Contente
A cebola é uma das verduras mais procuradas na cozinha de toda dona de casa. Para tê-lo sempre à mão, os jardineiros cultivam uma verdura em seus terrenos. A cultura é despretensiosa e, com os devidos cuidados, permite uma rica safra para fazer a colheita durante todo o inverno. Tradicionalmente, as cebolas são semeadas na primavera, mas cada vez mais você pode encontrar colheitas de inverno. Para a semeadura no inverno, é necessário usar variedades especiais e híbridos de cebola que toleram bem o inverno. Não é difícil cultivar uma verdura desta forma, mas para isso você precisa saber o que gastar alimentação de cebola de inverno na primavera para obter uma boa colheita.
Benefícios das cebolas de inverno
cebola de invernosemeado no outono tem uma série de vantagens sobre a semeadura na primavera:
- semear cebolas antes do inverno permite colher vegetais muito mais cedo do que com a semeadura na primavera;
- um vegetal de inverno imediatamente após o derretimento da neve no início da primavera fornece uma pena que pode ser usada como alimento;
- as cebolas semeadas no outono estão ganhando força suficiente na primavera para resistir à mosca da cebola;
- as safras de inverno estão bem adaptadas às condições climáticas desfavoráveis;
- entre as variedades de inverno, você pode escolher as de alto rendimento, que dão frutos na ordem de 4-5 kg / m2.
Graças às vantagens descritas, um número crescente de jardineiros está cultivando cebolas semeando para o inverno. Para isso, eles escolhem variedades conhecidas como "Shakespeare", "Radar", "Ella". Essas variedades de safras de inverno são resistentes ao frio, toleram perfeitamente geadas de até -150Mesmo na ausência de cobertura de neve. Sob a espessura da neve, o limite de congelamento é muito alto, o que torna o vegetal invulnerável a baixas temperaturas.
Preparação do solo no outono
As cebolas de inverno são semeadas no solo na segunda quinzena de outubro. Este regime de semeadura permitirá que os bulbos enraízem antes da geada, mas impedirá que as penas verdes germinem.
Antes de semear uma safra, é necessário desinfetar e fertilizar o solo:
- O sulfato de cobre é usado para desinfetar o solo. 15 mg desta substância são diluídos em um balde de água e usados para irrigar 5 m2 solo.
- Um dia depois de desinfetar o solo, você pode começar a aplicar fertilizantes. Mais frequentemente, a matéria orgânica é usada para esses fins, por exemplo, esterco de vaca apodrecido. O consumo de fertilizantes deve ser de 5 kg / m2 solo. Em combinação com estrume, você pode usar fertilizantes contendo fósforo (superfosfato), o que ajudará os bulbos a criarem raízes rapidamente.
Se você planeja cultivar um vegetal em solos argilosos pesados, no outono, antes de semear as cebolas de inverno, você precisa adicionar areia e turfa ao solo, além de fertilizantes orgânicos e fosfatados.
Assim, a primeira alimentação das cebolas de inverno deve ser realizada no outono, antes da semeadura. No próximo ano, durante o crescimento ativo dos bulbos, é necessário realizar mais 3-4 mamadas.
Alguns jardineiros no outono, depois de semear cebolas em solo preparado, cobrem os canteiros com turfa. Com a chegada do calor da primavera, ela vai derreter rapidamente e não atrasará o crescimento da cebola.
Alimentação de primavera com minerais
Assim que as cebolas de inverno começarem a soltar suas penas na primavera, vale a pena considerar a fertilização. Nesse momento, a cultura precisa, acima de tudo, de fertilização com nitrogênio. Você pode usar complexos minerais especiais como fertilizantes.Você também pode preparar o molho de cobertura necessário misturando 3 partes de superfosfato, 2 partes de ureia (carbamida) e 1 parte de cloreto de potássio. Para fertilização de cebola na primavera 1 parte de fertilizante por 1 m2 o solo deve ser igual a 5 mg da substância. Depois de misturar todos os componentes, eles devem ser dissolvidos em água e usados para regar vegetais.
2-3 semanas após a primeira alimentação com as cebolas, é necessário reintroduzir microelementos úteis no solo. A segunda alimentação da primavera pode ser feita com nitrophoska. Duas colheres de sopa desta substância devem ser adicionadas a um balde de água e, após mistura completa, use uma solução de irrigação de 2 m2 solo.
Na terceira vez, você precisa alimentar as plantas em um momento em que o diâmetro do bulbo é de aproximadamente 3-3,5 cm. Durante este período, o vegetal necessita de fósforo para um crescimento acelerado. Você pode obtê-lo usando superfosfato. Duas colheres de sopa desta substância são suficientes para alimentar 1 m de cebola2 solo. Esta quantidade de substância deve ser dissolvida em 10 litros de água.
Fertilizantes minerais complexos prontos para uso para alimentação de cebolas de inverno podem ser adquiridos em lojas especializadas. Por exemplo, para a primeira alimentação na primavera, você pode usar o fertilizante Vegeta. Recomenda-se que a segunda alimentação de cebolas em 2-3 semanas seja realizada com o uso de fertilizante Agricola-2. "Effecton-O" pode ser usado durante a terceira alimentação da cebola.
Todos os minerais listados são produtos químicos, por isso alguns jardineiros são muito céticos quanto ao seu uso. As vantagens de tais substâncias são a disponibilidade e facilidade de uso.
Orgânico para cebolas
Quando há esterco e grama no quintal, não é necessário recorrer ao uso de produtos químicos. Nesse caso, você pode usar uma opção baseada na alimentação ecologicamente correta:
- Para a primeira alimentação na primavera, você pode usar chorume (1 copo por balde de água).
- Recomenda-se usar a infusão de ervas para a segunda alimentação. Para isso, é necessário moer a grama com antecedência e enchê-la com água (5 kg por 10 litros). Após insistir por vários dias, o líquido é filtrado e diluído com água limpa na proporção de 1:10.
- A terceira alimentação do vegetal pode ser feita com cinza de madeira. É diluído em uma quantidade de 250 gramas em um balde de água quente e a solução resultante é infundida por vários dias. Depois de um certo tempo, a solução de cinzas é diluída com água pura e usada para regar cebolas de inverno.
Assim, na primavera e no verão, a matéria orgânica pode se tornar um substituto valioso para os fertilizantes químicos minerais. Outra opção de uso de orgânicos na alimentação de cebolas pode ser vista no vídeo:
Alimentação não convencional
Além dos fertilizantes minerais usuais e matéria orgânica, você pode alimentar cebolas de inverno com amônia ou levedura... Esses curativos não são convencionais, mas devido à sua eficácia, são cada vez mais procurados pelos jardineiros.
Alimentando com fermento
O fermento de padeiro é um produto único que tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantas. Ele é usado para alimentar flores de interior, várias hortaliças, incluindo cebolas.
Quando dissolvido em água morna, o fermento começa a fermentar. Como resultado desse processo, a vitamina B1, o meso-inositol e a biotina são liberados. Além disso, a própria levedura contém uma grande quantidade de proteínas, carboidratos e minerais. Todas essas substâncias estimulam a formação de raízes e o crescimento das plantas. Ao entrar no solo, a levedura ativa os processos vitais das bactérias benéficas, resultando na liberação de gases e calor. Também permite que as lâmpadas respirem e cresçam mais rápido.
O processo de fermentação da levedura ocorre apenas na presença de temperatura elevada, razão pela qual a primeira alimentação no início da primavera não é recomendada desta forma.É melhor usar fermento no verão, recorrendo a uma das receitas:
- O fermento granulado (seco) deve ser adicionado à água morna na proporção de 10 gramas por 10 litros de líquido. Para a fermentação acelerada, 2 colheres de sopa de açúcar ou geléia são adicionadas à solução, após o que é insistido por várias horas. A mistura final é diluída em 50 litros de água pura e usada para alimentar as cebolas.
- O fermento de padeiro fresco é adicionado à água morna na proporção de 1 kg por 10 litros. Na fase de fermentação ativa, outros 50 litros de água limpa e morna são adicionados à solução.
Uma vez feito com fermento, o pão preto pode ser um excelente fertilizante para a cebola. Muitos jardineiros coletam sobras e cascas de pão, especialmente no inverno. Para preparar o tempero, você precisa mergulhar em água morna. O volume do líquido deve cobrir completamente o pão. O fertilizante deve ser fermentado, deixando-o sob opressão em local quente por uma semana. Após a fermentação, o tempero de cobertura deve ser misturado ao mingau, diluído em água e adicionado ao solo.
O processo de preparação de um fertilizante de levedura para fertilização de plantas é mostrado no vídeo:
Amônia
Amônia é uma tintura de amônia, que contém uma grande quantidade de nitrogênio. É usado para alimentar plantas de interior e exterior.
Dependendo da finalidade da alimentação, a amônia é usada nas seguintes proporções:
- para o crescimento acelerado das penas verdes, a cebola é regada com uma solução preparada na proporção de 1 colher de chá para 1 litro de água;
- para o crescimento uniforme das penas e nabos, regar a cebola com uma solução fraca de amoníaco - 1 grande falsamente por 10 litros de água.
Recomenda-se regar a cebola com uma solução de amônia uma vez por semana. Ao mesmo tempo, a substância fertiliza a cebola e a protege de pragas, em particular, da mosca da cebola. Um exemplo de como a amônia pode economizar cebolas é mostrado no vídeo:
A amônia pode ser usada para alimentar as cebolas quando aparecem os sintomas de deficiência de nitrogênio: letargia e amarelecimento das penas. Nesse caso, a quantidade de amônia pode ser aumentada diluindo-se 3 colheres de sopa da substância em um balde de água. Regue as plantas com amônia deve ser à noite, após o pôr do sol.
Você pode usar curativos não convencionais em combinação com a introdução de fertilizantes minerais ou orgânicos. Nesse caso, a quantidade de nitrogênio não deve ser superior ao valor permitido.
Conclusão
Cultivando cebolas de inverno, você pode obter uma colheita antecipada de vegetais, o que excede em quantidade o rendimento da semeadura da primavera. Para fazer isso, é necessário preparar um solo nutritivo no outono e semear cebolas não antes de meados de outubro. Com a chegada da primavera, as cebolas de inverno precisam de alimentação intensiva, que pode ser feita com o uso de fertilizantes minerais, orgânicos ou não tradicionais. As receitas acima são as mais acessíveis para sua preparação, que até mesmo um agricultor novato pode usar.