Aconite (lutador) boca-branca: foto e descrição, aplicação

As plantas selvagens costumam se tornar objetos de estudo minucioso por biólogos e médicos. O acônito de boca branca é uma erva destinada a terreno aberto, conhecida em todo o hemisfério norte pelo conteúdo nas folhas de um veneno perigoso para o homem. Com a abordagem certa, sua composição química especial pode ser usada para fins medicinais.

Descrição da espécie

Seu nome genérico "lutador" vem da palavra grega que significa "flecha". Antigamente, os caçadores esfregavam lanças e pontas de flechas com seiva de planta antes de encontrar lobos e ursos. As propriedades venenosas da planta do acônito são conhecidas desde os tempos antigos. Segundo a lenda, foram essas flores que cresceram no local da morte do Cerberus.

Acônito de boca branca é uma planta comum nas regiões montanhosas da Sibéria e Altai.

O lutador de boca branca pertence à classe Buttercup. O caule da planta atinge uma altura de 2 m. As folhas largas de até 40 cm de tamanho estendem-se até 15 cm de comprimento. A inflorescência de acônito é um racemo com múltiplas flores. A planta se distingue por uma aparência especial dos botões. O final da flor tem uma orla branca com botões lilases brilhantes.

Onde e como cresce

O lutador de cauda branca é distribuído por todo o território montanhoso da Sibéria Ocidental, Altai e montanhas de Sayan Ocidental. Ao sul, o habitat do acônito se estende até a Mongólia e a Ásia Central. Perene prefere prados e bosques alpinos a uma altitude de 1500-2500 m acima do nível do mar.

Importante! Na presença de condições favoráveis, o acônito de boca branca desce frequentemente para o sopé das montanhas, florestas e prados.

Uma característica distintiva de toda a espécie é a morte da parte superior da planta no inverno. O sistema radicular passa por um período desfavorável, após o qual restaura completamente a parte verde.

Composição e valor

Por muitos séculos, o acônito de boca branca foi conhecido não apenas por suas capacidades venenosas. Os pesquisadores determinaram há muito tempo a composição química da planta perene, chegaram a uma decisão inequívoca - ela pode ser usada como fonte de nutrientes para o corpo humano. Entre os compostos mais importantes estão:

  • saponinas;
  • cumarinas;
  • taninos;
  • flavonóides.

Os constituintes mais importantes do acônito de boca branca são os alcalóides. Este grupo de substâncias é considerado veneno de ocorrência natural com efeitos neurotóxicos. Durante o período de frutificação ativa, a porcentagem de alcalóides nos caules, folhas e flores pode atingir de 1 a 4%.

Recursos benéficos

A rica composição química da boca-branca, quando usada de forma racional, permite ter um efeito muito benéfico no corpo humano. As raízes e folhas são utilizadas como analgésico e antiespasmódico. Em pequenas doses, as substâncias ativas do acônito combatem eficazmente as infecções e a inflamação.

Acônito de boca branca tem efeitos antiinflamatórios e analgésicos

Uma das propriedades mais importantes de uma planta perene é seu efeito antiarrítmico no corpo. Os flavonóides naturais restauram o sistema vascular. Com terapia prolongada, a normalização da função do músculo cardíaco é observada.

Aplicação na medicina tradicional e popular

As propriedades benéficas do acônito de boca branca foram usadas pelos ancestrais por muitas gerações. Tradicionalmente, era usado apenas pelos médicos mais sábios, pois mesmo um pequeno erro de cálculo na dosagem poderia causar sérios problemas de saúde.As principais áreas de aplicação na medicina tradicional são:

  • doenças da coluna vertebral e articulações;
  • infecções de pele;
  • abscessos;
  • sífilis;
  • abscesso;
  • reumatismo;
  • violação do sistema nervoso.

O acônito boca-branca está incluído no registro de plantas medicinais da Rússia, mas no momento não é usado na farmacologia oficial. Isso se deve ao alto teor de compostos tóxicos para o corpo. Mas há uma série de estudos que visam estudar a possibilidade de usar a planta no combate a tumores cancerígenos. O acônito contém substâncias que podem impedir completamente o crescimento de certos tipos de células.

Limitações e contra-indicações

Mesmo nas mãos de curandeiros experientes, a ponta branca pode se tornar um remédio bastante perigoso. Apesar do efeito antiinflamatório perceptível, durante o curso da terapia, os pacientes costumam apresentar todos os sinais de envenenamento.

Importante! O tratamento com acônito é totalmente contra-indicado para pessoas com tendência a reações a alérgenos vegetais.

O lutador de ponta branca é muito venenoso, mesmo em pequenas doses

Mesmo uma curta estadia perto de uma planta com flor pode causar intoxicações graves. O efeito mais pronunciado no corpo humano é produzido por óleos essenciais secretados por plantas perenes em calor extremo. Durante a secagem das matérias-primas preparadas, não é recomendado permanecer nesta sala por mais de 1,5-2 horas.

Coleta e aquisição de matérias-primas

Uma característica do acônito de boca branca é quase a mesma concentração de nutrientes em todas as partes da planta. Para obter o efeito máximo do uso de um remédio popular, a coleta deve ser realizada separadamente. As folhas de acônito e os rebentos laterais são obtidos antes da floração. A coleta de raízes é realizada no período de outono, antes da primeira neve cair.

Importante! Recomenda-se colher flores pela manhã. Sob a influência do sol quente, o acônito de boca branca secreta óleos essenciais que são prejudiciais ao corpo.

Existe um método especial usado para coletar raízes. Durante a escavação, o sistema radicular do Aconite belostoy é desmontado em várias partes. A raiz perene muito velha é jogada fora. Os jovens e magros são devolvidos ao solo para preservar as plantações para a colheita do próximo ano. As partes restantes do sistema radicular do acônito são utilizadas para o preparo de medicamentos.

A coleta da matéria-prima é feita em luvas, máscara e óculos de proteção. É totalmente proibido tocar o acônito de boca branca com as mãos desprotegidas. A máscara e os óculos protegem os olhos e o trato respiratório dos óleos essenciais nocivos secretados pela planta. Também é recomendado o uso de equipamento de proteção individual quando no local de armazenamento e secagem de materiais vegetais.

Para fins medicinais, todas as partes do acônito são utilizadas - folhas, flores e raízes

Após a coleta do acônito de boca-branca, as matérias-primas são cuidadosamente lavadas em água corrente e secas ao sol. A duração dessa secagem da planta é de 3 a 5 dias. Para pequenos pedaços de acônito, você pode usar caixas especiais forradas com uma camada de gaze. O material acabado é triturado, disposto em bancos, hermeticamente fechado e removido para local escuro.

Sintomas de envenenamento

Os sinais de lesão com óleos essenciais de acônito da boca branca são, em muitos aspectos, semelhantes aos sintomas comuns de intoxicação. Alcalóides ativos causam vômito, febre e piora das fezes no paciente. Mas o envenenamento por Beloustovs tem características distintas. O mais importante deles é a falta de ar ao tentar inalar.

Primeiros socorros

Apesar da composição química exaustivamente estudada e dos efeitos cientificamente testados do veneno no corpo humano, um antídoto eficaz ainda não foi criado. O único ponto positivo na derrota do acônito é um efeito bastante lento devido à baixa concentração de alcalóides.

Quando são detectados os primeiros sintomas de intoxicação, é necessário chamar uma ambulância o mais rápido possível.Se o veneno penetrou no trato digestivo, recomenda-se lavar o estômago com solução salina, seguido da ingestão de carvão ativado absorvente. Na maioria das vezes, o veneno do acônito da boca branca entra nos pulmões e depois passa para o sangue. Somente conta-gotas podem restaurar a saúde e remover completamente os compostos prejudiciais do corpo.

Uso doméstico

A forma mais popular de usar Aconite Belousty é uma tintura contra doenças oncológicas. Curandeiros experientes moem 10 g de raiz seca e misturam com 0,5 litros de vodka. Destilados caseiros ou álcool diluído em força potável também podem atuar como uma base alcoólica.

Aconite boca-branca é usado para o tratamento de oncologia

A infusão é realizada por duas semanas em local escuro. O conteúdo é agitado periodicamente. A bebida acabada de acônito de boca branca é filtrada por gaze dobrada em várias camadas. O algoritmo de tratamento é o seguinte:

  • no primeiro dia, beba 1 gota do medicamento;
  • todos os dias a dosagem do remédio do acônito é aumentada de 1 gota para 40;
  • a dosagem é reduzida em uma gota por dia até que a infusão seja completamente abandonada;
  • após 3-4 semanas de intervalo, o tratamento é repetido.

Outra forma popular de usar acônito de boca branca é preparar uma decocção para abscessos e lesões cutâneas. Para ele, é preciso pegar 20 g de flores secas de acônito e despejá-las em um copo de água fervente. A mistura é despejada em uma panela pequena, que é colocada em banho-maria por 20 minutos em fogo baixo.

A solução resultante de acônito de boca branca é filtrada através de uma gaze e resfriada. O método de aplicação mais popular é a lavagem de feridas abertas. O procedimento é realizado 2 a 3 vezes ao dia. 10 minutos após a aplicação do acônito, é necessário um enxágue completo da ferida com água. Para abscessos e erisipelas graves, são aplicadas compressas e loções. Neste caso, é importante observar um cuidado - o tempo máximo de exposição não deve ser superior a 2 horas.

Conclusão

Acônito de boca branca é uma erva para terreno aberto, o plantio e o cultivo devem ser tratados com extrema cautela. Mesmo pequenas doses do veneno contido em sua composição podem causar sérios danos ao corpo humano. Mas, nas mãos certas, uma planta perene pode se tornar uma verdadeira panaceia para muitas doenças até o tratamento de tumores cancerígenos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção