Processamento de morangos a partir de pragas e doenças na primavera

Processando morangos na primavera a partir de doenças e pragas permite manter as plantas saudáveis ​​e obter uma boa colheita. Para proteger os morangos, você pode escolher preparações especiais e métodos populares. O tratamento é realizado por pulverização ou rega das plantas.

Regras de processamento

Os morangos são tratados contra doenças e pragas depois que a neve derrete. Primeiro, você precisa remover as folhas do ano passado e outros detritos orgânicos. Em seguida, a camada superior da terra é removida, onde muitas pragas hibernam.

Canteiros de morango devem ser desenterrados. Eliminam-se plantios muito densos, pois atraem insetos e criam condições para o surgimento de fungos.

As recomendações a seguir para cuidar dos morangos ajudarão a reduzir a probabilidade de propagação de doenças e pragas:

  • antes do plantio, o solo e o solo são cultivados;
  • comprar mudas de fornecedores confiáveis;
  • a cada 3-4 anos um novo local é selecionado para o plantio;
  • preciso remover ervas daninhas regularmente ervas daninhas;
  • tremoço ou outras plantas repelentes de insetos são plantadas ao lado dos morangos.

Soluções especiais são usadas para processar morangos. Eles são usados ​​para regar ou pulverizar plantas. Os trabalhos de qualquer natureza são realizados de manhã ou à noite. Não é permitido realizar procedimentos sob luz solar direta.

Tratamento para doenças

A maioria das lesões em morangos é causada por fungos. As lesões cobrem o sistema radicular, folhas, caules e frutos das plantas.

A poda oportuna dos morangos ajuda a evitar sintomas de doenças. Processamento de morangos na primavera de doenças é realizada antes da floração.

Oídio

A parte moída do morango sofre de oídio. A lesão se espalha em condições de alta umidade e calor.

O oídio tem a aparência de uma flor branca que aparece nas folhas inferiores das plantas. As folhas afetadas se enrolam e ficam marrons. A doença impede a polinização das flores de morango.

Para evitar a propagação do oídio, é necessário usar mudas saudáveis, cuidar regularmente das plantações e não deixar os morangos crescerem.

Conselho! Uma solução de sulfato de cobre ajudará a eliminar o oídio. 15 litros de água requerem 30 g deste componente.

Os morangos podem ser tratados com Quadris na primavera. Sua substância ativa, ao entrar em contato com as áreas afetadas, bloqueia o fluxo de oxigênio. Como resultado, os esporos prejudiciais são mortos. O processamento é feito por pulverização das plantações.

Mancha branca e marrom

Spotting afeta morangos durante a estação de crescimento. Como resultado, os ovários e os frutos morrem, a massa verde é perdida.

A doença pode ser identificada pelos seguintes sinais:

  • o aparecimento de manchas de cor clara ou marrom, localizadas nas bordas da folha;
  • com o desenvolvimento da doença, os pecíolos morrem.

Remover caules e folhas secas de morangos, removendo arbustos afetados ajudará a evitar o desenvolvimento de manchas. Os fertilizantes de nitrogênio são aplicados em quantidades limitadas na primavera para evitar o acúmulo de massa verde e a propagação da umidade.

Conselho! Morangos requerem suplementos de potássio e fósforo para aumentar sua imunidade.

Um remédio eficaz para manchas é uma solução de permanganato de potássio. 5 g desta substância são diluídos em 10 l de água e, a seguir, utilizados no processamento das folhas.

Pra tratamento local usar fungicidas que visam eliminar os esporos de doenças. Em caso de destruição em massa, são utilizadas preparações contendo cobre (líquido Bordeaux, oxicloreto).

Podridão cinzenta

O agente causador da podridão cinzenta surge quando há resíduos vegetais no solo. O resfriamento e a alta umidade do ar contribuem para sua propagação. No início, a doença se manifesta na forma de manchas e floração branca, que crescem rapidamente.

Importante! Um remédio eficaz para a podridão cinzenta é uma solução de iodo.

10 ml de água requerem 10 ml de iodo. O plantio deve ser processado a cada 10 dias.

Quando aparecem os primeiros sintomas de podridão cinzenta, prepara-se uma infusão de alho (1 kg de folhas secas é suficiente para um balde de água). Uma infusão de mostarda também é eficaz (são necessários 50 g de pó para um balde de água).

Conselho! Cebola ou alho são plantados ao lado dos morangos, que têm propriedades fungicidas.

Como processar morangos da podridão cinzenta, você pode escolher entre uma ampla gama de produtos. Na primavera, os produtos químicos são permitidos. Contra a podridão cinzenta, utilizam-se os preparados "Euparen Multi" e "Fundazol".

Para a prevenção da podridão cinzenta, 2 comprimidos do medicamento "Alirin-B" são dissolvidos em 1 litro de água, após o que as plantações são tratadas antes da floração. Após 10 dias, o procedimento pode ser repetido.

Podridão radicular

Doenças do sistema radicular são observadas em plantas jovens. A lesão se manifesta na forma de pequenas manchas pretas que recobrem gradativamente todo o sistema radicular. No futuro, os arbustos de morango ficam marrons.

Importante! Com a podridão da raiz, a planta não se desenvolve, o que reduz significativamente o seu rendimento.

A podridão da raiz não pode ser tratada. Os morangos são desenterrados e queimados para evitar a propagação da doença.

Portanto, na primavera, maior atenção é dada às medidas preventivas. Apenas composto podre é usado para alimentar as plantações. Além disso, após o derretimento da cobertura de neve, as camadas podem ser tratadas com Trichodermin.

Controle de pragas

Os insetos causam danos irreparáveis ​​às plantações de morango. Para manter o plantio, são utilizados preparos especiais. Para prevenção, você pode usar remédios populares com propriedades desinfetantes. As principais pragas do morango e seu controle estão listadas abaixo.

Ácaro de morango

Para o produtor de frutas vermelhas, uma das pragas mais perigosas é o ácaro do morango. Esses insetos preferem plantações jovens e as partes mais baixas dos arbustos. O ácaro é portador de doenças fúngicas do morango, portanto, atenção redobrada é dada ao seu combate.

A presença do ácaro do morango pode ser identificada pelos seguintes sinais:

  • morangos desenvolvem-se lentamente;
  • as folhas das plantas são torcidas e rasgadas nas bordas;
  • os frutos secam antes de amadurecer;
  • congelamento de morangos.

A maioria desses sintomas são perceptíveis durante o período de frutificação das plantas. Mola de pragas e doenças é necessário realizar medidas preventivas destinadas a desinfetar o solo e as plantas.

Importante! As mudas adquiridas são mergulhadas em água quente a uma temperatura de 45 ° C por 15 minutos.

Os métodos a seguir ajudarão a se livrar do ácaro do morango:

  • despeje um caldo à base de topos de tomate ou infusão de dente de leão;
  • tratamos com preparações especiais (Karbofos e outras).

As plantações podem ser tratadas com infusão de casca de cebola. Isso requer 0,2 kg de casca e um balde de água. A ferramenta é infundida por 5 dias, depois deve ser filtrada e derramada sobre os morangos.

Ácaro-aranha

O ácaro seleciona áreas secas e bem iluminadas pelo sol. O período de sua atividade começa no início da primavera. É possível identificar a presença desse inseto devido à teia de aranha que fica nas folhas do morango.

Atenção! O ácaro-aranha se alimenta da seiva da planta, o que faz com que as folhas enrolem e sequem.

Você pode lutar contra os ácaros da aranha com os seguintes métodos:

  • infusão à base de absinto ou tabaco;
  • processamento com "Karbofos".

Você precisa pulverizar as plantas na primavera, durante o crescimento das folhas. O procedimento é realizado duas vezes com intervalo de 10 dias.

Gorgulho

O gorgulho causa danos irreparáveis ​​ao plantio de morangos, pois prefere folhas e caules de flores. É identificado por flores murchas. As primeiras variedades de morangos são especialmente afetadas pelos ataques do gorgulho.

Uma infusão de absinto ajudará a evitar o aparecimento de um gorgulho. Anteriormente, 1 kg de plantas é esmagado, derramado com água e levado para ferver. Após 10 minutos, filtre o caldo e adicione um pouco de sabão (até 40 g). O produto resultante é diluído em 10 litros de água.

Com base nas cinzas de madeira, obtém-se uma solução eficaz para o combate às pragas do morango. 10 litros de água requerem 3 kg de cinza de madeira. A infusão deve ser guardada por um dia e depois usada para pulverização.

Outro remédio para o gorgulho é a infusão de tanásia. 1 kg desta planta é despejado em 5 litros de água e deixado por um dia. A infusão resultante deve ser fervida por 30 minutos, filtrada e adicionada com sabão. 10 litros de água são adicionados à solução e uma ferramenta pronta para o processamento da folha é obtida.

Lesmas

Lesmas são capazes de destruir plantações de morango, então você precisa tomar medidas oportunas para combatê-las. Para tal, a área com morangos deve ser vedada com uma pequena vala, onde se deitam cal, pimenta moída ou cinzas de madeira.

O superfosfato, que é derramado entre as fileiras com as plantações, ajudará a se livrar das lesmas. O controle de pragas é realizado à noite, pois eles são mais ativos à noite.

Conselho! Uma preparação granular "Meta G" é usada contra lesmas. É espalhado entre as fileiras com morangos.

Mosca branca

A mosca branca é um pequeno inseto que se assemelha a uma borboleta. Ela mora na sombra e não tolera a exposição direta ao sol.

Importante! As lesões da mosca-branca são identificadas por manchas amarelas e folhas retorcidas de morango.

Os morangos são tratados contra as pragas com a ajuda de preparações especiais - "Nurell D", "Aktara", etc. O procedimento é realizado antes do início da floração dos morangos. Pequenas áreas afetadas são borrifadas com infusão de alho.

Conclusão

Produtos químicos e métodos populares são usados ​​para tratar morangos de pragas e doenças. Para manter as plantas em bom estado, é necessário seguir as regras de plantio, cortá-las a tempo, dar folhas secas e aplicar fertilizantes.

Você pode aprender sobre como processar morangos na primavera com o vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção