Contente
Jardineiros experientes nunca jogam fora baldes velhos e outros recipientes desnecessários. Eles podem cultivar tomates maravilhosos. Embora algumas pessoas não gostem desse método, os resultados do cultivo de tomates em baldes falam por si. A razão para um rendimento tão alto é o rápido aquecimento do solo no contêiner. Além disso, você deve concordar que é muito mais fácil cuidar de um arbusto em um balde do que em uma área grande. Considerando todas as vantagens desse método, vamos ver como isso acontece. cultivo de tomates em baldes.
Características de crescimento em baldes
Alimentar e dar água aos tomates em baldes é muito mais eficiente. O fato é que o líquido não vai se espalhar e 100% chegará às raízes das plantas. Deve-se lembrar que a cada ano o solo do recipiente deve ser jogado fora e substituído por um novo. Este processo é muito mais rápido do que substituir o solo em uma estufa. Você só precisa sacudir o solo antigo e coletar um novo. Vários nutrientes podem ser adicionados a ele.
Os tomates cultivados desta forma não racham e também têm uma aparência maravilhosa. Esses tomates possuem uma polpa densa e suculenta. Jardineiros que já plantaram tomates usando esse método afirmam que a qualidade dos frutos é muito melhor do que a da estufa ou do jardim. Eles atingem seu peso e tamanho máximos.
Preparação de sementes
Antes da semeadura, as sementes devem ser separadas com cuidado, deixando apenas sementes grandes e intactas. Você pode comprar essas sementes em uma loja especializada ou prepará-las você mesmo. Para isso, vários tomates grandes e maduros são deixados no outono. As sementes do ano passado são as melhores para o cultivo de mudas.
Sementes preparadas por si mesmas devem ser bem aquecidas com uma lamparina. Além disso, as sementes são gravadas com uma solução de permanganato de potássio. As sementes adquiridas geralmente já são processadas.
Cultivo de tomates em baldes
O trabalho deve começar com a preparação dos recipientes. Para isso, todos os baldes com um volume de 10 litros ou mais são adequados. Eles podem ser muito antigos, cheios de buracos e inúteis para qualquer coisa. Não importa se são de plástico ou metal. O principal é que o balde tem fundo, pois é nele que serão feitos os furos de drenagem.
A partir do outono (final de novembro - início de novembro), é necessário colocar cinzas de madeira e húmus em recipientes. Alguns adicionam substâncias especiais aqui para tornar os processos no solo mais rápidos. Em seguida, a mistura é despejada com água e deixada diretamente nos baldes da estufa. Eles podem ser colocados de qualquer maneira conveniente ou cavados no solo a uma profundidade de cerca de 20 cm.
A vantagem de tal plantio pode ser considerada o fato de que será possível plantar mudas em recipientes muito mais cedo do que em campo aberto. Assim, a colheita será mais cedo. Os recipientes de tomate podem ser colocados em qualquer lugar do seu site. Eles se sentem bem dentro e fora da estufa. Isso economiza espaço para outras culturas. Apenas uma muda é plantada em um recipiente, para que você possa obter os melhores resultados. O pouso é feito da maneira usual para nós. Na primavera, qualquer fertilizante orgânico pode ser adicionado à mistura do solo. Uma vez que a sujidade dos recipientes não é renovada de forma natural, a cobertura é simplesmente necessária para o bom crescimento dos tomates.
Alguns jardineiros estão criando cada vez mais novas maneiras de cultivar. Recentemente, tornou-se popular cultivar tomates em baldes de cabeça para baixo. Para isso, é feito um pequeno orifício no fundo do balde por onde as mudas são puxadas de cabeça para baixo. Em seguida, segurando a planta, o balde é coberto com terra. Deve ser bem compactado e regado.
A vantagem desse plantio é que o solo não precisa ser capinado e solto. Além disso, os tomates plantados de cabeça para baixo podem ser colocados em qualquer lugar, por exemplo, pendurados em uma varanda, em uma estufa ou simplesmente no seu terreno. No vídeo abaixo, você pode ver com mais detalhes como os tomates são plantados de cabeça para baixo.
Cuidando de tomates em baldes
O cultivo de tomates ao ar livre e em baldes requer alguns cuidados. Consiste nas seguintes etapas:
- rega moderada regular diretamente sob a raiz da planta. Nunca borrife tomates com água;
- baldes enterrados no solo podem ser regados sob eles;
- se os baldes estiverem na estufa, lembre-se de ventilar regularmente. O ar fresco é muito importante para os tomates;
- como os tomates em campo aberto, esses tomates precisam ser beliscados e removidos regularmente ervas daninhas;
- a alimentação é realizada no máximo três vezes durante todo o período vegetativo.
Fatos interessantes
Além disso, para cultivar tomates dessa maneira, você precisa saber as seguintes informações:
- Quanto mais gotejante for o balde, melhor. Isso se aplica aos baldes enterrados no solo. Assim, as raízes do tomate podem penetrar pelos buracos no solo e extrair a umidade.
- O alto rendimento do tomate em baldes também é explicado pelo fato de o sistema radicular ficar próximo às paredes do balde, que aquece muito rapidamente ao sol. E como você sabe, o rendimento do tomate depende diretamente do calor.
- Recipientes de metal aquecem mais rápido e também são mais resistentes e duráveis. Jardineiros experientes aconselham usá-los para o cultivo de tomates.
Conclusão
Portanto, o artigo descreveu instruções passo a passo sobre como cultivar tomates em baldes. Aplicando essas dicas na prática, você consegue uma excelente colheita de tomates sem muito esforço.