Contente
Em muitos chalés de verão, há camas emolduradas por bordas. Essa cerca nem sempre é construída para decorar a paisagem. A razão para instalar o meio-fio pode ser a tecnologia usada para o cultivo de vegetais em "cama quente" ou solo solto. Para a confecção da cerca, qualquer material de construção disponível na fazenda é utilizado. Agora veremos a foto das camas com as nossas próprias mãos a partir de materiais de sucata, e também saberemos como podem ser feitas.
Por que eles cercam os canteiros do jardim?
A decoração das bordas das camas é, antes de mais nada, ordem no jardim. É bom ir ao seu site, onde os vegetais crescem em fileiras regulares, entre eles há um caminho que não está coberto de grama. Em tais canteiros, é conveniente cuidar das plantas e da colheita.
Vamos descobrir para que mais eles se destinam bordas para canteiros de flores:
- As laterais evitam a erosão do solo durante chuvas prolongadas e irrigação intensa. Toda a camada fértil permanece sob as plantas e não desce para os caminhos.
- Os amantes do cultivo precoce de vegetais usam a tecnologia de "cama quente". Acontece que uma pequena estufa de primavera, capaz de substituir uma estufa em funcionalidade. Para fazer uma cama de jardim, você precisará organizar as laterais altas, colocar matéria orgânica, composto e grama em camadas. Use uma "cama quente" sem abrigo ou coloque arcos, e estique o filme por cima.
- Os lados enterrados profundamente no solo impedem a propagação de perenes ervas daninhas no Jardim. Primeiro, a área útil onde a erva daninha pode crescer é reduzida. Em vez de espaçamentos entre linhas, caminhos são formados e qualquer grama que aparece é rapidamente pisoteada. Em segundo lugar, as raízes das gramíneas rasteiras não podem penetrar lateralmente no canteiro do jardim devido à profundidade cavada na cerca.
Você pode organizar um canteiro de qualquer formato e tamanho com uma cerca, mas os seguintes tamanhos são considerados ideais:
- Áreas amplas não são muito convenientes de manusear. Para não pisar no solo e alcançar cada fileira de plantas do caminho, é ideal manter uma largura de canteiro de 800–900 mm.
- Não há restrições quanto ao comprimento. Cada jardineiro se contenta com suas próprias preferências. Normalmente, o comprimento dos canteiros é determinado levando-se em consideração o tamanho total do terreno. Deve-se notar que canteiros com mais de 6 m são difíceis de irrigar.
- É impraticável fazer a altura da cerca mais de 100–150 mm. Uma exceção pode ser "camas quentes".
Em geral, cada jardineiro determina as dimensões dos canteiros de acordo com sua vontade, para que seja conveniente cuidar deles.
Fazemos cercas de jardim de tudo o que está à mão
Para a cerca camas no site você pode ser criativo, então o proprietário não corre o risco de desperdício adicional. Em muitas cabanas de verão, alguns materiais permaneceram após a construção. Não os jogue fora. Mesmo com os fragmentos de ardósia, acabará por construir belas laterais.
Cercas de madeira
Este material ecológico tem grandes prós e contras na disposição de cercas de jardim. O lado positivo é a utilidade da madeira. Primeiro, o material natural não envenena o solo com substâncias nocivas. Em segundo lugar, a lenta decomposição da madeira fornece fertilizante adicional às plantas.
Agora vamos descobrir as desvantagens. Eles consistem na mesma decomposição de madeira. Essa cerca das camas tem vida curta. Normalmente, os lados de madeira são suficientes para 3-5 anos. A madeira apodrece rapidamente no chão e isso não pode ser tratado de forma alguma. Alguns jardineiros estão tentando estender a vida útil do meio-fio pintando, impregnando com um anti-séptico e até mesmo betume. No entanto, tais medidas são temporárias e, após um certo intervalo, vão surgindo buracos podres nas cercas, por onde o solo começará a escorrer.
Como fazer cercas de madeira? É muito simples. Se forem placas, uma caixa retangular é derrubada delas. Pedaços de cerca de estacas, pedaços de madeira redonda e outros restos de blocos de madeira são simplesmente cavados verticalmente no solo ao redor dos canteiros. Para que os elementos não se dispersem, podem ser costurados com travessas de qualquer ripa.
Cercas de tijolos
As cercas de tijolos são conhecidas desde os tempos soviéticos. Na época, estava na moda cercar canteiros de flores, porque o material era barato. Agora, a cerca de tijolos custará um belo centavo para o proprietário da dacha. Mesmo que os restos de tijolos da construção de uma casa estejam empilhados atrás da casa, você precisa pesar onde é melhor usá-los: para cercar um canteiro de jardim ou construir uma fazenda.
O tijolo não contamina o solo, por isso não há necessidade de se preocupar com o estado das plantas. No entanto, é preciso estar preparado para que o lado do tijolo também seja imortal. O tijolo de silicato no solo fica saturado de água e, com o início da geada, ele se quebra gradativamente, se despedaçando. O tijolo vermelho é feito de argila cozida. Se a tecnologia de fabricação do material não foi seguida, depois de alguns anos montes de argila vermelha permanecerão no lugar do meio-fio.
