunomoduladora.
As matérias-primas medicinais são caules e folhas de "Ervas Brahmi" de plantas semestrais. As matérias-primas são secas ao abrigo da luz solar direta. O extrato de brotos Brahmi, pó Brahmi (de folhas secas), óleo Brahmi (mistura de decocção de folhas e óleos vegetais básicos) são obtidos em escala industrial.
Na medicina popular, as flores Bacopa Monier são usadas para as seguintes doenças:
- um estado de ansiedade aumentada;
- depressão;
- dores de cabeça;
- distúrbios nervosos;
- estresse mental significativo;
- convulsões durante ataques epilépticos;
- tosse, amigdalite, sinusite frontal, sinusite;
- recuperação após derrames, ataques cardíacos, lesões cerebrais traumáticas;
- tumores, úlceras de pele.
Foto de bacopa ampelosa no jardim e interior
Deliciosa folhagem verde de flores de bakopa ampelous com pequenas e numerosas inflorescências fica bem em qualquer direção estilística de design de paisagem.
Os paisagistas modernos foram mais longe: a exuberante espuma das flores Bacopa combina-se perfeitamente em uma composição com plantas como petúnia, pelargônio, capuchinha ou dicondra. Cada cultura complementa-se perfeitamente com a outra, o que permite criar soluções modernas e cheias de estilo para a decoração de interiores e jardins.
Conclusão
Ampel Bacopa é uma cultura ornamental deslumbrante e em profusão de flores que é extremamente popular entre paisagistas modernos e designers de interiores. Uma planta versátil que cria raízes bem em condições de interior e no jardim.