Besouro da batata do Colorado: lutando contra ele

O inimigo mais famoso de todas as culturas de beladona é o besouro da batata do Colorado. Ele parasita folhas frescas de plantas e é capaz de destruir completamente a batata ou, por exemplo, o plantio de tomate em um curto período de tempo. É muito difícil lutar contra o besouro, pois mesmo a destruição de adultos por um método mecânico não resolverá o problema: as larvas do besouro comerão com sucesso tudo o que resta de seus ancestrais. Porém, mesmo em uma situação tão difícil, você pode encontrar uma saída e se livrar do inseto. Muito diferente veneno do besouro da batata do Colorado pode ser um produto fitofarmacêutico eficaz. Como se livrar do besouro da batata do Colorado com remédios populares, produtos biológicos e produtos químicos, vamos tentar dizer a você a seguir no artigo.

Você precisa conhecer o inimigo "de vista"

Em 1859, colônias de besouros listrados pouco estudados no Colorado destruíram impiedosamente os campos de batata, deixando os residentes sem plantação. “Em homenagem” a esse evento, o besouro, originário do México, passou a se chamar Colorado. Com os navios mercantes, o inseto tentou várias vezes penetrar no continente europeu, no entanto, uma tentativa bem-sucedida de reassentar a praga data de 1918. Aos poucos, saindo da França, a praga conquistou cada vez mais espaço, parasitando nos campos de lavouras de erva-moura. Hoje, o besouro pode ser encontrado em quase todas as hortas da Rússia.

O besouro da batata do Colorado é difícil de confundir com outros insetos. Sua forma é oval, convexa, as dimensões podem ser bastante impressionantes: comprimento de 8 a 12 mm, largura de até 7 mm. Nas costas do inseto, você pode ver um éltra forte com uma cor original: 5 listras pretas exibem em cada éltra amarelo-laranja. As asas deste inseto nocivo são muito bem desenvolvidas, o que lhe permite mover-se livremente por longas distâncias. Uma foto do besouro da batata do Colorado pode ser vista abaixo:

Os insetos se reproduzem por acasalamento, em que a fêmea deposita as larvas na parte inferior da folha. Em apenas um dia, um indivíduo pode colocar várias dezenas de larvas. Para a temporada, esse número pode chegar a 1000.

O ciclo de vida de um inseto consiste em vários períodos:

  • após a postura, os ovos estacionários se alimentam dos sucos das folhas, tornando-se larvas;
  • as larvas comem a polpa das folhas, deixando apenas as fibras grossas das nervuras. Eles podem mover-se por toda a superfície da lâmina foliar ou mover-se para plantas vizinhas;
  • larvas adultas de até 15 mm de comprimento enterram-se no solo a uma profundidade de 10-15 cm, onde se transformam em pupas. Após 2-3 semanas, a larva se transforma em um adulto, que pode colocar ovos por conta própria.

As larvas do besouro da batata do Colorado não têm asas. Seu corpo é representado por um pano macio de cor laranja ou rosa. Isso se deve ao fato de que as larvas, ao comer as folhas, digerem todos os oligoelementos, exceto o caroteno, que dá uma certa tonalidade ao seu corpo. Nas laterais da larva, podem ser vistas 2 fileiras de pontos pretos.

Com o início do outono, os insetos adultos enterram-se no solo a uma profundidade de 50 cm, o que lhes permite hibernar com sucesso e, no próximo ano, com a chegada da primavera, voltam a ativar a sua atividade nociva.

Importante! Cada besouro da batata do Colorado adulto pode viver de 1 a 3 anos.

Remédios para besouro da batata do Colorado

Depois de ler a descrição, deve ficar claro como é o besouro da batata do Colorado, agora só falta entender como lidar com ele.E existem vários métodos de lidar com a praga: tendo encontrado um besouro da folha, você pode usar produtos químicos especiais, substâncias biológicas ou remédios populares. Além disso, quando confrontado com um problema, não se esqueça cerca de medidas preventivas de combate ao inseto Colorado.

Uso de produtos químicos

Existem vários tipos de venenos que matam as larvas do besouro da batata do Colorado e seus adultos. Entre outras coisas sendo iguais, o seguinte tem o maior efeito:

Aktara

Este medicamento é baseado no tiametoxame químico. Este é um desenvolvimento relativamente novo dos especialistas suíços. O medicamento pode ser adquirido em pó ou líquido. A substância é dissolvida em água: 0,6 g (ml) por 4 l. Use um produto químico para pulverizar os topos das plantas. Quando atinge as folhas, o medicamento penetra rapidamente através da placa de cera e espalha-se pelos caules. As flutuações de temperatura e umidade, assim como as chuvas, não afetam a eficácia da substância após ter sido absorvida pelas folhas da planta. O químico funciona por 30 dias.

O medicamento tem um período de proteção mais longo ao regar as plantas sob a raiz; no entanto, esse tratamento afeta negativamente a qualidade das raízes, o que é importante quando se trata de batatas. Após o tratamento com Aktara, as larvas e os besouros adultos do Colorado morrem em 60 minutos.

Importante! Os ovos do besouro da batata do Colorado também morrem sob a influência de Aktara.

Fas

Esta droga produzida internamente combate eficazmente o besouro da batata do Colorado nos campos de batata. O produto químico é apresentado em comprimidos de dissolução rápida (1 comprimido por 5 litros de água). A substância ativa do medicamento é a deltametrina.

"Fas" tem um efeito de contato intestinal, matando os insetos imediatamente após comer as folhas tratadas. O veneno atua por 21 dias. Um análogo da droga é "Decis Profi VDG".

Inta-Vir

Um medicamento conhecido na forma de comprimidos. Seu ingrediente ativo é a cipermetrina. Para o tratamento de plantas, 1 comprimido da substância é dissolvido em 10 litros de água e utilizado para pulverização. A vantagem do "Inta-Vir" é a duração da proteção. Assim, após o tratamento, as plantas ficarão protegidas por 69 dias. O produto químico atua quando entra no intestino do besouro da batata do Colorado ou de sua larva.

Importante! A preparação não destrói os ovos das pragas.

Apache EDC

O medicamento tem longa duração de ação. O produto químico é à base de clotianidina, que permanece no solo por 120 dias, protegendo as plantas do besouro da batata do Colorado.

O Apache VDG é uma substância altamente concentrada. Para preparar a solução de trabalho, adicione apenas 0,5 g do produto químico ao balde de água. Ao usar o veneno, os besouros adultos, as larvas e os ovos de insetos são destruídos. Os análogos da droga são "Punisher EDG", "Bushido EDG".

Importante! Todos os agentes químicos contra insetos nocivos devem ser usados ​​em conformidade com a quarentena das abelhas.

Na prática, entre todos os produtos químicos disponíveis, os preparados à base de imidacloprida são os que apresentam maior eficiência no combate ao besouro da batata do Colorado. Estes incluem os fundos "Zubr", "Iskra Zolotaya", "Commander", "Kalash" e alguns outros. Esses fundos realmente destroem o besouro da batata do Colorado, suas larvas e ovos com rapidez suficiente, fornecendo proteção confiável para as plantas por um longo período. Assim, depois de processar o plantio uma vez, você pode esquecer a praga por 170-180 dias. No entanto, deve-se entender que essa eficiência é proporcionada pela alta toxicidade da substância. Penetra não só nos caules e folhas, mas também nos frutos de várias culturas. Ao mesmo tempo, o período de completa desintegração do medicamento ocorre apenas 700 dias após o seu uso, o que significa que até a safra do próximo ano conterá um químico nocivo.

Assim, comparando todos os preparados listados para o escaravelho da batata do Colorado, vale a pena recomendar o "Aktar", pois combate insetos de forma confiável e tem baixa toxicidade, decompõe-se rapidamente no solo. Entre as desvantagens da substância, destaca-se o custo bastante elevado e a necessidade de uso repetido durante a temporada. Informações sobre outros produtos químicos para o inseto do Colorado podem ser encontradas no vídeo:

Biológicos

Muitos agricultores têm uma atitude negativa em relação a diversos produtos químicos e não os utilizam em seus locais, referindo-se ao fato de que as substâncias se acumulam nas frutas e afetam negativamente o corpo humano. É claro que esse efeito pode ser excluído se os medicamentos forem usados ​​de acordo com as instruções. Mas como lidar com o besouro da batata do Colorado se você não quer usar produtos químicos? Nesse caso, você pode recomendar produtos biológicos altamente eficazes que protegerão os plantios contra as pragas e preservarão a qualidade da cultura para o meio ambiente.

Bitoxibacilina

A bitoxibacilina é um remédio eficaz para o besouro da batata do Colorado, que consiste em todo um complexo de bactérias benéficas. Eles têm efeito fitotóxico sobre a praga sem se acumular nos frutos e no solo. O impacto de um produto biológico começa depois que a praga come a bactéria. Afeta o sistema digestivo do inseto, como resultado, besouros e larvas morrem em 3 dias.

Importante! O produto não destrói os ovos do besouro da batata do Colorado.

As plantas podem ser tratadas com um produto biológico muitas vezes em qualquer fase da estação de crescimento, que é a sua principal vantagem. Como regra, quatro tratamentos são suficientes para a proteção da planta durante todo o período de crescimento da cultura. Ao mesmo tempo, as bactérias têm um efeito melhor sobre a praga a uma temperatura ambiente acima de +180C. Para preparar uma solução de trabalho, 50-100 g de uma substância são adicionados a um balde de água, após o que a mistura é usada para pulverizar plantas.

Lepidocida

Este produto também contém bactérias fitotóxicas que matam a praga, mas não degradam a qualidade da fruta. O medicamento está disponível em pó e suspensão. Para pulverizar plantas, a substância é dissolvida em água de acordo com as instruções. Recomenda-se que o processamento seja realizado em clima quente e calmo.

Como pulverizar suas plantas é decidido por cada jardineiro de forma independente. No entanto, o método preferido é usar produtos biológicos. Isso se deve à baixa toxicidade e inocuidade dos fundos. A desvantagem do uso dessas substâncias é a necessidade de uso repetido.

[get_colorado]

Remédios populares

Medidas eficazes para combater o besouro da batata do Colorado também podem ser baseadas no uso de remédios populares. Sua vantagem é a disponibilidade, segurança e respeito ao meio ambiente.

Os remédios populares para combater o besouro da batata do Colorado baseiam-se no uso de decocções e infusões que assustam ou envenenam o inseto. Portanto, as seguintes receitas folclóricas mostram alta eficiência:

  1. A infusão de cascas de cebola é o remédio mais acessível para as pragas. Para preparar a infusão, 300 g de cascas são colocadas em um balde de água fervente e insistidas por um dia. A infusão de cavalinha é preparada nas mesmas proporções e com tecnologia semelhante.
  2. A infusão de insetos do Colorado pode ser preparada com cascas de nozes. Para fazer isso, 300 g da casca são despejados em um balde de água e insistidos por uma semana. Você pode acelerar o processo de preparação da infusão por aquecimento periódico.
  3. Uma decocção de elecampana de farmácia é preparada adicionando 100 g de ervas a um balde de água. Ferva a mistura por 30 minutos. Após o cozimento, acrescente água ao caldo até obter um volume de 10 litros.
  4. A infusão de tabaco afugenta o besouro nocivo. Para o preparo do produto, adicione 500 g de fumo amassado e deixe por 2 dias.
  5. A infusão pode ser preparada com cinza de madeira e sabão líquido.

Todos os remédios populares para proteção de plantas contra a praga do Colorado são inofensivos, mas seu uso permite que você se livre do infortúnio apenas por um curto período de tempo. Assim, para uma proteção eficaz das culturas, o tratamento deve ser realizado uma vez por semana, o que exige muito tempo e esforço.

Você pode se familiarizar com outros remédios populares para proteção de plantas contra um besouro nocivo no vídeo:

Métodos preventivos de proteção vegetal

Muitos agricultores estão pensando em como se livrar dos besouros do Colorado para sempre. Infelizmente, isso é quase impossível. No entanto, ainda é possível proteger as plantas de insetos usando métodos preventivos. Isto exige:

  • cultivar a erva-moura anualmente em um novo local;
  • usar plantio conjunto de safras de beladona com coentro, hortelã, elecampane, raiz-forte, malmequeres e algumas outras plantas cheirosas;
  • antes de plantar as plantas, acrescente uma quantidade significativa de cinza de madeira ao solo, que se tornará uma fonte de potássio e fósforo, além de espantar a praga;
  • o amontoamento oportuno de batatas também é uma medida de proteção das plantas contra o besouro;
  • a inspeção regular das plantas permitirá, quando o besouro aparecer pela primeira vez, destruí-lo sem permitir que ponha ovos;
  • tratamento preliminar do solo com produtos químicos. Pode ser realizado no início da primavera regando ou borrifando o solo com produtos químicos, por exemplo, "Aktara". A substância vai destruir os besouros do solo e se desintegrar rapidamente sem prejudicar a colheita;
  • instalação de iscas em toda a área das cristas.

O método da isca deve ser usado antes mesmo de a cultura brotar. As iscas são pequenos recipientes, por exemplo, latas, dentro das quais são colocados pedaços de batata da temporada anterior. Em busca de comida, os besouros se arrastam para dentro de contêineres, o que facilitará sua coleta para destruição mecânica.

Importante! O besouro pode voar até 5 km.

Conclusão

Existem muitas preparações e produtos diferentes para proteger as plantas de insetos nocivos. Cada agricultor decide por si mesmo como envenenar o besouro da batata do Colorado, dependendo do resultado que deseja obter. É claro que o agente de ação mais rápida e alta eficiência é um químico, porém, é sempre bom lembrar que ele tem um efeito nocivo não só no inseto, mas também no homem. Os remédios biológicos e populares eliminam a falta de produtos químicos, mas podem fornecer proteção confiável às plantas apenas com o uso regular. Os meios preventivos de controle do inseto do Colorado também não são uma panaceia, no entanto, podem reduzir significativamente o nível de efeitos prejudiciais. O melhor efeito é proporcionado por uma proteção fitossanitária complexa com o uso alternado de todos os meios propostos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção