Contente
Jardineiros, criando um design único do local, estão interessados em várias plantas ornamentais. Portanto, uma foto e uma descrição da flor badan serão úteis na escolha das variedades de plantas e ajudarão a organizá-las com sucesso no jardim.
Descrição completa da planta
Badan pertence a plantas perenes. É uma planta herbácea da família Saxifrage. Prefere lugares baixos e rochosos e prados. Na natureza, existem cerca de 10 espécies deles, entre eles o berserk comum. Em condições naturais, é encontrado na Ásia Central, China, Afeganistão. Graças ao seu efeito decorativo, a saxifragem passou a agradar aos jardineiros, pelo que a planta selvagem passou a ser cultivada.
Descrição do arbusto
A descrição e a foto ajudarão a entender as características da planta Badan. Este é um arbusto raquítico, sua altura depende da espécie e variedade. A planta perene possui um sistema radicular poderoso, com vários metros de comprimento. Ela é de cor marrom escura. O diâmetro da raiz principal é de cerca de 3,5 cm.
Saxifrage é representado por arbustos de tamanhos menores, que são altamente decorativos durante todo o ano. É uma planta perene. Um grande número de botões de crescimento são formados em um rizoma ramificado. Eles estão próximos à superfície da terra. Badan vem crescendo em um só lugar há mais de 10 anos.
Folhas
As lâminas das folhas são arredondadas ou amplamente elípticas. Eles se encaixam bem, a roseta é grande. De comprimento atingem 3-35 cm, de largura - de 2,5 a 30 cm. Na primavera e no verão, as folhas são verdes escuras. No outono, as cores mudam, padrões bizarros aparecem nas placas. A paleta de cores depende do tipo e variedade de badan.
Características de floração
Os botões não têm brácteas. São pequenos, representados por uma inflorescência paniculado-scutelosa. Os botões em forma de sino são pequenos, não têm mais de 2 cm de diâmetro. Quando a floração começa, os pecíolos são curtos. Portanto, parece que os botões estão diretamente sobre as folhas. Então as pernas ficam mais longas, as inflorescências se curvam ligeiramente.
A paleta de cores dos botões é ampla. Existem variedades com tons de rosa, roxo, branco, creme, roxo. As flores exalam um perfume doce incrível que atrai abelhas e borboletas. Até 5 borboletas podem ser vistas em uma planta. A floração começa em maio e vai até julho.
Variedades de badan
A beleza da bergenia selvagem cativou os criadores. Com base nela, vários tipos e variedades foram criados, uma descrição e uma foto ajudarão a entender a cultura. Há um incenso com diferentes cores de folhas e botões. O momento da floração, que é muito importante na concepção do local.
Pacífico
A saxifragem tem mais de 50 cm de altura e o pedúnculo ocre se estende até 40 cm, onde florescem pequenos sinos de cor púrpura ou rosa intenso. As lâminas das folhas ovais são verdes, coriáceas. As bordas são irregulares, ligeiramente serrilhadas.
Ciliado
Este tipo de badan tem lâminas de folhas grandes (cerca de 35 cm) e arredondadas. Na primavera e no verão são verdes, no outono tornam-se bordô claro.
Os pedúnculos são longos, crescem até 30 cm e os botões são grandes, rosa claro, com tonalidade avermelhada, reunidos em densos escudos. Muitos produtores cultivam a planta especificamente para o corte.
De folhas grossas
Badan com folhas grossas é chamado de chá mongol, saxifrage. Os arbustos são pequenos, compactos. Sua altura é de cerca de meio metro. Os caules são clarete. A espécie se distingue por folhas grossas de couro que formam uma poderosa roseta basal. No outono, o verde das placas muda, elas ficam vermelhas ou carmesim.
Ele se dissolve cedo, no final de maio. As inflorescências paniculadas consistem em pequenos botões roxos e rosa. O arbusto mantém sua beleza por cerca de 30 dias. No outono, uma caixa com sementes é formada.
