Nabos: foto, que tipo de planta, cultivo, comentários

O nabo é uma erva que cresce apenas em cultura e não ocorre na natureza. A cultura é cultivada em quase todo o mundo. No território da Rússia, por muito tempo, os nabos foram cultivados para a alimentação do gado. No decorrer da seleção surgiram variedades de mesa com excelente sabor gastronômico. Além disso, a cultura possui uma rica composição nutricional.

O que é nabo e com que se parece

O nabo é uma cultura vegetal da família dos crucíferos, parente próximo do nabo e do nabo, tem outro nome - nabo forrageiro. Planta bienal. A cultura da raiz é formada principalmente às custas do joelho hipocotal, em vez de às custas da raiz. Possui formato redondo ou cônico.

Como você pode ver na foto, a cor do vegetal, os nabos podem ser diferentes. A parte superior da raiz da colheita, localizada acima da superfície do solo, é verde ou roxa, a parte subterrânea é branca ou amarela, dependendo da cor da polpa.

As folhas de nabo são verdes claras, simples, alongadas-ovais, dissecadas, inteiras ou serrilhadas. Uma característica da cultura é a pubescência das folhas. Nas variedades de mesa, encontram-se folhas com superfície lisa. A raiz do nabo penetra no solo a uma profundidade de 80 a 150 cm e 50 cm de largura.

O período de cultivo é de 35-90 dias, dependendo da variedade. É uma planta com longas horas de luz do dia. A cultura é resistente ao frio, as mudas podem resistir a geadas de até -5 ° C. As sementes germinam a uma temperatura de + 2 ° C. A temperatura ótima para o desenvolvimento das raízes é de + 15 ° C.

Importante! Os nabos não toleram bem o calor e são exigentes com a iluminação.

Para cultivar uma plantação de vegetais, uma soma de temperaturas ativas na faixa de 1800-2000 ° C é necessária.

Propriedades úteis dos nabos

O nabo contém uma grande quantidade de vitamina C. A necessidade diária é satisfeita com o consumo de duas raízes de vegetais de tamanho médio por dia. Além disso, o nabo contém vários minerais, oligoelementos e aminoácidos. O vegetal é um produto dietético. Faz parte do cardápio de dietas hipocalóricas, que são utilizadas no tratamento da obesidade, diabetes e gota.

Outras propriedades benéficas dos nabos:

  • aumenta o apetite;
  • possui propriedades bactericidas e antiinflamatórias;
  • dilui o sangue;
  • fortalece os vasos sanguíneos;
  • acalma o sistema nervoso;
  • aumenta a imunidade.

As contra-indicações de uso são doenças gastrointestinais. Comer nabos em grandes quantidades não é recomendado para todos porque causa inchaço e fraqueza geral.

As decocções de diferentes partes dos nabos são usadas na medicina popular. Em cosmetologia, é usado como um componente de máscaras de tonificação.

Sabor de nabo

O sabor do vegetal é suculento, doce, com uma pungência característica que lembra um rabanete. No nabo, tanto os tubérculos como os topos são comestíveis, consumidos frescos e também após diversos processamentos culinários. As folhas têm sabor a mostarda. Raízes pequenas são mais saborosas do que grandes nabos forrageiros

Conselho! Nabos frescos são especialmente adequados como acompanhamento para carnes gordurosas.

O amargor excessivo é removido da raiz pela imersão em água fervente. Em diferentes países, os nabos são usados ​​em saladas, assados ​​e sopas são preparados. Marinado no Oriente Médio e Itália. Fermentado na Coréia para fazer um prato picante de kimchi. No Japão, é frito com sal e também usado como ingrediente no misosiru.

Variedades de nabo

As variedades de nabo são divididas de acordo com a cor da polpa dos vegetais de raiz. A polpa é de carne branca ou amarela.

Abaixo estão as variedades de nabo que podem ser encontradas à venda na Rússia.

Moskovsky - variedade de maturação precoce, tempo de maturação desde a germinação até a maturidade - 50-60 dias. As raízes são arredondadas com uma superfície lisa. A parte subterrânea é branca, a parte superior é roxa. A polpa é branca, suculenta, densa. Peso - 300-400 g Adequado para cultivo privado e industrial.

Ostersundomsky - uma variedade com raízes alongadas em forma de cone. A cor da casca é roxa na parte superior e branca na parte inferior.

Diferentes tipos de nabos são mais adequados para o cultivo em regiões de clima temperado e frio. Nas regiões do sul, as pragas têm maior probabilidade de prejudicar a lavoura.

Existem outras variedades bem conhecidas.

Nabo roxo.

Bola dourada.

Bola de neve.

Bola verde.

Japonês.

Branco.

Bola âmbar.

Cerca de 30 variedades de nabos forrageiros são cultivados em diferentes partes do mundo.

Plantando nabos para mudas

Para uma colheita anterior, os nabos podem ser plantados com mudas pré-crescidas. Mas a planta não tolera bem a colheita. Portanto, o método de mudas é aplicável apenas para pequenos volumes de plantio. O método de cultivo de nabos por meio de mudas é mais trabalhoso, mas permite proteger as mudas de besouros-pulgas crucíferos.

Quando semear nabos para as mudas

Para mudas, as sementes começam a ser semeadas 1,5 meses antes do plantio em campo aberto. A época de semeadura é calculada a partir da data a partir da qual o clima livre de geadas se estabelece na região de cultivo, inclusive à noite.

Preparação de solo e sementes

As sementes são examinadas antes da semeadura, as estragadas são retiradas, para o resto é feito o preparo da pré-semeadura.

Preparação da semente para a semeadura:

  1. O peso das sementes é verificado. Para isso, eles são imersos em água, as sementes ocas flutuam, são coletadas e jogadas fora.
  2. Para eliminar a microflora patogênica, as sementes são lavadas em solução fungicida.
  3. Para uma germinação mais rápida, as sementes são mantidas em água em temperatura ambiente por algum tempo.

O solo para cultivo é fértil, solto e com acidez neutra. Para a conveniência de transplante posterior, as sementes são cultivadas em taças de turfa ou comprimidos. Os comprimidos de turfa contêm um substrato pronto para o plantio.

Semeadura

Devido à baixa tolerância ao transplante, os nabos são semeados imediatamente em recipientes separados. É conveniente cultivar mudas em taças de turfa ou tabletes e depois transplantá-las para um terreno aberto sem remover a casca do recipiente. Assim, o sistema radicular de uma plantação de vegetais não será perturbado e a casca dos copos ou tabletes de turfa se decomporá no solo por conta própria.

Ao semear, várias sementes são mergulhadas em um recipiente. Fechar até a profundidade de 2 a 2,5 cm Para melhor contato das sementes com o solo, o solo é levemente prensado após o plantio.

Cuidado de mudas

Os recipientes de plantio são colocados no peitoril da janela. Se a janela estiver fria, uma camada quente é colocada sob os recipientes. Você pode cultivar mudas em uma estufa aquecida a uma temperatura de + 5 ... + 15 ° С. O cuidado consiste em regar regularmente.

Depois de desbaste

Após o aparecimento de várias folhas verdadeiras nos rebentos, as colheitas devem ser desbastadas. Apenas a muda mais forte é deixada em um recipiente de plantio, o resto é cortado com uma tesoura desinfetada no nível do solo. É impossível arrancar as mudas para não danificar o restante do espécime.

Como plantar nabos ao ar livre

Na maioria das vezes, uma safra de hortaliças é plantada por semeadura direta no solo no início da primavera. A semeadura Podwinter não é usada.Dada a semeadura precoce, a crista deve ser preparada no outono. Dependendo da fertilidade inicial do solo, fertilizantes são introduzidos nele, desenterrados.

Solos fortemente acidificados são calcários. Para o cultivo de nabos, uma crista é adequada após o cultivo de feijão, pepino ou cebola. É totalmente isento de resíduos de plantas e ervas daninhas. A cama deve ser solta e leve, portanto, na preparação para o inverno, é coberta com cobertura morta ou material não tecido de proteção.

Datas de desembarque

O nabo é uma das raízes mais resistentes ao frio. Por semeadura direta em campo aberto, a cultura é plantada no final de abril - início de maio, dependendo do clima da região. Apesar do fato de que as plantas maduras podem suportar temperaturas tão baixas quanto -6 ° C, uma primavera fria prolongada pode causar floração no primeiro ano de cultivo.

Preparação do local de pouso

O nabo é uma das raízes que mais amam a umidade. Portanto, é adequado para o plantio em terras baixas, mais abundantes em umidade. O nabo é uma planta de longas horas de luz do dia. Para um desenvolvimento de qualidade, ele precisa de 12 horas de iluminação por dia.

É mais favorável cultivar uma safra em solos leves; solos pesados ​​são de pouca utilidade. A acidez do solo é preferencialmente fraca - pH 6,0 ... 6,5, mas as plantas podem suportar mais acidificação. Áreas com forte propagação de vermes não são adequadas.

