Contente
- 1 Prós e contras de um banco de transformador com cobertura
- 2 Tipos de bancos de transformador com cobertura
- 3 O que você precisa para montar uma bancada de transformador com uma cobertura
- 4 Desenhos e dimensões de uma bancada de transformador com cobertura
- 5 Como fazer um banco transformador do-it-yourself com um dossel
- 6 Registro de uma bancada de transformador com cobertura
- 7 Conclusão
Um banco de jardim dobrável, que pode ser facilmente convertido em um conjunto de mesa e dois bancos, é útil em uma casa de verão ou em um jardim. Uma bancada transformadora com cobertura é conveniente, prática e, com um design adequado, pode se tornar uma "estrela" do paisagismo. Existem modelos relativamente simples feitos de tábuas e vigas de madeira. Uma opção mais complicada envolve o uso de uma estrutura de metal e policarbonato para o dossel.
Prós e contras de um banco de transformador com cobertura
Um banco de jardim é um atributo indispensável da maioria dos lotes domésticos. É agradável relaxar depois de trabalhar no jardim ou nas tarefas domésticas. Mas para os encontros favoritos ao ar livre com churrasco, uma loja não é suficiente, também é necessária uma mesa. E é aí que começam os problemas: mesmo em grandes áreas, nem sempre há espaço para uma mesa instalada permanentemente. É um móvel bastante volumoso, atrapalha a passagem, ocupa uma área útil que pode ser plantada com flores ou vegetais.
Uma das opções para resolver o problema é uma bancada transformadora. Este é um banco dobrável que, ao ser desdobrado, se transforma em um conjunto completo de móveis: uma mesa e dois bancos. E se você colocar um dossel acima da estrutura dobrável, nem a chuva nem o sol irão interferir em um descanso agradável.
As vantagens da bancada do transformador incluem:
- Lucratividade. Não há necessidade de reservar um espaço de mesa separado.
- Mobilidade. A bancada pode ser instalada em qualquer lugar, transformando instantaneamente qualquer canto do canteiro em um lugar para uma estadia agradável.
- Compacidade. Quando dobrada, a bancada transformadora não ocupa muito espaço, podendo até ser removida para um galpão ou outra despensa (se a cobertura for removível).
- Proteção. O dossel protegerá os veranistas da chuva ou do sol forte, protegerá os pratos colocados na mesa da umidade ou deterioração.
As desvantagens de um banco dobrável estão intimamente relacionadas às suas vantagens:
- Instabilidade. O dossel tem um grande vento. Em regiões com ventos fortes, toda a estrutura pode tombar. Solo mole no local onde a bancada está instalada pode levar às mesmas consequências. Isso implica a necessidade de instalação de uma bancada transformadora estacionária, o que o priva de mobilidade.
- Falta de conforto. Para que a bancada transformadora seja realmente confortável, todas as suas peças devem ser cuidadosamente processadas, encaixadas umas nas outras. A mais ligeira discrepância nas dimensões, ângulos, falta de fixadores acarretará problemas durante a montagem e desmontagem, inconveniência do espaço para sentar, desvio da horizontal da superfície da mesa. Para criar uma loja verdadeiramente confortável, você precisa de certos conhecimentos e habilidades.
Com o tempo, as juntas móveis da bancada transformadora podem se soltar, o que torna seu uso inseguro e inconveniente. Além disso, bancos e uma mesa, montados rigidamente entre si, não permitem que você se sente e se levante facilmente. Para conseguir um lugar à mesa, cada vez tem que passar por cima do banco, o que não é particularmente conveniente para pessoas idosas ou não muito saudáveis.
Tipos de bancos de transformador com cobertura
O tipo mais popular de bancos transformadores é uma estrutura dobrável que, ao ser desdobrada, se transforma em um conjunto de dois bancos e uma mesa. Os toldos fixos, via de regra, são instalados acima da bancada transformadora.
O resto dos tipos de transformadores parecem muito originais, mas perdem para a versão anterior em funcionalidade: no estado desdobrado, alguns formam apenas um conjunto de assentos ou uma área de estar e uma pequena mesa. Tipos de transformadores de design incomum:
- Construtor de transformador. Em uma estrutura feita de tubos de metal, são fixados elementos de madeira que podem ser girados livremente. Quando dobrado, o móvel parece um banco de jardim comum, quando desdobrado é um conjunto de duas poltronas largas, uma poltrona larga e uma mesinha ou um conjunto de poltronas estreitas e uma mesa entre elas.
- Transformer - "flor". O princípio de design se assemelha à versão anterior - os elementos de madeira giram livremente em um eixo. Quando dobrado é um banco comprido sem encosto, quando desdobrado é um banco confortável com um encosto que pode ser fixado em qualquer ângulo.
Como regra, os transformadores incomuns não são equipados com cobertura embutida, mas podem ser instalados em qualquer lugar, inclusive sob uma cobertura estacionária. A vantagem dos designs originais está na sua decoração e mobilidade. Esses móveis não são instalados apenas ao ar livre. A ausência de um dossel volumoso permite que você transforme esses bancos em móveis para uma casa de campo ou de campo.
O que você precisa para montar uma bancada de transformador com uma cobertura
A montagem do produto adquirido é realizada de acordo com as instruções. Você só precisa de ferramentas (chave de fenda, chave de fenda). É muito mais difícil fazer você mesmo um banco de transformação dobrável. Para fazer um banco transformador de jardim com um dossel com suas próprias mãos, você precisará de:
- desenhos com dimensões exatas;
- ferramentas, fechos;
- placas, vigas ou tubos.
As medições são feitas com fita métrica, esquadro, linha de prumo ou nível. Para trabalhar em metal, você precisa de uma máquina de solda, uma serra, uma dobradeira de tubos.
É melhor escolher tubos de metal para a estrutura da bancada de transformação com uma seção quadrada com um revestimento protetor galvanizado. Um painel de pinho de 20 mm é adequado para o tampo da mesa e assentos. Se a moldura também for feita de madeira, será necessária uma viga de madeira dura (carvalho, faia, lariço).
Desenhos e dimensões de uma bancada de transformador com cobertura
Dimensões ideais para bancos de transformadores:
- altura da mesa 75-80 cm;
- largura da mesa 60-65 cm;
- assentos 30 cm;
- comprimento 160-180 cm.
Como fazer um banco transformador do-it-yourself com um dossel
Além dos consumíveis (tábua, tubo, fixadores, esmeril), para a fabricação de uma bancada de transformador com moldura de tubos metálicos dobrados, será necessária uma soldadora e uma dobradeira de tubos. E para um dossel de policarbonato - equipamento especial para cortar, dobrar. O estofamento do assento pode ser feito de placas, compensado, PCB.
Não existe um esquema de construção único.Cada mestre faz suas próprias alterações no desenho original: ele adiciona reforços adicionais, altera o ângulo do encosto, a largura da mesa, os assentos, a forma e o ângulo de inclinação do dossel. É mais prático estudar primeiro uma loja de transformadores pronta com amigos, vizinhos ou encontrá-la à venda.
O modelo de maior sucesso de uma bancada de transformador com cobertura
Um banco totalmente de madeira parece um pouco pesado e requer madeira maciça para a moldura. O banco todo em metal é muito pesado e difícil de mover e desmontar. Além disso, é impossível criar um design confiável e atraente sem ferramentas e habilidades de metal. A melhor opção para um banco transformador é uma combinação de metal para a estrutura, madeira para os assentos e mesa, policarbonato para o dossel.
Uma bancada transformadora com cobertura de metal
Banco transformador com comprimento de 160-170 cm e largura de assento de cerca de 50 cm. Quando desdobrado, seis pessoas podem intervir livremente. Você mesmo pode fazer um dossel com pranchas de madeira, e é melhor comprar uma estrutura arqueada de policarbonato pré-fabricado (é muito difícil de fabricar). Os bastidores são soldados às pernas da bancada "principal" fixa, que, quando dobrada, fica mais próxima das costas.
Materiais necessários:
- tubo quadrado com 25 mm de lado;
- parafusos de móveis, arruelas;
- viga ou placa de madeira;
- máquina de solda;
- moedor, broca;
- serra, serra, chave de fenda, nível, fio de prumo.
É mais conveniente comprar um tubo de perfil já cortado em pedaços de 2 m (4 peças) e 1,5 m (2 peças). Antes de iniciar o trabalho, os tubos devem ser limpos de ferrugem (se houver), pois será mais difícil prepará-los para a pintura no produto acabado.
Os tubos são cortados em blocos de acordo com o desenho e depois soldados por pontos. Nos pontos de fixação são feitos furos para os parafusos dos móveis, toda a estrutura é montada. Peças de madeira pré-preparadas são instaladas, a bancada é verificada quanto à estabilidade e conveniência. Se tudo lhe convier, a estrutura é desmontada novamente, soldada com costuras permanentes, limpa, polida, pintada com esmalte ou tinta metálica. As placas de metal podem ser soldadas sob as pernas da bancada para maior estabilidade. A madeira é lixada, duas vezes coberta com tinta para utilização no exterior.
Banco transformador com capota de madeira
A ligação das peças de madeira é feita com parafusos auto-roscantes e cantoneira metálica. É aconselhável fazer furos para parafusos auto-roscantes com antecedência, para que o trabalho pareça mais organizado. A maior carga durante a montagem e desmontagem recai sobre as partes móveis.
Registro de uma bancada de transformador com cobertura
A maneira mais fácil de decorar uma bancada em transformação é escolher uma tinta brilhante ou combinar várias cores contrastantes em um produto. A própria estrutura natural da madeira pode servir de decoração. Para isso, basta cobrir as partes de madeira da bancada com verniz.
O dossel pode ser feito de pranchas de madeira, tecido grosso, painéis de policarbonato. Ao escolher o policarbonato colorido, deve-se dar preferência a tons que não distorçam as cores naturais. Sob um dossel de cores vermelhas ou laranja brilhantes, todos os objetos e rostos assumirão uma tonalidade avermelhada intimidante.
Conclusão
Uma bancada transformadora com dossel não é apenas uma peça conveniente de mobiliário. Quando projetado corretamente, um conjunto dobrável de dois bancos e uma mesa pode se tornar o centro do projeto do jardim. Se você deseja criar um transformador com suas próprias mãos ou comprar um produto acabado, cabe ao artesão decidir. Se você tem autoconfiança e equipamento adequado, um banco com cobertura servirá como motivo de orgulho para o proprietário por muito tempo.