Em qualquer caso, uma cerca de tijolo durará pelo menos 10 anos. Para a sua fabricação, os blocos são cravados no solo com as extremidades das pontas sob uma ligeira inclinação, de modo que os dentes são formados na parte superior.
Esgrima de ardósia
Como um meio improvisado de cimento-amianto ardósia é um excelente achado para fazer cercas de jardim. São utilizadas folhas onduladas e planas. A ardósia é cortada com um amolador em tiras da largura necessária, após o que são cavadas no solo.
A ardósia plana nos cantos da cerca do canteiro do jardim é conectada com cantos de metal e parafusos. Para beleza, as bordas podem ser pintadas em qualquer cor.
A cerca de ardósia vai durar muitos anos, mas devemos lembrar que este material é frágil e tem medo de golpes. Após chuvas prolongadas, lençóis escavados superficialmente às vezes são espremidos pelo solo, o que exige correção da situação com a reinstalação de alguns fragmentos. É preciso lembrar que o amianto faz parte da ardósia, o que prejudica o solo. Às vezes, os jardineiros processam o interior da cerca de ardósia com betume ou simplesmente a pintam.
Cerca de pedra
A pedra natural é um material ecológico para a fabricação de cercas. Paralelepípedos de diferentes cores e tamanhos são dispostos com lindas bordas. Eles também são chamados de paredes de contenção. É conveniente fazer os lados de uma pedra selvagem plana. Para fazer uma cerca de pedra, os paralelepípedos são fixados com argamassa de cimento.
A desvantagem dos lados de pedra no cimento é sua destruição na primavera e no período de outono-inverno, quando o solo incha. Gabiões provaram que são bons. As pedras são fixadas firmemente dentro da malha de metal. Essas cercas durarão mais de uma dúzia de anos.
Lados de plástico da loja
As pranchas de plástico compradas na loja não podem ser chamadas de material improvisado, pois você terá que arcar com custos consideráveis. Meio-fio é vendido com imitação de pedra, tijolo, madeira e outros materiais. Você pode escolher qualquer cor para o design do site. O plástico é durável, resistente à corrosão, leve, mas custará um centavo ao proprietário. É razoável instalar cercas de plástico no quintal ao redor dos canteiros de flores em um local visível. Além de apoiar o solo, os meios-fios darão ao local uma aparência elegante.Poucas pessoas verão essa beleza no jardim, por isso não é aconselhável gastar dinheiro cercando o jardim para repolho ou tomate.
Bordando as camas com fita adesiva
A fita de borda também não se aplica a materiais de sucata, uma vez que terá que ser comprada em uma loja. Agora você pode encontrar fitas plásticas de diferentes cores ou borracha. Cama alta não será possível cercar com tal borda devido à estrutura macia do material. Em qualquer caso, é aconselhável apoiar a fita ao longo do perímetro do jardim com estacas de madeira ou metal.
Instalar a fita de meio-fio é tão fácil quanto descascar peras. Não requer a manutenção de linhas retas e cantos. Isso torna possível projetar canteiros de jardim redondos, ovais e outros canteiros curvos. Basta cavar a fita no solo até uma certa profundidade. Se você precisar conectar as peças, um grampeador comum ajudará.
Esgrima para garrafas PET
O que não é feito de garrafas de plástico, e as cercas das camas não é exceção. Este é um material muito prático que pode ser encontrado gratuitamente em um aterro ou pedido em qualquer bar. Para fazer uma cerca, despeja-se areia ou terra dentro das garrafas, depois são cavadas em volta da cama com o gargalo voltado para baixo. Naturalmente, os plugues estão apertados. A decoratividade da borda é conseguida usando frascos multicoloridos ou um pouco de tinta é despejada em um recipiente transparente e agitada. Não é aconselhável pingar em garrafas vazias. Com a mudança de temperatura, as paredes começarão a encolher e a endireitar, o que causará um aperto desagradável no quintal.
Cercas de metal
Bordas de metal das camas parecem confiáveis apenas visualmente. Não é lucrativo usar aço inoxidável ou metal espesso para bordas. Normalmente, o estanho é usado com uma espessura de cerca de 1 mm. As paredes são flexíveis e requerem suporte adicional com estacas. É fácil se ferir nas arestas afiadas da proteção durante a operação. A folha fina enferrujará em duas temporadas e o solo começará a escorrer pelos buracos.
As caixas galvanizadas de fábrica com revestimento de polímero parecem mais bonitas e duram mais. O metal é protegido por várias camadas com base no princípio do papelão ondulado. A desvantagem das estruturas metálicas é seu custo muito alto.
O vídeo mostra a cerca da fábrica:
Conclusão
Examinamos as opções mais comuns para organizar camas de materiais de sucata, bem como de projetos adquiridos. A fronteira a ser escolhida para o seu site depende das capacidades e desejos do proprietário.