Cultivando morangos verticalmente

Os adeptos da jardinagem procuram sempre não só cultivar frutos saborosos no seu sítio, mas também decorá-lo. Algumas ideias podem economizar muito espaço. Por exemplo, para cultivo de morangos uma área bastante grande é necessária. Mas os jardineiros experientes sabem como lidar com essa tarefa para que tenham uma boa colheita e não ocupem muito espaço. Assim, você pode abrir espaço para outras culturas ou equipar um lindo canteiro de flores. Este método único é o cultivo vertical de morangos.

Características do cultivo vertical

Este método está ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. À primeira vista, pode parecer que essa tecnologia requer muito esforço e despesas. No entanto, tem um grande número de vantagens:

  • economia de espaço no site;
  • as bagas não apodrecem por tocarem no solo úmido durante as chuvas e não se sujam;
  • muitas pragas simplesmente não conseguem chegar aos arbustos de morango;
  • não há necessidade de excluir permanentemente ervas daninhas... Suas sementes não caem em recipientes, o que torna muito mais fácil cuidar dos frutos;
  • os fertilizantes são distribuídos uniformemente pelos tubos. A cobertura torna-se mais eficiente;
  • para colher frutas vermelhas, você não precisa se abaixar para procurá-las sob os arbustos;
  • camas verticais também desempenham uma função decorativa, decorando uma cabana de verão.

Nada pode ser perfeito, então logo após as vantagens, vamos considerar algumas das desvantagens desse método:

  1. Essas camas devem ser regadas com muito mais freqüência. O sol penetra facilmente nos recipientes de morango, razão pela qual o solo seca muito rapidamente.
  2. O solo nesses recipientes não é naturalmente preenchido com nutrientes. Sem alimentação regular, não será possível cultivar uma boa safra de morango.
  3. O frio também penetra facilmente nas camas verticais. Você terá que cuidar de um abrigo quente para o período de inverno ou transferi-los para uma sala quente.

Variedades de morango para cultivo vertical

Para criar morangos verticalmente, você deve escolher ampelous ou reparar morangos. Esses morangos não só têm altas taxas de rendimento, mas também decoram os canteiros do jardim.

rainha Elizabeth

É uma das cultivares verticais mais populares. Os frutos desses arbustos podem ser colhidos do início de junho a outubro. A Rainha Elizabeth tem lindos frutos grandes no formato correto. Eles são muito suculentos e densos. Até 1,5–2 kg de morangos podem ser colhidos de um arbusto por temporada. A variedade se adapta rapidamente a novas condições, pouco exigente para cuidar, resistente a muitas doenças.

Alba

Uma variedade encaracolada precoce. Alba tolera bem as geadas no inverno. Apresenta frutos vermelhos alongados com agradável sabor adocicado. Os morangos toleram bem o transporte e podem ser armazenados por muito tempo. De 1 arbusto de Alba, você pode coletar pelo menos um quilo de fruta.

Iguaria caseira

Um ótimo morango remanescente... Apresenta frutos vermelhos com tonalidade escura. Tem um gosto bom, com um ligeiro azedume. Cada fruta atinge 2,5–3 cm de diâmetro. Existem belos pedúnculos longos no arbusto, o que torna a variedade esteticamente muito agradável.

Claro, liste todas as variedades de morango para verticais camas vai ser difícil, já que são tantos. Amantes de morangos doces farão grau mel... Mais frutas frutíferas incluem Iguaria moscovita e Finlândia. Eros pode se orgulhar de sua resistência à geada, e Genebra e Aluba são os mais resistentes a doenças.

Tipos de leitos verticais

Canteiros verticais morangos podem ser feitos com suas próprias mãos com os materiais comuns disponíveis. Por exemplo, para este fim, qualquer barris, vasos de flores, pneus, ardósia, caixas de madeira e plástico, cachimbos e até sacos plásticos.

As camas dos pneus não são apenas práticas, mas também muito resistentes. Eles podem permanecer em seu site por muitos anos sem perder sua aparência atraente. Para a construção de tal cama, é necessário empilhar os pneus preparados uns sobre os outros. Em seguida, os orifícios são feitos neles. Alguns jardineiros são contra esse método de plantio, pois os pneus são feitos de material tóxico e podem ser perigosos para a saúde humana.

Os desembarques parecem muito bons morangos em vasos de flores... Mais importante ainda, esses contêineres são fáceis de transportar e você pode alterar sua localização e colocação a cada ano. Algumas pessoas suspendem esses recipientes em suportes ou galhos especiais. Eles também podem decorar um gazebo ou varanda.

