Contente
Não é difícil construir uma cerca para canteiro de jardim, no entanto, ainda assim exigirá algum esforço, principalmente no sentido de processar o material. Quer se trate de um cartão, ardósia ou cartão canelado, eles terão que ser serrados e, em seguida, fixados para obter uma caixa durável. Mas e se você precisar instalar urgentemente uma cerca decorativa? Uma faixa de borda para camas de plástico ou borracha virá em seu socorro.
Quais benefícios o proprietário obterá com o uso da fita isolante?
O nome "fita de meio-fio" já fala sobre a finalidade desse produto. O material foi projetado para substituir lancis de concreto tradicionais. Afinal, é mais conveniente cercar um gramado ou canteiro de flores com fita adesiva do que colocar cercas de concreto. Além do uso decorativo, o produto é popular entre os jardineiros para arranjar canteiros.
Os benefícios de usar uma borda flexível são óbvios:
- O lado decorativo permite dividir uma grande área em zonas. Digamos que a fita instalada irá destacar claramente os limites do gramado, um pequeno lago no quintal, um canteiro de flores, uma área ao redor de uma árvore, etc.
- Plantas diferentes podem crescer em cada uma das zonas quebradas. O produtor pode não ter que se preocupar em misturá-los durante a estação de cultivo.
- O meio-fio evita que a sujeira saia do canteiro do jardim. Durante a rega, a água fica por baixo das plantas e não desce para o caminho junto ao jardim.
- A área isolada com fita 100% garante que o fertilizante aplicado chegará apenas às plantas que nela crescem, e não a todas as pessoas ervas daninhas.
Então, por que devemos dar preferência à fita de borda, se há material que dá conta de todas essas questões? Por que a delimitação da fita é melhor da ardósia ou placas?
Tentaremos encontrar respostas a essas perguntas nas vantagens de usar este material:
- Os meios-fios são fáceis de instalar. O rolo pode ser facilmente transportado para a dacha ou para qualquer outro lugar. Basta cavar um sulco, cavar no meio-fio e a cerca está pronta. Se necessário, a fita é simplesmente retirada do solo e instalada em um novo local.
- Uma grande seleção de cores do produto permite que você construa belas cercas, crie designs completos para o local.
- Devido à plasticidade do material, é possível criar camadas de qualquer formato geométrico. Por exemplo, uma cerca com várias dobras não pode ser feita de ardósia ou pranchas.
- O material não teme os efeitos agressivos do ambiente natural. Mudanças de temperatura, umidade, seca e sol não prejudicarão essa cerca.
- A resistência ao desgaste do produto determina a duração da operação. As fronteiras podem ser usadas muitas vezes para diferentes fins.
E a última vantagem que qualquer proprietário gosta é o baixo custo do produto.
Na maioria das vezes, fitas verdes ou marrons são usadas para canteiros e canteiros de flores. A escolha se deve ao mínimo realce das bordas contra o fundo de grama ou solo. Nos projetos de design, são utilizados produtos de outras cores, às vezes até brilhantes. Cercas multicoloridas decoram canteiros de flores em várias camadas e outros objetos que caem no campo de visão do designer.
O vídeo mostra a fita da borda:
Tipos de fitas de borda
Existem tantas variedades de fitas de borda que é impossível descrever especificamente todos os tipos. Os fabricantes constantemente apresentam novos designs para seus produtos.À venda você encontra fitas de 10 a 50 cm de altura, tamanho que não foi escolhido por acaso. Com a ajuda de uma borda de diferentes alturas, os designers criam formas extraordinariamente complexas de canteiros de flores em várias camadas. Quanto à espessura do material, este valor está dentro de 1 mm. A espessura da parede pode ser maior, mas não menor.
A textura da fita de borda é um tópico separado. São produzidos produtos lisos, ondulados, com efeito ondulado. Um padrão de relevo pode ser gravado no material, e a borda superior pode ser feita com aparas onduladas.
A gama de cores da borda é muito ampla. O produto é produzido em diversas cores com vários tons. Cada jardineiro tem a oportunidade de escolher uma cerca de jardim ao seu gosto e preferência.
Regras para o uso de fita de borda
O princípio de usar qualquer tipo de fita é o mesmo. Nos canteiros e canteiros costuma-se utilizar um produto com largura de pelo menos 20 cm, sendo as bordas enterradas com metade da largura ao longo do perímetro do jardim. O processo é simples, mas este trabalho é melhor realizado em conjunto com um assistente. Após instalar o meio-fio na ranhura, deve-se puxá-lo, depois polvilhar com terra e tampar. As extremidades da fita são conectadas entre si com um grampeador comum.
Ao criar um canteiro de flores de várias camadas, os meios-fios do próximo nível são instalados no solo da camada anterior, após o que são bem compactados. Depois de organizar todas as camadas, eles começam a plantar plantações decorativas. Canteiros de várias camadas e canteiros de flores são o orgulho dos jardineiros, e organizá-los é fácil com a ajuda de fita adesiva.
Com a ajuda de fita adesiva, os horticultores conseguem organizar uma cama elevada. A cerca impede o solo de rastejar muito bem. Além disso, o canteiro elevado pode ser usado repetidamente, e mais frequentemente para o cultivo de folhagem precoce. Com o início do aquecimento, os meios-fios são rapidamente aquecidos pelo sol e os primeiros brotos aparecem cedo no solo quente.
Uma cama elevada é feita de fita de 20-30 cm de largura. Depois de cavar no solo, as laterais são reforçadas com estacas. Quanto mais vezes, melhor. Composto e solo fértil são despejados dentro da cerca.
Se o jardineiro não tem o objetivo de criar um canteiro elevado, uma borda pode simplesmente delimitar a área para o plantio de diferentes culturas.
Para quais propósitos a cerca de fita ainda é adequada?
Uma fita estreita com não mais de 10 cm de largura é usada para destacar as bordas do gramado. Os lancis são escavados no solo, deixando uma saliência de cerca de 3 cm na superfície, e o relvado está disposto de forma a que a relva não cresça junto ao meio-fio. Caso contrário, as facas cortarão a saliência durante o corte com o cortador.
Em jardins e parques, os meios-fios são usados para delimitar a zona próxima ao tronco de arbustos e árvores. O solo na área cercada é coberto com cobertura morta e pedras decorativas são colocadas no topo. O resultado são lindas áreas livres de ervas daninhas ao redor das árvores.
É bom vedar os caminhos de aterro com meios-fios. Você pode até separá-los dos gramados. Uma fita estreita é cavada ao longo do caminho, deixando uma saliência de 2-3 cm na superfície.Para eliminar a vegetação, o caminho é coberto com fibra de agrofibra preta, e cascalho ou brita fina é despejada no topo. O meio-fio segurará firmemente o material a granel, mantendo os contornos do caminho por muitos anos.
O vídeo fala sobre a cerca das camas:
Não tenha medo de experimentar fita adesiva. Aplicando sua imaginação, você pode fazer um lindo gramado, um jardim de flores volumoso em seu pequeno terreno ou dividir o jardim em zonas.