Strechi
O saxifrage Strechi cresce naturalmente no Tibete. Esta é uma das menores espécies. A altura de um arbusto adulto é ligeiramente superior a 15 cm. O tamanho das placas elípticas verdes brilhantes é pequeno. Seu comprimento é de 10 cm, a largura de 5 cm e as bordas das folhas têm dentes bem visíveis.
Os caules das flores são poderosos, crescem até 30 cm. Os botões roxos são coletados em grandes escudos. A floração dura cerca de um mês.
Schmidt
Esta espécie é cultivada em quase todos os jardins da Europa. Apareceu devido à polinização cruzada de bagas de folhas grossas e ciliadas. As folhas em forma de elipse são densas, a superfície é mate. A placa tem cerca de 25 cm de comprimento e 15 cm de largura e as bordas são serrilhadas.
Badan Schmidt tem uma bela folhagem elíptica com uma superfície fosca densa. A folha atinge 25 cm de comprimento, cerca de 15 cm de largura, a borda da placa é serrilhada. Após o murchamento da inflorescência, as folhas voltam a crescer. No outono, os pratos ficam roxos. Eles não caem, hibernam sob a neve.
As inflorescências densas são constituídas por pétalas roxas ou rosadas, com cerca de 0,5 cm de diâmetro e em cada uma delas forma-se uma caixa com sementes.
Caloroso
A em forma de coração, ou Cordifolia, é conhecida desde o século XVIII. Esta saxifragem é uma cultura medicinal.
A planta recebeu esse nome devido ao formato peculiar das folhas. A altura do arbusto é de 40 cm. Os botões florescem em maio. As inflorescências lilases deliciam os olhos por cerca de um mês.
Variegado
A espécie recebeu seu nome incomum devido à cor variegada das folhas. É especialmente pronunciado ao pousar em locais ensolarados. Os pratos são grandes, de couro. Traços brancos são claramente visíveis em cada folha. Eles são verdes no inverno e ficam vermelhos no outono. A floração começa em maio e continua em junho. Os sinos são rosa.
Variedades híbridas de Badan
A maioria das variedades híbridas de badan são produtos da criação alemã. A aparência de folhas de coração tornou-se a base para muitos deles. Alguns híbridos florescem 2 vezes por temporada: maio-junho e julho-agosto.
Badan Spring Fling
Badan Spring Flint (Spring Fling) é um saxifrage baixo com um poderoso sistema radicular, não mais do que 30 cm de altura. A floração começa na primavera. Os botões são rosa brilhante.
Boneca Badan
A boneca Badan, mostrada na foto abaixo, é ótima para cultivo em vasos e ao ar livre. Muitos jardineiros os usam para cortar. A boneca Badan é uma planta despretensiosa com lâminas de folhas verdes brilhantes.
Beijo de anjo Badan
A altura do badan Angel Kiss (Angel Kiss) não passa de 40 cm. É uma erva perene com grandes folhas verdes que ficam avermelhadas ou roxas no outono. A decoratividade persiste da primavera até a geada, mesmo em sombra parcial. A variedade distingue-se pela boa resistência ao gelo, despretensão.
Creme semi-duplo ou botões rosa-brancos. Há um olho vermelho no centro.
Badan Angel Kiss é amplamente utilizado na concepção de mixborders, jardins ornamentais e jardins rochosos. Parece ótimo no contexto de árvores coníferas, arbustos.
Badan Morgenrote
Este híbrido pertence a plantas remanescentes. Ela floresce duas vezes: na primavera e no início do verão, depois de agosto a meados de setembro. Badan Morgenrote (Morgenrote) cresce até 40-45 cm e as lâminas das folhas são grandes. Na primavera e no verão são verdes, no outono ficam vermelhos. Botões rosa ficam ótimos contra folhas verdes.
Badan Pink Dragonfly
O saxifrage Pink Dragonfly tem lâminas de folhas pequenas e estreitas. A parte superior é verde escura, a inferior é roxa. No outono, as folhas adquirem uma tonalidade roxa ou roxa. A decoratividade se manifesta melhor quando o plantio é feito em um local ensolarado ou com sombra parcial. O solo deve ser fértil, bem drenado. É nesse solo que as pétalas dos botões da baga adquirem uma rica cor rosa.
A variedade é usada para decorar jardins ornamentais, mixborders. Badan é freqüentemente usado ao decorar bordas ou como uma planta de cobertura do solo.
Badan Beauty
A variedade Krasavitsa é um arbusto ornamental, perene, perene. O arbusto tem até 60 cm de altura e o sistema radicular é poderoso, por isso a planta produz um grande número de folhas. As placas são arredondadas com veios pronunciados.
A baga floresce na primavera e agrada aos olhos por um mês. As inflorescências localizam-se em brotos marrom-escuros, em forma de sino. As pétalas são rosa-avermelhadas. Pode ser plantado individualmente ou em grupos, em jardins ornamentais, em mixborders. Parece ótimo no contexto de várias culturas hortícolas. Vizinhos do Saxifrage podem ser:
- daylilies e aquilegia;
- astilbe e íris;
- verônica e gerânio;
- samambaias e juncos;
- bálsamos.
Badan Bach
Saxifrage Bach (Bach) é um representante da seleção holandesa. A planta pertence a safras resistentes ao inverno. Badan é baixo, o arbusto cresce até 30-40 cm, as lâminas das folhas são arredondadas. Suas cores são marrom-esverdeadas na primavera, mudando para púrpura no outono.
Forma densos corimbuds em maio, floresce por um mês. Os sinos brancos não florescem imediatamente, por isso as inflorescências permanecem decorativas por muito tempo.
Badan Beethoven
Um arbusto perene da variedade Beethoven cresce até 40 cm, brotos avermelhados com inflorescências 10-15 cm mais altas que se erguem acima das folhas verdes, que escurecem no outono. A floração começa no início da primavera, as pétalas dos botões em forma de sino são branco-rosado.
Badan Magic Giant
A saxifrage da variedade Magic Giant é uma planta perene relativamente curta. O arbusto herbáceo não ultrapassa os 40 cm. As lâminas das folhas são redondas e grandes.A superfície é brilhante. As folhas são roxas durante toda a temporada. No outono, eles adquirem uma tonalidade de bronze. Os botões se formam e florescem em maio. As inflorescências estão lotadas, flores em forma de sinos de tonalidade rosa. Ótima opção para cultivo em maconha. É uma sensação boa à sombra.
Badan Abendglute
O saxifrage Abendglut é um arbusto compacto. Pedúnculos não crescem mais de 30 cm A roseta é baixa e consiste em folhas verdes brilhantes. No outono, eles se tornam bronze-chocolate. É uma variedade de floração precoce com botões em abril. Pedúnculos são grossos, com uma tonalidade avermelhada. Botões roxos semi-duplos florescem neles.
Badan Red Star
A saxifragem Red Star pode ser plantada não apenas individualmente, mas também em companhia de outras culturas hortícolas, incluindo junto a árvores e arbustos. Lâminas de folhas coriáceas de cor verde escuro com ondas bem visíveis ao longo das bordas. Os botões da inflorescência são rosa carmim.
Badan Atropurpurea
Badan Atropurpurea (Atropurpurea) tem folhas de tamanho médio. As placas na primavera e no outono são verdes brilhantes, com veios amarelados. Hastes de flores de carmim, botões de sino rosa escuro são formados neles.
Aplicação em paisagismo
Jardineiros que lidam com badan há mais de um ano têm usado amplamente a planta para criar vários arranjos de flores. Não só as flores atraem por sua beleza, mas também pela incrível paleta de folhas. Além disso, esses arbustos ornamentais podem coexistir com quase todas as culturas de jardim, não apenas herbáceas, mas também árvores e coníferas.
Conclusão
Uma foto e uma descrição da flor Badan são especialmente necessárias para os cultivadores novatos. Se seguir as recomendações de cuidado e cultivo, pode obter plantas no jardim que não perdem o seu efeito decorativo mesmo após o fim da floração.