Mas a forma vertical mais econômica de plantar morangos é em garrafas plásticas. Os recipientes preparados são fixados em postes ou grade. Infelizmente, esse método também tem algumas desvantagens. O volume da garrafa pode ser muito pequeno, dificultando o controle da quantidade de água e fertilizante durante a alimentação.

Camas muito bonitas podem ser obtidas usando barris. Muitos jardineiros os pintam em várias cores brilhantes. A desvantagem é que é bastante difícil mover esses recipientes. Morangos não podem ser movidos para um lugar quente, então você terá que cuidar de um abrigo quente para o inverno.

Cultivo vertical de morangos em postes

Ao contrário dos métodos anteriores, o crescimento morangos em tubos tem muito menos desvantagens. A maioria dos jardineiros prefere esse método. Você pode construir essa cama com suas próprias mãos. Tubos de PVC... Essa estrutura geralmente tem uma altura de no máximo 2 metros. Esta é a altura ideal, que permite regar e colher os frutos sem ferramentas desnecessárias.

A construção de tal leito vertical é realizada da seguinte maneira:

  1. Prepare tubos principais com um diâmetro de cerca de 200 mm, bem como tubos menores (20 mm) para irrigação. O comprimento do tubo menor deve ser 15 cm maior do que o tubo principal.
  2. Um tubo fino é convencionalmente dividido em 3 partes. Eu faço pequenos orifícios nas duas partes superiores, e a parte inferior permanece intacta. O diâmetro dos orifícios não deve ser superior a 0,5 cm. O líquido não lavará a sujeira do tubo se o tubo for embrulhado em estopa pelo lado de fora. Em seguida, você deve envolver o tubo com corda.
  3. Agora comece a fazer furos no tubo. Eles são colocados em um padrão xadrez a uma distância de cerca de 25 cm um do outro, conforme mostrado na foto. Cada buraco deve ter pelo menos 10 cm de diâmetro, tamanho suficiente para o crescimento e desenvolvimento normal dos morangos.
  4. Não há necessidade de fazer furos a uma distância de 25 cm da parte inferior do tubo. Seria bom deixar um lado do cano sem furos e deve ser virado para o norte. O fundo do tubo deve ser fechado com uma tampa. Assim, será mais fácil transferir a estrutura para o inverno.
  5. Em seguida, um cano de irrigação é colocado no cano principal. Cascalho, argila expandida ou seixos são despejados no fundo. A sua altura não deve ultrapassar 20 cm, este material suportará o tubo em caso de ventos fortes.
  6. Depois disso, o solo preparado é despejado no tubo. Para prepará-lo, misture terra de grama (50%), turfa (50%), composto (30%) e esterco de vaca (20%). Depois de encher o solo, deve-se regar abundantemente com uma mangueira. O solo vai se assentar um pouco, e será possível encher um pouco mais.
  7. Agora é hora de plantar os próprios morangos nos buracos.

Manutenção de leitos verticais

O primeiro passo é decidir sobre a localização dos leitos. Lembre-se de que os morangos adoram áreas ensolaradas. Além disso, a localização do canteiro do jardim não deve estar sujeita ao vento. O cultivo de morangos em canteiros verticais requer rega frequente. Isso é especialmente importante em climas quentes.

Importante! Em um dia quente, regue os morangos plantados uma ou duas vezes.

Após 2 semanas após o plantio, os arbustos devem enraizar bem, após o que você pode reduzir a quantidade de rega. Os primeiros pedúnculos devem ser removidos. Até 5 bigodes são deixados no arbusto, o resto é arrancado. No segundo ano, costuma-se fertilizar morangos para que os indicadores de produtividade não caiam. Para isso, são utilizadas soluções minerais e orgânicas. No outono, todas as folhas velhas e pedúnculos são cortados dos arbustos.

Morangos de canteiros verticais devem ser replantados a cada 3 anos. Alguns, em vez de substituir os próprios arbustos, simplesmente mudam o solo no tubo ou recipiente. Para o inverno, é melhor transferir as camas para um quarto quente adequado. Mas, você pode deixar na rua, cobrindo com um material especial. Para isso, utiliza-se feno, ardósia, folhas e estopa. Os leitos dos tubos são colocados verticalmente ao solo e bem cobertos.

Conclusão

Cultivar morangos verticalmente pode parecer uma tarefa difícil. Mas, como você pode ver no artigo, este não é apenas um excelente método de cultivo, mas também uma atividade estimulante. Crescendo morangos na estufa e em campo aberto requer um grande lote de terreno. Camas verticais podem ser colocadas mesmo no menor quintal. Eles são fáceis de construir com suas próprias mãos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção