Contente
Todo jardineiro cuida e cuida de suas plantas, contando com a colheita. Mas as pragas não estão dormindo. Eles também querem comer vegetais e, sem a ajuda de um jardineiro, têm poucas chances de sobreviver. Um dos inimigos mais cruéis dos vegetais da família das beladuras é o besouro da batata do Colorado.
É uma praga que se alimenta de folhas e pode se multiplicar muito rapidamente. Em uma temporada, o besouro da batata do Colorado pode mudar até 3 gerações, cada uma das quais dando vida a novas pragas. As larvas do besouro são muito vorazes, crescendo, rastejando pelos arbustos de plantas vizinhas, continuando sua atividade nociva.
Todos os anos, os jardineiros se esforçam muito para lidar com essa praga insidiosa. Todos lutam contra o besouro da batata do Colorado da melhor maneira que podem. Alguém coleta pragas manualmente, outros usam métodos populares. Mas na maioria das vezes é impossível prescindir do uso de meios químicos de proteção. Temos que usar várias drogas para destruir o besouro da batata do Colorado.
Variedades de inseticidas
As substâncias destinadas a combater os insetos que danificam as plantações são chamadas de inseticidas. Eles entram no corpo das pragas de várias maneiras:
- Quando um inseto entra em contato com uma droga prejudicial. Esses inseticidas não são capazes de penetrar nos tecidos internos das plantas, que são projetados para proteger, de modo que podem ser facilmente lavados pela primeira chuva. Este método de proteção não é muito confiável.
- Quando uma praga come uma planta que absorveu um inseticida, ou seja, pelo intestino. Com este método de processamento, a droga é absorvida por todas as partes das plantas e facilmente se move através de seus vasos. Essa forma de destruir as pragas é mais confiável, mas ao mesmo tempo menos segura para as próprias plantas, principalmente se o inseticida for fitotóxico.
Na prática, a maioria dos inseticidas tem um efeito misto, tanto de contato quanto intestinal.
Os inseticidas podem conter diferentes substâncias.
- Organoclorado.
- Piretrinas sintéticas e naturais.
- Baseado em derivados do ácido carbâmico.
- Preparações contendo venenos minerais e fitoterápicos.
- Baseado em compostos organofosforados.
- Os medicamentos mais seguros em que as bactérias e os vírus são a substância ativa.
Descrição do remédio Tanrek
Recentemente, os medicamentos à base de neonicotinóides têm se tornado cada vez mais populares. Várias substâncias deste grupo são permitidas para uso na Rússia. Os inseticidas mais comumente usados são o imidaclopride. Uma dessas drogas é o Tanrek para o besouro da batata do Colorado. Cada litro do medicamento é responsável por 200 g de imidaclopride.
Como funciona
A ação dessa droga baseia-se na capacidade do imidaclopride de ser absorvido pela massa foliar dos arbustos de batata. Quando um besouro ou larva experimenta essa folha, a droga entra no estômago da praga junto com ela.Nesse caso, a atividade da enzima acetilcolinesterase na praga é bloqueada, o que, por sua vez, causa um bloqueio dos impulsos nervosos. Os insetos ficam superexcitados e morrem. Assim, o Tanrek atua de três maneiras ao mesmo tempo: contato, intestinal e sistêmica. O efeito do tratamento é perceptível após algumas horas e, em poucos dias, todas as pragas morrerão. Por mais três semanas, a folhagem da batata será venenosa para o besouro ou larvas da batata do Colorado.
Como aplicar
O imidaproclida se dissolve bem em água, na qual deve ser diluído. É impossível armazenar a solução, portanto, diluir o medicamento imediatamente antes do processamento. Diluir uma ampola do medicamento com um volume de 1 ml com uma pequena quantidade de água, mexer e levar o volume para 10 litros e mexer novamente.
As substâncias com reação alcalina ou ácida afetam negativamente as propriedades do medicamento.
A droga é despejada em um pulverizador e processada. É melhor fazer isso de manhã ou à noite. O tempo deve estar calmo.
Você pode processar plantações de batata do besouro da batata do Colorado uma vez por temporada. Infelizmente, a praga pode se tornar viciada na droga, então para o reprocessamento é melhor escolher um inseticida baseado em outro ingrediente ativo.
Toxicidade e medidas de segurança
[get_colorado]
As instruções para o uso de Tanrek do besouro da batata do Colorado indicam que este medicamento tem uma classe de perigo para humanos e outros mamíferos - 3. Ele se decompõe no solo após 77-200 dias, portanto, a classe de perigo do medicamento para resistência no solo é 2. O mesmo valor e para peixes, portanto, é proibido o uso da droga próximo a corpos d'água e, mais ainda, despejá-la ali. Essa substância é muito perigosa para as abelhas, pois causa a desintegração de suas famílias. O apiário não deve estar a menos de 10 km do local de processamento.
Usar este remédio para o besouro da batata do Colorado pode reduzi-lo devido à morte de minhocas.
Para não prejudicar a sua saúde, você precisa processar as plantas com um traje especial, respirador e luvas. É imprescindível lavar, lavar as mãos e depois enxaguar a boca.
Benefícios
- Funciona com pragas de qualquer idade.
- O espectro de ação é amplo o suficiente.
- Não há dependência do clima.
- Fácil de preparar e aplicar.
- Isso dura o suficiente.
- Relativamente seguro.
- Baixo consumo e baixo preço.
Ao decidir usar medidas de controle de pragas químicas, lembre-se de que este é o último recurso. Use-os quando outros remédios já foram tentados e não produziram resultados. Qualquer interferência severa com o sistema biológico existente perturba seu equilíbrio e está repleta de consequências imprevisíveis. Cuide da sua saúde e da saúde de sua família e amigos.