Contente
A cebola é uma cultura despretensiosa, porém, a ingestão de nutrientes é necessária para o seu desenvolvimento. Sua alimentação inclui várias etapas, sendo que para cada uma delas são selecionadas determinadas substâncias. Especialmente importante alimentando cebolas na primavera, quando a planta requer um máximo de componentes úteis. O cultivo das camas é realizado por rega. Substâncias minerais ou orgânicas são adicionadas à solução.
Preparando o solo para as cebolas
Antes de plantar cebolas, você precisa preparar bem o solo. A cultura prefere espaços abertos, bem iluminados pelo sol. O solo deve permanecer respirável, com umidade moderada.
O trabalho preparatório começa no outono. Não é recomendado escolher áreas que são inundadas com água na nascente. Para cebolas, a exposição prolongada à umidade é prejudicial, pois suas cabeças começam a apodrecer.
Não é recomendável plantar cebolas várias vezes no mesmo lugar. Devem se passar pelo menos três anos entre os plantios. O plantio de bulbos é permitido depois de batatas, repolho, tomate, legumes, pepinos, abóboras, ervilhas.
Ao lado das cebolas, você pode equipar uma horta com cenouras. Esta planta não tolera a mosca da cebola, enquanto a própria cebola repele muitas outras pragas.
No inverno, o solo é fertilizado com turfa ou superfosfato. No início da primavera, você precisa afrouxar o solo para manter um alto nível de umidade.
Como cobertura para 1 sq. m de solo, fertilizantes orgânicos são aplicados:
- húmus (composto) - 5 kg;
- cinzas - 1 kg.
No outono, você pode fertilizar o solo com superfosfato (20 g) e potássio (10 g), e na primavera adicionar superfosfato (até 10 g) e nitrato de amônio (15 g) por 1 M. quadrado
Se a terra não foi fertilizada no outono, então na primavera, quando o plantio, fertilizantes complexos são aplicados. Os componentes minerais não precisam ser incorporados profundamente para que os bulbos recebam a nutrição necessária.
Momento de alimentação das cebolas
Após o preparo do solo, as cebolas são plantadas nos sulcos pelo método da esteira. A profundidade de plantio varia de 1 cm a 1,5 cm.
Você precisa cuidar das cebolas durante a primavera. O número de curativos é de dois ou três, dependendo do estado das mudas. Para o procedimento, opte por tempo nublado quando não há vento. O horário ideal para a alimentação é de manhã ou à noite.
Se o tempo chuvoso for estabelecido, os minerais são enterrados no solo a uma profundidade de 10 cm entre as linhas com as plantações.
Primeira alimentação
O primeiro tratamento é realizado 14 dias após o plantio da cebola, quando aparecem os primeiros brotos. Durante este período, a planta precisa de nitrogênio. Este elemento é responsável pelo crescimento das lâmpadas, porém, deve ser introduzido com cautela.
A ureia tem a forma de grânulos brancos, facilmente solúveis em água. A composição resultante é aplicada ao solo ao redor das fileiras com plantações. Devido ao nitrogênio, os verdes são formados na pena. Na falta deste elemento, o arco desenvolve-se mais lentamente, as flechas tornam-se pálidas ou adquirem uma tonalidade amarelada.
O nitrato de amônio é adequado para a primeira alimentação. Por 1 sq. m, são introduzidos até 15 g da substância. O principal componente do nitrato de amônio é o nitrogênio. A presença de enxofre no fertilizante melhora a capacidade das plantas de absorver nitrogênio.
Um efeito adicional do nitrato de amônio é fortalecer o sistema imunológico da cebola.A substância é introduzida no solo antes do plantio para eliminar bactérias patogênicas.
Outra opção para a primeira alimentação inclui:
- superfosfato - 40 g;
- salitre - 30 g;
- cloreto de potássio - 20 g;
- água - 10 litros.
Segunda alimentação
Na segunda etapa, é realizada a alimentação para o alargamento dos bulbos. O procedimento é realizado 14-20 dias após o tratamento inicial.
Um bom efeito é obtido por alimentação complexa, incluindo:
- superfosfato - 60 g;
- cloreto de sódio - 30 g;
- salitre - 30 g.
Todos os componentes são diluídos em água e usados para fertilizar o solo.
Uma opção alternativa é usar um fertilizante complexo - nitrophoska. Sua composição inclui nitrogênio, fósforo e potássio. Essas substâncias estão presentes aqui como sais, que são altamente solúveis em água.
Devido ao fósforo e ao potássio, o crescimento ativo dos bulbos é garantido. Os componentes da nitrophoska são bem absorvidos pela planta e têm um efeito duradouro. Primeiro, o nitrogênio é ativado e, após algumas semanas, o resto dos elementos começam a agir.
Graças ao fósforo, as cebolas acumulam massa vegetativa. O potássio é responsável pelo sabor e densidade dos bulbos.
Ao trabalhar com fertilizantes minerais, certas regras são observadas:
- a dosagem deve corresponder à taxa especificada;
- para solos arenosos, uma menor concentração de componentes é necessária, mas é permitido fertilizar com mais freqüência;
- antes de aplicar fertilizante líquido, você precisa regar o solo;
- é possível aumentar o conteúdo de nutrientes apenas para solos argilosos;
- não é permitido obter a composição nas penas da cebola (se isso acontecer, são regadas com mangueira);
- os mais eficazes são os fertilizantes complexos que contêm fósforo, potássio e nitrogênio.
Terceira alimentação
O terceiro tempero de cebolas na primavera é realizado duas semanas após o segundo procedimento. Seu objetivo é fornecer aos bulbos nutrientes para um maior crescimento.
A composição do terceiro tratamento de cebolas plantadas inclui:
- superfosfato - 60 g;
- cloreto de potássio - 30 g;
- água - 10 litros.
Fertilizante orgânico para cebolas
Os fertilizantes minerais são bem combinados com fertilizantes orgânicos. Estrume podre ou excrementos de galinha são adequados para alimentar os bolbos. O estrume fresco não é aplicado sob as cebolas.
Para a primeira alimentação, um copo de chorume é necessário em um balde de água. A ferramenta é usada para regar, principalmente à noite.
O segundo curativo superior é feito com infusão de ervas. É feito de confrei ou outras ervas. O confrei possui alto teor de potássio, necessário para a formação de bulbos. Os caules da planta contêm proteínas.
Para preparar a solução, é necessário 1 kg de grama recém cortada, que é despejada em um balde com água. A infusão é preparada dentro de uma semana.
Para regar cebolas, é necessário 1 litro de infusão de confrei por 9 litros de água. A grama restante é usada como composto. O produto é utilizado apenas na primavera, quando é necessário saturar os bulbos com nitrogênio. No verão, essa alimentação não é realizada, caso contrário a planta direcionará todas as suas forças para a formação das penas.
Características de fertilização de cebola com histórias de fezes de frango no vídeo:
Molho de cebolas de inverno na primavera
As cebolas de inverno são semeadas no outono para ter sua primeira colheita na primavera. O plantio é feito um mês antes da primeira geada. Para preparar o solo para o cultivo de inverno, húmus (6 kg) e superfosfato (50 g) são introduzidos para cada metro quadrado.
Depois que a cobertura de neve desaparece, o material de cobertura é removido das camadas e o solo é solto.
As variedades de inverno preferem alimentos orgânicos - esterco de galinha ou verbasco, diluído em água. Para a formação da massa verde, os fertilizantes de nitrogênio são úteis. Os fundos são aplicados ao solo durante a rega.
A segunda etapa da alimentação é realizada quando aparecem as penas, o que ocorre 2 semanas após o primeiro procedimento. Aqui você pode usar fertilizantes orgânicos semelhantes ou complexos minerais.
Remédios populares para cebolas
O cuidado da cebola é feito com remédios caseiros preparados em casa. Esses fundos são baratos e totalmente seguros para o meio ambiente, mas ao mesmo tempo são altamente eficazes.
Cobertura de topo com cinza
Cinzas formadas após a queima de madeira ou plantas são adequadas para fertilizar cebolas. Se o lixo, incluindo resíduos de construção, foi queimado, essas cinzas não são usadas para alimentação.
A cinza de madeira contém cálcio, um componente importante que forma as penas e os bulbos das plantas. O cálcio ativa o metabolismo e os processos bioquímicos. As cinzas contêm sódio, potássio e magnésio, que são responsáveis pelo balanço hídrico e pela produção de energia das plantas.
Os componentes das cinzas são capazes de eliminar bactérias nocivas que provocam doenças nos bulbos. O fertilizante é aplicado ao solo antes da rega ou como uma infusão.
Um litro de água requer 3 colheres de sopa. eu. cinzas. A infusão é deixada por uma semana, após a qual é derramada nos sulcos entre as fileiras com plantações.
É permitido alimentar a cebola com cinzas na primavera, no máximo três vezes. Essa nutrição é especialmente importante na fase de desenvolvimento da planta, quando a necessidade de elementos úteis é alta.
Freqüentemente, as cinzas são adicionadas ao composto ou ao húmus durante a preparação do solo no outono. Por 1 sq. m de solo requer até 0,2 kg de cinza de madeira.
Alimentação de fermento
Alimentar cebolas com fermento aumenta sua imunidade, aumenta o crescimento de bulbos e penas e suprime o desenvolvimento de doenças fúngicas.
O fermento promove o funcionamento das bactérias que decompõem o solo. Assim, aumenta a fertilidade do solo e sua saturação com nitrogênio. Alimentar-se de fermento alterna-se com fertilizantes minerais, regar com fezes de frango e cinzas.
Alimentação de primavera é formado a partir dos seguintes componentes:
- fermento - 10 g;
- açúcar - 2 colheres de sopa. eu .;
- água - 10 litros.
Todos os componentes são misturados, após o que são colocados no calor por 2 dias. A mistura finalizada é diluída com água na proporção de 1: 5 e utilizada para irrigação.
O curativo de fermento é usado em combinação com a infusão de ervas. Primeiro, a grama picada é despejada com água e, depois de uma semana, adiciona-se 500 g de fermento. A infusão é mantida por 3 dias, após os quais o produto acabado é obtido.
Conclusão
Top molho de cebolas começa na fase de preparação do solo para a semeadura. Na primavera, a planta precisa garantir o fornecimento de nitrogênio, cálcio, fósforo e outros oligoelementos. Para a alimentação, utilizam-se minerais, fertilizantes orgânicos e remédios populares. É permitido o uso de uma cobertura complexa, composta por vários tipos de fertilizantes. Todos os componentes são introduzidos no solo de acordo com a taxa. O excesso de substâncias afeta negativamente o desenvolvimento das plantas.