Contente
O Acônito de Fisher (Latim Aconitum fischeri) também é chamado de lutador, pois pertence à espécie de mesmo nome da família Buttercup. Esta erva perene é cultivada há quase 2 séculos. O lutador é apreciado não apenas por seu efeito decorativo, mas também por suas propriedades curativas.
Descrição do Aconite Fisher
Na natureza, o acônito de Fischer prefere as florestas costeiras, freqüentemente encontradas em grandes grupos em clareiras. Em condições naturais, a espécie cresce no Extremo Oriente da Rússia, na China e na Coréia. As principais características de uma planta perene:
- altura 1-1,5 m;
- caules eretos, nus, fortes e redondos;
- a ponta pode estar se mexendo;
- na inflorescência às vezes há uma pubescência quase imperceptível;
- tubérculos cônicos práticos;
- diâmetro da folha da raiz até 8 cm;
- as flores formam um racemo solto, a cor é azul brilhante, menos frequentemente branco;
- o tamanho das folhas superiores profundamente cortadas aos dedos é de até 4 cm, têm 5 a 7 lóbulos de 3 a 4 cm de largura, as bordas são ásperas e bem serrilhadas;
- flores com pedicelo inferior longo arqueado e pedicelo superior fechado encurtado;
- o diâmetro dos lobos periantos médios delgados e desiguais é de 1,5 cm, o comprimento dos lobos inferiores desiguais e lanceolados é de 1,4 cm e a largura é de até 0,5 cm;
- estames glabrous, expandindo-se a partir do meio;
- o comprimento dos nectários é de até 0,8 cm, a largura é de até 0,5 cm, há um plástico largo e inchado, um esporão curto capitato e um lábio dobrado para cima;
- 3 ovários glabros, pubescência fraca no lado ventral;
- a floração ocorre em julho-setembro;
- desenvolvimento de tubérculos adicionais no outono.
O lutador é altamente venenoso. Isso se deve principalmente à aconitina na composição, da qual apenas 3-4 mg é uma dose letal para humanos. A ação da substância leva à depressão do sistema nervoso e paralisia respiratória. Isso é o que a morte acarreta.
Com a forte toxicidade do acônito de Fisher, suas propriedades curativas estão lado a lado. A planta auxilia em muitas doenças, sendo ativamente utilizada na medicina oriental.
Aplicação em paisagismo
O acônito de Fischer floresce lindamente e atrai com uma folhagem verde escura densa e brilhante. Tudo isso torna a planta popular no paisagismo. Pode ser plantado debaixo de árvores ou preenchido entre arbustos.
O lutador é uma planta alta, portanto, é eficaz colocá-la ao longo de vários prédios e cercas.
O lutador fica bem sozinho. Vizinhos para ele podem ser:
- aquilegia;
- astilbe;
- delfínios;
- goldenrod;
- íris;
- lírios;
- peônias;
- Rudbeckia.
A planta pode ser plantada em canteiros de flores, canteiros de flores, mixborders, fica bem no gramado.
Características de reprodução
O acônito de Fischer é propagado por sementes, dividindo o arbusto, estacas, tubérculos. No primeiro caso, o material pode ser comprado ou preparado por você.
Recomenda-se dividir o arbusto Fischer a cada 4 anos na primavera. Isso é importante para a renovação da planta e a preservação do seu efeito decorativo. O algoritmo é simples:
- Cave no arbusto selecionado.
- Separe cuidadosamente a parte da planta junto com as raízes. A muda deve ter no mínimo 3 gemas.
- Coloque o fragmento separado em um orifício preparado.
- Cubra o espaço livre com terra, compacte-o.
- Regue um novo arbusto, aplique cobertura morta.
Os rebentos jovens do acônito são usados para enxertia. O comprimento máximo deve ser de 15 cm As estacas são cortadas no início de maio e germinadas em miniestufa. Eles são movidos para terreno aberto depois que as folhas aparecem.
Os tubérculos de acônitos são propagados no outono. Eles são primeiro germinados para produzir botões. Em seguida, os tubérculos são divididos e colocados em covas, 2-3 fragmentos cada. Os botões de crescimento devem permanecer na superfície.
Plantar e sair
O acônito de Fischer é atraente por sua despretensão. Ele tem um mínimo de requisitos para o local de pouso, e o cuidado consiste em medidas padronizadas.
Tempo recomendado
O lutador de Fischer é plantado com sementes na primavera ou antes do inverno. No primeiro caso, primeiro o material é temperado, depois as mudas crescem e, no outono, são transferidas para um local definitivo. Ao semear no inverno, as sementes são preparadas de forma natural e brotam amigavelmente na primavera.
Seleção do local e preparação do solo
O acônito de Fischer é agradável ao sol e à sombra. O local para esta planta deve atender aos seguintes requisitos:
- o solo é leve e solto;
- franco ou arenoso é recomendado;
- distância das águas subterrâneas;
- boa drenagem.
O local de pouso deve ser preparado com antecedência. Faça isso na primavera. A área selecionada precisa ser desenterrada, todas as ervas daninhas removidas, turfa e matéria orgânica adicionada. A preparação deve ser feita quando o solo já estiver em aquecimento.
Se o solo for denso, deve-se adicionar areia, serragem e turfa. A drenagem é necessária.
No plantio do acônito de Fischer com sementes, o material não é enterrado no solo, mas distribuído em sua superfície. Areia fina é derramada por cima.
Algoritmo de aterrissagem
Plantar uma planta é fácil:
- Prepare o site.
- Faça covas de plantio a uma distância de 0,7 m. Elas devem ser ligeiramente maiores que o sistema radicular.
- Organize a drenagem na parte inferior. Para isso, é bom usar argila expandida e seixos grandes.
- Aplique fertilizantes minerais ou composto.
- Posicione cuidadosamente as plantas nas covas de plantio, aprofundando os colares da raiz em 2 cm.
- Preencha o espaço livre com solo, compacte-o.
Programa de rega e alimentação
A cultura da flor não gosta do excesso de umidade. Ela precisa de rega adicional apenas no calor e na seca. Nesse clima, basta hidratar a planta a cada 2 semanas. As ervas daninhas devem ser removidas após a rega.
O acônito de Fischer não exige fertilizantes. Com o tempo, o solo se esgota, portanto, na primavera é necessário colocar composto para baixo dos arbustos. Isso torna a planta mais resistente. Após o inverno, uma infusão de verbasco ou excrementos de pássaros é eficaz.
Além disso, o lutador pode ser alimentado antes do florescimento para torná-lo mais brilhante e exuberante. Para isso, são utilizados fertilizantes minerais. Nitroammofoska é eficaz - 30-40 g por 10 litros de água.
O acônito pode ser alimentado duas vezes mais por temporada. Os fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados em intervalos de pelo menos 3 semanas.
Afrouxamento, cobertura morta
Depois de cada rega ou chuva forte, o solo ao redor do acônito de Fischer deve ser solto. Isso evita a formação de uma crosta na superfície.
Para reduzir o crescimento de ervas daninhas e manter a umidade do solo, deve-se usar cobertura morta. Use serragem e agulhas de pinheiro de forma eficaz.
Cuidado de floração
Para que a floração do acônito de Fischer seja bela, é necessário monitorar as condições do solo. É importante que a camada superior não seque.
As inflorescências mortas devem ser removidas regularmente. Esta medida é importante para preservar a decoração e o esplendor da planta. A poda oportuna estimula a floração.
Preparando-se para o inverno
O acônito de Fischer tolera bem a geada. Deve-se cuidar do abrigo se a região tiver invernos gelados ou pouca cobertura de neve. Para fazer isso, você precisa cortar a planta rapidamente e cobrir seu sistema radicular com turfa seca.Basta uma camada de 20 cm, que deve ser polvilhada com folhagem seca.
Pragas e doenças
A toxicidade do acônito de Fisher não o salva das pragas. Um deles é o pulgão que se alimenta de seiva de planta. Você pode se livrar dele com a ajuda do medicamento Aktara ou pulverizando com remédios populares.
Outro inimigo do acônito é um nematóide. A planta afetada enfraquece, cresce e se desenvolve mal, floresce mal e pode morrer. Você pode combater a praga com drogas Akarin, Fitoverm, pesticidas organofosforados.
Das doenças, a cultura é mais afetada pelo oídio. Ela se manifesta como uma flor branca na folhagem e no caule. Sem uma intervenção oportuna, a planta morrerá.
Conclusão
O Acônito de Fisher é despretensioso, portanto não é difícil cultivá-lo. Pode ser propagado de diferentes maneiras, o cuidado perene é mínimo. A planta tem propriedades medicinais, mas é venenosa.