Contente
Somente os ignorantes não sabem sobre os benefícios dos vegetais. Batatas, pimentões, berinjelas, tomates. Nós os usamos com prazer, sem nem mesmo pensar, eles fazem mal? Muitos consideram completamente inofensivo comer batatas verdes, berinjela madura demais ou tomate verde, perguntando-se depois qual é a razão para se sentir mal.
Em inglês, o nome da família das beladonas soa como "sombras noturnas". De onde vem essa frase estranha? Acontece que até os antigos romanos preparavam venenos de solares para seus inimigos, que os carregavam para o reino das sombras. Não estamos a falar de batatas, pimentões ou tomates, que surgiram na Europa muito mais tarde. Existem muitas plantas muito venenosas nesta família. Basta lembrar do meimendro ou da droga. E o fumo, considerado uma droga doméstica, também pertence a essa família. Portanto, vamos olhar mais de perto os tomates verdes para responder à pergunta: é possível comer tomates verdes?
Composição de tomates verdes
O conteúdo calórico deste produto é baixo - apenas 23 kcal para cada 100 g. No entanto, os tomates verdes contêm gorduras, embora muito pouco - 0,2 g para cada 100 g. Eles consistem em ácidos graxos saturados e insaturados, eles também contêm ômega -3 e Omega-6, mas todos em quantidades microscópicas. Os carboidratos são representados por mono e dissacarídeos: sua quantidade é de 5,1 g para cada 100 g, mas apenas 4 g são absorvidos, há pouca proteína, apenas 1,2 g para a mesma quantidade. É composto de aminoácidos essenciais e não essenciais. Existem fibras dietéticas, oligoelementos, principalmente potássio e cobre nos tomates verdes.
A composição de vitaminas é ampla o suficiente, mas o conteúdo quantitativo de vitaminas é pequeno. O valor nutricional é apenas a vitamina C, que é 23,4 mg por 100 g, que é 26% do valor diário para humanos. Com base na composição, os benefícios do tomate verde são pequenos, especialmente porque também há danos.
Solanin
Além de todos os ingredientes úteis, o tomate verde tem algo que o alerta. Trata-se principalmente da solanina glicoalcalóide. Aparentemente, foi por causa dele que os tomates foram considerados venenosos por tanto tempo. Provavelmente, alguém provou tomates frescos verdes e ficou "impressionado" com o resultado. É por isso que durante vários séculos se acreditou que os tomates não deviam ser comidos. Eles não comiam não apenas tomates verdes, mas também vermelhos.
O teor de solanina em tomates verdes varia de 9 a 32 mg. Para que os sintomas de envenenamento apareçam, cerca de 200 mg dessa substância tóxica devem entrar no estômago. Já 400 mg de solanina enviarão facilmente uma pessoa para o outro mundo. Quando os tomates amadurecem, o quadro muda dramaticamente. O conteúdo da substância tóxica diminui gradualmente e para em 0,7 mg por 100 g de tomates maduros. Tal quantidade não é absolutamente perigosa para o ser humano, e mesmo, ao contrário, em pequenas doses, a solanina estimula o funcionamento do sistema cardiovascular. E não só.
Seu efeito de cura no corpo humano é muito multifacetado:
- Analgésico e antiinflamatório.
- Diurético e antiespasmódico.
- Capilares anti-hipertensivos e fortalecedores.
- Combate fungos e vírus.
- Ajuda com doenças do fígado e do trato respiratório superior.
Tomatin
Além da solanina acima, o tomate contém outra substância tóxica - o tomate alfa. Pertence à classe dos glicoalcalóides e também representa um perigo para os humanos, mas apenas em quantidades suficientemente grandes. Para ser envenenado, você precisa ingerir pelo menos 25 mg da substância. A dose letal começa com 400 mg. Mas não precisa se preocupar, já que o teor de tomate no tomate é baixo, por exemplo, uma dose letal está contida em vários quilos de tomate verde. Mas mesmo esse veneno pode servir a uma pessoa. É usado para produzir cortisona, uma droga conhecida e usada para muitas doenças. Quando os tomates são fermentados, a tomatidina é obtida a partir do tomate. Não é venenoso. Ambas as substâncias têm as seguintes propriedades:
- imunomodulação;
- anticarcinogênico;
- antibiótico;
- antioxidante.
Há evidências de que a tomatidina ajuda a construir músculos durante o exercício e promove a perda de tecido adiposo.
Os benefícios do tomate verde
- aplicar fatias de tomate nas veias varicosas ajuda com as veias varicosas;
- estabilização do equilíbrio ácido-base;
- a presença de fibra alimentar melhora a limpeza do intestino.
Pode-se concluir que os tomates verdes, por um lado, são prejudiciais ao organismo e, por outro lado, trazem grandes benefícios. Mas não quero comê-los frescos por causa de sua alta acidez e gosto pouco atraente.
Como usar
Esses tomates são um dos ingredientes para deliciosas preparações para o inverno. Muitas pessoas gostam de comê-los salgados ou em conserva. Existem muitas receitas para a sua preparação.
Isso ajudará a combater a solanina e a mergulhar os tomates verdes em água salgada por várias horas. Se a água for trocada várias vezes ao mesmo tempo, a solanina prejudicial irá embora.
Contra-indicação ao uso de tomate verde
Existem certas doenças em que o uso de tomate é proibido. São problemas nas articulações, doenças renais, vesícula biliar, reações alérgicas. Todos os outros podem e devem comer tomates, mas em quantidades razoáveis.
Qualquer produto consumido por uma pessoa tem certos benefícios e pode ser prejudicial. É apenas uma questão de proporção, a escolha correta do método de processamento e a taxa de uso corretamente selecionada.