Contente
Os jardineiros têm dois inimigos sérios que podem anular todos os esforços para cultivar. Um deles é especialista em topos, o segundo em lombadas. Ambas as pragas são besouros. E o segundo é muito mais perigoso do que o primeiro: o besouro da batata do Colorado. Embora o besouro da batata do Colorado tenha poucos inimigos naturais no continente euro-asiático, sua distribuição é limitada pelas condições climáticas.
O segundo besouro, com mais de 10 mil espécies, unidas pelo nome comum de "clicker", está distribuído em todo o mundo. Foi encontrado até a uma altitude de 5 mil metros acima do nível do mar.
Os besouros receberam o nome de "clicker" por sua capacidade de pular. Nesse caso, o inseto emite um som característico: um clique. Em uma nota! Graças à capacidade de pular, pode-se determinar que foi o clicker que ficou preso no jardim.
Basta virar o besouro de costas. Se for um clicker, ele retornará à sua posição normal com este clique característico.
A capacidade de identificar o clicker não é supérflua, uma vez que, ao contrário do besouro da batata do Colorado, os clickers não são cosmopolitas e cada espécie vive em sua própria distribuição. Portanto, a aparência e o tamanho dos clickers são muito diversos. Os besouros podem ter de 1 mm a 6 cm. Em comum, possuem apenas a capacidade de pular, que utilizam para evitar perigos, e as características das larvas, apelidadas de "vermes".
Quebra-nozes peludo
Quebra-nozes ocelado
Quebra-nozes bioluminescente jamaicano
A biologia dos clickers é muito mal compreendida. E se relativamente muita informação foi acumulada sobre os quebra-nozes eurasianos, então pouco se sabe sobre os americanos, e praticamente nada se sabe sobre os tropicais.
Foi estabelecido que os próprios besouros não são perigosos para as plantas, suas larvas são prejudiciais. Além disso, uma parte significativa dos clickers, mais precisamente, suas larvas, são pragas graves que povoam as terras cultivadas. Enquanto a outra parte são predadores que caçam no solo por outras criaturas vivas que vivem no solo.
As larvas do quebra-nozes não são menos variadas em termos de tamanho e cor. Mas as larvas também têm características comuns: uma casca quitinosa dura e uma forma de verme. Graças a esse aspecto, as larvas são muito parecidas com um pedaço de arame, por isso receberam esse nome.
O verdadeiro flagelo dos jardineiros são as larvas de três espécies de besouros click.
Quebra-nozes escuro
Semeando quebra-nozes listrado
Quebra-nozes estepe
Além deles, existem várias outras espécies de besouros click, cujas larvas podem causar sérios danos às lavouras.
Descrição de um verme com uma foto e como lidar com um verme
Para entender a aparência do verme de cada tipo de clicker, seria necessário estudar a entomologia.
O verme quebra-nozes escuro atinge 2,5 cm de comprimento e tem uma cor amarela escura da capa quitinosa. Com um alto grau de probabilidade na foto, o verme do besouro clicker escuro.
O verme do besouro estepe de 3,5 cm de comprimento é marrom-avermelhado.
Vermes de quebra-nozes listrado de até 2 cm de comprimento e não mais de 2 mm de diâmetro.
Nesse caso, as larvas do mesmo besouro do clique podem ter idades diferentes e variar em tamanho, como os vermes da foto.
Eles têm uma quitina muito resistente em comum, o que torna quase impossível esmagar o verme.
A luta contra o verme para o jardineiro é ainda mais importante do que a luta contra o besouro da batata do Colorado. Colorada pode ser montada manualmente, o verme não é visível no subsolo.Além disso, o Colorado come apenas plantas de beladona e não toca nas outras. O verme não poupa nada. Ele fura todas as raízes e come as raízes de todas as plantas.
O Colorado, ao comer a folhagem, reduz a produção e o tamanho dos tubérculos. Mas eles podem ser batatas armazenadas. As raízes perfuradas com wireworm não são mais adequadas para armazenamento de longo prazo. E eles não são mais adequados para comer por causa das passagens internas.
Quase todos os jardineiros estão tentando encontrar um remédio confiável para o verme, pois se a quebra-nozes fêmea botar ovos no jardim, todo o jardim ficará infectado por mais de um ano. Mesmo que o verme tenha desaparecido, isso pode significar que as larvas entraram em pupa e, depois de alguns anos, escaravelhos adultos emergirão das pupas, que voltarão a botar ovos no jardim. Uma fêmea pode colocar até 200 ovos por ano.
Métodos de controle de wireworm
Na agronomia, existem duas formas de combatê-lo: agrotécnico e químico, ou seja, por meio de inseticidas.
Método químico
Ao usar o método químico, o solo é tratado com preparações de vermes. O método é caro e infecta a terra com pesticidas que matam não apenas o verme, mas também insetos benéficos que vivem no solo. Em primeiro lugar, devido ao alto custo, o método químico não é adequado para proprietários de parcelas pessoais.
No entanto, se as coisas estão realmente ruins e o verme inundou o local, pode-se usar o medicamento "Aktara", que se dilui conforme as instruções, e neles se derramam os locais de futuros plantios e se encharcam os tubérculos. A droga destrói todos os seres vivos do solo, incluindo larvas e insetos benéficos.
Você pode semear a área com sementes de milho ou cevada tratada em Aktara. Isso deve ser feito antes do plantio da cultura principal.
Em estufas onde o uso de qualquer produto químico é proibido, armadilhas de feromônio são usadas para besouros sexualmente maduros.
Fertilização com nitrogênio
Este método de luta também pode ser classificado como químico. Propõe-se tratar o solo com fertilizantes de amônia. É muito problemático usar esse método em uma casa de verão, uma vez que um requisito obrigatório ao usar esse método é embutir água com amônia no solo para evitar que a amônia evapore.
Acredita-se que após o uso de fertilizantes de amônia, o verme tende a deixar a área tratada.
Métodos agrotécnicos
Todas essas medidas são projetadas por vários anos. Uma ação única para a destruição de um verme com métodos agrotécnicos não pode ser alcançada.
Métodos agrotécnicos significam:
- profunda escavação de outono do site. O solo é cavado até a profundidade máxima um pouco antes do início da geada, para que as larvas não tenham tempo de se esconder novamente. Durante as geadas, o verme congela;
- limpeza completa das raízes erva daninha ervas. Os rizomas de wheatgrass e grama de celeiro são os alimentos favoritos dos wireworms, portanto, ao cavar o solo, é necessário remover cuidadosamente as raízes de wheatgrass mesmo com 1,5 - 2 cm de comprimento;
- afrouxamento da superfície do solo no final da primavera - início do verão. Sob os raios do sol, os ovos dos besouros click morrem;
- Rotação de colheita de 2, 3 campos. Depois da batata, as leguminosas são semeadas, entre outras coisas, enriquecendo o solo com nitrogênio dessa forma. O método ajuda a combater não só o verme, mas também outras larvas de pragas. O sistema digestivo das pragas não tem tempo para se adaptar a um novo tipo de alimento. A rotação de culturas também ajuda a controlar as ervas daninhas.
Todos esses métodos são benéficos em grandes áreas de plantio e destinam-se ao uso industrial ou em aldeias, onde a população geralmente possui grandes áreas destinadas à produção de batata.
Calagem do solo
Wireworms adoram solo ácido e úmido, enquanto as culturas de jardim tendem a preferir solo neutro ou alcalino. Limpar o solo é outra maneira como se livrar de um verme, sem recorrer a agrotóxicos ou métodos agrotécnicos laboriosos, ou pelo menos reduzir sua quantidade.
A calagem para controlar a população de larvas é realizada a cada 3-4 anos. A acidez do solo pode ser determinada usando um teste de tornassol.
Com um grande número de larvas de quebra-nozes, é necessário regar as plantas não antes que a camada superficial do solo seque a uma profundidade de 15 a 20 cm. O verme não gosta de solo seco.
Assim como com o besouro da batata do Colorado, existem muitas receitas populares de como livrar-se do verme. Alguns deles consomem muito tempo. Outro envolve armadilhas.
A celidônia venenosa ajuda a evitar que os tubérculos plantados evitem o verme. Infelizmente, a celidônia não protege novos tubérculos.
Métodos ecológicos de lidar com vermes
Quase todos os métodos de proteção contra um verme são baseados na fabricação de armadilhas para ele de uma forma ou de outra.
Pré-semeadura de cereais. Cerca de duas semanas antes de semear batatas, aveia ou cevada são semeadas em um futuro campo de batata em ninhos de uma dúzia e meia de grãos. Após a emergência, as plantas são desenterradas e os vermes são selecionados. O método é muito trabalhoso.
Armadilhas orgânicas podres. Assim se livram do verme no meio da primavera, quando as geadas já acabaram, mas o solo ainda está bem frio. Covas são cavadas no solo e grama, palha ou feno meio amadurecido são colocados neles. Em seguida, o marcador é derramado com água e coberto com placas. Wireworms rastejam em matéria orgânica em busca de calor e comida. Demora apenas alguns dias para preencher completamente a armadilha com larvas clickbearer. Após 2 dias, a grama é removida e queimada. O procedimento é repetido várias vezes.
Drogas profissionais "Etonem" e "Nemabakt". Eles não estão disponíveis para venda no varejo, pois são projetados para grandes áreas. Mas talvez essa seja a maneira mais eficaz de se proteger das larvas do quebra-nozes. As preparações são ovos de nematóides, cujo principal alimento é o verme. Eles são capazes de lidar com as larvas em uma estação.
No entanto, "Nemabakt" já está entrando na venda a retalho, o que é lógico, uma vez que o mercado para pequenos agricultores privados é na verdade ainda mais extenso do que o mercado para grandes produtores agrícolas.
Pegando clickers com geléia. É usado apenas na primavera, quando ainda não há plantas cultivadas. Xarope diluído de geléia, melaço ou apenas açúcar é colocado na rua à noite. De manhã, os insetos presos são destruídos, 90% dos quais provavelmente são pragas.
Como preparar armadilhas para clickers e wireworms com safras já plantadas pode ser visto no vídeo.
Armadilhas para clickers e suas larvas
Outras maneiras de banir o verme
Casca de cebola. Ao plantar batatas, uma grande braçada de cascas de cebola é colocada no buraco. Ao usar este método, um dia sem vento é escolhido para o plantio de batatas para que as cascas não se espalhem pelo local.
Mostarda seca. O verme não gosta de mostarda, então ao plantar raízes, pó de mostarda seca pode ser derramado no buraco. Use este método ao plantar batatas, nabos ou rabanetes.
Plantas assustadoras. As larvas de Clicker não gostam de ervilhas, ervilhas e mostarda. Eles ficam especialmente insatisfeitos com a phacelia, que tem a capacidade de alterar a acidez do solo de ácido para neutro. Assim, phacelia é útil não apenas para expulsar o verme do local, mas também para a destruição de ervas daninhas perenes que amam solo ácido. Mas o cultivo de adubo verde exigirá esforço e dinheiro adicionais.
Nenhuma dessas medidas permitirá que você se proteja para sempre dos vermes porque os besouros têm a capacidade de voar, o que significa que a qualquer momento uma fêmea pode voar até o local. Mas é perfeitamente possível reduzir significativamente o número de larvas no local.