As margas são adequadas para o cultivo de nabos, os solos são ricos em matéria orgânica, os solos arenosos são os menos adequados. Antes do plantio, o canteiro está bem solto e nivelado.

Regras de pouso

A tecnologia de cultivo de nabos é simples, semelhante ao cultivo de culturas intimamente relacionadas - nabo e nabo. Ao crescer nabos, a rotação da cultura é observada.

Conselho! Nabos não devem ser plantados em cumes depois que outros vegetais crucíferos, como repolho ou rabanete, tiverem crescido.

Em particular, é necessário ter em conta a semeadura prévia das cristas com siderados pertencentes à mesma família - rabanete e colza, que apresentam doenças e pragas comuns. Depois dos nabos (nabos forrageiros), é favorável ao cultivo de outras famílias.

Sementes

Para uma semeadura uniforme, superfosfato granular pode ser adicionado às sementes. As sementes são semeadas em duas linhas, respeitando-se uma distância de 50 cm entre linhas, e os brotos densos são desbastados até a fase de formação de 3 folhas verdadeiras. Após o desbaste, são deixadas lacunas de 20 cm entre as plantas, contando a distância do centro das copas.

Mudas

As mudas a céu aberto são transplantadas na segunda quinzena de maio. Mas depois que a ameaça de geadas recorrentes passou. Antes do transplante para um local de cultivo permanente, as plantas são endurecidas, aumentando gradualmente o tempo de permanência no exterior.

Uma cova para plantar mudas de nabo é cavada até uma profundidade de 5 a 6 cm e as raízes são mergulhadas em um purê de argila. A planta é baixada para o buraco, ligeiramente pressionada. Água e sombra pela primeira vez.

Cultivando e cuidando dos nabos ao ar livre

Os nabos são plantados duas vezes na primavera e no verão. No início da primavera após o descongelamento do solo e em agosto. É necessária uma área de alimentação adequada para o cultivo de nabos.

A germinação das sementes é alta. Cultivar e cuidar dos nabos consiste em:

  • capina;
  • desbaste de mudas;
  • afrouxar espaçamentos entre linhas;
  • alimentação e água.

Regar e alimentar

Regue os nabos regularmente para que o solo sob as raízes não seque e rache. A cultura precisa especialmente de umidade durante o período de formação das raízes. Devido à falta de umidade, o sabor do nabo torna-se amargo e a polpa torna-se dura. Com excesso de rega, a estrutura interna torna-se aquosa. A irrigação por gotejamento funciona bem.

Conselho! Dependendo da fertilidade do solo, os nabos são fertilizados várias vezes por temporada.

A fertilização orgânica é usada na forma de infusões de chorume ou fezes de frango. Mais perto do meio do verão, adiciona-se superfosfato, que aumenta a doçura da fruta.Uma boa nutrição para a cultura é fornecida pela infusão de cinzas de madeira.

Capinando e soltando

O cume com uma plantação de vegetais deve estar livre de ervas daninhas que absorvem nutrientes e umidade. A remoção de ervas daninhas é necessária em média 4-5 vezes por temporada. Simultaneamente com a remoção de ervas daninhas, os espaçamentos entre linhas são afrouxados.

Mulching

As plantações são cobertas com grama cortada, espalhando uma camada de cerca de 1 cm. A cobertura morta permite diminuir a temperatura do solo, retém a umidade nele. Sob a camada de cobertura morta, o solo permanece solto e as ervas daninhas são menos formadas.

Graças à cobertura morta, a camada superior do solo não é lavada e a parte superior da raiz permanece coberta. Com uma forte exposição da parte superior da cultura da raiz, as substâncias úteis são parcialmente perdidas.

Proteção contra doenças e pragas

O nabo crucífero é suscetível ao ataque da pulga crucífera, especialmente em climas secos e quentes. Os insetos comem as folhas. A pulverização com soluções inseticidas é usada contra pragas.

A podridão branca e a peronosporose são doenças comuns. A podridão branca ocorre frequentemente em solos pesados, afetando o colo da raiz e as folhas inferiores. É determinado pelo aparecimento de um micélio branco como o algodão nas áreas afetadas.

A peronosporose ou míldio ocorre com mudanças repentinas nas temperaturas diurnas e noturnas, chuvas prolongadas. Quando infectados, manchas vagas de vários tons aparecem nas folhas jovens, com uma flor acinzentada na parte inferior.

Lesões fúngicas freqüentemente ocorrem em solos acidificados, então o solo para o cultivo de nabo deve ser corrigido. Para profilaxia e tratamento, a pulverização é realizada com uma solução de "Fitosporina", bem como preparações contendo cobre.

Rendimento de nabo

O nabo é uma cultura adequada para cultivo em climas temperados. Mostra rendimentos mais elevados em verões frios e chuvosos do que em verões quentes e secos. O rendimento também é afetado pela presença de nutrientes no solo.

As variedades de nabo com raízes alongadas são mais produtivas do que as arredondadas, assim como com a polpa branca são mais produtivas do que com as amarelas. Dependendo das condições de cultivo e variedade, o rendimento varia de 4 a 8 kg por quadrado. m.

Colheita e armazenamento de nabo

O período de maturação dos nabos é de 1,5 a 3 meses, dependendo da variedade. A época da colheita da raiz pode ser determinada pelo amarelecimento das folhas inferiores. O nabo plantado na primavera é colhido no final de junho. Os vegetais desse período são mais adequados para o consumo no verão.

Para obter raízes, para armazenamento no inverno, elas são semeadas na segunda metade do verão. No outono, os nabos forrageiros da horta começam a ser colhidos antes da geada. As raízes congeladas não podem ser armazenadas por muito tempo.

Importante! Um dia seco é escolhido para a limpeza.

Os vegetais são retirados do solo manualmente, sem cavar, e limpos do solo. As raízes devem ser secas antes da colheita. Com bom tempo, após a escavação, são deixados no jardim ou removidos sob uma cobertura ventilada. Os topos são cortados, deixando um toco de alguns centímetros. As folhas são utilizadas para alimentação animal ou composto.

Amostras saudáveis ​​são colocadas para armazenamento sem danos. É melhor armazenar os nabos em um recipiente rígido, mas não junto com outros tipos de raízes. Armazene os vegetais em divisões frescas, frigoríficos ou varandas a uma temperatura de 0 ... + 2 ° C. As culturas de raízes são adequadas para colocar em pilhas e trincheiras com uma camada de areia ou solo. Quando armazenado corretamente, o nabo permanece inalterado até a próxima colheita.

Reprodução de nabos forrageiros

O nabo ou nabo forrageiro é uma planta bienal. No primeiro ano, forma raízes e as sementes aparecem no segundo ano. Para a reprodução no primeiro ano de cultivo, é selecionada a cultura da raiz uterina, armazenada da mesma forma que os vegetais para consumo, mas separadamente.

No ano seguinte, a planta-mãe é plantada em campo aberto. Para o cultivo, escolha solos férteis e soltos. A raiz do útero é plantada assim que o solo estiver pronto, quando ele aquece e os caroços param de grudar.Após 3 meses, a planta lança pedúnculos, nos quais aparecem flores amarelas de quatro pétalas, características da família dos Crucíferos. As sementes amadurecem em frutos - vagens longas. A coleta de testículos é realizada à medida que amadurece, o que é irregular na planta.

As sementes da cultura são pequenas, ovaladas, de cor marrom-avermelhada ou preta. Os testículos são cortados até a queda e secos, espalhando-se em uma camada fina em um local bem ventilado. As sementes coletadas são armazenadas em sacos de tecido ou em um recipiente com tampa hermética.

Conclusão

O nabo é um vegetal dietético saudável. A raiz vegetal é indicada para quem monitora a saúde e prefere alimentos saudáveis. O aumento do teor de vitamina C e fitoncidas permite que o vegetal seja usado para manter a imunidade. O simples plantio de nabos e o cuidado em campo aberto permitem que até mesmo um jardineiro novato os cultive.

Avaliações de nabo

Pavel Kornev, 51 anos, Ryazan
O nabo é um legume esquecido, mais associado a um legume forrageiro. Existem poucas variedades à venda e agora estamos cultivando, aparentemente, a cultura do tipo mais popular - Ostersundomsky. Uma excelente variedade frutífera. As raízes são muito suculentas e doces. Especialmente adequado para petiscar em saladas leves. Bem armazenado. Produtos vitamínicos. Mas deve-se ter em mente que nas doenças do trato gastrointestinal, como no uso de outras raízes da família dos crucíferos, pode haver limitações.
Alena Vakhrusheva, 45 anos, Kostroma
Para variar, cultivo nabos, tem gosto de rabanete. É bom usar uma verdura na dieta e nutrição adequada, é de baixo teor calórico, 91% é composto por água. Contém fibras grossas que demoram muito para serem digeridas e estimulam a digestão. Você não pode comer muito nabo se não for vegetariano, mas é muito útil. Acima de tudo, contém vitamina C, por isso é útil usá-lo no período de outono-inverno para prevenir resfriados.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção